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ToggleQuem possui um negócio e não está inserido no ambiente digital corre sérios riscos de comprometer a saúde da sua empresa.
A internet é um dos locais mais propícios para o atendimento do cliente. Da mesma forma também é para a compra e venda de produtos e serviços.
Para uma empresa atuar no meio digital, além de possuir perfis nas redes sociais, é importante que tenha um domínio na rede.
Desenvolver um site com aspectos profissionais agrega muito valor à marca.
Hoje te mostraremos quanto custa para criar um site profissional e como você pode melhorar a presença da sua empresa diante do seu público consumidor
A importância de se ter um site
Como dito, a presença da marca na internet é praticamente uma obrigação.
O próprio marketing desenvolveu um segmento que foca nos aspectos relacionados à presença de empresas e empreendedores nesse ambiente competitivo, tamanha a sua importância.
Trata-se do marketing digital e suas ferramentas estratégicas de abordagem aos clientes nos meios digitais.
Claro que vendas em ambientes físicos continuam representando uma grande parcela do faturamento da maioria das empresas.
Mas caso queira expandir os negócios a marca deve ser “onipresente” e estar apta a atender o cliente onde ele estiver.
Uma página profissional da marca traz mais visibilidade e empatia do ponto de vista do consumidor, pois ele sente que a empresa está se adequando a ele, e não o contrário.
O que deve conter no orçamento do seu site
Para estar na internet existem meios e custos envolvidos, mesmo que não monetários.
Primeiro, é importante destacar que há sim a possibilidade de criar um site totalmente sem custo. A internet é um ambiente extremamente democrático.
Porém essa opção não contempla as opções realmente profissionais que uma marca necessita.
Sim, você pode ter e desenvolver um site gratuitamente, mas não terá a qualidade de um site profissional. E isso interfere diretamente na imagem da marca, tenha isso em mente.
A criação de um site atualmente é bastante acessível, porém necessita dar atenção a alguns critérios que vão influenciar no valor do seu website. São eles:
- Domínio
- Hospedagem
- Segurança
- Tipo de site
- Número de páginas
- Design/Site responsivo
- Manutenção
Entenda melhor abaixo cada um desses pontos.
Domínio
O domínio é como se fosse o seu endereço físico, pois é exclusivo. Ele aparece na URL da página.
Os custos com a compra e registro anual do domínio devem estar contidos nas despesas iniciais e de manutenção do seu site.
O uso de um domínio tem o poder de passar credibilidade e confiança. Se você decidir mudar sua hospedagem, o domínio te acompanhará .
O valor para sua criação pode variar muito porque, quanto mais comum e menor for o nome, maior será o valor do domínio.
Em média, os valores podem variar entre R$40 até R$50 mil ao ano. O valor diminui com o passar dos anos de registro.
Sites como Weblink, Hostinger, Registro Br e Hostgator podem ser utilizados para comprar domínios.
Hospedagem
A hospedagem do site nada mais é do que a venda ou aluguel de um espaço do servidor. O seu custo pode estar junto ao domínio em forma de pacote ou não.
Ela afeta diretamente no carregamento do seu site e consequentemente no seu ranqueamento do Google.
O seu custo vai variar de acordo com o tipo de hospedagem, mas o valor em média está entre R$80 reais a R$120 mil reais ao ano.
Segurança
É necessária a compra do certificado Secure Sockt Layer(SSL) para assegurar que todos os dados postos no seu site estão criptografados.
Você pode optar por fazer gratuitamente através do Lets Encrypt ou contratar um profissional para fazê-lo. O custo médio está entre R$100 a R$300 reais anuais.
Tipo de site
A escolha do melhor tipo de site depende para qual finalidade pretende utilizá-lo. Os tipos são:
- Onepage: são sites de página única. Por terem boa estrutura, são ideais para negócios que não necessitam de muitas páginas para descrever seu trabalho como eventos ou restaurantes.
- E-commerce: Um dos tipos de site mais conhecidos e difundidos na internet, as famosas lojas virtuais. Algumas delas utilizam poucas páginas para divulgar seus produtos e outras possuem inúmeras páginas, pois dão espaço para diversos vendedores fazerem apresentações de seus produtos.
- Site corporativo ou empresarial: É uma ótima opção para as empresas que têm interesse em mostrar seu trabalho na internet e também pode ser utilizado para fazer marketing de conteúdo.
- Web app: Quando um site tem desempenho e comportamento de um aplicativo.
Número de páginas
O número de páginas depende do tipo de empreendimento e para qual finalidade o site foi criado.
Por exemplo, lojas que vendem uma grande variedade de produtos certamente precisarão de uma quantidade bem maior de páginas quando comparado a um restaurante que consegue em poucas páginas fazer a apresentação do seu negócio.
Design/ site responsivo
É muito importante que o seu site seja responsivo para que os usuários consigam acessá-lo de qualquer dispositivo eletrônico sem nenhum problema. Como por exemplo de um smartphone.
Um site responsivo é essencial para otimização nos mecanismos de busca.
No que diz respeito ao design e diagramação do site, os programadores costumam cobrar por hora, entre R$50,00 e R$150,00.
O custo de tornar um site responsivo de pequeno porte começa a partir de R$2.000,00. Em casos de empresas de médio porte, será a partir de R$4.000,00.
Manutenção
Você pode optar por ter uma equipe que realize a manutenção do seu site. Produção de conteúdo, postagens e atualizações são inclusas.
O custo de manutenção de um site pequeno ou médio varia entre 70 a 1.000 reais mensais.
Conclusão
Um site profissional é muito mais proveitoso do que um gratuito. Mas claro que ter um site grátis não deixa de ser uma opção.
Porém leve em consideração que o atendimento técnico ao cliente e a experiência de uso estarão comprometidos.
Para se desenvolver um site profissional, o investimento mínimo inicial estimado seria a partir de R$1.500,00.
Um investimento relativamente baixo para os benefícios que serão obtidos.
Claro que alguns custos podem ser reduzidos de acordo com a sua habilidade no manuseio de ferramentas de criação de sites.
Mas caso não seja a sua área de atuação procure profissionais que poderão te auxiliar nesse momento de construção.
A imagem da sua empresa está em jogo, portanto faça algo que seja digno dela.
Desejamos sucesso nesse momento. Caso queira aprender mais sobre marketing digital acesse nossos artigos que abordam outras estratégias que farão sua empresa crescer ainda mais.
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