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ToggleMarketing para pequenas empresas é essencial para aumentar a visibilidade e a lucratividade de um pequeno negócio.
Especialmente no início da empresa, o marketing (essencialmente o digital) pode auxiliar a aumentar a notoriedade, autoridade, credibilidade e outras métricas que podem fazer a diferença no futuro.
O marketing tradicional também deve ser usado, como brindes, descontos, marketing de indicação, etc., mas a internet pode tornar a sua empresa gigante se você souber como usá-la a favor do posicionamento da sua marca. Seria até mesmo interessante contratar uma assessoria de marketing digital para exercer esse trabalho.
No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o marketing para pequenas empresas. Você vai entender a importância que o marketing tem e vai descobrir também como aplicá-lo em seu pequeno negócio.
Então, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá!
Importância do marketing digital para pequenas empresas
Trazer a sua pequena empresa para o marketing digital não é só importante, é fundamental! Assim, a sua empresa se fortalece na mente dos consumidores, conquista cada vez mais autoridade e tem muito mais oportunidades de negócio!
Para se ter uma noção, muitas empresas de vestuário só sobreviveram em meio a crise econômica instaurada pela pandemia do novo coronavírus por causa das redes sociais.
Nesse exemplo, as empresas criaram uma nova forma de venda: as lives. O faturamento obviamente era mais baixo, porém, o período na web auxiliou para fortalecer seu posicionamento de marca e criar um caminho próspero para os dias que estamos vivendo hoje, pós-crise e recuperação econômica. Abaixo, citamos alguns dos benefícios que atestam a importância do marketing digital para pequenas empresas:
- Aumenta a visibilidade da marca;
- Possibilita prospectar novos clientes com menos esforço do que no marketing tradicional;
- Garante um posicionamento de marca eficaz;
- Gera credibilidade por meio de sites e perfis em redes sociais otimizados, ativos e com audiência;
- Auxilia em momentos de crise econômica;
- Unindo todos esses benefícios acima citados, temos um aumento da conversão de vendas e faturamento.
5 dicas de marketing para impulsionar pequenas empresas
1. Esteja presente no Google Meu Negócio
Nossa primeira recomendação é que a sua marca esteja presente no Google Meu Negócio. Conhecido também pelo seu nome em inglês Google My Business, essa ferramenta possibilita visibilidade muito maior para empresas que trabalham localmente.
O Google Meu Negócio é aquele pequeno resumo que aparece ao lado direito da página de pesquisa quando fazemos a busca pelo nome de uma empresa. A plataforma também apresenta resultados de forma geral, quando seu cliente em potencial não faz uma pesquisa pelo nome da empresa, mas sim pelo seu tipo.
Por exemplo, imagine que a sua pequena empresa seja uma confeitaria e o nome dela seja Schmidt. Então, quando alguém pesquisar “Confeitaria Schmidt”, o resumo do Google Meu Negócio irá aparecer no lado direito da SERP (página de resultados). Porém, se o seu cliente em potencial pesquisar apenas “confeitaria em [nome da sua cidade]”, uma lista de empresas irá aparecer, e provavelmente a sua também.
O que define quem aparece primeiro ou em segundo são técnicas de SEO local, além do total preenchimento das informações necessárias solicitadas pela plataforma, ou seja, o endereço da sua empresa, horário de funcionamento, detalhes sobre o trabalho realizado e um número para contato. As avaliações também contam, e muito, mas sobre isso falaremos um pouco mais a frente.
2. Invista em marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é a base do Inbound Marketing, que diz respeito a um conjunto de estratégias para atrair novos clientes, seguidores, aumentar a audiência e número de vendas. O marketing de conteúdo é essencial para consolidar a marca no coração dos clientes, pois ultrapassamos o quesito “empresa” e nos tornamos “amigos” dos nossos seguidores.
Imagine uma pessoa com a qual você conversa todos os dias, trocando experiências, risadas, etc. Ao longo do tempo, esse relacionamento se fortalece e a confiança aumenta, correto? É a mesma lógica para o marketing de conteúdo. Diariamente, a sua audiência irá visualizar seus posts, stories, publicações mais extensas e que passam autoridade, etc.
Com o tempo, irão começar a considerar a sua pequena empresa como uma referência em sua área de atuação. Há grandes chances de que o patamar da sua empresa suba em poucos meses, desde que seu marketing digital seja bem trabalhado, incluindo o marketing de conteúdo.
3. Trabalhe com o marketing de indicação
Marketing de indicação faz parte do marketing tradicional, aquele que já está presente em nossas vidas há muito tempo. Basicamente, a sua empresa oferece benefícios para o cliente que trouxer mais clientes para comprar ou fazer negócios com você. Dessa forma, o cliente ganha desconto em um produto que gosta, e a sua empresa fatura mais com um cliente adicional.
Mas, fique atento às promoções. Não saia simplesmente oferecendo descontos sem antes fazer contas do que você pode ou não pode, principalmente no caso de pequenas empresas. É muito fácil oferecer promoções, condições especiais e “feirão” de preço baixo quando já se está consolidado no mercado.
Converse com seu contador, analise os detalhes e veja o que sua marca pode suportar, e por quanto tempo. Tenha em mente que é uma ótima estratégia, pois além de aumentar o seu faturamento com mais compras, fideliza a sua clientela antiga e cria uma parcela nova, que naturalmente irá buscar mais pessoas em troca de descontos.
4. Foque no SEO local
Lembra-se quando mencionamos que voltaríamos a abordar as avaliações do Google Meu Negócio? Chegamos ao tópico em questão. Falamos também sobre SEO local, mas não entramos em detalhes. Então, vamos lá: SEO é um acrônimo utilizado para o termo “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Portanto, trata-se de uma série de técnicas e ações para colocar o nome da sua marca nas primeiras posições de buscas do Google.
Usamos o Google como exemplo porque é o navegador mais usado em todo o mundo. SEO local se trata das mesmas premissas, porém em uma área mais reduzida, podendo ser na região em que sua cidade está inserida, somente na sua cidade ou até mesmo em um bairro.
Uma das melhores estratégias de SEO local são as avaliações do Google Meu Negócio. Quanto mais avaliações e comentários positivos sua empresa tiver, mais ela vai se tornando referência no setor em que atua, na região onde está localizada.
Isso, somado a todas as outras técnicas de SEO local, ajudam o seu negócio a conquistar as primeiras posições de respostas do Google e, assim, alcançar mais visibilidade e passar mais confiança para um cliente em potencial.
5. Fortaleça seu posicionamento de marca
Por fim, como última dica, recomendamos que invista no fortalecimento do seu posicionamento de marca. Posicionamento de marca significa ser referência, a tal ponto que suas personas queiram consumir seus produtos não somente pela qualidade dos mesmos, mas pelo fato de serem da sua empresa.
Um exemplo clássico de posicionamento de marca de sucesso é o da Apple. Muitos não compram smartphones pela qualidade que possuem, mas porque são da Apple. Preferem um modelo mais antigo da empresa do que um modelo de última geração de outra marca, que possui o mesmo valor.
Portanto, foque no posicionamento de marca da sua pequena empresa. Entenda as dores do seu público e as atenda. Busque saber o que eles esperam em um produto ou serviço do tipo que você presta, ofereça a solução para quaisquer dúvidas ou objeções e, acima de tudo, tenha um diferencial.
O seu diferencial geralmente será algo adicional que nem mesmo seus clientes sabiam que procuravam.
Como encontrar uma agência de marketing para pequenas empresas?
Por fim, recomendamos que você contrate uma agência de marketing que atue com pequenas empresas. Uma assessoria irá direcionar o seu negócio para o caminho correto e colocar a “mão na massa” pela sua marca.
Quanto antes um trabalho de qualidade começar, mais cedo os resultados aparecerão.
Se você está procurando uma agência de marketing para pequenas empresas, está no lugar certo! Conte com a Lab Growth para transformar seu pequeno negócio em um gigante no ambiente digital e conquistar cada vez mais clientes e resultados!
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