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ToggleMuitas pessoas têm dificuldade de conseguir escolher nomes para seus filhos. Outros, por outro lado, conseguem fazer isso facilmente.
O nome é o estigma que cada pessoa carrega por toda vida e sobre o qual, normalmente, não tem escolha.
Torna-se, de certa forma, a identidade e marca do indivíduo. Dar nome é algo que gostamos de fazer. Fazemos isso com pets. Alguns até nomeiam seus veículos (bicicletas, motos e automóveis) e outros itens que podem fazer parte do cotidiano.
Esse hábito dá, a quem o pratica, senso de pertencimento e cria um vínculo forte.
A escolha do nome da marca e dos produtos também é um processo que influencia na estigmatização da empresa. E tanto para o mal, quanto para o bem.
Descubra nesse material o que é naming e como você pode criar nomes para seu negócio, que ajudarão a fortalecer a identidade da empresa no mercado.
Afinal, que é naming?
Quando se pensa em uma marca, a primeira coisa que vem à mente é o seu nome. Após isso o consumidor começa a lembrar dos demais detalhes que compõem a identidade visual da empresa.
Todo negócio procura transmitir a sua personalidade e emoções para seu público alvo. Isso é básico no processo criativo de qualquer negócio.
“Começar pelo começo” é a premissa do processo de naming, já que ele deve ser um dos primeiros passos dados na criação de um empreendimento.
A ideia é criar algo que seja facilmente lembrado e ao mesmo tempo transmita a mensagem que a empresa quer.
Vamos lembrar que a criação de um bom nome, é a primeira comunicação que será criada entre a marca e o cliente.
Ao ouvir o nome do produto ou marca, o consumidor tem que sentir que há uma possibilidade de se sentir bem ao pensar e pronunciar o nome.
O que deve ser levado em consideração na escolha do naming
Ao se idealizar o nome de um produto ou de um marca, a equipe responsável deve considerar alguns pontos relevantes. Dentre eles os mais importantes são:
- O público-alvo ao qual se destina (nicho de mercado)
- A flexibilidade do nome escolhido (colar na mente)
- A originalidade do termo/palavra utilizado no nome
- A conformidade do nome com o restante da identidade visual (têm que conversar entre si)
Para se desenvolver um nome que atinja o mercado da forma correta esses pontos acima devem ser todos considerados.
Cada um deles é parte integrante do processo criativo do naming. O resultado final da escolha passa por esses crivos, ou pelo menos devem.
O passo a passo da escolha de um naming
A escolha de um nome não acontece por meio de sonhos ou premonições. Pelo menos não normalmente.
Elas precisam ser planejadas e trabalhadas minuciosamente.
Quantas vezes bons produtos não prosperaram por que a escolha do nome não cai no gosto do público?
Por exemplo, se uma marca de produz ou intermedia a venda de aparelhos de ar condicionado na região nordeste, resolver se chamar “Hot”, provavelmente não fará muito sucesso entre o público alvo. Entende, como a coerência é importante?
Por esse motivo passos foram definidos, a fim de orientar o caminho para quem decide realizar esse processo. E eles são relativamente simples, como você pode ver:
- Investigação do propósito da empresa
- Brainstorming
- Separação das alternativas e avaliação
- Teste cego da marca ou produto
- Lançamento e criação de mídias para divulgação
Entenda rapidamente cada um dos pontos abaixo.
Investigação do propósito da empresa ou produto
Nesse ponto a equipe ou pessoa responsável deve levantar o MVV da empresa: missão, visão e valores da empresa. São os norteadores da existência da empresa.
A partir disso o nome escolhido será mais coerente com os outros pontos que a empresa já determinou como fundamentais para ela.
O mesmo vale para se avaliar a razão de ser do produto. Isso terá relação com o seu nome.
Brainstorming
Esse processo é onde há uma “chuva de ideias”. Boas e ruins, elas são apresentadas, com o objetivo de trazer novidades e opções que possam vir a ser razoáveis.
Exige dinâmica e criatividade do grupo envolvido nessa parte do processo. Neste momento não deve haver inibição, pelo contrário, qualquer opinião será considerada.
Separação das alternativas e avaliação
Apesar de várias sugestões, apenas algumas deverão ser selecionadas. As que mais se adequem ao que representa a marca ou produto.
Após o brainstorming as melhores ideias serão selecionadas e levadas para um outro nível de avaliação. É basicamente um processo de triagem de ideias.
Os pontos fortes e fracos de cada opção serão elencados, e pesos poderão ser atribuídos a cada categoria. Isso ajudará a fazer a melhor escolha final.
Teste cego da marca ou produto
Trata de uma pesquisa qualitativa feita diretamente pelos consumidores, atuais ou potenciais. Um pequeno grupo deles (clientes) é selecionado e posto em uma sala.
Nesse momento os presentes passam suas reais impressões e sensações sobre o produto, incluindo o seu nome.
Isso é muito importante, pois tratará diretamente com aquele que irá de fato consumir a ideia. O objetivo principal é medir o grau de satisfação e qualidade do cliente com a marca ou produto.
Lançamento e criação de mídias para divulgação
Após todos os processos anteriores serem concluídos, chegará o grande momento.
O lançamento do nome deve ser realizado de acordo com o nicho com o qual a marca pretende trabalhar.
Por esse motivo, a escolha das mídias de alcance devem ser definidas com isso em mente.
Esse é o momento do desenvolvimento de redes sociais específicas, aquisição de domínios na internet e registro da marca em órgãos competentes.
Tudo para que a divulgação contemple os locais onde o nicho está presente.
Características que um bom naming deve ter
Para se desenvolver um nome que atraia, um checklist deve ser preenchido. Os principais aspectos que um bom naming deve possuir são:
- Ser fácil de lembrar
- Causar impacto
- Procurar ser único (ninguém gosta de cópias)
- Versátil e pronunciável em várias línguas
- Tocar como um sino na mente do cliente
Escolha um bom naming e seja feliz
Para conseguir atingir a meta de criar um bom nome para a sua marca ou produto, você deve apenas seguir o passo a passo que apresentamos nesse artigo.
Tome cuidado para não cometer deslizes e sempre busque opiniões externas, sobre as escolhas durante o processo.
Afinal, nem sempre o que soa bem para nós, reflete na forma de ver e entender dos outros. E isso é importante, principalmente se os outros forem os clientes.
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