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ToggleMuitas pessoas ainda não entenderam a importância do Inbound Marketing para o seu próprio negócio.
Definitivamente, é uma excelente estratégia que visa atrair a atenção do consumidor, em vez forçá-la, como é o caso das táticas tradicionais de marketing.
Trata-se de uma abordagem mais eficaz, que consiste em dividir o funil de conversão para atrair leads qualificados de forma mais eficaz e transformá-los em clientes fiéis.
Essa abordagem centrada no cliente, no entanto, requer um bom entendimento do processo de tomada de decisão dos clientes em potencial e um bom conhecimento de seus problemas.
Quer algumas dicas para começar a aplicar a estratégia do Inbound Marketing no seu empreendimento? Continue a leitura!
Por que fazer Inbound Marketing?
De fato, o comportamento dos usuários da internet mudou nos últimos anos.
E, como você já sabe, os usuários sempre pesquisam sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.
Nesse contexto, toda empresa ou pequeno negócio que aplica as estratégias do Inbound Marketing acaba conseguindo os melhores resultados.
Trata-se de um conjunto de ações que devem ser tomadas para melhorar a visibilidade do empreendedor na Web e, com isso, fazer cada vez mais vendas.
Se fizer da forma certa, seu negócio irá oferecer bastante conteúdo para ajudar seus clientes potenciais a solucionarem seus problemas.
Tudo para apoiá-los em seu processo de tomada de decisão (jornada do comprador).
Podemos considerar que a estratégia de marketing de entrada divide o funil de conversão em 4 etapas.
E cada uma dessas etapas requer a implementação de várias alavancas e ações de marketing para que o cliente potencial avance em seu processo de compra.
A importância do Inbound Marketing para o seu negócio
Caso sua empresa ainda não tenha pensado em fazer Inboung Marketing, vamos te dar bons motivos para isso.
As empresas que usam estratégias de Inbound Marketing têm um custo por venda potencial mais baixo do que aquelas que usam estratégias de marketing de saída.
Quer atraia 1.000 ou 100.000 visitantes, o custo de um blog, por exemplo, permanece efetivamente o mesmo.
Enquanto com técnicas de saída, como mala direta, os custos variam dependendo do número de cópias impressas, por exemplo.
Além do mais, muitas das ferramentas de Inbound Marketing estão presentes online, o que torna tudo menos oneroso.
Quais são as etapas do Inbound Marketing?
1ª etapa do Inbound Marketing: atrair tráfego qualificado para o site/blog
A primeira etapa no funil de conversão é atrair tráfego qualificado para seu site.
Para fazer isso, é essencial identificar quais são os problemas dos seus futuros clientes.
A maneira mais eficaz para fazer isso é por meio da buyer persona, uma representação fictícia do seu cliente ideal.
Para atrair a atenção dos internautas e levá-los ao seu site, você pode otimizar suas páginas e conteúdo para uma referência natural, mais conhecida como SEO (Search Engine Optimization).
Ao direcionar as palavras-chave certas associadas aos problemas dos seus clientes potenciais, você pode atrair muita atenção e mostrar autoridade.
Existem algumas coisas que você pode adotar para essa estratégia de Inbound Marketing:
- Criar conteúdo de qualidade em seu blog
- Otimizar o SEO para melhorar o posicionamento no mecanismo de pesquisa e atrair tráfego qualificado
- Usar as redes sociais para promover seu conteúdo
- Fazer anúncios
- Entre outras
Trabalhe isso e veja como começará a atrair clientes para o seu site!
2ª etapa do Inbound Marketing: converter o visitante em cliente potencial
Depois de atrair visitantes para o seu site, você precisa captar a atenção deles, para convertê-los em clientes em potencial (também chamados de leads).
Cada postagem do blog deve estar associada a um CTA (botão de chamada de ação) atraente que redirecione o cliente para uma página de destino.
Outra boa forma de implementar o Inbound Marketing no seu negócio é adotar a estratégia de presentear o cliente com algum tipo de conteúdo.
Claro, em troca de algumas informações que lhe ajudarão a conhecer melhor o seu cliente e te mostrarão o quão interessado ele está no seu produto/serviço.
Portanto, você tem duas alavancas de marketing para converter seus visitantes em clientes em potencial:
- Oferecer conteúdo para download (e-books, newsletters, etc.)
- Configurar ferramentas de conversão (formulários otimizados)
Você também pode usar aquelas saídas de pop-up, sabe?
Aquelas janelas que aparecem sem aviso, antes de sair de algum site/blog. Apesar de parecerem incômodas para o internauta, elas têm o seu valor em termos de conversão.
Especialmente porque podem ser configurados de acordo com seus desejos.
Portanto, não hesite em usar com moderação.
3ª etapa do Inbound Marketing: de cliente potencial para cliente real
Neste ponto você terá algumas informações interessantes sobre seus clientes em potencial.
Quando seus visitantes confiam a você informações pessoais, eles estão passando um singelo recado: eles querem saber mais.
Por isso, é preciso continuar alimentando a comunicação com seus leads com o uso de conteúdo útil e relevante para eles.
É um processo de construção de confiança, até que essa pessoa fique convicta de que pode fechar negócio com você.
E esta etapa é justamente para isso: transformar os leads obtidos na segunda fase em clientes.
É possível traçar esse caminho usando algumas técnicas e ferramentas nos momentos certos, as quais incluem:
E-mail Marketing
Muitas vezes uma pessoa que baixou o seu conteúdo e virou um lead ainda não está pronta para comprar o produto ou serviço oferecido.
Por isso, essa fase é importante para nutrir os leads até o desejo da compra e o fechamento.
Os e-mails que serão encaminhados para eles serão, então, úteis para suas necessidades e construirão uma relação de proximidade e confiança com a marca.
Automação de Marketing
É uma ferramenta muito importante na fase final da estratégia do Inbound Marketing.
Com ela, é possível criar fluxos automáticos de e-mails para cada uma das pessoas que convertem em seu site de forma rápida e eficaz.
Ela ajuda a preparar o lead para adquirir um serviço, deixando-o muito mais interessado do que estava no momento em que baixou seu primeiro material.
4ª etapa do Inbound Marketing: retenção de clientes
Só porque o seu cliente comprou de você, não significa que ele deve ser abandonado!
Muito pelo contrário! Se parar para pensar, esta última fase – a fase de encantamento – é a que trará mais lucro.
Você já ouviu falar em “marketing boca a boca”?
Definitivamente sempre foi e sempre será muito forte.
Por isso é essencial que os seus clientes se tornem, após a compra, vendedores ou promotores orgânicos da marca.
Isso significa que eles irão falar bem do seu serviço ou produto e trazer ainda mais clientes até a sua empresa!
E como fazer isso?
Usando as estratégias de Inbound Marketing inclusas nesta etapa tão importante!
As ferramentas necessárias para encantar os clientes incluem:
Mais E-mails Marketing
O fluxo de e-mails nessa fase permite um relacionamento ainda mais próximo com o seu cliente.
Nesse caso, é legal enviar mais artigos com dicas do pós-compra, por exemplo: “como usar”, “como manter”, “quais cuidados são necessários”, “novidades”, e assim por diante.
Pode acreditar que, ao direcionar conteúdo de alta qualidade para os clientes fiéis, você vai ajudá-los a prosperar.
E ficará mais fácil apresentar novos produtos aos mesmos clientes sempre que a sua empresa lançar algo novo!
Pesquisas
Quem pode avaliar melhor o seu produto, senão o seu cliente, não concorda?
Depois que o cliente adquiriu seu produto, ele é uma ótima ferramenta de pesquisa, pode apostar!
As pesquisas fazem parte da lista de estratégias do Inbound Marketing que não poderiam faltar.
Além de você conseguir várias informações sobre atendimento e processo de vendas, você ainda mostra que está interessado e que se importa.
Isso ajuda a reter o cliente.
Análise
Já na parte interna da sua empresa, a última fase do Inbound Marketing é analisar os números.
Campanhas, SEO e tudo o que envolveu a jornada de compra do cliente deve ser medido e analisado.
Dessa forma, ficará mais fácil entender em qual momento aquele lead se tornou um cliente.
Do mesmo modo, vai ajudar a entender o que precisa ser mudado ou pode ser melhorado.
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