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ToggleO que é o Google Meu Negócio e como se cadastrar? Estar na internet, atualmente, envolve um marketing 360 graus, onde sua empresa precisa estar presente em todas as plataformas web para ser bem vista, passando credibilidade.
Apesar disso, naturalmente algumas plataformas são mais importantes do que outras, principalmente devido a visibilidade que essas plataformas proporcionam. Uma das plataformas web mais importantes é o Google Meu Negócio.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial, onde vamos lhe explicar de forma clara e direta o que é o Google Meu Negócio e como se cadastrar. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto.
Essas dicas servem para todos os negócios locais, como, por exemplo: imobiliárias, escritórios de arquitetura e advocacia, academias, supermercados, entre outros.
Vamos lá!
O que é o Google Meu Negócio e para que serve?
Afinal, o que é o Google Meu Negócio? Vamos começar pelo básico e em ordem: Google Meu Negócio é o serviço que o Google desenvolveu para empresas locais. Através deste serviço, lojistas e empresários podem comunicar aos clientes, ou potenciais clientes, toda uma série de informações relativas ao ponto de venda.
Recentemente, e com isso queremos dizer ainda esse ano, o Google Meu Negócio mudou seu nome para Google Business Profile, em português, “Perfil da empresa no Google”. A operação de rebranding visa incentivar os usuários a gerenciarem seus perfis diretamente no Google Maps e no Google Search Console.
Para quem é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio pode ser usado por qualquer empresa que queira aumentar seu destaque local na web, sejam empresas locais, como pizzarias, cabeleireiros ou empresas de diversos setores.
Por que o Google Meu Negócio é importante?
O futuro será cada vez mais phygital (fusão das palavras em inglês physical, que significa físico, e digital), uma interação contínua entre o mundo físico e o digital, onde os usuários poderão viver cada vez mais experiências únicas e interativas entre esses dois mundos, cuja interligação se dá no Google Meu Negócio.
O GMN é uma ferramenta que consegue conectar pesquisas feitas no Google e lojas físicas. Ao mesmo tempo, pode permitir que usuários que procuram apenas direções no Google Maps visitem seu site.
O fenômeno phygital é sustentado por dois crescimentos paralelos: o do comércio eletrônico e o do varejo organizado.
Quanto custa o Google Meu Negócio?
E quanto custa ter um perfil no Google Meu Negócio? É grátis. O Google disponibiliza uma ferramenta simples, intuitiva e rápida disponível para todos aqueles que realizam um negócio e desejam ser encontrados, e faz isso sem pedir dinheiro. Para patrocinar sua página, você terá que fazer investimentos no Google Ads, naturalmente.
Como ativar um perfil do Google Meu Negócio e como verificá-lo?
O Google Meu Negócio é ativado em três etapas simples.
- Antes de tudo, você precisa se inscrever no Google Meu Negócio;
- Em seguida, você deve inserir as informações vitais do seu negócio, como nome, tipo de negócio, telefone e localização;
- Por fim, verifique se sua empresa aparece no Google Maps.
Deve-se tomar cuidado para não alterar o perfil do Google Meu Negócio, durante o processo de verificação (que pode ser via telefone, ou mais comumente, através dos Correios).
Ao verificar seu perfil você pode obter várias vantagens:
- Você poderá editar e alterar as informações do seu perfil, conseguindo otimizá-lo com mais opções de edição;
- Você poderá interagir mais com seus clientes respondendo às avaliações deles, fazendo upload de fotos por conta própria;
- Insights estarão disponíveis para fazer escolhas estratégicas.
O que encontro no Google Meu Negócio?
Dados reais
A parte de dados pessoais reais, que pode ser modificado a qualquer momento (exceto o nome da empresa, pelo menos até que a identidade seja verificada).
Posts
Os posts são uma verdadeira ferramenta de publicação de posts compostos por fotos/vídeos e texto, que ficam visíveis por no máximo 7 dias.
Estatísticas de sua listagem
Como os clientes pesquisam sua empresa, onde os clientes veem sua empresa no Google, quais ações seus clientes realizaram, quantas ligações foram feitas após a pesquisa e quantas fotos foram visualizadas, entre outras opções semelhantes que podem ser úteis para seus relatórios.
Comentários
Eles são coletados em uma única interface e, a partir daí, você pode responder a cada um. Pequena sugestão: você recebeu uma crítica ruim? Responda com profissionalismo e clareza. Talvez você não convença o cliente insatisfeito, mas passará uma imagem profissional para as outras dezenas de milhares de pessoas que lerão essa troca de opiniões.
Você recebeu uma avaliação positiva? Agradeça, porque senão você pode dar a impressão de que está apenas agindo na frente de quem reclama, dando como certo os elogios que recebe!
Mensagens
Esse é o chat que pode ser iniciado pelo celular, diretamente do Google Maps, são uma importante fonte de oportunidades para os comerciantes.
Fotos e vídeos
Tanto as escolhidas pela sua empresa como as enviadas pelo público, bem como a possibilidade de carregar conteúdos em vídeo.
Como otimizar meu perfil no Google Meu Negócio?
Mas, e como otimizar meu perfil no Google Meu Negócio? Existem quatro etapas que podem ser usadas para otimizar nosso perfil no Google Meu Negócio:
- Atualize suas informações comerciais: se você mudou de local ou horário, altere suas informações no Google Meu Negócio imediatamente;
- Use vídeos e fotos de qualidade, eles estão entre as primeiras coisas que são vistas por qualquer cliente. Você também pode adicionar seu próprio logotipo ou imagem de capa;
- Gerencie as avaliações de maneira otimizada;
- Use as informações do seu perfil para fazer escolhas estratégicas. Por exemplo, você pode ver quantas pessoas visualizaram sua empresa e quantas solicitaram rotas para ela. É muito importante analisar como os clientes encontram seu perfil;
- Outras informações são quantos cliques foram feitos no botão de chamada, número de mensagens, reservas, cliques no site, pedidos de comida, número de visualizações de produtos e um resumo do total de interações.
É muito importante visualizar todas essas informações, pois é justamente através delas que você pode montar relatórios mais fidedignos, e, assim, definir quais serão as mudanças necessárias para alcançar a otimização que está buscando.
Benefícios do Google Meu Negócio
Mas, quais são os benefícios do Google Meu Negócio? A partir do que acabamos de descrever, o Google Meu Negócio tem vários benefícios. Aqui estão eles em detalhes:
- Consciência da marca: indicar a existência do seu negócio para o Google permite uma maior presença na web. Quem pesquisar pelo seu nome poderá utilizar um cartão (digital) dedicado onde estarão presentes diversas informações, incluindo o logotipo e direções de chegada no mapa;
- SEO local: ter uma listagem do Google Meu Negócio ajuda enormemente a posicionar sua empresa localmente;
- Consulta do celular: por incrível que pareça, ainda existem muitos sites que não são otimizados para dispositivos móveis. O cartão do Google Meu Negócio ajuda você a ser encontrado até mesmo em buscas de smartphones ou tablets;
- Tudo em um: através do Google Meu Negócio é possível explicar ao usuário todas as informações básicas sobre o seu negócio: onde você está, quais são seus contatos, que horas está aberto e quais são as opiniões de seus clientes;
- Vários locais, um gerenciamento: no caso de empresas estruturadas com vários escritórios espalhados pelo território, o Google Meu Negócio permite uma gestão unificada por meio de um único endereço. É um recurso simples e prático que resolve muitos problemas de gestão.
Entre outros benefícios
Uma série de novas ferramentas foram adicionadas ao longo do tempo à lista de vantagens sempre válidas, que tornam a presença do próprio negócio no circuito do Google Meu Negócio cada vez mais útil (se não vital).
Entre estes, já mencionamos a possibilidade de publicação de vídeos, além das fotografias já presentes. Se é verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo certamente comunica melhor do que uma imagem estática.
Postagens, ou seja, pequenos conteúdos compostos por fotos/vídeos e texto, que permanecem visíveis por 7 dias e aparecem em correspondência com a caixa de informações no Google e no Google Maps, quando nosso negócio é exibido.
Eles são usados para destacar promoções ou iniciativas com duração limitada e que exigem visibilidade máxima.
Finalmente encontramos as mensagens, recentemente introduzidas, que servem para encurtar muito a distância (e o tempo) entre quem procura uma atividade como a nossa. As mensagens funcionam como um chat. O usuário que visualiza o cartão de visita do Google Meu Negócio, portanto, tem várias formas de entrar em contato com a empresa:
- Fisicamente, recebendo direções para chegar ao negócio graças ao Google Maps;
- Visitando o site (que deve ser ágil e de fácil leitura, especialmente no celular);
- Fazer uma ligação telefônica, bastando clicar no botão “Ligar”;
- Ou, de fato, enviando uma mensagem direta, através da função “mensagem” (função que deve ser explicitamente ativada).
Este foi o nosso guia onde buscamos explicar a você o que é e como se cadastrar no Google Meu Negócio. Esperamos ter retirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha alguma, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!
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