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ToggleEventualmente a maioria das pessoas vai a um supermercado ou estabelecimento onde haja a venda de frutas, legumes e verduras.
Em alguns desses locais, por vezes há a opção de produtos orgânicos. Na verdade, é comum que a placa que anuncia este tipo de produto esteja em destaque.
O que diferencia alimentos orgânicos, dos não orgânicos, além do preço mais alto é o fato de como eles são produzidos.
Considera-se que seus meios de produção são mais naturais, sem defensivos ou adubos químicos. Apenas processos essencialmente naturais são adotados.
Esses produtos são naturais, em essência.
O tráfego orgânico, basicamente, se desenvolve com base no mesmo princípio: naturalmente.
Ele não é algo simples, porém tem uma série de vantagens ao se trabalhar em cima de desenvolver esse fluxo.
Esse artigo te explica o que, de fato, é tráfego orgânico. Esperamos que aprecie o conteúdo. Boa leitura.
Como o tráfego orgânico faz bem ao corpo e a mente da empresa
O tráfego orgânico não é o único tipo de tráfego que existe, é verdade, mas com certeza é o mais “sincero”.
O melhor indicador de referência para a sua empresa deste tipo de tráfego é o posicionamento nos mecanismos de busca online.
Por exemplo, quando você precisa achar uma informação, e escolhe a internet, para consegui-la. Nós sempre escolhemos não é mesmo?
Você se senta em sua cadeira e acessa um buscador, pode ser o Google, Bing, Ask ou DuckDuckGo, de sua preferência.
Digita a palavra ou frase que você quer pequisar, e depois aperta o ‘enter’ do teclado.
Os resultados que aparecem após a pesquisa, na primeira página, mostram sempre sites com ótimo tráfego orgânico, e com as respostas que você precisa.
Existe um conjunto de estratégias, chamadas de SEO, que são as responsáveis pelo rankeamento dos sites indicados na busca realizada.
Essas estratégias influenciam diretamente o aumento de visitas que um blog pode receber, por exemplo.
Dentre os outros tipos de tráfegos que um site dispõe para receber visitas estão:
- Tráfego pago: uso de mídia programática para atrair público para o site
- Tráfego direto: ao digitar o endereço diretamente na barra de pesquisa
- Tráfego de referência: advém de links de direcionamento presente em um site
- Tráfego social: é o tráfego proveniente dos cliques dados em redes sociais
O que é tráfego orgânico
Primeiro vamos entender o que é tráfego. É toda e qualquer visita que chega ao seu site, de um usuário da internet. Existem várias formas de isso acontecer. Vamos ver mais detalhes sobre isso mais a frente.
O tráfego orgânico trata diretamente do fluxo de pessoas que transitam nos sites de maneira natural. Sem a necessidade de anúncios que os levaram até lá.
A maioria estará lá por achar o conteúdo útil e interessante.
Normalmente o visitante chega ao site por meio de ferramentas de busca online, como o Google. Mas chegar é uma coisa, continuar é outra.
O usuário gosta do que lê, vê ou ouve, no seu site. E isso gera visitas contínuas, e por vezes longas.
Mas para que isso ocorra, é necessária a produção de um excelente conteúdo. Pelo menos do ponto de vista de quem está visitando o site. Do nicho da empresa.
Essas visitas são, normalmente, o melhor tipo de tráfego de um site. Isso porque a pessoa que está lá permanece porque de fato gosta de estar lá.
As vantagens do tráfego orgânico
Esse tipo de tráfego, por mais que não utilize anúncios pagos, não indica que não exija custos.
Por exemplo, para ser bem ranqueado em um mecanismo de busca, o conteúdo do site deve ser qualificado. Os artigos devem ser redações otimizadas em SEO.
Isso é primordial para que o tráfego de fato se desenvolva.
E isso envolve, dentre outras coisas, a contratação de mão de obra qualificada, pesquisas para identificar melhores temas e outras despesas.
As principais vantagens do tráfego orgânico, fruto desse processo de trabalho, são:
- Torna o seu site relevante
- Os Custos são menores do que o de anúncios convencionais (mesmo os onlines)
- Os resultados são duradouros (a recorrência de visitas e de compras)
- Há a construção de um vínculo com o visitante (relacionamento)
- Aumenta a possibilidade de negócios
Estratégias para gerar tráfego orgânico
Lembre que menores custos, não significa ausência de custos. Produção de conteúdo de qualidade necessita de tempo e recursos.
Abaixo, vamos te mostrar estratégias muito boas utilizadas para prover o fluxo natural de visitantes em seu site. Acompanhe conosco.
SEO
O uso de táticas de SEO são fundamentais para obter tráfego orgânico.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização dos mecanismos de busca). Consiste em uma série de estratégias que fazem a inteligência artificial do Google considerar um conteúdo de um site bom e relevante.
O resultado é a boa localização do site ou blog na página da pesquisa do buscador.
E, acredite, a maioria dos usuários não vai até a segunda página de busca.
Apesar dos brasileiros serem o segundo povo que mais busca resposta no Gogle, 75% de nós não passa nem da primeira página de resultados. E 44% se mantém entre os três primeiros resultados.
Essa é a importância de se estar bem colocado nos resultados de pesquisa, por isso SEO é tão importante.
E-mail marketing
Listas de e-mail podem ser conseguidas das mais variadas formas.
Uma vez que a empresa tenha essa lista, o uso do e-mail marketing é uma das melhores canais de envio de conteúdo e direcionamento para sites.
Ajuda demais a cativar o interesse do público alvo.
Marketing de conteúdo
Essa estratégia remete a pesquisa que um criador de conteúdo faz antes de elaborar um texto para a internet.
Por meio dessa busca, o responsável aprecia os temas que as pessoas que acessam internet, têm mais interesse.
Se há interesse é porque há uma necessidade. O conteúdo visará suprir essa necessidade.
Devo investir em tráfego orgânico?
Caso, após tudo exposto, você ainda esteja na dúvida, vamos te dizer: sim, invista.
Claro que tráfego pago pode trazer resultados mais rápidos. Porém esses resultados não perduram. Associar o tráfego pago ao orgânico é uma opção interessante também.
Mas não se deve deixar de sempre alimentar o público com material de qualidade.
Um bom conteúdo é a principal base para ter visitas espontâneas. Associar isso a boas técnicas de escrita e persuasão também deverá fazer parte do processo.
Outro aspecto positivo é a diminuição de despesas. Claro que existem custos, como foi mencionado.
Mas são bem menores do que o uso contínuo de anúncios que têm prazo de validade.
Esperamos que possamos ter adicionado conhecimento à sua mente com esse artigo.
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