Web Analytics: O que é? Por que investir? Quais ferramentas utilizar?
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ToggleWeb Analytics é aquele assunto de marketing digital que visa analisar os dados de um site. Representa uma parte fundamental da promoção online, pois permite operar focando em ações validadas por números, medições e observações.
Graças à análise da web, podemos trabalhar com uma abordagem orientada por dados, um marketing orientado por números. Hoje é impossível pensar em poder gerenciar grandes projetos – tanto editoriais quanto vendas online com e-commerce e portais de reservas – sem a contribuição de Web Analytics.
Este assunto inclui várias especializações e ramos estruturados e aprofundados. Por exemplo, pode incluir o trabalho de monitoramento e análise de dados do Google Analytics – referência no setor -, mas também de outras plataformas capazes de coletar informações diversas.
Informações como Search Console e Google Analytics, mas também de ferramentas específicas, como aquelas que registram sessões de navegação e criam mapas de calor.
A fase operacional da análise de dados de um website – portal, e-commerce, site de página única ou blog – é funcional ao trabalho de melhoria contínua do projeto. Não adianta apostar tudo em uma boa otimização de SEO onpage e offpage ou no desempenho do site, na sua usabilidade.
O mesmo vale para a tão mencionada e aclamada melhoria nos tempos de carregamento. Caso não haja observação clara, teste A/b, avaliação e análise de dados a serem utilizados em um processo de melhoria contínua para atingir o resultado adequado aos objetivos do negócio. Leia conosco e saiba mais sobre Web Analytics, vamos lá!
O que é Web Analytics?
Afinal, o que é Web Analytics? Podemos entender Web Analytics como a arte de registrar, obter e interpretar os dados produzidos por um website. Cada portal, pequeno ou grande, contém uma série de números relacionados à atividade realizada pelos usuários nas páginas da web e à própria natureza do site em questão.
Por exemplo, o tempo de carregamento de uma página web está relacionado à forma como esse recurso foi estudado e criado. Enquanto sessões únicas representam um parâmetro importante relacionado ao comportamento do público em relação ao seu trabalho. Também existem métricas que abordam ambas as condições, como a taxa de rejeição.
As pessoas podem ler e abandonar o conteúdo devido a um problema na página da web, talvez um pop-up intrusivo ou um tempo de carregamento enlouquecedor. Mas pode ser uma condição típica de uma certa forma de conteúdo. Como é o caso, por exemplo, de blogs primorosamente informativos onde o usuário lê o conteúdo e sai.
Por que investir em Web Analytics?
Com esta especialização – existem profissionais dedicados ao trabalho de análise de dados – é possível perceber o que fazer para otimizar o website sob todos os pontos de vista. Melhorar o ROI e o ROAS.
Graças ao trabalho de análise de dados na web, você pode aplicar um ciclo de deming em seu projeto. Isso significa iniciar um caminho em que as ações são colocadas em prática, os dados são registrados e interpretados. Em seguida, números em mãos, aspectos relacionados a:
- Web Design;
- Usabilidade;
- SEO;
- Programação;
- Acessibilidade.
Tudo isto para conseguir uma melhoria mais ou menos generalizada ou específica em determinadas áreas. E recomeça com o trabalho de melhoria contínua, observação, otimização.
O caminho do Web Analytics, graças também a profissionais especializados, permite orientar a otimização. Sem improvisar ou proceder cegamente. Isso é importante, você não acha?
Principais ferramentas para análise de dados
Fica claro que esse é um argumento decisivo para quem lida com o assunto. Para analisar os dados de um website – tanto os relacionados aos motores de busca como os que advêm do uso das redes sociais – é necessário conhecer e utilizar as principais ferramentas de análise da web. Quais são eles?
Google Analytics
Certamente o nome conhecido, a ferramenta por excelência que sempre suscitou o interesse de quem deseja registrar todos os dados possíveis sobre como as pessoas usam um site. Mas não só.
Graças ao Google Analytics, você pode descobrir quais dispositivos seus leitores usam, quanto tempo permanecem nas páginas da web, quais são os melhores conteúdos e quais, por outro lado, encerraram seu ciclo de vida. Assim, você pode decidir enviar uma tarefa ao redator para reescrever e melhorar o desempenho.
Adobe Analytics
Você está procurando uma análise da web que pode fazer a diferença? Então a ferramenta a considerar é definitivamente esta: Adobe Analytics, um conjunto de ferramentas para realizar a análise, monitoramento e medição de KPIs da melhor maneira possível. Isso significa com a possibilidade de cruzar e relacionar estatísticas e valores no dashboard, buscando encontrar novos significados através dos números.
Google Search Console
Um pilar para todo especialista em análise da web que se preze. Além de coletar dados sobre a presença de erros 404 e problemas de rastreamento, o Search Console permite descobrir as páginas que fornecem melhores resultados em termos de classificação e desempenho.
Hotjar
Existem muitas alternativas para quem procura um bom software para criar mapas de calor, rastreamento de usuários e gravação de sessões de visitas. Mas o Hotjar é certamente uma das soluções mais utilizadas para recolher dados relativos ao comportamento do utilizador na página web.
Google Data Studio
Uma realidade que todo gestor analista de dados deve conhecer e utilizar para criar seus próprios relatórios. Com esta ferramenta, de fato, você pode criar documentos refinados e informativos para fornecer ao cliente todas as informações necessárias para entender o valor do trabalho de otimização realizado.
Insight de velocidade de página
O analista web profissional sabe que também deve ter como referência o desempenho de um site. Nesses casos, você também pode obter ajuda do Lighthouse ou do Search Console para obter uma visão geral dos novos Core Web Vitals. Mas com o Pagespeed Insight, a análise é aprofundada.
Análise do Twitter
A importância da análise de mídia social é muitas vezes esquecida. Na verdade, este também é um ramo importante para análise de dados em determinados campos. Principalmente para projetos editoriais que trabalham muito com compartilhamento social. E o Twitter Analytics deixa métricas importantes.
Este foi o nosso guia sobre Web Analytics. Como podemos ver, compreender mais sobre todas as ferramentas que estão à nossa disposição podem – e muito – nos ajudar a obter melhores resultados já mesmo em curto prazo. Caso ainda tenha alguma dúvida para realizar, comente abaixo e até a próxima!