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ToggleImagine que você está em uma floresta por algum motivo (escolha própria ou não) e a coisa que você mais quer no mundo é encontrar a civilização.
Afinal está prestes a anoitecer, e sabemos que estar no meio do “mato” à noite pode ser bem perigoso.
Você tem noções de direção e sabe onde está, mas as árvores são tão altas que você não consegue ver o sol. Então não dá para saber onde são o Norte e o Sul.
Provavelmente nessa situação a coisa que você mais iria querer ter em suas mãos seria uma boa bússola!
Com certeza ela iria te ajudar, e muito, a resolver seus problemas, não concorda?
É exatamente isso que melhor representa um Plano de Marketing: uma boa bússola capaz de te guiar por um caminho que você deve trilhar para chegar aonde precisa.
E a missão de hoje é te ajudar a entender como você ter esse guia em suas mãos, e melhor ainda, como estruturá-lo.
Entenda o que é Plano de Marketing
Marketing é um termo que todos nós ouvimos, talvez até diariamente, mas se alguém pedir para explicar o que é pode bater uma pequena insegurança no momento de explicar.
Isso porque o termo é extremamente abrangente, mesmo que não seja complexo.
E entender isso é importante para compreender a essência de um bom Plano de Marketing.
A grosso modo, o plano é um guia que servirá para nortear uma empresa, marca ou negócio a tomar as atitudes corretas para chegar aos objetivos desejados.
E a “fino” modo, perdão pelo trocadilho, ele é algo extremamente necessário que define se a empresa vai ter alguns meses de vida ou se ela irá durar décadas ou mais.
Marketing, basicamente, é a arte de entender o mercado, ou como muitos gostam, é a mais pura “Mercadologia”.
O Plano de Marketing passa a existir quando você pega esse entendimento, coloca em um documento bem estruturado e o aplica de maneira eficiente.
Em outras palavras, ele é a melhor opção para te guiar na floresta da concorrência e dos negócios.
Qual a importância de um bom Plano de Marketing
Nós sabemos que você é uma pessoa diferente das demais. Por esse motivo está lendo esse artigo nesse exato momento.
Isso não quer dizer que pessoas menos interessadas em conhecimento do que você, não consigam ter resultados melhores que os seus.
É duro falar, e com certeza também é duro ouvir/ler algo assim. Mas não deixa de ser verdade.
Mas existe uma condição para que isso aconteça.
É provável que essa pessoa menos interessada que você tenha contratado alguma agência de marketing para fazer um Plano de Marketing para ela.
Ou seja, estrategicamente ele está um pouco à sua frente. Mas você pode alcançá-lo e estar onde ele está, ou até mesmo ultrapassá-lo.
Depende apenas de você. Basta ter em mente que independente do seu objetivo, o Plano de Marketing é a melhor estratégia para atingi-lo.
E essa é a principal função deste guia: conseguir alcançar a maior quantidade de leads (clientes) possíveis.
O objetivo de um Plano de Marketing
Por se tratar de um recurso de gestão, o Plano de Marketing é responsável pela maior parte das ações de uma empresa.
Ele busca aperfeiçoar todos os recursos que o negócio tem e indica quais são os que ele deve providenciar e adquirir para chegar à “civilização” do sucesso.
Se você for um “naturalista” econômico e adorar ficar na natureza, respeitamos essa decisão.
Mas saiba que você continuará sem saber onde fica o sul, o norte e todas as outras direções.
E, como diz o velho ditado, “para quem não sabe para onde quer ir, qualquer direção é boa…”, pelo menos até vir a primeira tempestade e você não ter um teto que o proteja.
Esse teto a que nos referimos é toda a estrutura necessária que sua marca e negócio têm e fortaleceram com um bom Plano de Marketing.
Principais questões de um Plano de Marketing
Com um planejamento adequado sua empresa poderá:
- Definir quais ações devem ser implementadas (o quê?)
- O que cada setor vai precisar fazer para que elas sejam realizadas (quem?)
- Quais canais são os melhores para que as metas sejam atingidas (como?)
- O momento certo de iniciar e terminar cada etapa (quando?)
Respondendo essas 4 perguntas você estará dando início ao divisor de águas do seu negócio.
Isso porque a realidade é que existe um antes e um depois do Plano de Marketing.
Estruture seu próprio Plano de Marketing: passo a passo
Sem dúvidas, tudo começa pela necessidade de um planejamento estratégico.
E é nele que vamos nos aprofundar mais nesse artigo.
Mas se você precisar de ajuda com os outros 2 tipos de Planos de Marketing, pode entrar em contato que teremos o maior prazer em te ajudar.
Aqui abaixo, vamos te passar tudo que você mesmo precisa fazer para ter um bom Plano de Marketing para sua empresa.
1. Faça um Diagnóstico sincero da sua empresa
Para saber aonde você quer chegar, primeiro é importante saber onde você está.
Por esse motivo, crie um documento onde constam todas as informações da empresa:
- Métodos utilizados atualmente pela marca
- Informações sobre produção (capacidade)
- Pontos fortes da empresa
- Pontos fracos do negócio (vulnerabilidades)
- Principais motivos que acredita serem os empecilhos de crescimento (internos e externos)
- Margem de lucro atual
- Principais despesas (descrições detalhadas)
Existem algumas ferramentas muito úteis que podem ser utilizadas nesse momento, sendo a Análise Swot a mais simples e acessível.
Outra forma de fazer um bom diagnóstico é por meio de uma consultoria ou contratando uma empresa especializada em Marketing.
Normalmente empresas do ramo possuem programas e métodos muito eficientes de análise situacional de negócios.
2. Defina o seu público ideal
Com base no conhecimento completo da própria empresa e das suas principais características é importante definir a quem você realmente precisa atender.
Isso é chamado de público-alvo ideal.
São as pessoas que realmente sua empresa deve atender, ou seja, consumidores que precisam do seu produto ou serviço de fato.
Porque é importante que você saiba o perfil do tipo de cliente que está sempre precisando da sua empresa.
Eles são a sua razão de existir, e buscar suprir as necessidades deles é o objetivo final do trabalho de todos na organização.
Uma boa pesquisa de mercado pode lhe trazer as informações que seu negócio precisa neste aspecto.
Dessa forma é possível implementar uma ação muito eficiente: a definição da Persona da empresa.
O que é uma Persona?
A persona é um personagem, ou mais de um, fictício que tenha as principais características dos seus clientes reunidos nele.
Como, por exemplo, gênero, idade, valores, hábitos e principais preferências.
Dessa forma a empresa consegue entender melhor para quem eles irão direcionar suas estratégias de marketing.
Acredite, essa é uma forma muito poderosa e eficiente para criar um planejamento de alto nível.
3. Entenda todo o mercado
Você entendeu quem é, quem você precisa atender, e agora precisa entender como tudo que não está ligado à sua empresa funciona.
É importante entender quem são seus principais concorrentes diretos, além dos produtos ou serviços substitutos que podem estar competindo com você.
Procure respostas para perguntas como:
- Os seus fornecedores atuais são os que suprem melhor as suas necessidades?
- É necessário ter outras opções de fornecedores para eventuais necessidades?
Descubra qual a sua fatia de mercado atual e em que posição você se encontra ante os competidores.
Identifique quais são as novas tecnologias que chegaram ao seu segmento e que podem ser úteis.
Todas as informações que envolvem o mercado de modo geral devem ter um fluxo contínuo dentro da empresa.
Tudo isso será o “insumo” necessário para as tomadas de decisões e modelagem do Plano de Marketing que está sendo desenvolvido.
4. Definição de objetivos e estratégias
Uma vez que todas as informações estratégicas foram obtidas, agora sim sua empresa estará plenamente apta a definir o que é viável ou não como meta para a organização.
Esse é o momento de estabelecer os objetivos de acordo com o tempo que a empresa precisa atingi-los:
- Curto prazo
- Médio prazo
- Longo prazo
Para cada um dos tipos de objetivos segmentados pelo tempo que se pretende alcançar, serão definidas estratégias específicas.
Cada um deles precisará ter definidos os meios e formas mais eficientes.
Isso tornará as metas mais alcançáveis e também tornará o planejamento mais fácil de ser executado.
5. Cronograma de aplicação, execução e controle
Uma vez que esteja definido o que deve ser feito para atingir as metas, chega o momento de estabelecer as datas de início e fim de cada etapa.
Da mesma forma, é importante definir quem é o responsável por cada tarefa e o que ele precisa entregar para a empresa.
E a partir de então o plano deve ser colocado em prática.
Tenha em mente que em algum momento será necessário aplicar eventuais ajustes em aspectos que podem ter mudado de acordo com o mercado.
Como se fosse um GPS recalculando o trajeto.
Dessa forma seu negócio continuará ainda com o mesmo destino, mas realizando apenas pequenos ajustes de rota.
Conclusão
De maneira básica essa é a estrutura de um bom Plano de Marketing que pode ser criado e implementado em qualquer negócio.
Caso alguma parte do processo seja complexa ou difícil, procure uma empresa de Marketing especializada que poderá te dar todo o auxílio necessário.
Os especialistas em Marketing definitivamente são os profissionais mais indicados para criar e coordenar um projeto de sucesso.
Esperamos ter ajudado com essas informações. Qualquer dúvida agende um horário conosco e teremos o maior prazer em ajudar em seu Plano de Marketing, ou na criação dele.
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