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ToggleHá algum tempo os sites têm ganhado cada vez mais destaque como meio de geração de negócios.
Isso tem gerado uma relevância maior, após a intensificação de métodos que desvendaram formas de otimizar as páginas das marcas e empresas na internet.
Ferramentas e técnicas podem ajudar qualquer página online a ter resultados surpreendentes. Inclusive você pode ser um deles.
Aumento de tráfego, geração de vendas e economia em meios de propaganda, são alguns dos pontos de destaque que podem ser obtidos desse processo de otimização.
Para realizar a otimização de sites, o conhecimento do SEO é fundamental.
Hoje iremos trazer informações que você poderá aplicar em seu novo ou atual negócio.
Indicando como usar ferramentas que podem te trazer um alcance maior comparado ao que você já possui com suas práticas atuais.
O que é otimização de sites, é exatamente o que você irá descobrir nessa leitura. Acompanhe o artigo até o fim e entenda como esse fator pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.
A origem da otimização de sites
O SEO começou a ser utilizado na década de 90 porque as informações na web cresciam cada dia mais. Pessoas no mundo inteiro passaram a utilizar o ambiente virtual para fazer pesquisas.
Com o aumento dessas informações na internet, os documentos começaram a ser interligados através de links e URLs.
Mas o que fazer para organizar estes documentos e páginas no meio virtual?
Foi aí que surgiram os primeiros métodos de buscas. As páginas da web começaram a ser organizadas seguindo a mesma lógica já utilizada em materiais impressos como catálogos.
A organização se dava através da ordem alfabética ou por assunto pesquisado.
Em 1998 o Google foi lançado e trouxe um algoritmo muito inovador nesse quesito, o Pagerank.
Ele mostrava os melhores resultados no topo da página de busca, mas o seu grande diferencial era ranquear os sites de acordo com sua interação com outros sites.
Quando uma página era muito referenciada, era considerada mais relevante e passava mais credibilidade.
O que é SEO e otimização de sites
A sigla SEO significa Search Engine Optizimation, no português significa otimização de sites para mecanismos de busca.
SEO é um conjunto de medidas pensadas e planejadas para fazer com que o teu site fique nas primeiras posições das páginas de busca sem que você precise pagar (tráfego orgânico).
Todas as vezes que fazemos uma pesquisa na web, geralmente abrimos as páginas que aparecem nos primeiros resultados, não é verdade?
Então, as primeiras páginas recebem mais visitas, o que torna seu investimento mais interessante e lucrativo.
Basicamente a otimização de sites é usada para atrair visitantes e melhorar sua experiência.
Também permite ter um tráfego orgânico consistente e aperfeiçoar o ranqueamento nos mecanismos de buscas.
E tudo isso resulta na fidelização de clientes.
Principais estratégias usadas na otimização de sites
Manter sua página nas primeiras posições dos mecanismos de busca pode ser algo difícil, mas totalmente possível.
Para tanto existem estratégias exclusivas que auxiliam na obtenção desse objetivo. Essas ferramentas são:
- Uso de palavras-chave
- Conteúdo relevante
- Atualização do site
- Velocidade rápida do site
- Web design responsivo
- Auditoria das páginas
- Criação de landing pages
- Uso de vídeos e imagens
- Não utilizar links quebrados
A seguir descreveremos essas estratégias para otimização do seu site.
Uso de Palavras-chave
Palavras-chave é um dos fatores mais importantes no posicionamento do seu site em mecanismos de busca.
Antes de tudo, você precisa entender o comportamento dos seus clientes, o que eles têm interesse. Isso ajuda a entender quais palavras-chave deverá utilizar nos seus conteúdos.
Conteúdo relevante
Não adianta usar as palavras-chave que a sua persona pesquisa se o seu conteúdo não é relevante.
Os buscadores dão prioridade aos sites com conteúdos que realmente tiram as dúvidas dos usuários. Produza um conteúdo de qualidade que imponha a autoridade da sua marca.
Atualização do site
O site precisa estar em constante atualização. Usuários preferem consumir conteúdo atual e, consequentemente, o Google posiciona melhor os sites que estão atualizados.
Velocidade rápida do site
É importante aumentar a velocidade do seu site e estar em constante vigilância quanto à velocidade.
Ninguém gosta de acessar páginas que demoram a carregar. Usuários buscam solucionar seu problema de forma rápida e eficaz.
Web design responsivo
É um método usado pelo design da web que adapta o tamanho das páginas ao tamanho das telas, ou seja, seu site vai abrir em qualquer dispositivo eletrônico.
Como a maioria das pesquisas atualmente são feitas em smartphones. O mesmo site que o seu cliente abre no computador, deve poder ser acessado no aparelho celular.
Isso é a responsividade do site. O cliente que não consegue acessar rápido um site, normalmente procurará o concorrente.
Atente-se a isso.
Auditoria nas páginas
Faça uma avaliação das páginas do seu site e veja o que está dando certo e o que precisa melhorar para atingir um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Para isso, poderá utilizar ferramentas como SemRush. É uma ferramenta que analisa de maneira mais pessoal o conteúdo e as pessoas que acessam.
É bem interessante o seu uso para auditar e poder tomar melhores decisões.
Criação de Landing Pages
Crie landing pages (página de ofertas) para aumentar sua chance de melhor ranqueamento e trazer bons leads.
Nestas páginas você oferece um material mais completo como e-books em troca de informações ou dados do lead.
Uso de vídeos e imagens
O uso de vídeos é interessante, pois o algoritmo classifica como mais relevantes páginas que os possuem por proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
No uso de imagens, deve-se atentar para o tamanho delas, pois imagens muito grandes podem tornar seu site lento.
Use imagens que carregam rápido e coloque as palavras-chave do conteúdo na descrição da imagem.
Não utiliza links quebrados
Quando o usuário clica em uma página que não foi encontrada, ele clicou em um link quebrado. Abrir uma página e se deparar com ‘404’ é decepcionante para o usuário.
Para evitar este transtorno no seu site configure-o adequadamente, pois links quebrados prejudicam muito seu posicionamento na página de busca.
Por que investir na otimização de sites
A otimização é o que irá garantir que a sua marca esteja bem posicionada nos buscadores da internet.
Isso dará a oportunidade aos usuários de poderem usar o conteúdo produzido para tirar suas dúvidas sobre determinados temas.
Da mesma forma o seu site ganhará relevância e tráfego. Isso é fundamental para ajudar na realização de negócios, pois aumenta o fluxo de potenciais na página da empresa.
O cliente poderá conhecer melhor os produtos e serviços ofertados na página. Isso, eventualmente, aumenta o faturamento da empresa.
Esperamos que o conhecimento que você adquiriu nesse artigo o ajude a otimizar seu site. Caso precise de mais conteúdos relacionados a desenvolvimento de sites e SEO acesse os artigos abaixo e agregue mais conhecimento ao seu negócio.
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