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ToggleSua dúvida é sobre como fazer SEO local, a fim de ver seu negócio reinar pleno no Google quando um usuário buscar pelos seus serviços na Web?
Saiba que muitos empreendedores da sua cidade estão investindo pesado na publicidade online e isso inclui as boas práticas de SEO em seus sites.
Dessa forma, fica mais fácil aparecer na lista de empresas em sua cidade toda vez que um usuário buscar algo relacionado na Internet.
Com isso, além de se tornar referência, seu negócio acaba lucrando mais, graças ao baixo custo e alto poder de alcance que a publicidade online proporciona.
Quais são os meios para se fazer isso?
Veja o que precisa fazer para colocar seu negócio no topo do Google!
O que é SEO local?
SEO local quer dizer otimizar a sua presença digital para atrair mais clientes por meio das pesquisas locais que os usuários fazem.
Por exemplo, suponhamos que um usuário tenha pesquisado “cafeteria em Curitiba” ou “salão de beleza perto de mim”, no Google.
Se o seu negócio estiver bem trabalhado em SEO local, as chances de você receber mais visitas diariamente aumentam muito!
Isso quer dizer que quanto mais você investe em SEO local, mais clientes irão até você, onde você estiver!
Essa é uma das razões claras para se investir em SEO local quando se tem um negócio físico.
Qual a importância do SEO local para o meu negócio?
Para nos aprofundarmos ainda mais sobre a importância do SEO local, podemos pensar sobre o que as pessoas buscam quando estão na internet.
Sabemos que, em muitos casos, quem está “on” está buscando por algum tipo de produto ou serviço local.
Provavelmente, você também faça parte dessa lista.
Portanto, qualquer modelo de negócio que esteja com uma presença forte online, terá mais chances de se destacar da concorrência e atrair mais vendas.
E é aí que entra o Inbound Marketing na sua empresa!
Que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa justamente isso: destacar seu serviço ou produto, principalmente local, e atrair clientes em potencial.
Dessa forma, o SEO acaba se tornando o foco da sua estratégia para atrair boa parte dessa fatia de usuários online que buscam pelo o que sua empresa tem a oferecer.
Leia mais: Um guia sobre Inbound Marketing
“Mas como fazer SEO local para o meu negócio?” você deve estar se perguntando…
Então, vamos te dar boas dicas de SEO local para você colocar em prática, mas não antes de mostrar mais sobre os benefícios que alcançará.
Quais são os benefícios do SEO local?
· SEO traz visibilidade
Hoje, a maior parte das pesquisas para encontrar um profissional é feita na internet.
Trabalhar na referência natural escolhendo palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio garante que você esteja visível nos mecanismos de busca.
O SEO local também é ótimo para atrair pessoas próximas a você.
É particularmente útil para profissões ou negócios cujo público principal reside ou trabalha nas proximidades: cabeleireiro, encanador, açougueiro, florista, consultório veterinário, academia, etc.
· O tráfego é melhor direcionado
Ao implementar uma estratégia editorial baseada em referências naturais, você tem certeza de atingir seu público-alvo, conquistando, assim, um tráfego de qualidade.
Sua linha editorial se trata de todos os aspectos relacionados à sua atividade.
Portanto, você está se posicionando como um especialista em sua área aos olhos dos usuários da Internet!
· A experiência do usuário é aprimorada
O Google está priorizando os sites que melhor respondem às dúvidas dos internautas.
Sendo assim, se o seu site for otimizado, isso fará com que os leitores queiram acompanhar o seu trabalho, logo, conquistará uma boa posição no Google.
O importante é responder bem às dúvidas dos usuários para alcançar isso.
· Garante uma melhor taxa de conversão
O SEO local permite que você direcione as consultas que interessam aos seus clientes em potencial.
Isso significa mais procura pelo seu serviço ou produto por pessoas que estão na sua cidade ou próximas de você.
· Garante tráfego de longo prazo
Além de atualizações e verificações regulares no posicionamento da página, o SEO local não requer investimentos financeiros recorrentes.
Uma página bem posicionada provavelmente permanecerá assim por muito tempo se alguns critérios forem atendidos:
- Atualização de conteúdo;
- Verificações regulares de palavras-chave;
- Verificar a taxa de otimização em uma ferramenta de controle de SEO.
· Faz parte de uma boa estratégia de marketing
O SEO local é parte integrante de uma boa estratégia de marketing.
Quando bem trabalhado, pode ajudar uma empresa a aumentar seus resultados financeiros.
Publicações em redes sociais, conteúdos na web e anúncios, por exemplo, formam um todo que garante uma verdadeira economia de tempo.
Escolha uma palavra-chave de cauda curta ou longa e desenvolva toda uma gama de conteúdo em torno dela: artigo de blog, postagem no Facebook, publicação no Instagram…
Fazendo isso, sua empresa e seus negócios vão crescer como nunca pensou que poderia, graças à internet!
Como fazer SEO Local?
Quer receber dicas para fazer o SEO local do seu negócio?
Confira agora mesmo algumas ações que podem melhorar sua presença online!
1. Gerencie a sua empresa no Google Meu Negócio
Não há como falar em SEO local e não falar do Google Meu Negócio.
Como você deve saber, esse é o grande diferencial no rankeamento das buscas locais.
Portanto, deve ser uma prioridade para o seu empreendimento.
No entanto, muitos empreendedores pecam nesse ponto, pois se esquecem de inserir dados importantes como:
- Nome da empresa;
- Categoria;
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Telefone;
- Site;
- Entre outros.
Também é possível publicar fotos e vídeos, que podem ser enviados pelo próprio estabelecimento ou pelos clientes.
Cada dado preenchido pode ser determinante para a tomada de decisão dos consumidores.
2. Incentive as avaliações de clientes
Outro fator muito importante para a tomada de decisão dos clientes é a quantidade e a qualidade das avaliações online que o estabelecimento possui.
Elas mostram o que outros pensam sobre o negócio e isso traz muito mais confiança para a decisão, não é?
Para o rankeamento do Google, essas avaliações também são essenciais por este motivo.
Em outras palavras, o buscador pode entender que os usuários gostam do seu serviço e, por isso, dará prioridade a ele.
3. Certifique-se de que os títulos de suas páginas tenham a tag <title>
Vamos cuidar do seu site?
Aliás, esse é um assunto importante quando falamos sobre SEO local.
Pode parecer simples e óbvio, mas se certifique de que todas as suas páginas tenham um título com a tag de título <title>.
Essa tag precisa ser preenchida e deve ser uma descrição da página em questão e não do site como um todo.
O título deve incluir as principais palavras-chave da página, ser único e não deve ter mais do que 60 a 65 caracteres.
A tag de título é exibida nos resultados de pesquisa do Google e deixar a tag atrativa e direcionada fará com que seu site ganhe mais cliques.
4. Cuide da meta descrição das suas páginas da web
Do mesmo modo, a meta descrição não deve simplesmente explicar uma página, mas também “vendê-la”.
A descrição da sua página é exibida nos resultados de pesquisa, portanto, deve encorajar o usuário a clicar no seu link em vez de em outro.
A meta descrição também deve incluir as palavras-chave da sua página, ser única e ter no máximo 156 caracteres.
Não se esqueça de referenciar seu negócio com as palavras-chave certas na meta descrição.
5. Cuide da hierarquia do seu conteúdo usando tags semânticas H1, H2, …
Sobre os títulos definidos pelas tags H1, H2, H3 e assim por diante, o World Wide Web Consortium nos diz:
“UM TÍTULO DESCREVE RESUMIDAMENTE O ASSUNTO DA SEÇÃO QUE ELE APRESENTA”.
Ao classificar os títulos e subtítulos da sua página priorizando-os, você traz uma noção de valor para cada um deles.
Um título H1 deve, portanto, resumir o assunto geral da sua página.
Enquanto o título H6 irá resumir uma seção mais detalhada do assunto abordado nela.
6. Links internos entre as páginas do seu site
Os links internos que conectam suas páginas são geralmente tão importantes quanto os links externos, e também são ótimos para SEO local.
Todas as páginas indexadas no Google têm um page rank.
Portanto, se você tiver links para suas próprias páginas, eles obterão um pouco de “juice”, muito importante para ranquear um site.
7. Faça o sitemap do seu site ou blog
O Sitemap ou mapa do site é um arquivo no formato XML que lista os URLs do seu site mais alguns metadados, como a data da última atualização.
A técnica do Sitemap é oficialmente aprovada pelos motores de busca.
Depois de construído, o mapa do site pode ser enviado aos mecanismos de pesquisa, geralmente por meio de uma interface de ferramenta para webmaster, como o Google Webmastertools, agora chamado Google Search Console.
8. Conteúdo de texto rico, relevante e exclusivo
Respeitar as 7 dicas de SEO local listadas acima é importante para melhorar seu SEO, mas não é o suficiente.
Você nunca deve se esquecer do fato de que o mais importante em sua página da web é o conteúdo.
O conteúdo do texto não deve se limitar especialmente à enumeração de palavras-chave.
É claro que os mecanismos de busca devem encontrar as palavras-chave lá, mas o conteúdo também deve ser legível e fazer com que os usuários da internet desejem voltar ao seu site.
O SEO existe para destacar o seu conteúdo e promovê-lo nos motores de busca, e não o contrário.
Um número de palavras entre 200 e 400 é o mínimo para posicionar uma página da web, portanto, cuide disso, combinado?
Lab Growth: agência de SEO para o seu negócio
Agora que já sabe um pouco mais sobre como fazer SEO local para o seu negócio, você precisa colocar em prática.
Como pôde perceber, um bom SEO pode colocar sua empresa no topo do Google quando um usuário buscar por algo relacionado ao seu negócio em sua cidade.
O SEO local funciona muito bem para profissionais autônomos, donos de academia, clínicas veterinárias, salões de beleza, entre outros.
Entre em contato conosco para que, juntos, possamos construir a melhor estratégia de SEO para o seu negócio!
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