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ToggleMarketing para nutricionistas é um caminho ideal para a prospecção de novos clientes. Mas, o que é esse tipo de marketing? Qual a importância do marketing no sucesso profissional de alguém que trabalha com a área nutricional? Quais são as estratégias que podem ser colocadas em prática por um nutricionista?
Primeiramente, precisamos considerar que quem está fora da internet acaba perdendo espaço para a concorrência. Além disso, o marketing digital se tornou uma ferramenta incrível para quem deseja elevar o seu negócio a outro nível, fazendo um trabalho de tráfego pago e orgânico bem organizado.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o impacto que as mídias sociais e o Inbound Marketing podem causar na carreira de um profissional da área da saúde, como o nutricionista. Então, caso queira saber como fazer o marketing para nutricionistas, acompanhe-nos nesta leitura! Vamos lá!
O que é o marketing para nutricionistas?
Mas, afinal, o que é marketing para nutricionistas? Trata-se de uma série de técnicas e ações que ajudam a divulgar o trabalho do profissional, ao mesmo tempo em que criam uma relação de confiança entre ele e o possível paciente.
Quando tais ações são colocadas em prática, elas ajudam a aumentar as métricas relacionadas à busca pelo trabalho realizado, além de impulsionar a audiência e o engajamento nas plataformas digitais.
O marketing para nutricionistas contribui, ainda, para fortalecer a credibilidade do profissional, que consegue conquistar mais espaço no mercado ao desenvolver uma relação de proximidade com o paciente, ajudando a esclarecer suas dúvidas e fornecendo conteúdo de valor.
As redes socias, por exemplo, podem ser alimentadas com posts diários sobre nutrição, com dicas interessantes, boas práticas, o que se deve evitar. Assim, além de ir estreitando laços com seus possíveis pacientes, o nutricionista também vai fortalecendo sua autoridade no assunto, evidenciando seu conhecimento e seus diferenciais.
Esse é apenas um exemplo de como o Inbound Marketing pode ser utilizado para ajudar a atrair novos clientes. Existem várias outras formas de atuação, mas inicialmente, é isto que você precisa saber: o marketing digital é um conjunto de ações que, quando feitas em consonância e simultaneamente, aumenta a sua credibilidade e visibilidade no mercado competitivo.
Qual é a importância do marketing para o sucesso profissional?
Qual a importância do marketing para o sucesso profissional? O marketing é a “catapulta” que todo profissional pode utilizar ao seu favor. Ele pode, inclusive, tornar-se a principal ferramenta responsável pelo sucesso de um profissional.
Isso porque, especialmente na área da nutrição, sabemos que saúde e bem-estar são temas que estão sendo cada vez mais procurados, e a alimentação é primordial para isso!
Procurando por esse cuidado, além de conteúdos úteis e práticos, as pessoas também querem encontrar informações sobre os profissionais, saber se podem confiar neles ou não, e para isso o marketing é simplesmente fundamental!
Divulgar sua marca, aumentar sua audiência e fornecer conteúdo de qualidade para seus seguidores aumentará a sua credibilidade e a busca por seus serviços. Existem até formas econômicas de se fazer isso, como por exemplo usar o tráfego orgânico da web com sites e redes sociais.
Podemos concluir, portanto, que o marketing possui importância vital para o sucesso profissional, principalmente de nutricionistas.
Quais são as melhores estratégias de marketing para nutricionistas?
E quais são as melhores estratégias de marketing para nutricionistas? Mencionamos que se trata de um conjunto de ações que, quando casadas, produzem bons resultados. Mas que ações são essas? Descubra a seguir:
Definir sua persona
A primeira estratégia de marketing para nutricionistas é a definição da sua persona. No marketing, persona é a representação do seu cliente ideal.
Assim, ao definir a sua persona você consegue direcionar seus esforços criativos e financeiros no caminho correto, sem desperdícios.
A persona é, portanto, a representação do seu público-alvo. Um exemplo clássico de falha no direcionamento de persona é quando criamos alguma campanha sem especificações. Dessa forma, você que é um nutricionista esportivo e trabalha com bodybuilders ou pessoas que buscam a melhor forma possível para o esporte, acaba sendo chamado pela dona Odete, uma dona de casa com 52 anos, pedindo um cardápio semanal para emagrecimento.
É apenas um exemplo, e ajudar a dona Odete não custa nada. Porém, o seu foco profissional é outro, totalmente distinto. Portanto, ao definir a sua persona, escolhendo todas as especificações possíveis da mesma, fica mais fácil criar campanhas pagas e marketing de conteúdo.
Investir em marketing de conteúdo
A segunda estratégia do marketing para nutricionistas é o marketing de conteúdo. Seja por meio de vídeos, imagens, stories, publicações extensas sobre conteúdos voltados à saúde do paciente, etc., o ideal é que você trabalhe com o marketing de conteúdo diariamente.
Inbound Marketing consiste em uma série de ações por meio de plataformas sociais para atrair novos clientes, e o marketing de conteúdo é a principal das ferramentas disponíveis. Muitas vezes, um seguidor não está com intuito de entrar na academia e começar uma dieta neste momento, porém, acompanha seus conteúdos para aprendizado próprio.
Com o tempo, pode decidir mudar seus hábitos, seja por conta própria ou por incentivo das suas publicações que ele tem acompanhado. O que acontece agora? Esse seguidor se tornou um paciente em potencial, pois com certeza irá entrar com contato para marcar uma consulta.
Aproveitar o tráfego pago por meio de ferramentas Advertising
Uma das melhores ferramentas que o nutricionista pode usar a seu favor é o tráfego pago. Trata-se de um conjunto de estratégias utilizadas para atrair novos clientes por meio de campanhas publicitárias pagas. Dessa forma, você cria a campanha publicitária inserindo os dados de sua persona, e paga determinado valor pela quantidade de dias que deseja que sua campanha fique ativa.
Existem diversas ferramentas que possibilitam esse tipo de estratégia: Google Ads, Facebook Ads, e até mesmo LinkedIn Ads, caso esteja pensando em trabalhar de alguma maneira laboral, sendo nutricionista para empresas. Por meio delas, você pode aumentar seus seguidores, vender consultas online ou marcar atendimentos presenciais, as opções são variadas.
Criar um site e trabalhar o SEO
Já pensou em criar um site próprio? Com a ajuda de técnicas de SEO, é possível prospectar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui. Basicamente, você cria um site com informações sobre o seu trabalho, as suas especializações, o público que deseja atingir.
Nesse mesmo site, você pode inserir uma aba chamada “Blog”, com categorias e subcategorias. Nelas, é possível criar conteúdos diários ou semanais, falando sobre assuntos relacionados à nutrição que possuam quantidade significativa de procura nos mecanismos de busca, ranqueando esses textos para as primeiras páginas de pesquisas.
Dessa forma, com o tempo, o seu “arsenal” de conteúdo aumenta, aumentando também as visitas orgânicas que você recebe em seu site e melhorando a sua visibilidade. Obviamente, não é tão fácil assim: trata-se de um trabalho árduo de pesquisa e análise de palavras-chave, conteúdo otimizado, SEO onpage e offpage com link building, etc.
Nesse caso, recomendamos que você contrate um especialista em SEO, que entenda de estratégia, estrutura e redação, assim será mais fácil obter resultados com esse método de marketing que é mais econômico, sustentável e de longo prazo, e que dificilmente será interrompido, diferentemente de campanhas Ads que param de trazer resultados assim que você para de pagar.
Consulte o código de ética do conselho!
Por fim, como última dica de nosso conteúdo sobre marketing para nutricionistas, consulte o código de ética do seu conselho. Por quê? Porque existem algumas condutas que não podem ser toleradas pelo código de ética. São diretrizes e princípios que devem ser respeitados por todo profissional de nutrição, então vale a pena se informar antes de iniciar a sua jornada no digital.
Esse foi o nosso guia sobre marketing digital para nutricionistas. Como pudemos perceber, com a ajuda do marketing digital as chances de resultados aumentam consideravelmente, sendo extremamente necessário marcar presença na web nos dias atuais.
Precisa de ajuda nessa jornada? Ou não sabe nem por onde começar? Então, entre em contato conosco! Vai ser um prazer ajudar o seu consultório de nutrição a crescer na internet e conquistar cada vez mais pacientes!
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