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ToggleO que é posicionamento de marca? Vale a pena investir em uma estratégia de marketing que priorize o posicionamento de marca acima de qualquer outra coisa? Quais são os benefícios que uma empresa pode usufruir ao focar em um posicionamento de marca de qualidade em relação a concorrência?
Quando falamos em posicionamento de marca, estamos nos referindo diretamente ao local em que uma empresa que ocupar no mercado em que atua. Não se trata apenas de uma estratégia de marketing qualquer, mas sim da principal, afinal, será a partir daquela posição que a marca irá crescer.
O fato é que muitos gestores ou donos de marcas em geral acabam não dando a real importância que o posicionamento de marca possui. O resultado? Várias empresas competindo entre si pelos segundos e terceiros lugares, enquanto a primeira que foca em sua marca se distancia das outras a cada dia que passa – veja o exemplo do Mc Donald’s, que por mais que não possua mais hambúrgueres de tanta qualidade, ainda é superior a concorrência.
No conteúdo de hoje, reunimos uma série de informações explicando o que é posicionamento de marca, quais são as suas vantagens, além de trazermos alguns exemplos de empresas que posicionaram tão bem a sua marca que hoje são conhecidas no mundo todo. Vamos lá, leia com a gente!
O que é posicionamento de marca?
Posicionamento de marca é um estudo que deve ser feito com muito cuidado, afinal, é a partir desse ponto que empresa fará história dentro do setor em que atua. Trata-se muito além da posição de mercado em relação à concorrência, mas possui relação direta com seu personal branding e local que a marca deseja ocupar em relação a sua persona.
Persona é um termo usado para designar o público-alvo de uma empresa. Uma mesma empresa pode ter várias personas, porém, quanto mais segmentado, maiores serão os resultados dessa empresa pela exclusividade do serviço prestado ou produto vendido ao cliente final.
Portanto, o posicionamento de marca visa estar em um lugar no coração da sua persona, fazendo com que a lembrança da empresa seja quase que imediata quando se fala sobre o seu setor. Quando falamos em carros elétricos, em qual empresa você pensa? Com certeza é a Tesla. Mas sabia que existem outras montadoras nesse mercado?
Até as tradicionais como Ford e CAOA Chery já estão nesse mercado, mas você não fazia ideia disso, porque a única empresa que lhe vem à cabeça quando falamos em automóveis movidos a energia é a Tesla: um posicionamento de marca feito de forma exímia, e claro, um produto que se diferencia da grande maioria.
Além de tudo isso, a Tesla ainda entrega carros semi autônomos, em que você não precisa dirigir para se locomover: esse é o grande diferencial que chama atenção de todo o mundo. O posicionamento de marca vai muito além do que apenas entregar um produto: é preciso um diferencial que seu público-alvo já procurava há tempos e encontrou em sua marca.
Como criar um posicionamento de marca em 3 passos
Defina a sua persona
O primeiro passo para conseguir criar um posicionamento de marca de qualidade é definir a sua persona. Qual é o seu público-alvo? A resposta para essa pergunta pode fazer a sua empresa tomar caminhos totalmente distintos, isso porque empresas que focam em posicionamento de marca se especializam naquilo que a sua persona deseja.
Esqueça o mercado comum: vá além do que apenas comercializar produtos e comercialize experiências. A Apple fez isso muito bem. Quantas pessoas já compram seus smartphones só pela marca, e não mais pelo aparelho? Várias, e com certeza você conhece muitas dessas pessoas, elas estão ao seu redor.
Portanto, antes de qualquer coisa, precisamos definir a nossa persona. Homem ou mulher? Qual sua idade? Quais são os seus principais interesses? Quais são as suas dores? Respondendo a essas e outras perguntas relacionadas, então podemos seguir com nosso personal branding em busca do posicionamento de marca.
Defina e respeite os seus valores
Após definir sua persona, crie seus valores. Quais são os valores da sua empresa? Se você vai construir uma empresa que produz smartphones autossustentáveis, que não precisam de energia elétrica para funcionar, somente a luz solar (este é apenas um exemplo), então não pode recuar em seu propósito.
Respeitar os seus valores passa a imagem de uma imagem comprometida com a missão que possui. Sua empresa irá mudar, a sua marca irá se renovar a cada dia que passa, mas andar para trás não é uma opção. Neste exemplo, a sua marca não poderia começar a produzir smartphones comuns somente porque o mercado está ruim: é necessário encontrar a chave diferencial do seu negócio para aumentar as suas vendas.
Quais são as dores do seu cliente?
Por fim, encontre o seu diferencial. Como fazer isso? Sanando as dores do seu cliente, ou então oferecendo algo novo, mas tão diferente, que seu cliente irá querer acima de qualquer outra coisa. A Apple, por exemplo, integrou a internet como conhecemos hoje a um smartphone, que cabia no bolso.
Naquela época, os celulares já estavam diminuindo de tamanho, como o exemplo dos celulares da Nokia e Sony. Porém, ninguém sequer pensava que precisava tanto de um celular extremamente compacto para levar no bolso, com uma boa câmera e acesso à internet sempre que necessário.
O resultado você já sabe qual foi: a Apple se tornou a maior empresa no ramo de smartphones e uma das maiores na tecnologia. Portanto, você precisa encontrar o que seu cliente realmente quer em seu produto, mas não encontra nem com você nem com a concorrência.
Ao encontrar esse ponto-chave, seu produto irá se diferenciar da concorrência, e então entra o posicionamento de marca. Depois que você se posicionou no coração da sua persona, oferecendo algo que a persona queria tanto e não encontrava, dificilmente o caminho vai retroceder, pelo contrário, será cada vez mais desafiador, pois seus concorrentes começarão a lhe copiar, e você precisará se manter como o melhor naquilo que faz.
3 exemplos de posicionamento de marca
Bem, já entendemos o que é posicionamento de marca e quais são os passos que devem ser seguidos para alcançá-lo. Sabemos que não é tão simples assim: é necessário muito estudo, pesquisa e teste para entender qual será o seu diferencial que o colocará no coração de sua persona. Muitos testes serão em vão, mas em algum momento sua marca irá deslanchar.
Abaixo, para lhe motivar, deixamos alguns exemplos de posicionamento de marca, tão bem feito que persistem até os dias atuais. Leia:
1. Mc Donald’s
O filme “The Founder” (O Fundador), traduzido para o português como “Fome de Poder”, deixou bem claro como o posicionamento de marca do Mc Donald’s o diferenciou da maioria das lanchonetes da época. Ray Kroc chega a uma cidade pacata e encontra algo inusitado: um lanche solicitado ficando pronto em menos de um minuto.
Para aquela época era uma verdadeira loucura, já que era necessário aguardar pela preparação do lanche. Vendo a oportunidade à sua frente, o empreendedor incansável criou uma rede de fast food que se mantém como líder do segmento até os dias atuais, por mais que não possua tanta qualidade nos produtos atuais.
O diferencial? Entregar um produto de qualidade (ao menos no início) em um tempo recorde, coisa que ninguém fazia na época.
2. Coca-Cola
A rainha do posicionamento de marca, que se tornou muito mais do que uma empresa de refrigerantes, líder de um mercado por 125 anos ininterruptos e com uma linha de produtos que já ultrapassa a quantidade do suportável por uma empresa. Você bebe até água embalada pela Coca-Cola e não sabe disso.
Seu produto original é o responsável pelo posicionamento de marca absurdo da empresa. Quando você pensa em refrigerante, automaticamente vem a sua cabeça a Coca-Cola, a não ser que possua outro favorito.
A aposta da empresa foi focar no emocional de seus clientes, tirando a Coca-Cola de um mero produto e a tornando necessária em momentos de compartilhamento com a família: Natais, almoços, jantas e quaisquer outras comemorações precisam de uma Coca-Cola na mesa. O resto é história!
3. Starbucks
Por que bulhufas você paga tão cara por um simples café? Porque é um Starbucks! A empresa não vende só cafés, mas vende a experiência de alguém vivenciar um copo com seu próprio nome. Inicialmente, a empresa escrevia o nome das pessoas no copo incorretamente, justamente para chamar atenção. Deu tão certo que a estratégia nem precisou ser mais utilizada.
Hoje, a empresa é líder no segmento, possuindo processos de otimização incríveis. Seus cafés possuem nomes únicos, e você tem a opção de pedir pelo aplicativo 20 minutos antes de chegar no estabelecimento: ao chegar, seu café estará pronto – com o seu nome correto escrito no copo – esperando para ser saboreado.
A estratégia do nome foi ótima, pois diariamente milhões de pessoas compartilham a marca Starbucks em seus stories e publicações no feed, só porque tem o nome da pessoa no copo. Não é genial? E você, qual o posicionamento de marca da sua empresa? Qual é seu diferencial? Conte para nós aqui embaixo nos comentários. Até a próxima!
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