Tom de voz da marca: o que é e como fazer

Tom de voz da marca: o que é e como fazer

A competição do mercado é brutal. Os mínimos detalhes podem diferenciar o seu negócio do seu concorrente, na visão do consumidor.

E a maioria das pessoas, infelizmente, acredita que esses detalhes são irrelevantes.

Não poderiam estar mais errados. Pelo contrário, mesmo que o consciente não perceba, o subconsciente dos clientes elenca as suas preferências por uma marca por meio de vários critérios pequenos.

E é aí que a sua empresa pode se destacar e sobressair ante os que não pensam no negócio como você irá aprender hoje: de maneira integrada e detalhista.

Comunicar-se bem com o público é fundamental. Fazer com que a mensagem que se quer passar chegue ao seu destino é imprescindível.

E muitos conseguem fazer isso, e muito bem por sinal.

Porém o detalhe do tom da voz da marca é o que pode te destacar no mar de ofertas. Entenda o que é e como fazer o tom da voz da marca ser percebido em meio a todos os demais.

Boa leitura.

Definição do que é o tom da voz de uma marca

Tom de voz da marca: o que é e como fazer
Tom de voz da marca: o que é e como fazer

Nos dias atuais, a exigência dos consumidores que já era alta, aumentou ainda mais.

E com a inserção da elevada competitividade também nos ambientes virtuais, o desafio de atrair a atenção do público se tornou mais acirrada ainda.

A comunicação entre marcas e clientes, se tornou ainda mais, um fator decisivo a ser considerado pelo público.

De maneira geral, toda empresa possui um conjunto de informações que visam transmitir suas concepções às pessoas.

Nesse conjunto podemos encontrar a missão, valores e visão como pontos principais de comunicação da postura da empresa com relação a seus objetivos e modo de ser visto.

E isso em si já é o primeiro nível de comunicação entre os dois lados da relação de consumo. Porém, algo muito importante não pode ser deixado de lado: o tom de voz da marca.

É pela voz que a empresa expressa seus princípios e identidade para o público. A marca precisa ter uma voz própria.

O tom de voz é a forma como a empresa dialoga com seus clientes. E isso envolve uma estratégia de marketing diretamente relacionada à identidade da marca.

Benefícios do tom de voz para a marca

Benefícios do tom de voz para a marca
Benefícios do tom de voz para a marca

Os principais benefícios que a empresa recebe ao desenvolver bem o tom de voz são:

  1. Criação de conexão emocional
  2. Comunicação clara
  3. Aumento de autoridade da marca

Entenda melhor cada um desses benefícios abaixo.

Criação de conexão emocional

Como a empresa foca em seu segmento de atuação, há a possibilidade maior de estreitar a relação com seu público. E o tom da voz pode ser o que destacará a marca entre os concorrentes naquele mesmo ramo.

Ao cliente perceber a personalidade própria do negócio, a afeição pode se desenvolver e aprofundar.

Ter um cliente ligado emocionalmente à marca é algo muito bom. E traz ótimos resultados

Comunicação clara

Uma das coisas que mais dificulta uma boa comunicação são os ruídos.

Ao se ter um tom de voz claro e objetivo, isso diminui significativamente. Se fazer entender de fato é muito importante na relação de consumo.

Isso está diretamente ligado ao branding da empresa. Uma vez que a comunicação eficiente influi diretamente na percepção dos aspectos visuais da própria marca.

Na mente do cliente, a imagem da empresa e seus produtos se solidificam cada vez mais.

Slogan, logo, símbolos e a voz, começam a fazer parte de um mesmo combo de percepção.

Aumento de autoridade da marca

Uma vez que as pessoas saibam como a empresa de fato pretende ser vista, sua posição de mercado se firma.

É importante destacar que a forma que a empresa quer ser vista é o que de fato importa.

Chegando a esse objetivo, pode-se dizer que o objetivo foi alcançado.

Por exemplo, a Ricardo Eletro, que não existe mais, se posicionou no mercado com o slogan: “Preço é tudo!”. E de fato esse era o tom de voz da marca: enérgico e objetivo.

E alinhado ao tom de voz, estavam todos os outros itens de identidade da empresa. A prioridade não eram ambientes confortáveis ou atendimentos de extrema qualidade.

O foco era o preço. O cliente que ia às lojas sabia que esse era o foco da empresa, simples assim. Isso gera autoridade no mercado, e identificação com o cliente.

Qual a importância da definição do tom de voz para a marca?

Assim como para qualquer pessoa que quer se comunicar com colegas e funcionários, a forma de falar também é importante para uma marca.

Saber que foi entendido, e que em troca entendeu corretamente a informação recebida. Isso é a base de uma boa comunicação, uma troca eficiente de entendimento.

E uma boa comunicação resulta em um bom relacionamento. Este por sua vez traz resultados financeiros ou de atingimento de objetivos, caso o lucro não seja o objetivo da organização.

Assim como cada indivíduo, a marca deve criar seu estilo próprio.

A empresa pode optar por ter um tom de voz em uma linha específica, como:

  • Divertido
  • Sério
  • Gentil
  • Atual (uso de gírias)
  • Objetiva
  • Enérgico

Seu modo de comunicar, o seu tom peculiar e sempre destacando a identidade e os princípios norteadores da empresa.

Isso se chama coesão e coerência na comunicação. O público aprecia muito isso.

É importante que os clientes entendam, em sua essência, a razão da existência da empresa. O que ela planeja ser no futuro, e como pretende chegar lá.

E principalmente, o que ela considera de mais valioso em sua atuação no mercado. Com esse entendimento, a sinceridade permeia a relação.

Assim é possível haver um nível de intimidade maior na relação de consumo.

Criando o tom de voz da marca

Esse processo criativo deve fazer parte de uma estratégia de marketing abrangente.

Dentre os tópicos definidos a serem desenvolvidos no plano de ação, o tom de voz deve ser destacado e bem elaborado.

De certa forma, ele se interliga a outras áreas. Por exemplo, o aperfeiçoamento da identidade visual, e passos necessários para o trabalho com nichos, envolvem trabalhos correlatos como você verá mais à frente.

Por esse motivo, é importante que se crie um plano de marketing completo que contemple as mais diversas opções.

Caso você achar que uma ajuda nesse planejamento cairia bem, contate-nos e te apoiaremos nesse processo.

Para desenvolver um bom tom de voz da marca, você deve:

Seguindo esses passos o processo de criação de um tom de voz próprio estará bem encaminhado.

E sua empresa estará mais próxima de ser plenamente compreendida pelo público.

Detalhe: o foco sempre deverá ser no segmento em que a marca atua. Ele é o motivo da existência do negócio, portanto a prioridade.

A importância da personalidade própria da marca

Como você pode perceber, os clientes preferem a clareza. Como já foi dito o seu nicho de atuação definirá qual o melhor tom de voz a ser adotado.

Pessoas são sistemas únicos, com emoções e vontades próprias. Você não poderá falar com todos de maneira 100% individualizada, pelo menos não ao passar as informações da empresa.

No momento do atendimento é diferente, cada pessoa é tratada individualmente.

Mas se tratando da identidade visual, o tom será o mesmo para todo o segmento que você visa atrair.

Por esse motivo, a personalidade da empresa será responsável por atrair o público até a marca. A geração de afinidade com a forma de ser é o que determinará o relacionamento e envolvimento entre ambos.

Como no caso da Ricardo Eletro haverá os clientes que priorizam o preço acima de tudo.

Em contrapartida existirão os que preferem um bom atendimento em primeiro lugar. E ainda os que preferem produtos de qualidade acima de tudo, independente do preço e do atendimento.

E por aí vai, as possibilidades de preferências são as mais diversas. Ao criar a persona que sua empresa pretende atingir você poderá focar no que é mais valioso para o seu cliente alvo.

Ter personalidade e tom de voz próprio direcionará seu negócio onde ele deve estar.

 Alinhe o seu tom de voz e fique afinado com os clientes

Esperamos que ao ler esse material, você tenha percebido a importância de se destacar dos concorrentes.

Definir adequadamente o tom de voz, o que é e como fazer, fará a sua marca se posicionar melhor no mercado.

Atenderá às expectativas do seu segmento e mostrará sua competitividade às outras marcas que estão no mercado.

Foque na liderança, seja autêntico e genuíno. Faça o seu tom de voz ser ouvido e colha os frutos de uma boa comunicação.

Realize isso por meio de um trabalho detalhista e minucioso. Caso precise de orientação, procure profissionais que possam orientar sua empresa durante todo o processo.

Dialogue com todos os seus stakeholders de maneira clara e faça a sua marca se destacar cada vez mais. Desejamos competência e boa sorte.

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