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ToggleO que é rebranding? O mundo em que vivemos está mudando constantemente, então por que sua empresa não deveria também? Se você sentiu que é hora de mudar alguma coisa, mas não sabe exatamente o quê, provavelmente está procurando um rebranding.
Talvez a imagem da sua marca não esteja mais alinhada com o seu negócio, talvez o seu negócio tenha crescido tanto que seja necessário um reposicionamento dentro do mercado em que atua. Indo até mesmo mais além, talvez um certo tipo de mensagem não esteja mais funcionando e seja necessária uma mudança.
Resumindo, seja o que for, se sua empresa precisa de um rebranding é bom que você saiba exatamente o que é e como é feito. Portanto, neste artigo vamos explicar o que é rebranding e como aplicá-lo na prática. Vamos lá, leia com a gente!
O que é rebranding?
Mas afinal, o que é rebranding? O termo rebranding, em inglês, refere-se a uma reinterpretação mais ou menos radical de uma marca, dependendo principalmente do motivo que levou a determinada mudança.
Em português poderíamos usar o termo “revitalização da marca”, embora o termo em inglês seja muito mais difundido em todo o mundo e até mesmo mais utilizado dentro do mundo do marketing. Ainda sim, o significado não muda: é uma mudança estratégica na identidade de uma marca, que pode ocorrer por diferentes motivos e de maneiras diferentes.
O que significa rebranding? O rebranding inclui todas as atividades de uma empresa que decide mudar sua estratégia de marketing com um novo nome, logotipo ou design, com a intenção de criar uma nova associação entre os consumidores e sua identidade de marca. O rebranding pode afetar vários aspectos do seu negócio, incluindo:
- Cores e gráficos;
- Campanhas de publicidade e marketing;
- Slogan;
- Produtos;
- Embalagem;
- Marca;
- Destino de referência;
- Canais de distribuição;
- Comunicação da marca.
Está procurando a cor perfeita para sua marca? Veja abaixo o significado das cores no marketing e alinhe seu posicionamento de mercado junto ao designer gráfico que vai trabalhar no rebranding de sua marca:
- Amarelo: conhecimento, relaxamento, claridade, felicidade, otimismo, idealismo, desonestidade, imaginação, esperança, sabedoria, radiosidade, verão, alegria, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;
- Azul: fé, conservadorismo, espiritualidade, verdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, contentamento, confiança, lealdade, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
- Branco: sim, inocência, respeito, mesura, pureza, morte (culturas orientais), simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, proteção, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), amor, frio, clínico, estéril;
- Laranja: humor, expansão, equilíbrio, entusiasmo, calor, vibração, energia, extravagância, flamejante, excessivo;
- Marrom: terra, materialismo, casa, confiabilidade, ar livre, resistência, conforto, estabilidade, excitação, simplicidade;
- Ouro: riqueza, preciosidade, calor, extravagância, opulência, riqueza, grandeza prosperidade;
- Prata: glamour, riqueza, diferença, fascínio, liso, natural, macio, suave, elegante, tecnológico;
- Preto: não, sexualidade, poder, formalidade, sofisticação, elegância, mistério, riqueza, anonimato, medo, profundidade, infelicidade, mal, estilo, remorso, tristeza, raiva;
- Rosa: inocência, amor, felicidade, saúde, romantismo, satisfação, brincadeira, charme, delicadeza, leveza, feminilidade;
- Roxo/Violeta: realeza, erotismo, espiritualidade, nobreza, misterioso, cerimônia, sabedoria, transformação, iluminação, conhecimento, arrogância, crueldade, poder, luto, intimidade, sensibilidade;
- Verde: calma, cura, tenacidade, perseverança, orgulho, autoconsciência, meio ambiente, imutabilidade natureza, boa sorte, saudável, juventude, renovação, primavera, vigor, fertilidade, generosidade, inexperiência, ciúme, imaturidade, inveja, destruição;
- Vermelho: paixão, raiva, ira, fúria, excitação, desejo, velocidade, energia, poder, força, amor, calor, perigo, agressão, sangue, fogo, violência, guerra.
O que significa fazer rebranding?
E na prática, o que significa fazer rebranding? Rebranding pode significar mudar o nome, logotipo, design ou estratégia de comunicação de uma marca já estabelecida no mercado, possivelmente alterando seu posicionamento.
Na maioria dos casos, a principal mudança é para o logotipo, e certamente não é uma mudança para ser tomada com incerteza sobre a mensagem que deseja passar ao seu consumidor final, isso porque seu público será afetado de maneira direta pelas mudanças que desejar realizar.
Especialmente nos logotipos de marcas importantes, mas poderia facilmente ser uma regra geral, mudar o logotipo significa dar uma nova cara à imagem da marca atual, sem esquecer ou excluir a marca antiga e o histórico anterior.
Ainda sim, quando se trata de rebranding não há realmente nada a ser subestimado, e de fato a própria decisão de enfrentar o rebranding de sua empresa deve ser bem avaliada. Como veremos com o decorrer do conteúdo, optar por um rebranding pode ser uma ótima ou péssima decisão. Continue lendo conosco para entender de fato o que é rebranding, aprendendo até mesmo a como aplicá-lo na prática.
Tipos de rebranding
Antes de saber como fazer, você precisa conhecer os principais tipos de rebranding. Não existe uma única forma de fazê-lo. Como dissemos, é uma espécie de atualização da imagem de uma marca, o que significa que o rebranding altera a imagem e a percepção que os consumidores têm dessa marca.
Quatro tipos principais de rebranding podem, portanto, ser identificados:
- Rebranding total: altere elementos distintivos da marca, como nome, logotipo, estratégias de marketing ou vendas;
- Rebranding parcial: modifica pequenos aspectos que melhoram a percepção da marca;
- Rebranding evolutivo: diz respeito apenas ao logotipo ou slogan da marca, muitas vezes acompanhando um crescimento natural da marca. Esse rebranding pode ser chamado apenas como restyling;
- Rebranding revolucionário: é uma mudança radical da marca, por exemplo, uma mudança de nome, ou de um aspecto que o consumidor percebe imediatamente;
- Rebranding proativo: quando a empresa faz um rebranding para melhorar sua imagem, abrir-se para novas oportunidades e escalar seus negócios;
- Rebranding responsivo: quando o rebranding ocorre em resposta a um determinado evento, como queda nas vendas ou má publicidade.
O que é restyling?
Como mencionamos um pouco mais acima, dependendo do tamanho do rebranding, podemos estar falando apenas de um “restyling”, principalmente se falarmos especificamente da estética de uma marca para o cliente final.
Restyling, portanto, diz respeito apenas à parte estética e pode ser necessário quando, por exemplo, se está no mercado há algum tempo e sente necessidade de acompanhar os tempos, ou se mantém a sua posição (os serviços permanecem os mesmos, o alvo também), mas alguns elementos variam. Neste caso, uma nova imagem não é criada, mas uma reinterpretação do que você tinha.
Portanto, em definição, todo restyling é um rebranding, mas nem todo rebranding é somente um restyling. Continue lendo conosco para saber quando, porque e como fazer rebranding para poder agir diretamente na sua marca.
Rebranding: quando e por que fazer?
Como você sabe quando precisa fazer um rebranding? Se você deseja alterar o tema da sua marca ou redesenhar o logotipo da sua empresa (assim como toda a mídia que o acompanha, como o guia de marca), veja quando e por que um rebranding pode ser necessário:
Crescimento exponencial
O negócio cresceu e está prestes a sofrer mudanças: você está pensando em oferecer novos produtos ou serviços, entrar em novos mercados ou mudar seu posicionamento? O rebranding pode ser o trunfo na manga que o ajudará a alcançar seu objetivo, especialmente se você planeja aumentar sua faixa de preço atual.
Mirando em novos alvos
Você quer mirar em um novo alvo? Quando você começou seu negócio, tinha um determinado segmento de mercado em mente, e então as coisas simplesmente mudaram. Não há nada de errado nisso, porém, para atingir um novo público-alvo ou fazer com que a marca reflita seu público, o rebranding pode realmente ser a escolha certa.
Saída da crise
É preciso sair de um período de crise? Às vezes os negócios não correm como esperávamos. Na melhor das hipóteses, você pode perceber quais mudanças precisam ser feitas, e é bom que a imagem da sua empresa reflita essas mudanças, para que os clientes estejam cientes, mesmo visualmente, da mudança de direção.
Quer um exemplo prático? Lembre-se então da Odebrecht, conglomerado envolvido no maior escândalo de corrupção da história do Brasil, a Lava Jato. Como continuar trabalhando com uma mancha tão grande como essas? Apenas duas opções: ou se fecha as portas para nunca mais atuar, ou age com um rebranding.
A escolha feita foi a segunda opção, com um rebranding de identidade visual e nome, uma mistura entre rebranding parcial (modifica pequenos aspectos que melhoram a percepção da marca) e responsivo (quando o rebranding ocorre em resposta a um determinado evento, como queda nas vendas ou má publicidade).
Apesar de manter o estilo em suas fontes e até mesmo algumas cores, hoje o conglomerado está completamente reestilizado, com um novo nome: Novonor.
Momento de renovação
É hora de uma renovação? Acompanhar as últimas tendências do mercado é a base de qualquer negócio de sucesso. Às vezes, especialmente se a sua marca já está estabelecida há algum tempo, isso pode corresponder a uma renovação da identidade corporativa.
Obviamente estamos falando de rebranding também no caso de fusões ou aquisições da empresa. Nesses casos, o rebranding é quase necessário para comunicar a mudança aos clientes, como é o caso da Motorola, comprada pela Lenovo.
Como fazer o rebranding de uma marca?
Bem, digamos que por qualquer uma das razões que acabamos de falar, você decidiu que é hora de um bom rebranding para o seu negócio. Onde começar? Veja como fazer o rebranding:
1. Defina suas metas de negócios
Você pode pensar que, se decidiu fazer o rebranding, já sabe quais são os objetivos que deseja alcançar, mas tome cuidado para não subestimar essa fase. Colocar suas metas de negócios no papel ajudará você a não esquecer nada e planejar sua estratégia de forma mais abrangente.
Além disso, essa fase também pode ser útil para planejar como você pretende abordar as próximas fases do rebranding.
2. Analise seus concorrentes
A análise da concorrência é fundamental para qualquer negócio em todos os momentos de sua atividade, mas se você deseja fazer o rebranding de sua marca, essa atividade toma um rumo particular. Seja qual for o motivo pelo qual você decidiu mudar a marca, um de seus objetivos será melhorar a imagem do seu negócio.
Consequentemente, a imagem que seus concorrentes têm em seu mercado-alvo terá um impacto direto no seu rebranding.
3. Calcule o orçamento para investir
Sim, o rebranding não ocupa apenas uma grande parte do seu tempo, especialmente em termos financeiros. Mesmo que você tenha decidido que é um investimento fundamental para o sucesso do seu negócio, tome cuidado para não exagerar.
Calcular o orçamento necessário para todas as atividades de rebranding e para os aspectos que você pretende mudar em sua empresa ajudará você não apenas a manter as despesas sob controle, mas também a calcular o ROI com maior precisão.
4. Escolha o momento certo
Depois de todo esse planejamento, seria uma pena ver seus esforços virarem fumaça, simplesmente porque você não esperou o momento certo para fazer seu rebranding.
Embora o rebranding leve tempo, você precisa calcular com precisão quando revelar seu novo rosto para seus clientes. Por exemplo, você pode evitar revelar a mudança logo antes do lançamento de um novo produto.
Os consumidores, apesar de estarem constantemente expostos a novos estímulos e marcas, muitas vezes são pessoas de hábitos. Para garantir que seu rebranding seja bem-sucedido, escolha o momento em que você recebe toda a atenção deles para revelar sua nova identidade de marca.
5. Informe seu público
Embora não precise necessariamente corresponder a uma mudança radical, o rebranding pode desestabilizar clientes fiéis, especialmente se não for explicado ou apresentado.
Seus clientes são a essência do seu negócio e, se você está fazendo um rebranding, é em parte para oferecer a eles uma melhor experiência do cliente, mais alinhada com suas expectativas. Portanto, deixe-os participar dessa mudança em tempo real, responda às perguntas deles e diga por que você decidiu mudar a marca.
Para afirmar ainda mais sua nova imagem, você pode usar estratégias de marketing ou fazer parceria com influenciadores em seu nicho para aumentar o “boca a boca”.
Este foi o nosso guia sobre a definição, características e dicas de como realizar o rebranding de marca. Como podemos ver, um rebranding pode ser essencial para o renascimento de uma marca, não que isso seja a certeza do sucesso (tiramos pelo caso da Novonor, que continua sendo atrelada à Odebrecht).
Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!
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