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ToggleMuitos empresários se perguntam como encontrar clientes, mas a pergunta certa a se fazer hoje em dia é: o que você faz para o seu cliente te encontrar?
Você conhece as vantagens do Marketing de Conteúdo?
Uma das melhores respostas, sem dúvida, é o uso do Inbound Marketing para atrair, converter e encantar novos clientes todos os dias.
A entrega de conteúdo de qualidade, útil e compartilhável garante uma estratégia de marketing bem-sucedida.
Sem conteúdo, não há nada para medir/otimizar e nada para compartilhar nas redes sociais.
O pensamento de que somente posts sobre produtos, preço e promoção é a solução para vender mais é totalmente ultrapassado.
É preciso análise de métricas para conseguir entender bem o comportamento da persona. Saber quais imagens são chamativas, quais títulos despertam mais atenção para que o usuário leia toda a sua publicação, vá até o seu site, e faça uma compra ou contrate o seu serviço.
Ficar preso ao número de curtidas e seguidores não vai fazer com que a sua empresa venda mais.
Seja o seu negócio B2B ou B2C, você precisa aproveitar as vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa.
E é sobre elas que vamos falar no artigo de hoje.
Vantagens do marketing de conteúdo
Confira a seguir as cinco principais vantagens do marketing de conteúdo.
1. Atrai público interessado para o seu site
Hoje em dia as pessoas procuram praticamente tudo no Google. Tudo que querem saber, encontrar, descobrir, comprar, ou seja, tudo o que lhes desperta interesse, elas buscam na ferramenta.
Já pensou se, quando alguém procurar por algo relacionado ao que a sua empresa faz, o site do seu negócio aparecer como uma das respostas do Google?
Ao clicar na resposta que vai esclarecer para a pessoa as dúvidas que ela tem sobre o tema, ela terá contato com a sua marca, o que, é claro, pode evoluir para um processo de compra.
Tudo isso é possível com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
A primeira coisa que deve ser pensada é como sua empresa é vista online e isso será feito por meio de um site com um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas para ter bom rankeamento nas ferramentas de busca.
Quando desenvolvido junto com SEO, o marketing de conteúdo permite melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca, pois trabalha nos conteúdos as palavras-chave mais relevantes para a empresa, e conforme mais conteúdos de qualidade são criados, maiores são as chances de se ter um bom posicionamento.
2. Cria e fortalece o relacionamento com o público
Ao utilizar as estratégias do marketing de conteúdo, você criará um forte relacionamento com o público, pois suas publicações irão além de postar apenas sobre produtos, serviços e promoções.
Os conteúdos podem ter duas finalidades: informação ou entretenimento.
É ideal trabalhar mais com esses objetivos, e falar menos do produto. Nas redes sociais por exemplo, é recomendado que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para o produto.
Conteúdo é o que não falta hoje em dia no ambiente digital, porém, apenas um conteúdo de qualidade que realmente agregue valor é o que consegue transformar uma marca em uma referência para o segmento em que atua.
Ser referência em seu nicho de mercado significa ter sua marca lembrada quando um determinado assunto é colocado em pauta.
3. Fortalece a marca e constrói autoridade
As pessoas têm mais propensão a fazer negócios com marcas que elas já conhecem e confiam. Assim, o marketing de conteúdo ajuda o seu público a se familiarizar com o seu negócio, pois já teve contato com vários conteúdos produzidos por você.
Isso, por sua vez, ajuda a sua marca a construir autoridade sobre o assunto em questão.
Dessa forma, além de lembrar da sua empresa e de ter uma referência positiva sobre ela, quando essa pessoa precisar fechar negócio, ela vai optar pela sua solução, e não pela de um concorrente que ela mal (ou nem) conhece.
As novas tendências de consumo e comportamento apontam para uma exigência dos consumidores em conhecer melhor o que estão adquirindo, principalmente quando o produto é caro.
Todo relacionamento com a empresa é construído antes do cliente finalizar a compra. Tem o início como fase de descoberta do problema, passando pela consideração das possíveis soluções e, finalmente, chega-se à decisão de compra após análise do custo-benefício e vantagens.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo atende às demandas dos potenciais clientes em todas essas fases, não apenas no início ou no final.
A ideia é que a empresa, a partir de conteúdo de qualidade, leve o lead adiante nas etapas da jornada de compra até o momento da finalização do negócio.
4. Aumenta o engajamento das pessoas com a marca
O mundo digital ajuda você a entender melhor o seu público e, a partir desse entendimento, a sua comunicação com ele também fica melhor. Se você fala a mesma língua dos seus seguidores, eles podem se tornar verdadeiros fãs da sua empresa.
Assim, o marketing de conteúdo pode ajudar a criar verdadeiros promotores da sua marca.
Os consumidores que mais interagirem com você nas redes sociais e gostarem de seus conteúdos vão compartilhar com os seguidores deles, e isso é muito importante para o seu negócio, porque toda vez que falam bem da sua empresa nas redes sociais, ela passa a ser bem-vista por mais pessoas que poderão se tornar seus futuros clientes.
5. Ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC). Isso porque a entrega de conteúdo de valor ajuda a poupar esforços do time de vendas e a reduzir o investimento em mídia paga.
O resultado dessa capacidade que o marketing de conteúdo tem de gerar valor ao longo do tempo pode levar sua empresa a economizar com orçamento de marketing, deixando espaço para que você varie as estratégias e encontre novas formas de captar clientes com custos mais atrativos.
Desafios do Marketing de Conteúdo
Trabalhando com o marketing de conteúdo é muito mais fácil ser encontrado na internet.
Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO.
Outra forma de atrair leads com uma estratégia de marketing de conteúdo é por meio de recompensas digitais. Conteúdos podem ser disponibilizados de forma gratuita e assim, há a captura de e-mail e contatos. Com essa lista de e-mails e contatos você pode trabalhar com o e-mail marketing, por exemplo.
Os maiores desafios das empresas pequenas em trabalhar com o marketing de conteúdo são:
– Determinar objetivos claros para utilizar o marketing de conteúdo
– Focar em um público-alvo bem definido
– Ter tempo e recursos suficientes para produzir conteúdo
– Saber onde publicar seu conteúdo e como alcançar seu cliente ideal
– Medir a eficácia do conteúdo produzido
Para solucionar todos esses desafios, as empresas podem contar com agências de marketing digital em Curitiba especializadas em marketing de conteúdo, como é o caso da Lab Growth.
A fidelização dos clientes com o marketing de conteúdo
Com o marketing de conteúdo, o foco não está apenas na aquisição de novos clientes e efetivação da venda – o pós-venda e a fidelização dos clientes também são muito importantes para a estratégia.
O marketing de conteúdo proporciona muitas oportunidades para fidelização dos clientes.
Um conteúdo pode mostrar, por exemplo, os melhores usos do produto adquirido, dicas de outros consumidores que fizeram a mesma compra, dicas de passeio, se a venda foi de uma viagem, e várias outras coisas que podem agregar valor à compra feita.
O pós-venda é o momento de mostrar ao cliente que a empresa continua dando atenção a ele e fazer com que, se ele precisar novamente do produto ou serviço, não pense duas vezes antes de procurar sua empresa.
Além disso, ele pode indicar aos amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é uma forma confiável de atingir novos públicos e conseguir novos clientes.
Desenvolver o marketing de conteúdo não é algo que pode ser feito do dia para a noite, pois exige informação, preparo da equipe de marketing e de vendas, adequação da empresa, assistência etc.
Porém, essa estratégia traz inúmeros benefícios para as empresas, e as mantêm competitivas e relevantes para os consumidores.
Marketing de conteúdo é com a Lab Growth!
Nós atuamos para fortalecer sua marca e aumentar os seus resultados, fazendo com que os seus clientes vão até a sua empresa, e não o contrário.
Acreditamos que todos os lados devem ser beneficiados, tanto a empresa que está apostando no marketing para aumentar seus resultados, quanto o público que tem acesso aos conteúdos gerados por uma boa estratégia.
Com o uso da estratégia de marketing de conteúdo certa, você se destacará no mercado e obterá o resultado que merece!
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.
Esperamos que tenha gostado, e continue acompanhando as novidades do nosso blog, para conhecer mais sobre o mundo do marketing!
Até a próxima!
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