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ToggleVocê já deve ter se perguntado: quanto custa fazer marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia focada em produzir e distribuir conteúdo de valor para o público-alvo, com o objetivo de informá-lo, encantá-lo, torná-lo cliente e fidelizá-lo.
De acordo com dados divulgados pela DemandMetric, o Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads.
Ou seja, além de ser uma estratégia que possibilita crescimento no mercado, ainda acaba reduzindo os custos financeiros.
Não é à toa que hoje 73% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo, de acordo com a pesquisa Content Trends.
Mas há algumas coisas que você precisa saber antes de decidir se deve ou não seguir essa estratégia, para não correr o risco de gastar com anúncios, publicidades, ferramentas e mão de obra, e não conseguir o retorno esperado.
Neste artigo, você ficará por dentro dos pontos mais importantes, além de saber quanto custa fazer um bom marketing de conteúdo!
O que é e para que serve o marketing de conteúdo?
Antes de saber o custo para fazer um bom marketing de conteúdo, é necessário saber para que ele serve; então faremos um breve resumo.
O marketing de conteúdo é, como dissemos acima, uma estratégia focada em produzir e distribuir conteúdo de valor para o público-alvo, geralmente utilizando para isso a internet e seus canais, como blogs, redes sociais, YouTube, e-mail-marketing e outros.
Os conteúdos distribuídos nesses canais podem ter os mais variados formatos, como e-books, textos, imagens, vídeos, webinars, infográficos, podcasts, etc.
Claro, esses conteúdos não podem visar apenas a promoção dos seus produtos ou serviços, eles precisam gerar valor e realmente ajudar a resolver problemas do seu público.
É por isso que eles devem ser criados de forma estratégica, para conduzir uma pessoa que acabou de conhecer sua marca até o ponto de finalmente torná-la cliente, por meio de um processo chamado funil de vendas.
Para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo com eficiência, é necessário estudar e entender o perfil do seu cliente real e potencial para, baseando-se em dados, pressupor qual o melhor caminho que ele deverá percorrer durante o processo de conversão, para assim ajudá-lo e guiá-lo até a tomada de decisão de compra.
Em um mundo online em que todos são bombardeados o tempo todo com propagandas de empresas, uma forma de você destacar o seu negócio é gerando valor para a sua audiência.
Ao focar em uma boa estratégia de conteúdo de qualidade, as pessoas irão criando uma percepção cada vez mais positiva sobre a sua marca.
Isso porque elas vão perceber que você realmente se preocupa em ajudar, agregando com conteúdos que elas realmente precisam e desejam.
Dessa forma, maiores serão as chances dessas mesmas pessoas comprarem seus produtos ou serviços.
Ou seja, se você trabalhar com uma boa estratégia de conteúdo, realmente será capaz de entregar algo que vai ajudar e, em vez de você ir atrás de clientes, eles é que irão atrás de você.
Por que é importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo?
A estratégia marketing de conteúdo é essencial para seu o negócio; porém, é preciso ter em mente que não adianta produzir e publicar conteúdos aleatoriamente, sem um planejamento bem definida.
Para o custo do marketing de conteúdo realmente valer a pena, é preciso ter uma boa estratégia. É preciso, antes de tudo, conhecer as dores e desejos do seu público, saber do que ele precisa.
Mas por que isso é importante? Porque contribui muito para a assertividade dos conteúdos a serem publicados.
Quando você entende seu público-alvo, sabe exatamente do que ele precisa e cria conteúdos diretamente para suprir as necessidades dele, o que tende a aumentar o engajamento com a sua marca.
Deixar o público satisfeito com o benefício propiciado por seus conteúdos gera um bom relacionamento, fazendo com que esse público sempre se lembre de você como referência e volte a procurar o seu negócio quando precisar.
Uma estratégia complementar do marketing de conteúdo é ensinar seu público-alvo sobre os produtos ou serviços que sua marca oferece.
Supondo que algumas pessoas acabaram de conhecer o seu negócio, provavelmente elas tenham muitas dúvidas para serem respondidas.
Além disso, elas também precisam entender melhor suas próprias necessidades, objetivos, preferências e descobrir dores e desejos que talvez até o momento não tivessem se dado conta de que existiam.
As pessoas geralmente não sabem exatamente do que precisam, então seus conteúdos devem ser capazes de mostrar isso a elas.
Com isso, naturalmente o público-alvo passa a se interessar pelo que sua marca tem a oferecer e passa a ver a empresa como autoridade e referência no assunto em questão.
Alguns exemplos de erros comuns que você não pode cometer em sua estratégia de marketing de conteúdo são a não definição de metas, o não acompanhamento do seu desempenho e a falta de clareza em relação ao resultado que se deseja atingir.
Ter uma estratégia bem definida, conhecer bem seu público-alvo e sua área de atuação são pré-requisitos essenciais.
Sem isso, você não consegue entender quais conteúdos podem ser relevantes para a sua audiência e formar potenciais clientes, não consegue identificar problemas e oportunidades de melhoria, não consegue gerenciar seus custos e muito menos saber qual é o retorno do seu investimento.
Dessa forma, se você quer lidar melhor com os custos na sua estratégia de marketing de conteúdo e ter mais retorno, uma boa estratégia é primordial!
Os processos do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode servir para os mais variados propósitos, como posicionar sua marca, construir autoridade, atrair potenciais clientes e, logicamente, fazer vendas.
Mas a venda é o ponto de chegada que o prospect precisa alcançar. Antes disso, há um certo processo que você precisa entender e colocar em prática.
Há 5 etapas que você precisa seguir para conseguir ter menos custos com sua estratégia de marketing de conteúdo e fazer com que tudo ocorra de maneira eficiente:
Planejamento
Nesta etapa, você precisa especificar sua estratégia, deixar claro o que cada pessoa da sua equipe deverá fazer; deve ter clareza de quais são os resultados que você deseja atingir e o que será feito para alcançá-los.
Definição da persona
Esta etapa é fundamental para o marketing de conteúdo, pois você vai especificar quem é a sua persona, quais são as dores e desejos dela, do que ela precisa, e como a sua empresa pode ajudar.
A criação dos conteúdos fará mais sentido e agregará muito mais valor, se você souber exatamente para que propósito servirão.
Para definir a persona é importante fazer a construção detalhada de um perfil, considerando seu estilo de vida, idade, o ambiente em que vive, como costuma se comportar, quais são os seus maiores medos e suas maiores aspirações, e assim por diante.
Produção de conteúdo
Ao saber os resultados que você quer alcançar e ao ter uma definição robusta do que sua persona está buscando, é chegada a hora de produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público, que realmente agreguem valor e somem conhecimento.
Como dissemos no início do texto, os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos (como e-books, textos, vídeos, webinars, infográficos, podcasts), desde que sejam o tipo de conteúdo que a sua persona está acostumada a consumir.
Distribuição
Além de ser necessário saber qual é o melhor formato de conteúdo para o seu público, é preciso saber também em que canais ele se encontra (por exemplo: Facebook, Instagram, listas de e-mail).
Não adianta criar perfil em todas as redes sociais, se a sua persona só frequenta algumas delas, por exemplo.
Análise de resultados
Para ter certeza de que a sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, envolvimentos, quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos, leads captados, número de conversões e retorno sobre investimento (ROI).
Quando tudo é feito de forma bem planejada e conduzida, é possível mensurar os custos que foram necessários e os resultados gerados com a estratégia aplicada de marketing de conteúdo.
Além disso, você entende melhor o que levou o prospect a conhecer a marca e por quais caminhos ele passou até o momento da compra.
Dessa forma, é possível também acompanhar o sucesso da estratégia e assim fazer os ajustes necessários para otimizar os resultados.
Uma vez que você entende quem são seus potenciais clientes, você consegue atrair cada vez mais pessoas parecidas, pois compreende o padrão de comportamento, gostos e do que precisam.
Você precisa ser bem assertivo em seus planos, de modo que possa educar seu público com seus conteúdos, ganhar autoridade no assunto, influenciar a decisão de compra e tornar o cliente fiel à sua marca.
Afinal, o relacionamento não deve terminar após a compra, é preciso pensar também no pós-venda, criando uma forma de continuar nutrindo o cliente com conteúdos de valor.
Custos para o marketing de conteúdo
Os custos do marketing de conteúdo dependem de diversos fatores.
Quando falamos sobre custo, não estamos nos referindo só a dinheiro, mas a tempo e esforço também.
Produzir conteúdos constantemente e gerenciar redes sociais, por exemplo, requer muito trabalho, pesquisa e dedicação.
O ideal seria ter uma equipe especializada ao seu lado, ajudando você em todos esses fatores, para evitar o risco de perder tempo e dinheiro fazendo algo errado.
O custo de uma estratégia de marketing de conteúdo pode variar, porque exige diferentes tipos de investimentos para produzir material de qualidade de acordo com suas necessidades.
Porém, há alguns gastos que você deve levar em consideração, que são com canais de divulgação, assim como anúncios para impulsionar a publicidade inicial da sua marca.
Gastos com analistas de SEO para posicionar seus conteúdos e site nos primeiros resultados nas redes de pesquisas; designers gráficos; redatores e editores, se for o caso; e muito mais.
Criar conteúdo é algo trabalhoso, e quanto melhor e mais bem produzido o conteúdo for, certamente melhores serão os retornos no futuro.
Para calcular os custos de marketing de conteúdo, leve sempre em consideração: a mão de obra envolvida, o custo da produção de conteúdos e o custo das ferramentas utilizadas.
Quanto mais conteúdo é produzido, maior é o custo, por isso é importante planejar seu calendário editorial de forma bem assertiva para entregar sempre o melhor, nem que seja em prazos mais longos.
Afinal, qualidade não é quantidade. A qualidade é o que importa e é ela que irá destacar a sua empresa dos seus concorrentes.
É preciso considerar também que o marketing de conteúdo não traz sucesso do dia para noite, então tenha em mente que os resultados podem levar certo tempo para que possam ser percebidos.
Sendo assim, não deixa de ser um investimento de longo prazo que garante resultados.
Nenhuma estratégia de marketing existe para aumentar os gastos da empresa sem um bom motivo, por isso o planejamento deve ser bem pensado: para garantir o retorno do valor investido.
E o que poderia te ajudar muito bem nesse quesito seria contratar uma Agência de Marketing Digital. Assim, ela cuidaria de todos os processos importantes que vimos até aqui, tornando seus gastos uma forma de alavancar bem o seu negócio.
ROI (return on investment) para marketing de conteúdo
Você já ouviu falar em ROI do marketing digital? É a sigla para ‘return on investment’ ou, em português, ‘retorno sobre o investimento’. Calma, não precisa se assustar com os termos. O que importa é entender por que isso é importante.
Determinar o seu ROI é como olhar para o futuro do seu negócio. As estratégias de marketing de conteúdo são como sementes que você planta hoje para colher resultados amanhã. E como toda planta, precisa de tempo para crescer e dar frutos.
Aqui está o segredo: se você quiser ver resultados mais rápidos, pode aumentar o investimento, mas também pode definir metas mais modestas para alcançar a curto prazo. A escolha é sua!
O ponto é que o marketing de conteúdo é um investimento no seu negócio. E como todo investimento, leva um tempo para mostrar o retorno. Mas quando começa a dar resultados, é um caminho sem volta, e você vai colher os frutos do seu trabalho.
Então, não desanime se não ver resultados imediatos. Continue regando suas estratégias de marketing de conteúdo e logo verá o crescimento do seu negócio. Lembre-se, o importante é investir no seu sucesso a longo prazo!
Marketing de conteúdo é com a Lab Growth!
Vimos até aqui que a estratégia de marketing de conteúdo abrange, além do fornecimento de conteúdo de valor, o jeito e o canal certo de fornecê-lo para o seu público.
Além disso, não existe um custo fixo para fazer uma estratégia funcionar, tudo depende dos resultados que você deseja atingir.
E isso tudo uma Agência de Marketing pode elaborar para você, montando um orçamento completo de acordo com a estratégia que vai ajudar a sua empresa a obter os resultados desejados.
Hoje, estar nas redes sociais já não é mais o diferencial, e sim obrigação.
A aproximação da marca com seu público impacta bastante os resultados, e muitas empresas estão começando a enxergar isso.
Para ter resultados no marketing digital você não precisa quebrar a cabeça tentando estudar, entender como tudo funciona, ficar analisando métricas, preocupar-se em planejar pautas e otimizar seus conteúdos para os mecanismos de busca (SEO).
Uma Agência de Marketing Digital pode muito bem cuidar de tudo isso para você, e nós, da Lab Growth, podemos te ajudar.
Atuando no mercado desde 2008, nós somos uma Agência de Marketing Digital de Curitiba, que entrega serviços de Web Design, Inbound Marketing, Gestão de Tráfego, Gestão de Redes Sociais, SEO — Otimização de Sites, Automação de Marketing, e muito mais!
Em geral, trabalhamos com tudo que faz parte do mundo do marketing e comunicação.
Nós atuamos para fortalecer sua marca e aumentar os seus resultados, fazendo com que os seus clientes vão até a sua empresa, e não o contrário.
Acreditamos que todos os lados devem ser beneficiados, tanto a empresa que está apostando no marketing para aumentar seus resultados, quanto o público que tem acesso aos conteúdos gerados por uma boa estratégia.
Com o uso da estratégia de marketing de conteúdo certa, você se destacará no mercado e obterá o resultado que merece!
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.
Esperamos que tenha gostado, e continue acompanhando as novidades do nosso blog, para conhecer mais sobre o mundo do marketing.
Até a próxima!
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