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ToggleO que é identidade visual? Quando seu público reconhece seu conteúdo à primeira vista, você está trabalhando bem no reconhecimento da marca. Essas cores, esses gráficos, essas fontes são da sua empresa e o diferenciam de outras empresas por aí.
Deste ponto de vista, a identidade visual se torna um elemento importante do marketing para trabalhar também a nível visual na sensibilização. Você não pode criar uma identidade visual sem antes trabalhar os valores que deseja comunicar e as emoções e sensações que deseja relembrar.
Com essa breve introdução sobre a importância da escolha da sua identidade visual, então começamos nosso conteúdo, onde não somente vamos lhe explicar o que é identidade visual, como falaremos também sobre suas características, pontos fundamentais e importância. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!
O que é identidade visual?
Mas afinal, o que é identidade visual? Este é um trabalho de duas pessoas. Designer gráfico e cliente, lado a lado em uma jornada feita em conjunto. As cores corporativas, o logotipo, a forma como o nome da marca é escrito, as fontes a serem utilizadas e as posições dos elementos gráficos são a base para a construção de todos os canais de comunicação (redes sociais, e-mail marketing, newsletter, banners, cartões corporativos, etc.).
O resultado de um bom trabalho de identidade visual são cores alinhadas com o que seus serviços e produtos comunicam, um logotipo onde você encontrá-lo (produto ou serviço), uma fonte legível ou grande o suficiente para ser lida sem esforço.
Por fim, em um bom trabalho gráfico, a identidade visual tem a função de permitir que o usuário concentre seus conteúdos e encontre o que precisa sem esforço.
A identidade visual é um elemento importante para todas as marcas e um suporte significativo para a estratégia de marketing e trabalho de conteúdo (Inbound Marketing). Um bom trabalho de identidade visual é também uma viagem para dentro da alma da marca, traz muita consciência de valor do local que sua empresa ocupa onde atua.
A importância da identidade visual é de tal maneira representativa que, na grande maioria das vezes, dependendo principalmente da concorrência com que se luta, não ter uma identidade visual é a mesma coisa que não existir no mercado.
Definição de identidade visual
Mas e qual é a definição de identidade visual? A identidade visual é o conjunto de diretrizes estéticas que ajudam você a comunicar sua marca de forma consistente. É uma parte da identidade da marca que lida com a parte estética e contém tudo o que é a imagem da marca.
Não é apenas sobre o logotipo. Existem outros elementos importantes, como a paleta de cores, as fontes escolhidas, os layouts gráficos usados. Cada peça cria a identidade visual.
Toda vez que você se comunica com um público, você se expõe com uma identidade visual, mesmo que não tenha criado uma especificamente.
Seus gráficos, cartões de visita, redes sociais, site e qualquer canal de comunicação que você utilize possuem uma identidade visual, que mesmo sem querer te representa, mesmo que não tenha havido uma obra bem estruturada desde o início.
A identidade visual ajuda a representar sua marca e transmitir exatamente o que você quer que seja transmitido: os valores, o tipo de posicionamento, o público-alvo que você está direcionando, etc.
Quando há coerência é mais fácil ser reconhecido e esta é uma das razões fundamentais por trás da identidade visual. O que principalmente traz consistência é o estilo escolhido. Cada identidade tem seu próprio estilo.
Como funciona a construção de uma identidade visual?
O trabalho é feito entre o designer e o dono da empresa, sendo que você gestor precisa estar envolvido em todas as fases na criação da identidade visual de sua marca.
É necessário que já tenha em mente para onde quer chegar e as principais características de sua marca. Se você não sabe qual é o seu público-alvo e quais são os valores que te movem, não conseguirá criar uma identidade visual coerente e funcional à história da marca.
O envolvimento com o designer acaba sendo contínuo. Caso não seja, não será possível realizar pequenos ajustes que tornam a identidade visual perfeita para o negócio. O feedback e a história inicial da sua empresa podem parecer uma parte pequena, mas na verdade é crucial.
Muitas vezes acontece que as ideias também surgem no brainstorming. Esse trabalho realmente vai muito fundo e toca em partes importantes: durante o processo muitas coisas surgem.
Os gráficos que representam uma marca pessoal também devem falar da pessoa por trás dela, dos valores que coloca em seu trabalho, do seu porquê. Por isso a parte emocional é fundamental, sem ela a identidade visual não poderia refletir 100% a marca e comunicar na direção certa.
Escolha de cores, fontes e outros elementos
Algumas coisas podem variar, mas existem pontos fundamentais. O ponto de partida é a análise de marca, alvo e concorrente. É preciso que o empresário expresse aquilo que quer em sua identidade.
Cores, fontes, estilos e imagens vêm de tudo isso. É a síntese do que a marca quer transmitir, as sensações, as emoções e como a marca quer ser percebida pelo seu público-alvo. Leve para sua identidade visual parte das inspirações da sua bagagem interna como profissional na área em que atua, das suas paixões e do amor que tem pelo que faz.
Para criar o logotipo, faça muitos testes, junto ao designer, buscando um resultado após milhões de tentativas. Neste sentido, os papéis são essenciais antes dos softwares, pois os rabiscos são necessários.
Logicamente, estamos falando de um processo em que você dono da empresa participa de maneira ativa na construção de sua identidade visual – o que não lhe impede de simplesmente delegar a função para o designer e pronto.
A escolha de uma cor completamente fora do lugar pode não atrair o alvo certo e dar as referências erradas em um nível comunicativo. Busque entender mais sobre o significado das cores para que possa escolhê-las com sabedoria na identidade visual de sua marca.
Conheça o significado de algumas cores no marketing
- Amarelo: conhecimento, relaxamento, claridade, felicidade, otimismo, idealismo, desonestidade, imaginação, esperança, sabedoria, radiosidade, verão, alegria, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;
- Azul: fé, conservadorismo, espiritualidade, verdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, contentamento, confiança, lealdade, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
- Branco: sim, inocência, respeito, mesura, pureza, morte (culturas orientais), simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, proteção, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), amor, frio, clínico, estéril;
- Laranja: humor, expansão, equilíbrio, entusiasmo, calor, vibração, energia, extravagância, flamejante, excessivo;
- Marrom: terra, materialismo, casa, confiabilidade, ar livre, resistência, conforto, estabilidade, excitação, simplicidade;
- Ouro: riqueza, preciosidade, calor, extravagância, opulência, riqueza, grandeza prosperidade;
- Prata: glamour, riqueza, diferença, fascínio, liso, natural, macio, suave, elegante, tecnológico;
- Preto: não, sexualidade, poder, formalidade, sofisticação, elegância, mistério, riqueza, anonimato, medo, profundidade, infelicidade, mal, estilo, remorso, tristeza, raiva;
- Rosa: inocência, amor, felicidade, saúde, romantismo, satisfação, brincadeira, charme, delicadeza, leveza, feminilidade;
- Roxo/Violeta: realeza, erotismo, espiritualidade, nobreza, misterioso, cerimônia, sabedoria, transformação, iluminação, conhecimento, arrogância, crueldade, poder, luto, intimidade, sensibilidade;
- Verde: calma, cura, tenacidade, perseverança, orgulho, autoconsciência, meio ambiente, imutabilidade natureza, boa sorte, saudável, juventude, renovação, primavera, vigor, fertilidade, generosidade, inexperiência, ciúme, imaturidade, inveja, destruição;
- Vermelho: paixão, raiva, ira, fúria, excitação, desejo, velocidade, energia, poder, força, amor, calor, perigo, agressão, sangue, fogo, violência, guerra.
O que é o manual da marca? Por que é importante?
O manual contém todas as diretrizes da identidade visual a serem seguidas para os elementos de comunicação. Por exemplo, indica quais fontes usar, em quais condições usar determinados gráficos, como as cores são usadas, como o logotipo deve ser posicionado.
O guia contém as indicações que permitem à marca seguir o seu estilo e recriar o imaginário que suporta nos aspetos da comunicação, caso necessite de criar material de apoio à sua comunicação, sozinho ou com o apoio de outros profissionais.
Rebranding e Restyling: quando são necessários?
Rebranding
O que é rebranding na identidade visual? Rebranding fornece uma mudança completa de imagem, não apenas os gráficos. Há mudanças profundas neste caso (talvez em termos de posicionamento, alvo ou outros aspectos importantes). Você muda e revisa radicalmente a base da marca e consequentemente a identidade visual também será completamente nova.
Restyling
Diz respeito apenas à parte estética e pode ser necessário quando, por exemplo, está no mercado há algum tempo e sente necessidade de acompanhar os tempos, ou se mantém a sua posição (os serviços permanecem os mesmos, o alvo também), mas alguns elementos variam. Neste caso, uma nova imagem não é criada, mas uma reinterpretação do que você tinha.
Este foi o nosso conteúdo onde buscamos explicar a você não somente o que é identidade visual, mas sim todos os pontos fundamentais dessa fase de criação da sua marca no mundo (setor) em que atua.
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, trazendo um conteúdo rico em informações sobre a identidade visual. Porém, lembramos sempre que, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!
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