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ToggleInvestir em Inbound Marketing para Restaurantes é uma importante iniciativa de posicionamento de mercado para empreendedores que atuam no mercado de refeições e eventos.
Atualmente, a área de mercado gastronômico tem obtido cada vez mais presença no mercado e na mídia em geral.
Considerando o momento atual de volta ao “normal”, após o fim ou a flexibilização de muitas restrições sanitárias que foram impostas com o objetivo de conter a pandemia do novo coronavírus, o mercado dedicado para o serviço de alimentação registrou crescimento de demanda e de procura.
Esse crescimento, em grande parte, se deve à popularização do delivery e do trabalho de reposicionamento dos estabelecimentos físicos como restaurantes e lanchonetes para atender os clientes de forma mais segura e orientada.
Todos os esforços visam adaptar as empresas para atender seus clientes dentro das melhores práticas de qualidade e de higiene pensando na prevenção da Covid-19.
Considerando as atuais mudanças, é importante que as empresas do setor se adaptem ao momento de crise e de abertura de novas oportunidades para atração de público e de alavancagem de novos negócios.
O que é Inbound Marketing para restaurantes?
Devemos considerar esse método de marketing como uma ferramenta dedicada para criar pontos de atração de clientes por meio da geração de conteúdo de valor publicado em blogs, sites, redes sociais e até YouTube.
Ele atua para tornar a empresa, por meio de seus conteúdos, o verdadeiro alvo dos clientes. O “inbound” é o oposto do “outbound marketing”.
Por meio do outbound marketing, a empresa e seus vendedores “correm” atrás do cliente para realizar abordagem de vendas, diferente do “inbound marketing” que, por meio de conteúdos ricos, gera atração dos potenciais clientes em direção à empresa.
Sendo assim, a aplicação dessa ferramenta é bastante oportuna para restaurantes e empresas que atuam no segmento de alimentos. Pois, visa orientar o cliente por meio de dicas e informações, gerando atração de público para a empresa de forma natural.
Oportunidade para a empresa
Devemos considerar que inbound marketing para restaurantes é bastante eficiente por ser menos agressivo do que o outbound, já que se trata de uma forma de educar o cliente e gerar um funil de vendas que traz resultados.
A seguir, apresentamos dicas preciosas de como fazer esse método de marketing gerar retorno para a empresa.
1 – Criação de sites profissionais
Devemos considerar o site oficial de uma empresa ou restaurante como a principal vitrine digital da marca na internet.
No caso do restaurante, o site pode informar sobre os principais tópicos do cardápio, dados de contato, links para pedidos, fotos profissionais do ambiente do restaurante e dos pratos, vídeos institucionais, entre outros tipos de conteúdo que posicionem o restaurante para os clientes.
2 – Google Meu Negócio
Nos últimos tempos, o Google lançou uma ferramenta gratuita que é indicada para cadastrar empresas por região e categoria de atuação. Essa ferramenta, chamada Google Meu Negócio, serve para informar a população local sobre as principais empresas existentes naquela região.
Imagine uma pessoa que mora no Bacacheri (um bairro da cidade de Curitiba). Ao pesquisar na internet sobre receitas de comida japonesa, o Google também informa quais restaurantes japoneses estão mais próximos da localização do usuário.
É muito importante que o restaurante faça um cadastro na plataforma do Google Meu Negócio como forma de gerar um novo tipo de atração por parte de clientes potenciais que buscam por assuntos e produtos referentes aos que o restaurante pode oferecer e entregar.
Nessa plataforma o empreendedor pode informar dados como localização, horário de funcionamento e até fotos do estabelecimento.
3 – Criação de um blog profissional
Se o seu restaurante já lançou um site profissional, agora é hora de criar um blog para publicar artigos e dicas sobre o segmento da empresa, temáticas de pratos e lançamentos de novos cardápios.
O blog ainda poderá ser usado para publicar artigos e textos sobre a história da cidade ou bairro onde o restaurante está inserido, entre outros tipos de temas ou assuntos que sejam oportunos para a marca.
Devemos ressaltar que a criação de conteúdo é um dos principais pilares do inbound marketing para restaurantes, pelo fato de ajudar a atrair mais visitantes e gerar valor com o próprio conteúdo.
4 – Invista em SEO
Ao investir em estratégias de SEO para site e blog da empresa, o restaurante passará a ter um site com design responsivo, textos e artigos otimizados com palavras-chave, imagens e fotos otimizadas, aplicação de estratégia de backlinks, entre outras iniciativas.
5 – Produza iscas digitais
Para gerar leads (público de interesse abrangente) é importante produzir e disponibilizar iscas digitais como ebooks, cursos online gratuitos, entre outros tipos de infoprodutos que possam ser baixados pelo visitante em troca de um cadastro simples, realizado em uma landing page.
Dessa forma, o restaurante gerará uma lista de e-mails e de contatos, contando com pessoas que de fato se interessam pela sua linha de atuação.
Devemos considerar o inbound marketing como uma iniciativa mais acessível, barata e mais rápida em comparação com o outbound marketing. A empresa não precisa abandonar o outbound marketing, pois em muitos casos ainda é necessário ir atrás do cliente.
Mas, em tempos de digitalização de mercado e de informação, atrair clientes gera menos custos de vendas.
Conclusão
Portanto, o inbound marketing para restaurantes é parte fundamental dos esforços de vendas da empresa em seu mercado de atuação. Os restaurantes devem ser considerados como um tipo de empresa que sempre necessitará fazer parte dos movimentos dos seus clientes, visando sempre encantá-los, além de atender a uma demanda específica.
Mesmo em tempos de pandemia, muitos restaurantes conseguiram se reinventar, seja por meio de novos canais de atendimento, entrega delivery e implementação de novo tipo de cardápio para posicionar a empresa em tempos de “novo normal”.
Investir na geração de conteúdo de qualidade, criação de plataformas digitais como um site e a geração de envio de informação via e-mail e whatsapp estão entre as principais iniciativas desse método de marketing que pode ser adaptado e dedicado para a realidade de um restaurante.
Precisa de ajuda nessa jornada? Ou não sabe nem por onde começar? Entre em contato conosco! Vai ser um prazer ajudar o seu restaurante a se destacar na internet e conquistar cada vez mais clientes!
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