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ToggleMarketing digital para contabilidade pode ser uma ótima maneira de prospectar novos clientes. Mas, como podemos fazer marketing para esse tipo de mercado? Por que é tão importante? Quais são as vantagens ao se utilizar o marketing para escritórios de contabilidade? Quais boas práticas podem ser aplicadas?
Contar com os serviços de um escritório de contabilidade é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, já que o controle financeiro precisa ser realizado por profissionais que tenham pleno conhecimento sobre o assunto. Mas, como atrair mais clientes para esses escritórios?
Com o avanço da tecnologia e novos métodos de prospecção ganhando força, as estratégias de divulgação estão se transformando e podemos afirmar que, atualmente, uma das formas mais eficazes de publicidade e atração de novos clientes é baseada no marketing digital.
Neste conteúdo, vamos explorar mais a fundo os detalhes do marketing digital para contabilidade.
São algumas dicas e práticas que, se colocadas em ação, podem trazer bons frutos como retorno. Leia o texto que preparamos para você e saiba mais sobre esse assunto! Vamos lá!
Por que o marketing digital para contabilidade é importante?
E por que o marketing digital para contabilidade é importante? Porque ele está em consonância com a evolução do setor.
Afinal, os escritórios estão cada vez mais abrindo mão de papelada e tarefas manuais para aderir ao mundo digital, no qual a automatização e otimização de processos tornam toda a operação muito mais eficaz e ágil, além de reduzir drasticamente os erros.
No entanto, toda essa evolução não pode parar no ambiente interno do escritório. É preciso ir além e divulgar tal eficiência aos clientes reais e potenciais. A melhor forma de se fazer isso, é claro, é por meio do marketing digital. Apostar exclusivamente no marketing tradicional pode, inclusive, passar uma sensação de desalinhamento ao consumidor.
Além disso, não adianta contar com processos modernos e construir um time extremamente competente, se o cliente não conseguir encontrar o escritório. Este é um dos principais motivos que fazem o marketing digital ser tão importante para a contabilidade: ele permite que as pessoas e empresas que precisam desse serviço o encontrem com facilidade.
Para isso, é preciso apostar em boas estratégias de marketing digital, criando com um site atualizado e otimizado para SEO, compartilhando conteúdos que realmente agreguem valor às personas, contando com um bom perfil no Google Meu Negócio e marcando presença nas redes sociais – só para citar alguns exemplos.
Como começar a fazer marketing na contabilidade?
Conheça sua persona
Qual é o principal foco ou especialidade do seu escritório contábil? São as grandes empresas com alto fluxo de caixa? São pequenos empreendimentos que estão começando a sua história e necessitam de organização financeira para conseguirem dar os primeiros passos? Ou dicas e ações financeiras para pessoas físicas?
O nicho de especialização do seu escritório vai ajudar a definir a sua persona. Dessa forma, o primeiro passo para começar a fazer marketing digital para contabilidade é providenciar essa definição, que será essencial para escolher qual caminho deverá ser tomado.
Defina seus objetivos com o marketing digital
O próximo passo é definir os objetivos que a sua contabilidade tem com o marketing digital. Fortalecer a marca? Atrair novos clientes? Aumentar o engajamento nas redes sociais? Trabalhar com venda de cursos de organização contábil em ferramentas Advertising (Face Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, etc.)?
Independentemente do tipo de ação que você deseja realizar com o auxílio do marketing digital, documente. Crie um plano definindo quais são os seus objetivos principais dentro de determinado período, como por exemplo:
- Aumentar 10 mil seguidores no Instagram da contabilidade em 1 ano;
- Prospectar ao menos 3 novos grandes clientes por meio da web ou redes sociais a cada 60 dias;
- Melhorar o engajamento das redes sociais da empresa em ao menos 25%;
- Entre outros objetivos.
Contrate uma assessoria de marketing digital
Por fim, contrate uma assessoria de marketing digital para sua contabilidade. Por quê? Porque você já dedica muito tempo ao que realmente importa: o core business da empresa. O marketing digital também importa muito e, justamente por isso. deve estar nas mãos de pessoas especializadas.
Portanto, contrate uma empresa que ficará responsável por atingir todos os objetivos documentados na etapa anterior.
É claro que, antes de qualquer coisa, é essencial que haja uma reunião para o alinhamento das expectativas e revisão dos objetivos. Isso porque é papel da assessoria conhecer mais sobre a empresa, sobre a persona e, assim, definir qual o melhor caminho a ser seguido.
Vantagens do marketing digital para escritórios de contabilidade
E quais são as vantagens do marketing digital para escritórios de contabilidade? Muitas, é claro. Apenas no decorrer do texto já foram citadas boas vantagens, mas, neste tópico, seremos ainda mais específicos. Leia e entenda como o marketing digital pode ser extremamente benéfico para a sua marca contábil:
Atração de consumidores segmentados
Com as estratégias certas de marketing digital, é possível atrair novos clientes segmentados. Ao definir a sua persona, o caminho de ação fica muito mais fácil. Enquanto no marketing tradicional você faz uma propaganda de rádio atingindo todo tipo de público, com o tráfego pago é possível atingir a faixa etária, sexo, demografia e outros detalhes muitos específicos do seu público-alvo.
Fortalecimento de relações
O marketing digital está presente no dia a dia da sua persona. Por isso, investir nesse tipo de divulgação fortalece o relacionamento que você tem com o seu público, a partir do fornecimento de conteúdos de alto valor agregado. Por meio do e-mail marketing, por exemplo, é possível criar uma newsletter para sempre manter contato com seus leads.
Rápida solução de problemas
Seus clientes sempre ligam para o escritório pedindo ajuda para problemas simples e rápidos? Melhore o atendimento oferecendo respostas e soluções rápidas por meio de canais de comunicação, como WhatsApp, Telegram, etc. Dessa forma, você poupa tempo e ainda atende um número maior de clientes durante um período menor.
Construção da marca
Um escritório de contabilidade novo precisa ainda mais da ajuda do marketing digital para se destacar em um mercado tão competitivo. Uma das principais vantagens do marketing digital é focar na construção de uma marca incrível e que se destaca no mercado, por meio de interações sociais e perfis otimizados que evidenciam toda a credibilidade e eficiência do serviço.
Mensuração de resultados
Por meio de ferramentas como Google Analytic e até mesmo ferramentas próprias das plataformas e redes sociais, você pode mensurar os seus resultados para, quem sabe, continuar no caminho em que está ou mudar de direção.
É possível analisar taxa de cliques de abertura dos e-mails da sua newsletter, taxa de rejeição das visitas em seu site, tempo de uso da página, engajamento em redes sociais como Instagram e Facebook, podendo analisar, inclusive, quais são as postagens que mais envolvem a sua audiência, etc.
Enfim, é possível analisar tudo o que está ocorrendo com a sua marca na web e definir se os objetivos desejados serão alcançados dentro do prazo estipulado, ou se alguma mudança deve ser feita para que o resultado seja obtido.
Facilidade para encontrar e ser encontrado
O marketing digital aumenta a visibilidade das empresas e permite que sejam encontradas com mais facilidade pelo seu público-alvo. Especialmente no caso de empresas B2B, como é o caso de escritórios de contabilidade que prestam serviços para outras empresas, o LinkedIn é o local perfeito tanto para ser encontrado quanto para prospectar novos clientes.
O LinkedIn é uma plataforma totalmente dedicada aos negócios. Portanto, é fundamental que a sua contabilidade tenha um perfil atualizado, mantenha seu conteúdo em dia e use a ferramenta Advertising. Assim, com certeza você vai conquistar bons resultados.
Boas práticas de marketing digital para contabilidade
E quais são as boas práticas de marketing digital para contabilidade? Conheça as principais a seguir:
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes;
- Poste diariamente;
- Tenha consistência em suas postagens, evitando falhas;
- Se a sua contabilidade é B2B, esteja presente com um perfil muito otimizado no LinkedIn;
- Responda sempre a comentários, stories, menções, etc.;
- Utilize ferramentas que automatizam respostas em canais de comunicação direta, como o WhatsApp Business;
- Invista no marketing 360 graus: esteja presente em todas as plataformas da web;
- Contrate uma empresa de assessoria de marketing para deixar todo o projeto pronto para a prática.
Essas são boas práticas que, se corretamente executadas, com certeza irão atrair mais clientes para o seu escritório de contabilidade!
Caso precise de ajuda nessa jornada, ou se não souber por onde começar, conte com a Lab Growth!
Converse com um dos nossos especialistas e veja como podemos contribuir para que o seu escritório de contabilidade cresça no ambiente digital e conquiste cada vez mais clientes!
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