O marketing digital para negócios locais vem crescendo – e muito – nos últimos anos. Mas, como funciona esse tipo de marketing? Realmente vale mais a pena apostar em conteúdos voltados para o público-alvo que está mais próximo de nossa loja? Como podemos organizar uma campanha de anúncios para negócios locais?
São muitas as dúvidas que surgem quando o assunto é marketing digital. Quando entramos ainda mais no assunto, falando a respeito de temas específicos, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira. Acontece que quanto mais a fundo vamos em um nicho, mais dedicação e atenção devemos dar a análises e testes.
Neste conteúdo, além de explicar o que é marketing digital para negócios locais, também vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá!
O que é marketing digital para negócios locais?

Mas, e o que é marketing digital para negócios locais? Trata-se não somente uma estratégia, mas de várias. Basicamente, consiste em uma série de ações realizadas com base em um espaço geográfico menor, buscando atingir os clientes em potencial que estão mais perto do seu negócio, em vez de mirar aqueles que estão distantes.
O principal intuito do marketing digital para negócios locais é esse que citamos. Porém, uma série de benefícios podem ser usufruídos quando você o coloca em prática, como por exemplo, aparecer à frente de seus concorrentes na primeira página de resultados do Google e, naturalmente, prospectar um número bem maior de clientes.
Por que o marketing digital é importante para os negócios locais?
Por que o marketing digital é importante para negócios locais, afinal? Basicamente, por dois fatores principais: melhorar a visibilidade e a autoridade do negócio, aumentando a sua credibilidade no mercado; e, consequentemente, atingir um número maior de clientes locais, que podem vir a se tornar um público fiel.
Então, se você busca melhorar a imagem da sua loja, marca ou empresa no setor em que atua, a melhor forma é estar presente em todas as plataformas, por meio de um marketing 360º. Ao fazer isso de forma segmentada, você é bem visto e conhecido principalmente entre as pessoas da sua região.
Imagine, por exemplo, uma empresa que atua com pequenos fretes: esse tipo de serviço é, em sua grande maioria, exercido na cidade em que a empresa está localizada e nos seus arredores. Assim, uma empresa que faz frete em Sorocaba pode aparecer como resposta para pesquisas feitas com palavras-chave como “Frete Sorocaba”, “Frete Sorocaba até São Paulo”, entre várias outras opções.
Dicas de marketing digital para negócios locais

Agora que já sabemos o que é marketing digital para negócios locais, vamos então conhecer algumas dicas para implementar esse conjunto de técnicas em seu negócio. Leia:
Cadastre a empresa no Google meu Negócio
O primeiro passo que você deve dar é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio (também conhecido como Google My Business). Trata-se de uma plataforma disponibilizada pelo buscador para empresas que desejam deixar seus dados sempre atualizados, para que os visitantes da web possam obter mais informações sobre o negócio.
Assim, sempre que alguém procurar, por exemplo, por “Empresa de gerenciamento financeiro” no Google e a localização do buscador da pessoa estiver na sua cidade, a sua empresa irá aparecer como uma das opções, com o número de telefone, qualidade das avaliações, comentários de clientes, endereço completo, etc. Portanto, vale muito a pena investir seu tempo nessa ferramenta.
Aposte em SEO
Você já ouviu falar em SEO? O acrônimo é referente a “Search Engine Optimization”, em inglês, que significa “Otimização para motores de busca”, em português. Trata-se de uma série de técnicas que você pode colocar em prática para conseguir ocupar as primeiras posições para palavras-chaves essenciais ao seu nicho de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.
Voltemos ao exemplo da empresa de gerenciamento financeiro. Utilizando as técnicas corretas de SEO, se a sua empresa fica localizada em Curitiba, é possível escrever um megaconteúdo para a keyword “Melhor empresa de gerenciamento financeiro em Curitiba”. Ao conseguir a primeira posição para a busca, não será mais necessário demandar dinheiro para anúncios, já que a partir daí tudo ocorrerá de forma orgânica.
Marque presença nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais também tem grande importância. Lembra-se de quando falamos sobre aplicar uma estratégia de marketing 360 graus? O marketing digital para negócios locais precisa e deve agir dessa exata maneira: estando presente em “todos os cantos” possíveis.
As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines de produtos e serviços, com um alto número de pessoas navegando durante dia e noite, das mais diferentes faixas etárias e gostos.
Comércios locais precisam mais do que nunca estar presentes nas redes sociais, fazendo lives com promoções no Instagram, postando fotos no feed do Facebook, etc. Ou seja, negócios locais precisam estar presentes no cotidiano do cliente em potencial.
Segmente os seus anúncios
Partindo para o tráfego pago, uma das melhores ferramentas do marketing digital para negócios locais são os anúncios segmentados. Quantas vezes você estava “passeando” pelo Instagram e acabou vendo o anúncio de alguma loja do centro de sua cidade que você gosta muito? Provavelmente isso já aconteceu.
Você pode fazer o mesmo com os seus clientes. Basicamente, deve escolher um nicho específico de público, idade, sexo, e escolher uma região com baixa quilometragem para anunciar, preferencialmente dentro da sua cidade. Ao segmentar os seus anúncios, será mais fácil encontrar clientes em potencial, e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Faça parceria com outros negócios locais
Por fim, a nossa dica de marketing digital para negócios locais é que faça parceria com outros negócios. É possível fazer parcerias com desconto, assim todos saem ganhando. Um exemplo clássico: clientes da nutricionista Maria ganham 30% de desconto na mensalidade da academia MuscleFit.
São muitas as opções disponíveis para parcerias, principalmente quando o assunto é a divulgação. Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Comente abaixo que vamos te ajudar.
E lembre-se que, para fazer o seu negócio local decolar com o marketing digital, você pode contar com o trabalho customizado da Lab Growth! Vamos conversar?
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10 de agosto de 2022 Marketing