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ToggleO marketing digital para médicos tem sido cada vez mais utilizado para posicionar profissionais, clínicas e centros de tratamento de forma ética para potenciais pacientes.
Podemos considerar esse tipo de marketing como um conjunto de atividades que visam atrair pacientes e fidelizar cada cliente por meio de atitudes éticas e construção de um relacionamento positivo entre paciente e médico.
Devemos ressaltar que o marketing tradicional não é mais suficiente para, sozinho, gerar melhores resultados de mercado e de posicionamento para o setor médico.
Com a digitalização da informação e a busca de soluções no mercado em geral, é fundamental que o setor de atendimento médico e terapêutico também acompanhe essa nova tendência e tenha presença forte nos meios digitais de divulgação e atendimento.
Dicas de marketing digital para médicos
Neste artigo, apresentamos uma lista com as principais ações de marketing que podem ser implementadas pelos profissionais e negócios da área médica.
1 – Invista na presença online
Criar e desenvolver presença digital nos ambientes online é obrigatório para empresas de diferentes segmentos, e não seria diferente para o setor médico.
É indicado inserir a apresentação do consultório ou clínica por meio de perfil oficial no Facebook, Instagram, YouTube, Blog, site profissional e entre outras possibilidades.
No tocante às redes sociais, devemos lembrar que elas fazem parte do dia a dia das pessoas e são usadas como fonte de pesquisas de conteúdos e de soluções.
É importante que o médico ou o gestor de uma clínica procure saber onde estão os seus pacientes e quais redes sociais eles mais usam para veicular mensagens e direcionar atendimento da melhor forma possível.
2 – Invista em um site profissional
Atualmente, desenvolver um site profissional e responsivo (adaptável para diferentes telas) ajuda a criar uma ferramenta fundamental para implementar estratégias de marketing para médicos.
O site sempre servirá como forte referência para reunir informações e apresentações de profissionais da área e com a possibilidade de conectar profissionais e pacientes.
Caso o projeto abranja a construção de um site dedicado para o consultório, é importante que a aparência e o conteúdo sejam atrativos, contenham textos objetivos, imagens bem editadas, além de uma navegação leve e intuitiva.
É importante lembrar que o site precisa ser responsivo, possibilitando que o conteúdo seja adaptável para diferentes tipos e formatos de telas, podendo ser acessado em smartphones, notebooks e tablets.
Caso o gestor de uma clínica médica não tenha habilidades para a construção de um web site, é indicado contratar um profissional que possa prestar serviços de desenvolvimento de sites com alto nível de profissionalismo.
Depois que o site estiver pronto, mantenha o site sempre atualizado, mantendo informações e dados importantes sempre em dia.
3 – Use técnicas de SEO
Aplicar ao site ou blog da empresa as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) permite implementar um conjunto de técnicas que ajudam a indexar o conteúdo do site no Google.
Dessa forma, o site e seu conteúdo será melhor posicionado nos resultados orgânicos do Google e de outros motores de busca.
A utilização da técnica de SEO abrange, entre outras coisas, análise e planejamento de inserção de palavras-chaves, estudar e compreender o comportamento do visitante, utilizar um endereço fácil de ser memorizado pelos usuários e investir em conteúdo de qualidade.
4 – Qualidade do conteúdo
Os diferentes tipos de mídias e de ambientes digitais exigem cada vez mais a criação de conteúdo rico e que de fato ofereça um diferencial dentro do planejamento do marketing digital para médicos.
A criação de conteúdo de qualidade abrange a criação de textos de apresentação para sites, artigos para blogs, imagens e vídeos que possam estimular a atratividade da audiência.
O conteúdo, de toda forma, precisa ser interessante com a capacidade de informar e direcionar os potenciais clientes de forma inteligível por categorias de assuntos e de interesses.
5 – Desenvolva um blog corporativo
O site da clínica ou do consultório pode ainda manter em seu conteúdo a geração de um blog onde será possível a publicação de artigos, e-books e demais tipos de conteúdos ricos.
O blog, assim como ocorre com o site oficial, pode ter aparência personalizada e sempre exigirá postagens frequentes.
6 – Obedeça às regras do CFM
É importantíssimo que todo o processo e planejamento obedeça às regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) que impõe regras do uso dos recursos da publicidade visando evitar abordagens abusivas em relação ao cliente potencial que precisa ser considerado, em primeiro lugar, como paciente.
As regras do CFM orientam a não anunciar um tipo de especialidade não existente no currículo do médico ou da entidade médica, evitar o uso de propaganda enganosa, não utilizar precificação pública, não expor fotos de pacientes, não usar linguagem sensacionalista para atrair interessados e não usar os meios digitais para prescrever medicamentos.
Conclusão
Ao pensar em um planejamento de marketing digital para médicos é importante analisar as bases para gerar presença online, fortalecer a geração de conteúdo para sites e blogs do consultório ou da clínica e oferecer informação de qualidade para o público em geral.
O principal esforço deve ser o de gerar um impacto positivo para a imagem do profissional e da entidade de saúde, procurando desenvolver um relacionamento positivo para os pacientes.
É fundamental contar com os trabalhos e serviços dedicados por um profissional de mídia e de publicidade para verificar a abordagem certa e quais tipos de conceitos serão de fato essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia inteligente e eficiente.
Neste artigo, apresentamos os principais conceitos e dicas para desenvolvimento de estratégias e inserção da marca médica da melhor forma no contexto do marketing digital.
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