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ToggleVocê conhece a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, e sabe como essas duas estratégias podem melhorar as vendas da sua empresa?
Se ainda não, você vai descobrir neste artigo a diferença entre Inbound e Outbound Marketing e vai saber como aplicar cada uma dessas estratégias.
Vamos lá?
De fato, tanto o Inbound quanto o Outbound Marketing são formas de gerar leads.
Enquanto no Inbound você atrai e educa os potenciais clientes com conteúdos relevantes, o que também é conhecido como prospecção passiva, no Outbound você pode criar listas de leads pré-qualificados e trabalhar nelas por meio de abordagens frias, também chamadas de prospecção ativa.
Ficou complicado?
Calma que já te explicamos tudo!
O que é Inbound Marketing?
Inbound marketing é um termo americano que designa uma abordagem de marketing pela qual uma empresa busca atrair seus clientes, em vez de impor seus produtos e serviços a eles.
Centrado em uma abordagem decididamente orientada para o usuário, o Inbound Marketing conta com técnicas sutis para atrair usuários, converter clientes em potencial e retê-los.
Entre as principais técnicas usadas, estão a criação de conteúdo, blogs, eventos, SEO, redes sociais, e outros.
Em poucas palavras, o Inbound visa construir o reconhecimento da marca, atrair novos negócios e encantar os clientes.
A principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing é que no Outbound as empresas é que tentam encontrar os clientes; enquanto no Inbound os clientes é que vão até as empresas, pois são atraídos pelo conteúdo fornecido.
Por que o Inbound Marketing é tão importante?
O Inbound Marketing é muito poderoso porque você tem o poder de dar ao consumidor exatamente a resposta que ele está procurando.
Por exemplo, quando alguém pesquisa por algo no Google, pode encontrar um post do seu site.
No seu site pode estar a resposta que a pessoa está procurando ou a solução para uma dúvida que ela tenha em relação a algum produto ou serviço.
É por este motivo que o Inbound Marketing é tão importante e é esta uma das principais diferenças entre ele e o Outbound Marketing: com essa estratégia você constrói confiança, reputação e autoridade.
O marketing de entrada oferece muitos benefícios.
Quando usado de forma eficaz, ele pode:
- Educar o público-alvo;
- Influenciar os clientes a decidir pela compra;
- Gerar compartilhamentos de mídia social e links de entrada;
- Aumentar a notoriedade da marca;
- Conquistar a atenção e o envolvimento dos clientes;
- Gerar leads qualificados por menos dinheiro (em comparação com o marketing tradicional);
- E muito mais!
Ao contrário das iniciativas de marketing tradicionais, o marketing de entrada, como também é conhecido o Inbound Marketing, vai se fortalecendo com o tempo.
Isso significa que um conteúdo de qualidade pode oferecer muitos benefícios, tanto em curto quanto em longo prazo.
Ele chama a atenção para o seu negócio quando é lançado e continuará sendo objeto de pesquisa enquanto permanecer no seu site.
Conforme o conteúdo ganha visibilidade, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego por meio da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), compartilhamentos sociais e boca a boca.
Vantagens e desvantagens do Inbound
A principal vantagem do Inbound Marketing é a maneira que o seu público vai conhecer e chegar à sua empresa.
Por ser menos invasivo e permitir forte interação com os clientes reais e potenciais, acaba sendo o preferido do público em geral.
A geração de leads gera clientes.
Clientes satisfeitos viram fãs e fãs são grandes promotores de marcas.
Eis o funil em que se baseia o Inbound e a razão por ele estar em pleno crescimento atualmente.
Outra vantagem, também muito importante, é o custo de cada lead gerado, que é cerca de 60% menor do que nas técnicas tradicionais de marketing, segundo pesquisas.
Por outro lado, toda essa estratégia de afunilamento em que se fundamenta o Inbound Marketing leva tempo para gerar resultados.
Normalmente, o retorno sobre o investimento vem em longo prazo, apesar de haver empresas que conseguem obter esse retorno em um tempo bem menor.
Agora, antes de listar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, vamos saber também o que é Outbound Marketing.
O que é Outbound Marketing?
O marketing de saída trata de alcançar clientes em potencial que podem estar cientes de que têm um problema, mas que não estão buscando ativamente uma solução.
Métodos como distribuição de folhetos, anúncios em jornais, revistas, televisão e outdoors são frequentemente criticados por serem caros e, de certa forma, impessoais.
No entanto, apesar de todas essas falhas, o marketing de saída pode ser muito eficaz quando bem feito, além de permitir que você veja os resultados dos seus esforços em pouco tempo.
Você faz sua oferta. As pessoas compram ou não.
De qualquer forma, você obtém uma resposta imediata do mercado e pode então se adaptar de acordo (o que é especialmente valioso quando ainda se está em fase de validação de produto).
Por que o Outbound Marketing é tão importante?
O Outbound é muito importante porque tem uma abordagem externa, que “sai” da empresa (daí a nomenclatura) e vai buscar o cliente onde ele estiver.
Apesar do Outbound ser considerado ultrapassado por muitos, quando suas práticas se somam às práticas do Inbound, os resultados tendem a ser ainda maiores!
Afinal, todas as práticas são importantes quando o assunto é aumentar as vendas, não é?
Portanto, assim como outras ações de Marketing, o Outbond é também é importante.
Vantagens e desvantagens do Outbound
O Outbound Marketing costuma ser bastante eficiente para empresas que possuem mais recursos para investimento.
Uma vantagem que se pode considerar do Outbound Marketing sobre o Inbound é a quantidade de pessoas que podem ser atingidas.
Por exemplo, comerciais de televisão, outdoors, anúncios em revistas e jornais podem aparecer para muito mais pessoas do que publicações feitas em sites e redes sociais.
Porém, além desse tipo de publicidade ser considerado um pouco invasivo, o público atingido nem sempre é o certo, ou seja, boa parte das pessoas que estão tendo contato com ele podem não ter interesse nenhum no que está sendo oferecido – ao contrário do que acontece com o Inbound.
Outro quesito que se pode apontar como vantajoso do Outbound em relação ao Inbound é que, muitas vezes, o contato direto proposto pelas estratégias do Outbound é decisivo.
Agora que já sabe o que é um e outro, vamos conhecer as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing na íntegra?
As 7 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing
Entender qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing é de fundamental importância na hora de montar a sua estratégia digital.
Por isso, separamos aqui para você as sete principais diferenças entre um e outro. Confira!
1. Modelo de comunicação
Essa é a diferença mais evidente entre o Inbound e o Outbound Marketing.
O Outbound utiliza um modelo de interrupção, focado naquilo que a empresa deseja comunicar sobre seu produto ou serviço.
Para isso, concentra-se em chamar a atenção de um grande número de pessoas, por meio de mecanismos como vídeos, imagens, sons, slogans e repetição.
A ideia é divulgar produtos e serviços em massa e fechar a venda o mais rápido possível.
Já o Inbound Marketing tem base em um modelo de atração, com o propósito de identificar desejos e necessidades dos consumidores e oferecer soluções que os atendam.
Ou seja, a comunicação é desenvolvida de modo a conectar possíveis clientes a produtos e serviços que eles estejam buscando.
É correto dizer, então, que o Inbound volta seus esforços para uma quantidade menor de pessoas, mas que têm mais chances de se tornarem clientes.
2. Mensuração de resultados
Quando o assunto é medir o desempenho de uma publicidade, estratégias direcionadas para a Internet levam vantagem sobre aquelas veiculadas em canais tradicionais.
Isso porque, no mundo digital, é possível identificar e monitorar cada ação realizada pelos visitantes, leads e clientes.
Coisa que não acontece com a exposição em um outdoor, por exemplo.
Em outras palavras, o retorno sobre cada otimização, conteúdo, e-mail ou post em uma estratégia de Inbound marketing pode ser analisado com rapidez.
Essa possibilidade faz do ambiente online ideal para teste e experimentação, uma vez que os erros são facilmente corrigidos. O que, por sua vez, aumenta ainda mais o conhecimento das empresas sobre seu público-alvo.
O mesmo não ocorre com a maior parte das iniciativas Outbound, que exigem pesquisas complexas – e, muitas vezes, caras – para uma mensuração assertiva dos resultados.
Afinal, não há como saber quantas pessoas interagiram com um anúncio publicitário em jornal, nem quantas foram motivadas a comprar a partir dele.
Consegue entender a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?
3. Percepção do público
Comparando Inbound e Outbound Marketing é fácil enxergar grandes diferenças na maneira como o público é visto em cada estratégia.
No modelo Outbound, a divulgação tem como interesse um produto, serviço ou negócio.
Dessa forma, fica mais fácil atingir a massa, sendo difícil estabelecer um perfil das pessoas que serão impactadas pela mensagem.
Por outro lado, o Inbound Marketing coloca o público no centro das suas ações.
Tanto que uma das primeiras tarefas para uma estratégia bem executada é a definição do público-alvo da empresa.
E, com base em informações sobre ele, criar uma persona – personagem fictício que representa o cliente ideal em potencial.
Assim, fica mais simples desenvolver conteúdos e iniciativas certeiras.
4. ROI – retorno sobre investimento
O retorno sobre investimento (em inglês ROI) é uma das métricas mais conhecidas para avaliar o sucesso ou fracasso de uma empresa em comunicação e marketing.
Esse é mais um ponto sobre o qual o Inbound leva uma vantagem clara, pois o custo para investir na estratégia é muito menor.
Aliás, é por isso que as empresas estão apostando cada vez mais nessa estratégia e utilizando o conhecimento sobre o seu público-alvo para conquistar futuros clientes.
5. Velocidade de resultados
Uma das diferenças entre Inbound e Outbound Marketing fica bem clara também aqui neste tópico.
No caso do Inbound Marketing, essa estratégia precisa de tempo para atingir os resultados desejados.
Nesse cenário, as iniciativas Outbound tendem a funcionar melhor, pois se concentram em uma abordagem direta ao consumidor, eliminando algumas etapas de venda.
6. Geração de novos negócios
Nas ações Outbound, é a empresa quem busca pelos novos negócios, inserindo seus anúncios no dia a dia do consumidor.
Já o Inbound prepara a empresa para que ela seja encontrada pelo público-alvo, principalmente por meio de pesquisas na Internet.
7. Adaptabilidade e velocidade de mudanças
Adotar o Inbound Marketing permite que campanhas, conteúdos e ações de programação sejam constantemente monitorados e repensados.
Como a maioria delas se restringe ao universo digital, é mais simples mudar a rota quando necessário.
Poucos cliques são suficientes para a correção de uma informação, retirada de um anúncio do ar ou alteração de um artigo no blog.
Iniciativas em Outbound Marketing, pelo contrário, têm pouca adaptabilidade e, às vezes, nem podem ser corrigidas.
Se uma palavra ou imagem transmite uma ideia equivocada, o anunciante precisa esperar a próxima edição para publicar uma errata, que nem sempre será vista pelo público.
A exceção está na publicidade digital, uma vez que as campanhas no Google, por exemplo, podem sofrer adaptações mais rapidamente.
Essa é outra diferença marcante entre o Inbound e Outbound Marketing.
Agora que sabe a diferença entre essas duas estratégias, que tal colocar em prática?
Entre em contato para que possamos te ajudar com a sua estratégia de Marketing!
Continue acompanhando o nosso blog para se aprofundar cada vez mais nesse universo!
Até a próxima!
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