O marketing digital para psicólogos tem o objetivo de criar, planejar e orientar ações de divulgação de serviços de profissionais que atuam para identificar e tratar questões relativas ao bem-estar mental e comportamental do paciente.
Nesses casos, o profissional de marketing se dedica para aumentar o reconhecimento público em relação ao perfil de um psicólogo e, consequentemente, elevar o número de pacientes de forma positiva.
O trabalho envolve a implementação de soluções oriundas do marketing digital que tem se tornado cada vez mais importante nos tempos atuais.
Como funciona o marketing digital para psicólogos
Estamos nos referindo a um conjunto de ferramentas e conceitos que se dedicam a levantar oportunidades de posicionamento de marca e identificação de necessidades de determinado público em relação ao serviço prestado pelo profissional de psicologia.
Além das terapias de cunho emocional, mental e comportamental, o profissional de psicologia também pode atuar como consultor para projetos de recursos humanos, mentorias e palestras, sendo essencial que tenha um bom projeto de posicionamento e de divulgação de seus trabalhos para atrair pacientes, leitores e parceiros.
Todos esses esforços podem ser dedicados em ambientes digitais como redes sociais, blogs e sites profissionais.
A seguir apresentamos as principais estratégias para implementação desse tipo de marketing.
1 – Identifique o público
A partir das especializações e serviços prestados pelo profissional de psicologia, tanto o profissional quanto a agência de marketing devem identificar para qual tipo de público deve ser direcionada determinada mensagem de divulgação.
É importantíssimo que o profissional saiba quem é o seu público antes mesmo de decidir se investirá em anúncios digitais pagos, criação de blogs e de artigos para atrair clientes potenciais de forma orgânica.
O projeto pode se basear na atual carteira de clientes para observar quais necessidades são mais procuradas em relação ao profissional de psicologia que procura se estabelecer com mais força nas mídias digitais.
Assim, é indicado reconhecer as características e padrões de comportamento para direcionar as mensagens para um novo público que tenha os mesmos interesses e necessidades.
2 – Estratégia nas redes sociais
É indicado, quando falamos em marketing digital para psicólogos, usar redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para veicular informações, dicas e tendências favoráveis para saúde mental, física e comportamental.
Porém, é importante que todos esses esforços sigam uma estratégia clara, que contenha periodicidade para as publicações, uso de hashtags e inserção de imagens ou vídeos que ilustrem o tema abordado em cada post.
Claro que, no início deste tipo de projeto, será fundamental criar uma página oficial no Facebook ou Instagram usando foto profissionalizada e formal do psicólogo ou de sua logo.
Em todos os casos, as postagens exigem qualidade tanto na produção de artigos quanto de imagens que sejam de fato impactantes e coerentes com o tema abordado.
Inicialmente, é indicado usar fotos ilustrativas que podem ser adquiridas em bancos de imagens gratuitos. Evite usar fotos que possam envolver direitos autorais e custos adicionais.
É importante também sempre monitorar as redes sociais por dias e horários para verificar em quais momentos houve mais envolvimento e alta taxa de engajamento.
3 – Conteúdo, conteúdo e conteúdo
Seja para redes sociais, site ou blog é importante planejar as pautas de artigos a serem publicados, determinar a dinâmica dos textos, gerar ou selecionar as melhores imagens e investir pesado em conteúdo de qualidade.
No caso de temáticas, como as que envolvem tratamentos e terapias, é importante ter muito cuidado na hora de analisar temas e assuntos para publicar ou comentar, e isso inclui a geração de roteiro para vídeos no YouTube.
Geralmente, as pessoas que sentem problemas como insônia, medo de dirigir e problemas no casamento, por exemplo, procuram ler antes sobre esses temas para depois procurar por algum tipo de ajuda ou tratamento.
Alinhar as pautas com as necessidades potenciais de cada grupo de paciente é importante para direcionar melhor a produção de conteúdo.
Nos tempos atuais, assuntos como ansiedade, depressão e problemas nos relacionamentos estão entre os temas mais pesquisados na internet.
4 – Desenvolva um site
Desenvolver e manter um site profissional ajuda a fortalecer o marketing digital para psicólogos, pois esse site servirá de referência para os potenciais pacientes encontrarem os dados de contato do profissional, bem como os conteúdos postados por ele.
É importante que o site tenha uma codificação otimizada para aparecer nas primeiras posições do Google, contendo informações e links bem estruturados.
5 – Selecione as plataformas certas

Se o profissional de psicologia possui um trabalho diferenciado a ser oferecido para os mais jovens, ter um perfil no TikTok pode ser indicado, porém, poderá ser mais indicado manter perfis profissionais em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram para tentar atrair um público mais ligado a temas familiares e do mundo do trabalho.
Ao mesmo tempo, ao decidir investir na criação de um blog, é importante manter um site com domínio e hospedagem própria e instalar software CMS, como Wordpress, para criação e atualização de blogs de modo profissional.
Conclusão
Portanto, ao abordar sobre o marketing digital para psicólogos devemos considerar o processo de identificação do público certo, temática a ser abordada nos sites e redes sociais e manutenção de todo sigilo em relação ao paciente no ambiente virtual.
Em tempos de digitalização da informação e de aprofundamento do marketing digital em diferentes áreas é fundamental que todos os esforços sejam éticos em relação ao público potencial e ao paciente atendido pelo psicólogo.
É importante jamais citar nomes de pacientes publicamente e não utilizar barganhas ou processos de oferta de serviços de forma forçada.
Mas, com o planejamento adequado e a seleção certa de temas e de estratégias o resultado será o mais qualitativo.
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10 de agosto de 2022 Marketing