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ToggleO marketing para advogados pode gerar resultados muito maiores do que você espera. O que é o marketing para advogados? Por que é importante na prática? O que um advogado pode fazer para melhorar o seu marketing jurídico? Basta aparecer nas redes sociais sem muita organização para obter bons resultados? Na realidade não.
O mundo jurídico possui tantos detalhes que chega a ser difícil falar sobre o mesmo. Mas, quando o incluímos no marketing digital, um leque de opções incríveis se abrem para todo advogado que busca se destacar no mercado através dos meios sociais disponíveis.
Provavelmente você já viu algum advogado respondendo a perguntas de seus seguidores na caixinha do Instagram, não é mesmo? Essa é apenas uma das maneiras que os advogados possuem para “hitar” na internet, chamando atenção através de vídeos virais que aumentam o engajamento e número de seguidores.
Existem várias outras estratégias no marketing jurídico que devem estar em sua lista de prioridades. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo completo explicando um pouco mais sobre o que é, como funciona e como realizar o marketing para advogados com maior qualidade. Vamos lá, leia com a gente!
O que é Marketing Jurídico ou Marketing para advogados?
O que é marketing jurídico ou marketing para advogados? Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para prospectar e fidelizar novos clientes com diferentes histórias para serem resolvidas. O marketing jurídico pode ser tanto online quanto offline, a depender do tipo de estratégia que for escolhida.
O marketing para advogados possui regulamentação pela OAB desde 2021. O marketing digital pode ser usado como forma de trabalho tanto para escritórios associados quanto para advogados que trabalham de forma individual. O número do provimento é o 205/2021, e possui as duas seguintes principais características:
- “É permitido o #marketingjurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”;
- “Estabelece alguns conceitos. O conceito de marketing jurídico definido é: “…consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do negócio no ramo da advocacia”.
Porque o Marketing Jurídico é importante?
Mas, e porque o marketing jurídico é importante? Como mencionado anteriormente, são muitas as vantagens que podem ser usufruídas por parte de quem investe em marketing jurídico. Desde aumento de credibilidade e notoriedade na web, até um maior prospecto de clientes, mesmo que de forma indireta. Leia abaixo os pontos que consideramos provar a importância do marketing para advogados:
Promover a marca do advogado
Querendo ou não, o nome do advogado ou do escritório é uma verdadeira marca. Em cidades menores, se pararmos uma pessoa na rua e falarmos o nome de um advogado que trabalha com Vara Familiar há décadas, provavelmente a pessoa conhecerá, mesmo que nunca o tenha visto pessoalmente.
No mundo digital isso não é diferente, o único “detalhe” é que você pode ser visualizado por milhões de pessoas em pouco tempo, aumentando ainda mais a sua visibilidade, promovendo a marca. É um benefício que traz outros em sequência, como credibilidade, clientela, fidelização, etc.
Aumentar a credibilidade do escritório ou profissional
Como mencionamos no tópico anterior, através do marketing para advogados é possível aumentar a credibilidade do escritório ou profissional. Como? As gerações atuais prezam por profissionais que estejam presentes em plataformas digitais, que possuam organização na web e trabalhem com um marketing 360 graus.
Portanto, o simples fato de possuir redes sociais sempre atualizadas, mesmo que apenas algumas vezes por semana, já aumenta a sua credibilidade. Além disso, através do Reels do Instagram, por exemplo, é possível demonstrar o seu alto conhecimento sobre um assunto específico, podendo demonstrar a sua qualidade como profissional, algo que antigamente só era possível através do marketing “boca a boca”.
Novos métodos de faturamento
Poucos pensam nisso, mas o marketing para advogados pode trazer novos métodos de faturamento. É claro que este não é o foco principal, afinal, o objetivo de trabalhar com o marketing digital é justamente mostrar ao mundo o seu trabalho, aumentando sua credibilidade e número de clientes.
Mas, a grande maioria das plataformas, como o próprio Instagram, já permite que você monetize seus vídeos, mesmo aqueles mais curtos. Dessa forma, mesmo que de maneira indireta, é possível aumentar a renda do escritório através de vídeos virais e informativos nas plataformas sociais.
Prospecto e fidelização de novos clientes
Todo esse engajamento através de conteúdos virais, naturalmente, aumenta o prospecto e fidelização de novos clientes. Com o tempo, dependendo de como foi o desenvolvimento de seu marketing para advogados, será necessário até mesmo aumentar o valor da consulta, visto que muitos podem lhe visitar somente por curiosidade.
Um exemplo fora de contexto, mas que nos dá a proporção do que pode acontecer é o caso de Paulo Muzy, médico especialista em saúde esportiva e que recentemente deu uma entrevista em um podcast contando que teve de triplicar o valor de sua consulta pelo número de pessoa que iam somente para lhe conhecer.
A internet é um mundo aberto e através das redes sociais é possível sim prospectar novos clientes e fidelizar muitos desses. Algum de seus seguidores pode visualizar algum conteúdo de seu Instagram e encontrar o caso semelhante ao que está passando, sendo assim, entra em contato e lhe contrata como advogado pessoal.
Este é apenas um exemplo, existem outras dinâmicas que podem acontecer, seja no Instagram, site pessoal, Facebook, TikTok, plataforma de integração entre advogados, etc.
Preenchimento da agenda em longo prazo
Por fim, como também um dos principais benefícios do marketing para advogados, é a chance de preencher a agenda em longo prazo. Assim como outros profissionais, o escritório ou profissional tem a sua agenda de atendimento. Com o aumento da procura por novos clientes, é natural que a agenda fique cheia, preenchendo até mesmo datas mais distantes.
Marketing Jurídico, o que um advogado pode fazer?
O que um advogado pode fazer para melhorar o seu marketing jurídico? Em primeiro lugar, contratar profissionais capacitados para trabalhar nesse tipo de serviço. Eles ficarão responsáveis por toda a organização de conteúdo, publicação e indicação de quais temas são os mais indicados para o momento.
Assim, não é necessário se preocupar com todo o envolvimento do marketing digital, apenas atuar através de conteúdos audiovisuais para canais digitais. De forma geral, segundo o provimento da OAB, o advogado pode utilizar o marketing a partir dos seguintes 8 conceitos, leia:
Marketing jurídico
Possibilidade de usar estratégias baseadas em marketing digital, seja este orgânico ou pago, para promover o exercício da advocacia, aumentar a credibilidade e fornecer informações concisas sobre o trabalho que produz. Até então, a OAB não permitia que publicações de advogados pudessem ser impulsionadas em redes sociais.
Marketing de conteúdo
Basicamente tudo o que mencionamos até aqui: surge então a possibilidade de divulgar conteúdos textuais ou audiovisuais em plataformas sociais e sites na web, promovendo assim a consolidação do profissional, através de informações sobre o exercício que atua para seus seguidores.
Publicidade
Possibilidade de usar ferramentas como Google e Face ADS para divulgar informações do setor em que atua, aumentando o prospecto de clientes exponencialmente, sempre respeitando o que é e o que não é permitido pelo Código de Ética e Disciplina da Advocacia.
Publicidade profissional
Muito semelhante ao tópico anterior, porém de forma mais organizada. Aqui, é possível promover publicações em que o advogado ou escritório se auto promovem, não somente sobre conteúdos interessantes.
Publicidade
Publicidade de conteúdos jurídicos consiste em passar à população (seguidores em geral) conteúdos diversos sobre a área de atuação do advogado em questão. O objetivo é conscientizar a população sobre determinados temas, auxiliando na resolução de problemas jurídicos pessoais.
Publicidade ativa
A publicidade ativa acontece diariamente, quando vemos algum anúncio de um produto que nunca vimos na vida. Dessa forma, não necessariamente o indivíduo precisa estar pesquisando sobre o conteúdo jurídico para que o anúncio apareça para ele: isso é publicidade ativa.
Publicidade passiva
Além de ser mais ética do que a anterior, produz melhores resultados. Mas sobre o que exatamente estamos falando? Aqui, você pode direcionar o seu conteúdo justamente para pessoas que possuem dúvidas e querem saber mais sobre ele. Na opção “Interesses” das plataformas Advertising, você define tudo aquilo que possui correlação com seu conteúdo, e, assim, pode atingir uma parcela de público mais engajado.
Por fim, temos a captação de clientela. Foi um tabu durante anos desde que a internet chegou a casa de todas as pessoas e as redes sociais se difundiram. Até então, muitos defendiam que advogados não poderiam prospectar clientes através das plataformas digitais, mas isso mudou, e já é possível buscar por novos clientes, desde que Código de Ética e Disciplina seja respeitado.
Como fazer Marketing Jurídico?
Contrate uma empresa de assessoria de marketing digital
Como fazer marketing jurídico? O primeiro passo seria contratar uma empresa de assessoria de marketing digital. Esta é uma empresa especializada no assunto e que poderá lhe dar um caminho a ser percorrido. O objetivo dessas empresas é proporcionar que seus objetivos sejam atingidos, seja em receber insights de possíveis clientes, aumento de seguidores e visualizações, etc.
O primeiro passo é criar um plano de marketing digital, onde serão definidos os pontos essenciais para o desempenho de suas campanhas: objetivos de curto, médio e longo prazo, qual setor você atua (criminal, família, trabalhista, etc.), qual o tipo de público que busca atingir, etc.
Atue em um marketing 360 graus
Atuar em um marketing 360 graus é essencial para o marketing para advogados. Nesse exemplo, o profissional está presente em todas as plataformas ao mesmo tempo, usando uma rede de integração que liga uma plataforma a outra, criando um juice sem fim para que seu cliente em potencial possa saber mais sobre o profissional e conteúdo que produz.
São perfis diversos, em plataformas diversas, como um site otimizado com técnicas SEO, Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, Pinterest, etc. A ideia é que seus seguidores possam lhe encontrar em qualquer plataforma social e digital que visitarem na internet, aumentando assim a sua presença digital.
Dê maior atenção para onde seu público está localizado
Apesar de o marketing 360 graus ser uma das melhores estratégias para o marketing para advogados, é preciso ressaltar a importância de dar atenção ao local em que seu público está localizado.
Por exemplo, vamos supor que um advogado que trabalha com causas previdenciárias (aposentadoria por idade ou acidente, pensão por morte ou invalidez, entre outras questões relacionadas ao INSS ou previdência privada), não tem muito objetivo focar em conteúdos diários para o TikTok: seu público-alvo costuma ter uma idade mais avançada, logo, estará mais presente no Facebook do que em qualquer outra rede social.
Já em questões familiares ou trabalhistas, o Instagram e LinkedIn chamam atenção, precisando então receber maior dedicação do que outras plataformas. Todos esses detalhes podem ser acertados com a assessoria de marketing digital, que fará uma busca por detalhes da sua persona, podendo então definir qual o melhor caminho a ser percorrido.
Responda a perguntas de seus seguidores
Esteja sempre respondendo a perguntas de seus seguidores. É uma das melhores maneiras para divulgar seu conhecimento, promover o seu trabalho e prospectar novos clientes. É claro, selecione aquelas que achar mais interessantes, até porque, com o tempo, o número de perguntas irá crescer exponencialmente, mas busque sempre dar atenção a todo seguidor que entrar em contato.
Promova interação constante
Caixinhas de perguntas no Instagram, lives em todas as redes sociais, perguntas interessantes no Twitter, enfim: as opções são muitas e recomendamos que forneça interação constante com seus seguidores. Tire um horário do dia somente para criar conteúdos para suas redes sociais, assim garante as publicações diárias.
Aguarde os resultados
Agora é só aguardar os resultados. No marketing digital nada é garantido, nenhum tipo de trabalho feito garante que em tanto tempo você obterá acesso a tantos resultados. Mas, é fato que quanto mais você trabalhar em busca da sua presença e credibilidade digital, maior será a velocidade que os resultados serão visíveis.
Como captar clientes com Marketing Jurídico?
Como captar clientes com marketing jurídico? Através de tudo que já mencionamos até aqui: interação com seguidores, promoção de seu nome ou marca, especialização em plataformas onde sua persona está presente, entre uma série de outras estratégias que podem ser usadas para prospectar clientes.
O simples fato de responder a um seguidor que o depoimento trabalhista que ele deu pode se tornar em um processo ganho sobre a empresa já abre a porta para um novo caso: tanto o próprio seguidor como outros alguma história semelhante podem escolher você como advogado pessoal, sendo assim, a interação é uma das melhores formas de captação de novos clientes.
Marketing Jurídico: o que pode ser feito?
Um trabalho completo com um marketing 360 graus. Através dessa técnica, o advogado ou escritório podem aumentar a credibilidade da marca. A criação de canais de comunicação direta com clientes através de bots automatizados também deve ser considerada, visto que todas as reuniões podem ser marcadas de forma automática, desde que seja respeitado o período de trabalho.
O mais correto a se fazer é uma análise completa do que é válido e o que não é, conferindo então maior importância para estratégias que possuam maior consonância com a área de atuação e persona que o advogado busca atingir com o marketing jurídico.
Ferramentas para serem usadas no Marketing Jurídico
WhatsApp Business
Uma das melhores ferramentas para o advogado conseguir separar a sua vida pessoal da sua vida profissional. Através do WhatsApp Business, você pode atender seus clientes de maneira mais formal, com mensagens padronizadas para não deixar ninguém no “vácuo”, além de poder terceirizar esse atendimento para seu colaborador do escritório.
Videoconferência
Apesar de já existir há mais de uma década, plataformas como Skype e Google Meet ganharam maior espaço nos últimos dois anos devido à pandemia, e, dessa forma, praticamente todas as pessoas sabem como usá-las. É possível fazer uma videoconferência até mesmo via WhatsApp Business, mas recomendamos que use o Google Meet pela formalidade.
É uma nova forma de realizar atendimentos: agora, é possível escolher entre atender pessoalmente e online. Seja para tirar dúvidas jurídicas, fechar contratos com grandes empresas ou trocar informações sobre um processo em andamento: as plataformas de videoconferência são seguras e conferem credibilidade ao trabalho exercido.
Plataformas de vídeo: YouTube, IGTV e ou Podcasts
Aqui, destaca-se a ferramenta que pode tornar o advogado recém-formado conhecido em todo o país. É através dessas ferramentas que sua audiência pode aumentar drasticamente, apenas respondendo as perguntas que seus seguidores deixam nas caixinhas. Muitas vezes são dúvidas jurídicas simples, mas que podem se tornar um trabalho para outro cliente.
Newsletter
Já pensou em criar uma lista com leads através do e-mail marketing? É uma ótima forma para estreitar relações com clientes em potencial, oferecendo notícias e conteúdos de qualidade, preparando um funil de vendas para, quem sabe um dia, lançar um produto jurídico através do e-mail.
Esse foi o nosso guia sobre marketing para advogados. Esperamos que tenha sido esclarecedor e que você possa usar as ferramentas e técnicas mencionadas ao seu favor. Até a próxima!
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