5 grandes vantagens do marketing de conteúdo

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Verônica Knaut

Head de conteúdo - Equipe Lab Growh

Publicado em: 9 de junho de 2022
Conteúdo atualizado em: 1 de agosto de 2025
5 grandes vantagens do marketing de conteúdo

Muitos empresários se perguntam como encontrar clientes, mas a pergunta certa a se fazer hoje em dia é: o que você faz para o seu cliente te encontrar?

Você conhece as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Uma das melhores respostas, sem dúvida, é o uso do Inbound Marketing para atrair, converter e encantar novos clientes todos os dias.

A entrega de conteúdo de qualidade, útil e compartilhável garante uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Sem conteúdo, não há nada para medir/otimizar e nada para compartilhar nas redes sociais.

O pensamento de que somente posts sobre produtos, preço e promoção é a solução para vender mais é totalmente ultrapassado.

É preciso análise de métricas para conseguir entender bem o comportamento da persona. Saber quais imagens são chamativas, quais títulos despertam mais atenção para que o usuário leia toda a sua publicação, vá até o seu site, e faça uma compra ou contrate o seu serviço.

Ficar preso ao número de curtidas e seguidores não vai fazer com que a sua empresa venda mais.

Seja o seu negócio B2B ou B2C, você precisa aproveitar as vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa.

E é sobre elas que vamos falar no artigo de hoje.

Vantagens do marketing de conteúdo

Vantagens do marketing de conteúdo
Vantagens do marketing de conteúdo

Confira a seguir as cinco principais vantagens do marketing de conteúdo.

1. Atrai público interessado para o seu site

Hoje em dia as pessoas procuram praticamente tudo no Google. Tudo que querem saber, encontrar, descobrir, comprar, ou seja, tudo o que lhes desperta interesse, elas buscam na ferramenta.

Já pensou se, quando alguém procurar por algo relacionado ao que a sua empresa faz, o site do seu negócio aparecer como uma das respostas do Google?

Ao clicar na resposta que vai esclarecer para a pessoa as dúvidas que ela tem sobre o tema, ela terá contato com a sua marca, o que, é claro, pode evoluir para um processo de compra.

Tudo isso é possível com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

A primeira coisa que deve ser pensada é como sua empresa é vista online e isso será feito por meio de um site com um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas para ter bom rankeamento nas ferramentas de busca.

Quando desenvolvido junto com SEO, o marketing de conteúdo permite melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca, pois trabalha nos conteúdos as palavras-chave mais relevantes para a empresa, e conforme mais conteúdos de qualidade são criados, maiores são as chances de se ter um bom posicionamento.

2. Cria e fortalece o relacionamento com o público

Ao utilizar as estratégias do marketing de conteúdo, você criará um forte relacionamento com o público, pois suas publicações irão além de postar apenas sobre produtos, serviços e promoções.

Os conteúdos podem ter duas finalidades: informação ou entretenimento.

É ideal trabalhar mais com esses objetivos, e falar menos do produto. Nas redes sociais por exemplo, é recomendado que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para o produto.

Conteúdo é o que não falta hoje em dia no ambiente digital, porém, apenas um conteúdo de qualidade que realmente agregue valor é o que consegue transformar uma marca em uma referência para o segmento em que atua.

Ser referência em seu nicho de mercado significa ter sua marca lembrada quando um determinado assunto é colocado em pauta.

3. Fortalece a marca e constrói autoridade

As pessoas têm mais propensão a fazer negócios com marcas que elas já conhecem e confiam. Assim, o marketing de conteúdo ajuda o seu público a se familiarizar com o seu negócio, pois já teve contato com vários conteúdos produzidos por você.

Isso, por sua vez, ajuda a sua marca a construir autoridade sobre o assunto em questão.

Dessa forma, além de lembrar da sua empresa e de ter uma referência positiva sobre ela, quando essa pessoa precisar fechar negócio, ela vai optar pela sua solução, e não pela de um concorrente que ela mal (ou nem) conhece.

As novas tendências de consumo e comportamento apontam para uma exigência dos consumidores em conhecer melhor o que estão adquirindo, principalmente quando o produto é caro.

Todo relacionamento com a empresa é construído antes do cliente finalizar a compra. Tem o início como fase de descoberta do problema, passando pela consideração das possíveis soluções e, finalmente, chega-se à decisão de compra após análise do custo-benefício e vantagens.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo atende às demandas dos potenciais clientes em todas essas fases, não apenas no início ou no final.

A ideia é que a empresa, a partir de conteúdo de qualidade, leve o lead adiante nas etapas da jornada de compra até o momento da finalização do negócio.

4. Aumenta o engajamento das pessoas com a marca

O mundo digital ajuda você a entender melhor o seu público e, a partir desse entendimento, a sua comunicação com ele também fica melhor. Se você fala a mesma língua dos seus seguidores, eles podem se tornar verdadeiros fãs da sua empresa.

Assim, o marketing de conteúdo pode ajudar a criar verdadeiros promotores da sua marca.

Os consumidores que mais interagirem com você nas redes sociais e gostarem de seus conteúdos vão compartilhar com os seguidores deles, e isso é muito importante para o seu negócio, porque toda vez que falam bem da sua empresa nas redes sociais, ela passa a ser bem-vista por mais pessoas que poderão se tornar seus futuros clientes.

5. Ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC). Isso porque a entrega de conteúdo de valor ajuda a poupar esforços do time de vendas e a reduzir o investimento em mídia paga.  

O resultado dessa capacidade que o marketing de conteúdo tem de gerar valor ao longo do tempo pode levar sua empresa a economizar com orçamento de marketing, deixando espaço para que você varie as estratégias e encontre novas formas de captar clientes com custos mais atrativos.

Desafios do Marketing de Conteúdo

Desafios do Marketing de Conteúdo
Desafios do Marketing de Conteúdo

Trabalhando com o marketing de conteúdo é muito mais fácil ser encontrado na internet.

Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO.

Outra forma de atrair leads com uma estratégia de marketing de conteúdo é por meio de recompensas digitais. Conteúdos podem ser disponibilizados de forma gratuita e assim, há a captura de e-mail e contatos. Com essa lista de e-mails e contatos você pode trabalhar com o e-mail marketing, por exemplo.

Os maiores desafios das empresas pequenas em trabalhar com o marketing de conteúdo são:

 – Determinar objetivos claros para utilizar o marketing de conteúdo

 – Focar em um público-alvo bem definido

 – Ter tempo e recursos suficientes para produzir conteúdo

 – Saber onde publicar seu conteúdo e como alcançar seu cliente ideal

 – Medir a eficácia do conteúdo produzido

Para solucionar todos esses desafios, as empresas podem contar com agências de marketing digital em Curitiba especializadas em marketing de conteúdo, como é o caso da Lab Growth.

A fidelização dos clientes com o marketing de conteúdo

Com o marketing de conteúdo, o foco não está apenas na aquisição de novos clientes e efetivação da venda – o pós-venda e a fidelização dos clientes também são muito importantes para a estratégia.

O marketing de conteúdo proporciona muitas oportunidades para fidelização dos clientes.

Um conteúdo pode mostrar, por exemplo, os melhores usos do produto adquirido, dicas de outros consumidores que fizeram a mesma compra, dicas de passeio, se a venda foi de uma viagem, e várias outras coisas que podem agregar valor à compra feita.

O pós-venda é o momento de mostrar ao cliente que a empresa continua dando atenção a ele e fazer com que, se ele precisar novamente do produto ou serviço, não pense duas vezes antes de procurar sua empresa.

Além disso, ele pode indicar aos amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é uma forma confiável de atingir novos públicos e conseguir novos clientes.

Desenvolver o marketing de conteúdo não é algo que pode ser feito do dia para a noite, pois exige informação, preparo da equipe de marketing e de vendas, adequação da empresa, assistência etc.

Porém, essa estratégia traz inúmeros benefícios para as empresas, e as mantêm competitivas e relevantes para os consumidores.

Marketing de conteúdo é com a Lab Growth!

Nós atuamos para fortalecer sua marca e aumentar os seus resultados, fazendo com que os seus clientes vão até a sua empresa, e não o contrário.

Acreditamos que todos os lados devem ser beneficiados, tanto a empresa que está apostando no marketing para aumentar seus resultados, quanto o público que tem acesso aos conteúdos gerados por uma boa estratégia.

Com o uso da estratégia de marketing de conteúdo certa, você se destacará no mercado e obterá o resultado que merece!

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.

Esperamos que tenha gostado, e continue acompanhando as novidades do nosso blog, para conhecer mais sobre o mundo do marketing!

Até a próxima!

Conteúdo é Rei!
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