Índice de conteúdo
TogglePor que criar um site profissional? Quais são os motivos que podem nos convencer a criar um site feito de maneira profissional? É possível chegar mais perto do nosso público construindo um site profissional na web? Quais são as formas pelas quais podemos usar um site para monetizar nosso negócio?
Há um bom tempo ter um site é fundamental para empresas que buscam se destacar. Na realidade, a presença na internet por meio de um site não é nenhuma novidade: para se ter uma ideia, a Amazon surgiu na web com seu site de venda de livros quando ainda nem existiam os computadores pessoais, em 1994.
Com o tempo e o avanço da tecnologia, que foi se tornando mais presente em nosso dia a dia ano após ano, naturalmente o número de sites comerciais também cresceram: sites estáticos, institucionais, dinâmicos, blogs e e-commerces são os principais representantes dessa área na internet.
Sabendo disso e do avanço do marketing digital, as empresas focaram sua atenção principalmente para as redes sociais e, como não podia ser diferente, para os sites profissionais. No conteúdo de hoje, vamos explicar a você os principais motivos que respondem à seguinte dúvida: por que criar um site profissional? Leia até o fim e entenda, vamos lá!
O que é um site profissional?
Antes de saber por que criar um site profissional, você precisa compreender de forma completa o que é esse tipo de endereço na web. Um site profissional nada mais é que um endereço digital, feito por um profissional, levando em conta todos os quesitos visuais e técnicos de um site.
São muitos os fatores que devem ser levados em conta:
- Velocidade de carregamento;
- Técnicas de SEO para ranqueamento em motores de busca;
- TDL (o final da URL, como por exemplo, “.com.br”) que passe credibilidade;
- Protocolo https ativado;
- Uma hospedagem de sites que forneça segurança e estabilidade;
- Atualizações semanais com posts que aumentam o tráfego orgânico do site;
- Entre vários outros fatores que poderiam ser citados.
Em suma, um site profissional é aquele site com informações claras e bem distribuídas, com conteúdo visual limpo e organizado, além de esteticamente agradável. Um site profissional também é aquele no qual a navegação flui com facilidade, aquele cujos links levam para a página de destino correta e cujo tempo de resposta está dentro da normalidade.
Veja o porquê você deve ter um site profissional
E então, por que criar um site profissional? Chegamos à parte principal do nosso conteúdo, na qual explicaremos a você de forma clara o porquê criar um site profissional. Confira os motivos que separamos:
1. Ser encontrado no Google
O primeiro ponto, antes de qualquer coisa, é a possibilidade de ser encontrado no Google. Na realidade, já é possível ser encontrado por meio do Google My Business (Google Meu Negócio), desde que este seja bem otimizado, contendo todas as informações necessárias sobre sua empresa: localização, contato, horário de funcionamento, etc.
Mas, com a ajuda de um site você também pode ser encontrado no Google de maneira indireta: por meio da pesquisa realizada pelo seu cliente potencial.
Imagine, por exemplo, que você possui uma empresa de pisos e revestimentos.
Essa empresa possui um site profissional (página institucional com área de blog atualizada constantemente) e um dos posts do blog fala sobre “pisos e revestimentos para cozinha integrada”. Vamos considerar que esse post está entre as primeiras posições da SERP (página de resultados do Google).
Naturalmente, um tráfego orgânico será obtido por meio dessa postagem e, assim, você será encontrado no Google por clientes potenciais. Esse é apenas um exemplo, existem vários outros que resultam em um cliente novo encontrando sua marca na web devido aos benefícios de um site profissional.
2. Ganhar autoridade no mercado
Com um site verdadeiramente profissional, você aumenta a sua autoridade no mercado em que atua. É natural que sua credibilidade aumente quando um cliente em potencial encontra você em todas as plataformas, inclusive em um endereço como um site profissional.
3. Fazer novos negócios
Como um site profissional faz com que pessoas interessadas em seus produtos e soluções cheguem até a sua empresa, você tem muito mais chances de fazer novos negócios.
Além disso, como você está em um lugar diferente do “comum” no marketing empresarial (com isso, queremos dizer que o hype do momento é estar presente em redes sociais, e isso faz com que, erroneamente, algumas empresas acabem deixando o site de lado), naturalmente você encontra novos tipos de clientes, possibilitando, assim, fazer novos negócios.
Podemos mencionar, ainda, a opção de adicionar um e-commerce em seu site: uma área voltada para vendas online, na qual você cadastra seus produtos e seus clientes concluem suas compras por meio da página de checkout: novos negócios.
4. Fortalecer o relacionamento e a comunicação com sua audiência
De forma direta ou não, propositalmente ou não, você fortalece o relacionamento e a comunicação com sua audiência, afinal, é mais um local em que sua marca está presente. Por lá, você pode se comunicar por meio de posts específicos sobre assuntos relevantes para o seu público, além de responder comentários e estreitar relações.
5. Fazer mais vendas
Não necessariamente é preciso fazer um e-commerce para vender na web: até mesmo um “simples” site institucional aumenta o faturamento e as vendas de uma empresa. Como mencionado no tópico sobre novos negócios, você aumenta suas vendas ao aumentar a sua visibilidade na internet.
Esperamos que este conteúdo tenha convencido você sobre a importância de ter um site profissional. Para construir um e aproveitar todos os benefícios citados no texto, entre em contato conosco!
Somos especialistas na criação de sites profissionais, seguindo as melhores práticas do mercado, e estamos prontos para ajudar você e o seu negócio a conquistar cada vez mais espaço no mundo digital! Vamos conversar?
0