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ToggleÉ muito comum as pessoas confundirem os conceitos de publicidade e propaganda, ou ainda de setor de vendas com marketing.
Os três são departamentos de trabalho diferentes, mesmo que por vezes se entrelacem.
Essa conexão eventual serve para criar melhores resultados de ações da empresa. Aumentar a atuação da marca e trazer mais números positivos para o negócio.
Mas é importante ressaltar que o marketing possui uma função única e exclusiva para qualquer negócio.
E hoje, você terá a oportunidade de entender melhor qual é a função do marketing, e como ele está diretamente ligado à relação empresa e consumidor.
Aproveite o material, ele foi feito para você ter mais conhecimento.
O que é marketing afinal?
Obviamente, marketing não é uma palavra originária da língua portuguesa. E na verdade não existe uma tradução para nossa língua do termo.
O conceito que mais se adequaria para entender o que significa o termo seria “mercadologia”.
Marketing consiste em um conjunto de diversas ferramentas. Elas tem como principal objetivo auxiliar a empresa a criar um vínculo com o cliente.
E isso se daria pelo uso de táticas que objetivam guiar todo o processo de aproximação do cliente com a marca.
Desde o início, que trata da descoberta de qual realmente é o cliente que o negócio irá atender. Até a definição das formas corretas de atração, familiarização e conquista do cliente.
Para que tudo isso seja possível, um grupo acurado de estudos sobre o mercado alvo é realizado. A partir disso, de fato o marketing estabelece as diretrizes que devem ser seguidas, e auxilia na sua implementação.
Até parece um pouco com mágica, mas na verdade é ciência, a ciência mercadológica.
Existem diferentes tipos de marketing como:
- Marketing Interno
- Marketing Digital
- Marketing de Conteúdo
- Marketing de Guerrilha
- Marketing de Relacionamento
- Dentre outros
Isso demonstra como o marketing abrange uma grande área de atuação.
Responsabilidades do marketing
Para desmistificar de vez a relação do marketing com outros departamentos de atuação, segue abaixo uma lista de coisas que são de responsabilidade exclusiva do marketing.
Elas são:
- Planejar a comunicação da marca com os stakeholders
- Traçar objetivos relacionados a comunicação da empresa
- Desenvolver e acompanhar campanhas promocionais
- Mensurar os resultados dessas campanhas
- Definir canais e formas de atração dos clientes
- Ser responsável pelas redes sociais da empresa
- Gerenciar o website da marca
- Participar do processo criativo do material gráfico e de multimídia da marca
Todas essas práticas são da alçada do setor de marketing de uma organização. Algumas delas são correlatas com outros departamentos.
Nesses casos, o setor de marketing repassa as informações necessárias para que o determinado setor da empresa possa operar corretamente a partir das diretrizes de marketing.
Funções do marketing no negócio
Como dito anteriormente, existem diversas ramificações dentro do próprio marketing.
Mas de modo geral existe uma função primordial comum em todos eles: a melhoria da gestão do negócio.
A gestão é o cerne de qualquer negócio. Por meio dela a empresa consegue realizar planejamentos a curto, médio e longo prazo.
Isso ajuda a tornar mais palpável os objetivos e metas da empresa, de acordo com os prazos que lhes forem atribuídos.
E as ferramentas de gestão podem ser divididas em diferentes áreas de abrangência, a fim de facilitar o bom fluxo de trabalho do negócio.
E você perceberá que as principais funções de marketing são todas ligadas á gestão, afinal não poderia ser diferente.
Elas são:
- Gestão de produtos/serviço
- Gestão de clientes
- Gestão de marcas
Abaixo entenda melhor cada uma dessas importantes funções.
Gestão de produtos e serviços
Aqui é onde se encontram os famosos 4P’s do Mix de Marketing criados por Philip Kotler. Mais recentemente os estudiosos inseriram mais 2P’s, totalizando 6.
Basicamente são eles:
- Produto
- Praça
- Preço
- Promoção
- Pessoal
- aPresentação
Não há como explanar todos eles no momento porque são muito profundos e não é o propósito do artigo. Mas com certeza são áreas de atuação do marketing, com grande impacto no fluxo de negócios da empresa.
Mas, resumidamente, a gestão de produtos e serviços compreende a necessidade de se desenvolver o produto ou serviço de acordo com as necessidades do nicho (praça).
Para que a relação de consumo se concretize, um estudo do preço adequado deve ser realizado, e após essa etapa definidos os meios de divulgação adequados que o público alvo seja convencido a adquirir o produto.
Após essa etapa concluída o marketing deve acompanhar os momentos seguintes à venda, onde se verifica a satisfação do cliente com o produto adquirido (pessoal).
Por fim, a apresentação diz respeito à fluidez do ambiente da empresa, principalmente se for uma empresa que foque em atendimento pessoal para os clientes.
Todos esses processos necessitam de contínuos trabalhos de pesquisa de mercado, para o desenvolvimento satisfatório de todos os P’s.
Gestão de clientes
A gestão de clientes foca basicamente no estudo relacionado aos fatores que determinam a segmentação de mercado.
Eles são os motivos que determinam a existência de diferentes nichos, o que motiva suas preferências.
Hoje se considera que existem fatores determinantes para ajudar a definir os padrões de consumo do público consumidor.
Basicamente eles são:
- Fatores geográficos: são os fatores relacionados à proximidade geográfica, o que proporciona mais interações em estabelecimentos físicos. Consumidores residentes de uma mesma região têm tendência a terem preferências comuns entre eles. Nesse caso consideram-se dados relacionados à cidade, estado, região ou país.
- Fatores demográficos: compreende uma das segmentações mais amplas. Diz respeito às características de gênero, idade, religião, fonte de renda e nível educacional, principalmente.
- Fatores psicográficos: concentra-se nas características internas, de foro íntimo. É um grupo de padrões qualitativos. Procura informações acerca de hábitos, valores, opiniões, estilo de vida, preferências alimentares, dentre outros.
- Fatores comportamentais: esse grupo de informações são exclusivamente relacionadas a hábitos de consumo. O foco fica em informações, facilidades de compra, critérios importantes no momento da compra, lealdade à marcas e envolvimento com causas defendidas pela empresa.
Com base nesses quatro fatores de segmentação a gestão de clientes atua. Ela define, com base em informações de alta assertividade qual o nicho indicado para o produtos e qual a melhor forma de atingi-lo.
Gestão de marcas
Intimamente ligado às ferramentas de marketing, que focam na melhoria da imagem da marca: o branding.
A marca transmite todos os aspectos da empresa, e o marketing trabalha em cima dessa premissa.
Tudo que se quer que o mercado perceba que a marca criou de maneira conceitual, e em cima dos quais ela trabalha arduamente todos os dias para atingir.
Como, por exemplo, de tais aspectos estão a missão, a visão, os valores e o propósito da marca.
Fora isso abrange também questões ligadas ao trabalho de melhoria da identidade visual da marca e da empresa.
Onde os itens que o marketing foca seus esforços são principalmente:
- Nome
- Logotipo
- Slogan
- Cores
- Materiais de papelaria
- Embalagens
- Dentre outros
Objetivos que o marketing visa atingir
Tendo em mente as funções que o marketing exerce sobre as atividades da empresa, é importante entender quais os objetivos que pretende atingir.
Claro que sempre o principal objetivo de qualquer marca é expandir sua atuação. Chegar a novos clientes, e oferecer novas soluções para seus problemas.
Mas, além disso, o marketing também visa o posicionamento da empresa no mercado, mesmo que sem expansão imediata.
Focando em estabelecer raízes firmes, focadas no relacionamento com o cliente. A partir desse ponto o crescimento seria algo natural.
E isso se dá por meio do máximo entendimento da mente do consumidor e dos seus comportamentos.
Outro objetivo importante, é estar apto a responder rapidamente às mudanças que o mercado pode apresentar. Se possível até mesmo antecipá-las, para minimizar possíveis danos.
Mas principalmente desenvolver as estratégias que fazem sentido para a marca e para o seu público, de acordo com suas reais necessidades e anseios.
Dessa forma ajudando a desenvolver a fidelização da marca, e até mesmo a lealdade do consumidor.
Por isso o marketing é a arte de entender para atender ao mercado e aos clientes.
O papel do marketing, enfim
Para entendimento final, é bom ressaltar que quem é responsável pela venda é o setor de vendas, e não o marketing.
Sua atuação vai muito mais além, e exige mais dados técnicos. Uma vez que o principal objetivo é ajudar a definir o cliente ideal definindo o nicho.
Simultaneamente deve ajudar a desenvolver o produto ideal para as necessidades do cliente, que foram detectados por estudos detalhados.
E, por fim, demonstrar para o cliente que aquela de fato é a solução que irá ajudar a sanar a sua dor.
Lembre que toda ação de marketing é estruturada dentro de um planejamento estratégico bem definido.
Para a elaboração de um plano de ação recomendamos que você procure profissionais de marketing, caso não tenha um departamento em sua empresa, para que o oriente durante todo o processo.
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