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ToggleO marketing 360 graus é cada vez mais presente entre as estratégias empresariais que buscam uma quantidade maior de público. Mas, o que exatamente é o marketing 360 graus? Quais são as plataformas usadas para esse tipo de marketing? Realmente dá resultado, ou dá apenas trabalho? Não vale mais a pena focar em um único caminho mais usado pelo público-alvo?
Trabalhar com marketing digital deixou de ser algo para poucos e se tornou uma coisa bastante comum. Apesar disso, a qualidade exímia ainda é exercida por poucas pessoas. É muito fácil dizer “trabalho com marketing digital”, mas, na prática, sabemos que a história é totalmente diferente.
Por exemplo, para implementar uma estratégia de marketing 360 graus, é necessário ter um conhecimento amplo de todas as plataformas disponíveis, ou pelo menos uma equipe que possa suprir essa necessidade de forma completa. Portanto, não é qualquer pessoa que pode atuar nesse tipo de estratégia de marketing.
Neste conteúdo, falaremos justamente sobre essa que é a estratégia que mais abrange o público de uma única vez, já que o nome da sua empresa estará, literalmente, em todo lugar da web – ou quase todos. Então, caso queira entender melhor sobre o marketing 360 graus, acompanhe-nos nessa leitura interessante até o final. Vamos lá!
O que é Marketing 360 graus?
Afinal, o que é marketing 360 graus e de que maneira ele pode auxiliar uma empresa a expandir os seus negócios, aumentar as suas vendas, prospectar novos clientes ou até mesmo novos colaboradores por meio de plataformas, como o LinkedIn? Como isso funciona na prática?
O marketing 360 graus se trata de uma estratégia que visa marcar presença e transmitir uma mensagem consistente em praticamente todos os pontos de contato que o cliente (real ou potencial) possa ter com a empresa.
Basicamente, seu objetivo é deixar o nome da marca presente em todos os locais em que seu público-alvo/persona está presente: LinkedIn, Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, na web por meio de blogs, e-commerces, canal no YouTube, dicas em posts no Pinterest, etc.
Como pôde perceber, é um trabalho que demanda tempo e, acima de tudo, conhecimento técnico.
Vantagens do marketing 360 graus
E quais são as vantagens do marketing 360 graus? De forma geral, a principal vantagem e que mais gera frutos a uma marca é o “estar presente”. O seu cliente ou colaborador que deseja dentro da sua empresa pode ver a sua empresa em todo local. Imagine a seguinte situação: um talento em potencial viu o perfil de sua empresa no LinkedIn, na parte da manhã.
Ele até teve interesse em deixar um currículo no seu setor de RH, mas por falta de tempo e correria do cotidiano, esqueceu-se. No mesmo dia, navegando pelo Instagram, ele vê uma publicação patrocinada da sua empresa, entra no perfil, conhece mais sobre a marca e, então, efetiva o que deveria ter feito antes.
O mesmo acontece com a prospecção de novos clientes: estando em todo local, você abrange um número muito maior de pessoas, talvez até mesmo um perfil diferente da sua persona, que você nunca imaginaria que poderia gerar lucro para sua empresa.
Por onde começar com o marketing 360°?
E por onde começar com o marketing 360 graus? Primeiro e acima de tudo, contrate os profissionais certos para trabalhar para você. Trabalhar com muitas plataformas demanda tempo, seja para criar anúncios, escrever copy, construir criativos visuais, entre vários outros trabalhos necessários para que a roda gire.
Então, esse seria o primeiro passo por onde você deve começar com o marketing 360º. Busque uma agência especializada em marketing digital e conte com a expertise de profissionais das mais diversas áreas!
Checklist para uma campanha de marketing 360 graus
Abaixo, selecionamos um pequeno checklist que consideramos essencial para quem quer trabalhar com esse tipo de campanha. Confira:
- Objetivo: primeiro, defina o objetivo principal da sua campanha. Vender mais? Aumentar seus seguidores? Aumentar sua credibilidade? Fixar a campanha como um padrão da sua marca? Ao definir o objetivo, será mais fácil alcançá-lo;
- Ações: defina, após o objetivo, quais ações deverão ser tomadas, levando em conta todo o caminho que seu cliente irá percorrer, para que então possa otimizar esse caminho ao máximo de acordo com o objetivo que almeja;
- Segmentação: segmente o seu público-alvo, a sua persona. Como mencionado, há grandes chances de você atingir alguém de fora desse público, afinal, sua marca estará em todos os lugares. Porém, quanto mais houver segmentação, maior será sua taxa de conversão;
- Monitoramento: por fim, monitore os resultados, use ferramentas para analisar taxas de conversão e rejeição de cada página, analise o que deve ser alterado e melhore a cada dia.
Este foi o nosso guia sobre como colocar o marketing 360 graus em prática. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.
Para contar com o apoio de uma agência especializada, entre em contato com a Lab Growth! Estamos prontos para ajudar a sua empresa a decolar em todos os cantos da web, em um verdadeiro marketing 360 graus!
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