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ToggleAtualmente na web, o conteúdo criado para um site de negócios é muito importante.
Quando o conteúdo é bom, vai atrair, convencer e entreter. Se ele tiver a capacidade de fazer tudo isso, é porque certamente está bem fundamentado.
Um dos principais objetivos do uso dessas técnicas é convencer o usuário a navegar no seu site. Elas também são úteis mantê-lo navegando o máximo de tempo possível.
Na verdade, o ideal é que o usuário aprecie o conteúdo e volte sempre ao site. Para isso, o blog ou site, precisará demonstrar credibilidade e ter um conteúdo relevante.
Existem técnicas especializadas que ajudarão nessa tarefa tão difícil. Elas são utilizadas para redigir um bom conteúdo e assim alcançar esses objetivos. São as técnicas de SEO.
O domínio das técnicas de redação para SEO é muito benéfico para qualificação do site de qualquer pessoa.
Leia o artigo até o final e descubra quais são as melhores técnicas de redação para SEO.
Entendendo melhor o que é SEO
SEO é mais um termo gringo que passou a fazer parte do cotidiano dos empreendedores e profissionais de marketing brasileiros.
O termo é a sigla para Search Engine Optimization, que ao pé da letra significa “otimização de mecanismos de busca”.
Basicamente consiste em um conjunto de técnicas cuidadosamente desenvolvidas para trazer sucesso ao seu site, fazendo com que os buscadores o coloquem em um ranqueamento melhor.
O SEO procura realizar essa potencialização e melhora de posicionamento nas páginas de resultados de maneira orgânica, ou seja, sem que se pague para estar bem posicionado.
Pelo menos que não se pague o próprio buscador. Por que sim, existem custos para isso.
Normalmente os buscadores online oferecem espaços publicitários nas primeiras páginas de resultados para anunciantes que pagarem mais, por isso o adendo.
Você pode entender melhor sobre isso no nosso artigo sobre mídia programática.
A ideia é que um bom conteúdo de um site traga pessoas interessadas nele. E esse tráfego é avaliado pelos buscadores.
Assim o site é ranqueado para estar nessas páginas iniciais. O buscador também leva em consideração o tráfego orgânico do site.
Além da qualidade do conteúdo apresentado, que deve ser escrito de forma técnica e nos padrões adequados.
Por que é importante utilizar as melhores técnicas de redação para SEO
Antigamente a redação de conteúdo do SEO era baseada no uso da palavra-chave o máximo possível.
Porém, os algoritmos mudaram, e agora os mecanismos de busca dão prioridade aos sites que produzem conteúdo consistente. Aquele que realmente ajude a resolver os problemas dos usuários.
O SEO, de certa forma, é uma parte do marketing que mantém o foco na visibilidade do site nos mecanismos de busca.
É verdade que uso dessas técnicas melhoram o ranqueamento e aumenta o tráfego, mas o principal objetivo é tornar a experiência do usuário mais agradável.
A maioria dos usuários da web opta por acessar o primeiro site apresentado no resultado dos mecanismos de busca ao fazer uma pesquisa. Ou seja, se o seu site não estiver bem ranqueado, provavelmente receberá poucas visitas.
Na verdade, a maioria das pessoas prefere sempre acessar os cinco primeiros sites dos resultados de busca. Percebe como é importante estar bem ranqueado?
Caso o seu objetivo seja a exibição do seu conteúdo nos primeiros resultados do Google, deverá estar muito atento na hora de redigir os textos que farão parte do acervo do site.
Quais são as melhores técnicas de redação para SEO
Vamos te apresentar as principais técnicas que vão te ajudar a performar bem na produção do seu conteúdo. Elas são:
- A utilização de palavras chaves
- O uso de títulos e subtítulos
- Insira links internos no texto
- Otimize as estruturas do texto
- Utilize gatilhos mentais
- Use exemplos e comparações
- Desenvolva uma boa meta descrição
Entenda melhor cada uma delas abaixo.
Utilização de palavras-chave e suas variações
A boa definição da palavra- chave ainda é um dos pontos mais importantes no início do processo que resultará ranqueamento do site.
Atente-se para o fato de que elas podem ser também uma frase. São conhecidas como palavras chaves de cauda longa.
Sempre escolha a palavra-chave antes de iniciar a redação do seu conteúdo. É como escolher o tema da redação da escola, deve ser feito antes de escrever a primeira palavra.
Não saia colocando a sua palavra-chave no texto de qualquer jeito porque o algoritmo do buscador percebe a intenção por trás disto.
Inclusive ele, o algoritmo, pode penalizar sites que usam a palavra chave em excesso nas redações de seus artigos.
A quantidade de vezes que deve aparecer no conteúdo, depende do tamanho do texto.
Se for um texto grande deverá aparecer mais vezes. Por exemplo, num texto de 1000 palavras ou mais, é recomendado que não se repita mais de 20 vezes.
Recomenda-se o uso de sinônimos ou termos correlatos à palavra-chave. Isso serve para que não fique muito repetitivo e cansativo o texto.
A escolha dos termos usados dependerão do modo como seu público-alvo pesquisa na web, e suas preferências específicas.
Uso e organização de título e intertítulos
O título do seu texto deve chamar atenção do leitor. Isso ajuda na otimização da sua página.
Nunca esqueça que no título sempre deve estar presente a palavra-chave. Isso é fundamental.
Os intertítulos, por sua vez, devem ser usados para organização do texto. Eles servem para tornar a leitura agradável e autorizar que as ferramentas de pesquisa encontrem determinadas expressões ou palavras.
A eles os redatores online se referem como H2, H3 e assim por diante.
O uso de intertítulos mostra para os robôs de motores de busca, os crawlers, que o seu texto está bem estruturado.
Outra coisa: coloque as informações mais relevantes no início do texto para que o leitor tenha interesse de ler o conteúdo até o final. Isso chama a atenção e prende o leitor.
Você verá mais sobre isso no tópico sobre gatilhos mentais.
Insira links internos
Outro ponto importante é a utilização de links internos, que são links que poderão levar o leitor a outros conteúdos dentro do próprio site, ou em sites externos.
Eles devem ser incluídos no seu texto, sempre de maneira natural e precisa. E isso ajuda muito na qualificação do site nos mecanismos de busca.
Além de manter o visitante por mais tempo no seu site, o que aumenta o seu tráfego orgânico.
Esses são os links internos. Mas cuidado para não exagerar em seu uso. O algoritmo também penaliza quando usado em excesso.
Já os backlinks externos seguem o mesmo princípio, porém podem redirecionar o usuário para outros sites, até mesmo concorrentes seus, com o conteúdo destacado no link.
Pode parecer contraditório, mas os buscadores valorizam bastante essa prática. Utilizá-la aumenta e muito as suas chances de ser ranqueado nas páginas de pesquisa.
É como, quando você pergunta em uma loja se há determinado produto, e o atendente diz que não, mas indica um concorrente onde você pode achar.
Você se sente grato pela informação e simpatiza com a loja que te mostrou onde achar o que precisava. Mesmo que seja no concorrente.
Sempre procure utilizar links externos de sites bem posicionados e que sejam autoridade no assunto da palavra ou termo onde estará adicionado o link.
Otimização da estrutura do texto
A revisão da estrutura geral do seu texto é muito importante para obter bons resultados nos buscadores online.
No que diz respeito à estrutura, a introdução do texto precisa ter uma mensagem acolhedora e interessante para que os leitores continuem lendo. Esse é o esqueleto do conteúdo
Em cima dele se desenvolve toda redação do artigo do site. Outra coisa, sempre use a palavra-chave na introdução.
Você deve colocar em negrito ou itálico as palavras ou frases que devem estar em evidência no texto. Aquelas que passam a ideia central do conteúdo, e que chamaram a atenção do leitor.
Outros pontos que não podem ser deixados de lado e que fazem parte da estrutura do texto são:
- Faça listas: isso traz praticidade para seu texto.
- Escreva frases e parágrafos curtos
- Escreva seu texto na voz ativa:isso denota uma escrita mais convincente e traz o sentimento de pertencimento
- Utilize CTA (call to action): significa chamada para ação.Geralmente é o último elemento do texto. Se você quer fidelizar esse leitor, convide-o a conhecer seu site, ler outros textos, baixar um e-book ou assinar a newsletter.
- Use imagens: as imagens ajudarão o leitor a entender melhor seu texto. Ao adicionar imagens coloque legenda, descreva o que contém na imagem e opte por usar a palavra-chave nessa hora. Isto torna seu conteúdo acessível a deficientes visuais que podem solicitar a leitura da página.
- Utilize o ponto final: pode parecer bobo, mas frases curtas ajudam na escaneabilidade da página. Os leitores da internet buscam leituras mais pontuais e rápidas.
Utilização de gatilhos mentais
A arte de argumentar bem e ser persuasivo faz parte do mundo do marketing há gerações. O uso de gatilhos mentais é tão antigo quanto.
Existem dezenas de tipos de gatilhos, mas vamos deliberar sobre os três mais utilizados. Eles são:
- Escassez
- Urgência
- Reciprocidade
O gatilho da escassez faz referência a ideia de que existem poucas unidades de um produto, ou que apenas poucas pessoas poderão acessar o serviço em questão.
Normalmente quando você lê que existem “poucas vagas” para tal curso ou para fazer parte de determinado grupo, você está diante do uso do gatilho da escassez.
Atrai, não é mesmo? Todos já vimos esses gatilhos em algum momento de nossas vidas.
No caso da urgência refere-se sempre a unidades de tempo. “Faltam apenas ‘x’ dias, ou ‘y’ horas para você garantir seu desconto”. Isso demonstra que o produto ou serviço continuará disponível, porém em um valor maior.
É muito usado em carrinhos de compras em marketplaces digitais, por exemplo.
O da reciprocidade é aquele gatilho onde é oferecido algo gratuitamente ao consumidor. Isso é para que ele, em um momento futuro próximo, sinta que está em débito e que deve retribuir.
Muitas vezes podem ser brindes associados ao produto ou serviço ou, como ocorre muito na internet, a liberação de e-books com conteúdos que agregam conhecimento.
Por exemplo, você vai a um restaurante almoçar, e de brinde ganha uma pequena porção de mousse. Isso é o brinde que talvez desperte em você o sentimento da reciprocidade.
Pode te levar a voltar lá novamente. Ganhos recíprocos, você e o restaurante.
Uso de exemplos e comparações
Assuntos e conceitos difíceis de explicar podem ser esclarecidos através do uso de exemplos ou metáforas.
Você pode utilizar comparações para tornar o assunto abordado mais próximo da realidade do seu leitor. Seja criativo e tente se colocar no lugar do seu leitor.
Ao se utilizar exemplos, a mente do leitor consegue desenvolver melhor o vislumbre dos benefícios do produto.
Aproximando a mente do resultado desejado, se torna mais provável que o cliente aceite a oferta, e a venda seja efetuada.
Desenvolva uma boa meta descrição
Quando você realiza uma procura em algum buscador, uma lista de sites lhe será apresentada.
Cada um dos links possuirá um título. E essa é a primeira coisa que toda pessoa que realiza uma busca na internet, visualiza quando está à procura de uma página para acessar.
Logo abaixo existe um breve resumo do texto em letras menores não é verdade?
Essa justamente é a meta descrição. Na elaboração do conteúdo do artigo para o site, essa deve ser a última parte a ser realizada.
O máximo de caracteres permitidos é de 153. E com poucas palavras o redator precisa colocar a ideia do artigo para que o usuário entenda o seu conteúdo, e assim clique no link.
Devem ser escolhidas as melhores palavras, que deixem claro a ideia do texto de forma clara. A meta descrição é um dos fatores de maior importância no momento da decisão do usuário de acessar um site listado em uma página de resultados.
Como começar em SEO
Você, agora pode entender que a meta principal ao se usar técnicas de SEO é qualificar o seu site a estar nas primeiras páginas de busca.
E tudo isso sem precisar pagar por espaços publicitários digitais. Apenas por meio de um ganho de relevância devido diretamente ao conteúdo apresentado.
Tenha em mente que as palavras chaves não devem ser escolhidas de qualquer maneira.
Existem ferramentas na própria internet que ajudam a pesquisar e decidir palavras chaves que podem ser usadas para a elaboração de conteúdo online. Isso cria ótimas chances de aperfeiçoar os resultados também.
Essa é uma ótima forma de assessorar suas escolhas no momento de elaborar seu conteúdo.
De toda forma, realizar uma boa redação otimizada em SEO exige prática e habilidade. O ideal, para quem está começando na internet é procurar profissionais qualificados, para a elaboração do material do seu site.
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