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ToggleMuito se fala hoje em dia sobre marketing de conteúdo, como uma ótima estratégia para atrair e se relacionar com o público interessado.
Mas, o que é? Como fazer? Quais são as estratégias?
Vamos explicar tudo isso no artigo de hoje.
O que é marketing de conteúdo
De uma maneira simples, marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e postagem de conteúdo relevante (artigos, e-books, posts nas redes sociais).
A marca não precisa ser explicitamente promovida, sendo que com o marketing de conteúdo, as dores dos usuários são resolvidas e a empresa vira uma autoridade no assunto.
Podemos dizer que é uma estratégia de produzir conteúdo para o público-alvo, que auxilia em todo processo para que o cliente efetivamente compre, atraído pela empresa de uma forma natural e espontânea.
Apesar do termo “marketing de conteúdo” ser relativamente novo, sua aplicação já acontecia antes mesmo de toda a era digital em que vivemos.
Em 1895, a empresa John Deere, uma das maiores do mundo no segmento de máquinas agrícolas, publicou uma revista chamada “The Furrow”.
Essa publicação circula até hoje, focada em assuntos relacionados à agricultura, mas o fato é que, ao lançar essa revista, a John Deere teve uma atitude ousada: publicou um conteúdo relevante para o público interessado em agricultura, em vez de criar anúncios vendendo os produtos que eram fabricados pela empresa.
Os leitores, ao consumirem tais informações, foram construindo uma relação de confiança com a marca. Assim, ao sentirem a necessidade de adquirir algum produto relacionado, tendiam a optar pelos fabricados pela John Deere, que se tornara uma marca de confiança.
O propósito da revista era educar o público, mostrar que tinham autoridade no assunto e, assim, influenciar a decisão de compra.
Essa revista é um dos primeiros registros de marketing de conteúdo e, desde então, várias marcas têm feito publicações da mesma forma.
Marketing de conteúdo não é falar da sua empresa de forma direta, mas sim sobre o seu nicho de mercado. Não é sobre o que sua empresa faz, mas sim sobre o que seus clientes precisam.
Essa estratégia, usando conteúdo, consegue atingir clientes de uma forma que o marketing convencional não é capaz.
Se analisarmos grandes empresas do mercado, independente independentemente do segmento de atuação, todas elas estão utilizando a estratégia de postagem de conteúdos relevantes para atrair clientes. Não é só sobre vender um celular, por exemplo, mas sim sobre como a tecnologia presente no celular pode ajudar a sua vida hoje em dia.
Objetivos do marketing de conteúdo
Aumentar a visibilidade online
O marketing de conteúdo somado às estratégias de SEO tem um papel fundamental para o aumento da visibilidade online. Não basta produzir conteúdo com palavras-chave soltas no meio do texto ou colocar um link no fim do texto indicando para a pessoa ir até o seu site. É preciso que tudo siga um contexto coerente.
O Google tem algoritmos de busca, que demonstram como o conteúdo é importante para o usuário. Hoje esses algoritmos conseguem mostrar qual é o tempo que o usuário permanece na sua página e quais links ele acessa. Isso tudo influencia no rankeamento.
Aumentar o engajamento com a marca
Os clientes se sentem mais próximos da empresa, pois por meio dos canais digitais eles podem conversar, tirar dúvidas e enviar sugestões.
Conseguir que os clientes interajam ou compartilhem as publicações da sua empresa faz com que você tenha uma publicidade gratuita e espontânea.
Seja pelas redes sociais, pelo seu blog ou por um vídeo postado, o conteúdo que você publica e gera toda esse engajamento com o público tem alta importância para divulgação da sua marca, produtos e serviços.
Fortalecer a base de leads
Por maior que seja sua base de leads, nem todos os usuários estão prontos para se tornarem seus clientes.
Isso não significa que se tornar cliente seja algo que ele não vai fazer. O que falta é informação para que essas pessoas vejam valor no que sua empresa oferece, para que decidam se tornar clientes.
Por meio do marketing de conteúdo, é possível fortalecer esses leads, pois o material será de interesse do cliente, e irá prepará-lo para que o momento certo da compra chegue.
Você não descarta a compra só porque ele não comprou no primeiro acesso ao seu site, mas sim posterga isso para um momento que seja mais conveniente. O importante é que, ao precisar de um produto ou serviço, ele lembre da sua empresa em primeiro lugar.
Reduzir custos
Você já parou para pensar quanto a sua empresa gasta para conseguir um cliente novo?
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica financeira e também da área de marketing, que aponta o gasto médio de todos os esforços para conseguir um cliente novo. Ou seja, mede quanto custa para um cliente ser convertido.
Claro que, quanto menor o CAC, mais lucro você terá em uma venda.
Se sua empresa investir em marketing de conteúdo e SEO, novos clientes acessarão seu site, sem que você precise gastar com anúncios patrocinados, por exemplo.
Construir autoridade
Produzir um conteúdo de qualidade faz com que sua empresa vá construindo autoridade no mercado e, consequentemente, ganhando confiança.
A empresa que investe em produção de conteúdo entrega valor para seus clientes atuais e potenciais, e certamente será lembrada com muito mais força quando comparada com uma concorrente que não utiliza as mesmas estratégias.
Ao centralizar os esforços nas pessoas e em suas dores, a empresa conquista o público e atende às suas necessidades, o que aumenta as chances de que essas mesmas pessoas compartilhem o conteúdo com amigos que estejam enfrentando desafios similares.
Melhorar o pós-venda
Uma boa experiência de pós-venda é fundamental para fidelizar o cliente, para que ele continue utilizando os serviços e produtos da sua empresa por mais tempo.
Você pode ter um local específico no seu site para o pós-venda, como um FAQ, uma central de ajuda, ou um e-mail marketing específico para o cliente.
Não é o seu produto que transformará clientes em admiradores: é o relacionamento após a venda que você desenvolverá com os clientes que fará isso.
Um e-mail de acompanhamento mantém a comunicação aberta. Vale muito a pena apostar nisso, certamente você terá um diferencial em relação à concorrência.
Se já faz um tempo que você não entra em contato com seus clientes, um e-mail de pós-venda pode fazer isso.
Os e-mails de pós-venda também ajudam a gerar indicações.
Dê a seus clientes um motivo para recomendar a sua empresa, como um serviço fantástico, suporte eficiente ou um produto incrível.
Ofereça um incentivo, como um crédito, presente ou cupom de desconto. As indicações são outra maneira fácil de conquistar novos clientes, o que pode custar muito tempo e dinheiro, portanto, forneça algo valioso como recompensa.
Quanto mais cientes você conseguir manter e reter (principalmente), mais rápido seu negócio vai crescer.
Para muitas empresas, o pós-venda é cessado assim que o produto é entregue ou um problema é resolvido. O uso do e-mail marketing é um ótimo acompanhamento pós-venda, e é rápido para enviar.
Para você escrever um e-mail de pós-venda bem sucedido, pergunte:
- Como foi a experiência?
- Pode nos avaliar?
- Precisa de ajuda ou suporte?
- Podemos ajudar com algo mais?
- Agradeça.
O uso do e-mail para pós-venda não só ajudará você manter seus clientes satisfeitos, mas também é uma ótima maneira de se destacar da concorrência e gerar mais negócios.
Como fazer o marketing de conteúdo
É preciso uma boa estratégia para gerar resultados. A utilização do marketing de conteúdo tem resultados comprovados, mas é necessário disponibilizar tempo para planejamento e estratégia.
A aplicação e execução das estratégias de marketing de conteúdo podem ser feitas por meio de blogs, conteúdos ricos, vídeos, redes sociais e e-mail marketing.
Não é só escrever um texto e esperar que os resultados apareçam.
É necessário pensar no que escrever, em qual canal é melhor que seja promovido, qual formato usar, qual é a persona a ser atingida e qual é o resultado que se pretende alcançar.
Blog
Muitas pessoas pensam que com a criação das redes sociais o blog é totalmente ultrapassado. Mas a verdade é que o blog é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento do marketing de conteúdo.
É importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim esse usuário se tornará um lead, e futuramente, um cliente.
A periodicidade das postagens é um item que deve ser considerado de acordo com o tamanho da empresa, concorrência e também da equipe disponível para produzir o conteúdo.
É necessário manter um padrão e um calendário de posts. Se você somar o retorno a novas visitas diárias, verá que vale muito a pena manter a regularidade.
Estudos mostram que, quanto mais publicações novas, mais chances seu blog tem de se destacar perante a concorrência. Isso só ocorre se o aumento de quantidade não afetar a qualidade.
Portanto, o importante é ser regular. Seja com posts diários, semanais ou quinzenais, a frequência é recomendada para que tudo na empresa seja feito de forma organizada.
Os temas que serão abordados no blog não podem ser aleatórios, tem que ter a ver com o negócio da empresa. As postagens não podem ser repetitivas nem desgovernadas.
A principal dica é criar um planejamento de assuntos com antecedência, e manter o foco. Procure no Google postagens sobre o tema que deseja trabalhar no blog. De prioridade àqueles que possuem boa busca, para que o seu blog seja encontrado mais facilmente.
O uso de SEO é indispensável para um bom blog.
São mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas mensalmente no Google. Para ranquear bem nas plataformas de pesquisa é importante conhecer o conceito de SEO e como ele funciona.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Buscas.
É um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de pesquisa.
Com o SEO, é necessário fazer melhorias no conteúdo de sua página para que ela possa ser encontrada com mais facilidade pelo usuário que está fazendo a pesquisa.
Por meio do SEO, é possível otimizar o site para que ele fique entre as melhores posições e se torne um dos primeiros colocados na página de resultados, chamando a atenção dos usuários para o seu conteúdo.
Outra técnica de marketing voltada para mecanismo de busca é o SEM (Search Engine Marketing), que inclui também os links patrocinados, como o Google Ads.
A diferença entre o SEO e o SEM é que o SEO foca no alcance do usuário por meio de busca orgânica, já o SEM é baseado na mídia paga.
Todos os dias surgem novos mercados, sites, concorrentes e empresas de mais variados interesses e demandas.
Diante disso, as empresas buscam modos de se destacar e aproveitar as oportunidades que a internet proporciona para realização dos negócios.
Para facilitar a conexão entre as pessoas e a imensidão de informações “perdidas” na internet surgiram os mecanismos de busca, que são ferramentas que contam com a automação de pesquisas, indexando os assuntos da melhor maneira para disponibilizar esses dados organizados às pessoas.
Para isso, o Google utiliza algoritmos que classifica as páginas da web de acordo com determinado termo ou tema, apontando as páginas que têm relevância para aquela determinada consulta.
Há muito conteúdo na internet, por isso, é importante que o seu conteúdo seja atrativo e diferente.
Faz a diferença enriquecer o blog com subtítulos, listas, bullet points, negritos, itálicos, imagens, infográficos, vídeos, etc.
Além de ser uma ótima forma de melhorar a leitura pelo usuário, é um hábito que é valorizado pelo Google.
Conteúdos ricos
A produção de e-books é uma ótima alternativa para conteúdos mais longos, que poderiam ficar grandes demais para um post de blog.
Mas, atenção! Escrever um e-book e organizá-lo exige muita pesquisa e conhecimento sobre o tema.
Webinars têm um toque mais pessoal, que aproxima mais o potencial cliente da empresa, e é uma ótima oportunidade de estabelecer contato com pessoas de referência do mercado.
Você pode oferecê-los ao vivo ou gravados. As versões ao vivo chamam mais atenção dos usuários pois você pode responder às dúvidas e perguntas na hora. Mas nada impede que você grave e disponibilize posteriormente.
Infográficos são a união de informações em formato visual e escrito com dados destacados para facilitar o entendimento da mensagem, que é reduzida aos pontos mais importantes.
O infográfico pode ser muito eficiente, pois facilita a leitura por meio de informações visuais.
Podem atrair mais leads porque costumam exigir menos tempo do que ler um e-book ou assistir a um vídeo, por exemplo.
Vídeos
Os vídeos, quando aplicados dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, podem ser valiosos para a empresa.
Ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente.
É bem comum também o uso de vídeos no blog. Existem várias formas de se fazer isso, uma delas é criar uma série de pequenos vídeos, que não sejam extensos o suficiente para se tornar um Webinar.
Nas redes sociais também são bastante usados, principalmente no Youtube. As redes sociais como Facebook, Twitteer e Instagram também oferecem o vídeo como um formato de publicação.
A empresa pode criar conteúdo de diversos formatos de vídeo para postagem. A empresa pode ter um próprio canal no Youtube por exemplo e divulgar conteúdo por lá, juntamente com seus produtos e serviços.
Redes Sociais
As redes sociais são hoje o canal mais utilizado para a empresa fazer marketing de conteúdo.
É um canal barato e pode render resultados até para quem não trabalha com anúncios patrocinados.
Elas aproximam os clientes da empresa, possibilitando a interação por meio de mensagens, directs, comentários nas postagens, curtidas, etc.
Existem muitas vantagens para a empresa estar presente nas redes sociais. Quando falamos em marketing de conteúdo, é interessante usar as redes sociais não só para promover serviços e produtos, mas também produzir um conteúdo direto na rede, em um formato diferente do que é publicado no blog, por exemplo.
Todas as redes sociais podem dar resultado para a sua empresa, tudo o que precisa é muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente.
Para saber em qual rede social sua empresa deve estar presente é importante identificar onde seu público-alvo está e de que forma sua empresa pode compartilhar conteúdo com ele.
Marketing de conteúdo é com a Lab Growth!
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Nós atuamos para fortalecer sua marca e aumentar os seus resultados. Produzimos conteúdos que realmente agregam valor, pois acreditamos que todos os lados devem ser beneficiados, tanto a empresa que está apostando no marketing para aumentar seus resultados, quanto o público que tem acesso aos conteúdos gerados por uma boa estratégia.
Com o uso da estratégia de marketing de conteúdo certa, você se destacará no mercado e obterá o resultado que merece!
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
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