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ToggleAs ferramentas de marketing estão cada vez mais, procurando individualizar o cliente.
O marketing digital, nesse aspecto, tem sido muito eficiente. Os resultados obtidos por meio de boas estratégias de mercado trazem resultados ótimos.
O ambiente digital se tornou um local extremamente propício para a realização de negócios.
Uma das ferramentas que tem ajudado a aumentar a aproximação entre a marca e seus clientes, é a persona.
A utilização do método de análise de personas, para poder entender o cliente, tem sido muito difundida. A possibilidade de entender melhor o cliente tem sido a chave para a realização de bons negócios, para ambos os lados, cliente e empresas.
Ao ler esse artigo, você entenderá melhor o que é uma persona. Como elas são criadas e de que maneiras elas contribuem na relação da marca com o cliente. Acompanhe até o final, você não irá se arrepender.
O que é uma persona?
A persona é uma representação, por meio de um personagem, do cliente que sua empresa deseja atrair. Em outras palavras: o cliente ideal, porém não real.
A sua criação sempre é baseada em informações reais. Por exemplo: fatores demográficos e etnográficos, desafios enfrentados na vida profissional, motivações e objetivos dentre outros.
Para esse fim, pesquisas de mercado se fazem necessárias, para traçar o perfil do cliente e suas características mais comuns.
Em hipótese alguma se devem utilizar suposições para criar uma persona. Isso corrompe o processo, e o resultado consequentemente.
Com o passar do tempo, as personas se tornaram muito populares. Demonstraram ser importantes ferramentas de planejamento de marketing.
Basicamente é um personagem fictício, desenvolvido a partir de dados reais, condensados, compilados e que demonstram o perfil majoritário do consumidor da empresa.
O real objetivo ao se criar uma persona
O objetivo da criação de uma persona é reunir em um perfil as principais informações e características mais relevantes dos clientes para que a empresa utilize as estratégias mais eficientes.
Para coletar estas informações é necessário realizar pesquisas em banco de dados além de entrevistas com público alvo.
O perfil da persona deve ser feito de maneira muito específica e empática. Quanto maior a especificidade na criação da persona, maior assertividade teremos no entendimento das características do público alvo.
A partir disso, será possível decidir quais redes sociais devemos atuar mais fortemente e os melhores períodos para divulgação de campanhas publicitárias.
Também, a partir daí, pode-se planejar melhor os detalhes que precisam ser desenvolvidos em um produto existente.
Ou até mesmo inovar, desenvolvendo um novo produto ou serviço. Com o objetivo de sanar uma necessidade nova do consumidor, que pode ter sido apontada em pesquisas.
Dessa forma, a empresa estará mais apta a satisfazer o que o cliente de fato considera importante.
O uso de personas é, atualmente, fundamental para o planejamento estratégico de marketing da maioria das empresas que querem vender mais e melhor.
Seu objetivo principal é guiar a criação de conteúdo para o marketing digital, focado no cliente ideal representado pela persona.
Tipos de persona
Existem diferentes tipos de personas, cada qual com uma finalidade específica. Os principais tipos utilizados pelas equipes de marketing são:
- Buyer Persona
- Brand Persona
- User Persona
- Audience Persona
Abaixo, entenda melhor cada uma delas e para que servem
Buyer persona
É o tipo de persona mais conhecido e utilizado. Provavelmente será esse o tipo mais indicado para o seu negócio.
O seu desenvolvimento foca única e exclusivamente nas características dos consumidores que a empresa quer atingir. Apenas dados ligados a eles são utilizados na criação do personagem.
Brand persona
A brand persona mescla as características do público alvo, com a personalidade da empresa. É meio que um café com leite. E é bom também.
O principal objetivo da brand persona é humanizar a marca através da criação de um perfil que traduza os valores da sua empresa. Desta forma haverá uma aproximação com seu cliente.
User persona
Essa persona é na verdade usada para definir o usuário final do produto.
Muitas vezes quem compra o produto não necessariamente será o consumidor final. Por exemplo, produtos infantis possuem como persona crianças, mas elas não têm dinheiro próprio.
Em casos assim deve ser realizado um trabalho de convencimento na user persona e na buyer persona, que são os pais, avós, tios e outros.
Audience persona
Muitas vezes as pessoas que interagem e geram engajamento nas redes sociais da empresa não são as mesmas que adquirem seus produtos ou serviços.
Essa persona representa as pessoas que consomem o conteúdo da empresa, sempre em plataformas online. Isso ajuda a criar conteúdos mais relevantes para esse público, e ajuda a manter o tráfego no site da empresa, o que é muito importante.
Pensando nisso, é importante criar um audience persona para reunir em um perfil as pessoas que visitam suas redes, leem e comentam para que sua marca seja notada e lembrada pelo seu público.
Diferença entre persona e público alvo
O marketing moderno adotou a concepção de segmentação de mercado por idade, escolaridade, gênero, classe social e outros.
Dessa forma deixou de direcionar as campanhas publicitárias para uma grande quantidade de pessoas.
Para essa finalidade a marca precisa saber para quem seu produto serve. E a resposta dessa pergunta é o que define público-alvo.
Público-alvo diz respeito a uma grande parte da população que você gostaria de vender seus produtos ou serviços.
Por sua vez,a persona representa de forma personalizada o cliente ideal para sua empresa. Ela utiliza as informações que são majoritárias do público-alvo e modela uma “pessoa”. Esse personagem reúne todas as características predominantes presentes nos clientes da empresa.
Até um nome pode ser dado a esse personagem.
E isso é bom principalmente por um motivo: a humanização do cliente. Quando se trata de público-alvo apenas, há uma grande quantidade de dados, números e porcentagens.
A persona é de fato uma pessoa, mesmo que fictícia, com dores e vontades. Ver o cliente dessa forma ajuda, e muito, a equipe de criação e marketing a entender os anseios, que precisam ser atendidos, do cliente.
Por que criar uma persona?
Ao investir recursos em propaganda e publicidade, as empresas perceberam que poderiam direcionar as ofertas para um grupo mais específico de pessoas. Isso melhoraria o custo benefício e traria resultados melhores.
Ao se alugar espaços publicitários físicos, por exemplo, qualquer transeunte estará exposto àquela oferta.
Isso quer dizer que todas as pessoas que passam por aquele determinado local estão interessadas naquele produto ou serviço?
Ou ainda, que 80% estarão interessadas? Ou 70, 60, 50 ou 40%?
Impossível conseguir essa informação. O público de uma rua, estrada ou loja é extremamente rotativo. Não é possível estabelecer padrões de consumo nesses meios.
A utilização de pesquisas, atualmente, está sendo feita por meios digitais. Acessando formulários online, enquetes em mídias sociais ou por meio da coleta de dados que as pessoas fornecem em pesquisas remuneradas em sites.
Essas pesquisas ajudam a definir os hábitos de consumo e preferências de determinados nichos.
O marketing digital, utilizando a persona como ferramenta, fornece a possibilidade de trazer o que é preciso para quem de fato precisa. Isso é simplesmente fantástico.
Quais etapas para construção da persona
Siga as seguintes etapas para a construção de uma persona:
Colete dados com seus clientes
Antes da coleta, planeje sua pesquisa, defina seus objetivos e público-alvo. Também qual o instrumento que irá utilizar para a coleta. Lembre-se de fazer um roteiro para sua entrevista.
Se optar por aplicar questionário e tiver um estabelecimento físico, você poderá deixar os questionários em uma recepção ou próximo ao caixa.
Você pode oferecer algum tipo de recompensa como brindes para quem desejar colaborar com a pesquisa.
Realize entrevistas com seus clientes
Ao planejar a entrevista, divida as perguntas em categorias. Por exemplo: dados demográficos, perfil pessoal, perfil profissional, relação com a empresa, hábitos de consumo
Tabule e analise os dados coletados
Chegou a hora de transcrever as entrevistas e encontrar padrões de semelhanças nas respostas. Organize os dados em uma tabela com as mesmas categorias que foram colocadas na elaboração da entrevista para melhor visualização dos resultados.
Estruturação da persona
Na fase da estruturação, a persona já está definida com todas as características físicas e comportamentais definidas como relevantes. Pense que a persona vai consumir seu conteúdo nas redes, vai comprar seus produtos ou serviços. Pense numa possível rotina da sua persona, isto dará mais vida.
Apresente a persona a sua equipe
Para promover a utilização da persona, o ideal é que toda equipe participe da elaboração para se familiarizar mais rapidamente. Toda equipe deve ter a imagem do avatar da persona e todas as informações em local bem visível.
Como criar uma persona?
Na hora de criar uma persona o excesso ou escassez de informações pode gerar confusão. Para ajudar listamos algumas informações que você deve definir ou coletar:
- Nome: para a escolha do nome leve em consideração a idade da persona, pois em cada geração existem nomes que são mais comuns e podem gerar uma identificação maior
- Idade: de acordo com a idade você irá se comunicar de maneiras diferentes, mais informal ou menos informal. A visão de mundo das pessoas também muda bastante a depender da idade, leve em consideração tudo isso.
- Estado civil: geralmente os planos das pessoas casadas e solteiras diferem quanto a hábitos de consumo. A identificação do estado civil é relevante, pois afeta diretamente o interesse da persona.
- Dados demográficos: onde mora, cultura, geografia e política do local ajudam a entender hábitos de consumo e saber se a persona está próxima a empresa
- Formação acadêmica: o conhecimento acadêmico vai te mostrar o nível de conhecimento que a persona tem sobre sua empresa. Além de te direcionar sobre o modo que você se dirige, seja de uma maneira mais usual ou um linguajar mais rebuscado.
- Traços de personalidade: entender a personalidade de uma pessoa te direciona para a melhor abordagem. A sua persona é extrovertida ou introvertida? Liberal ou conservador?
- Dores: quais são os problemas da persona que podem ser resolvidos e como você a ajudará
- Metas e objetivos: o que a persona almeja e quais metas quer alcançar tanto na esfera pessoal quanto na profissional
- Redes sociais: saber quais são as redes mais utilizadas pela persona te guiará no melhor caminho para ajudá-la a resolver suas dores
Exemplo de persona na prática
Como dito, as empresas desenvolvem as personas, para poder entender melhor o cliente.
Suas preferências, gostos e até a motivação para suas atitudes.
Por exemplo: Anderson, 22 anos, profissional que trabalha no setor administrativo de uma pequena empresa. Sua principal meta é adquirir estabilidade financeira nos próximos anos. Pretende ingressar em uma faculdade assim que possível.
Essa persona foi criada por uma empresa que trabalha com a venda de cursos online preparatório para concursos públicos.
Anderson trabalha, ou seja tem renda, tem pouco tempo, ponto que propicia a aquisição de infoprodutos, e procura estabilidade financeira, algo que o nicho de concursos públicos pode fornecer.
Outro fato é a sua idade, que envolve uma categoria de pessoas que normalmente está aberta à aquisição de novos itens que podem ser desenvolvidos no futuro.
Basicamente é assim que funciona a utilização de uma persona por parte de uma marca. Isso é funcional e ajuda a atender as demandas do cliente de maneira mais exata.
Considerações finais
Entender o que é uma persona, para que serve e como criar pode ser muito útil para um negócio.
O principal ponto positivo que vemos é a aproximação da marca com o cliente de maneira natural, e até mesmo profunda. Isso é diferente do que normalmente as outras estratégias de marketing procuram.
Sempre há um grande foco em trazer o cliente para perto, atraí-lo. O que é bom também, e de certa forma, até mesmo uma consequência.
Ao se criar uma persona a iniciativa da empresa é entender melhor como seu cliente pode estar precisando de ajuda. Isso é um entendimento quase que íntimo.
E isso meus amigos, no mundo das vendas é valioso. Cria vínculos e laços que podem e irão gerar afeto entre consumidor e marca.
Você também pode utilizar essa estratégia para melhorar a assertividade do seu negócio. Se precisar de ajuda, temos uma equipe que poderá ajudar você a desenvolver melhor sua persona. Clique aqui.
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