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ToggleTrabalhar na atualidade é saber lidar com a dinâmica do mundo dos negócios.
Se desdobrar, ter a capacidade de ser multitarefas, atender prazos e agradar pessoas, são pontos que fazem parte da rotina de qualquer um que atue no ramo de vendas.
Todos são aspectos diferentes, mas que, de certa forma, se relacionam. O ambiente digital ajudou a tornar essa necessidade, de ser funcional mais evidente do que nunca.
Um dos ambientes digitais, onde há mais oportunidades da empresa realizar uma maior diversidade de trabalhos de atração do cliente, são os sites institucionais.
E dentro dos sites existem diversas ferramentas, das quais um negócio pode fazer uso para realizar ofertas e atrair o interesse do público.
Um desses acessórios é o hotsite. Nunca ouviu falar? Ou já ouviu falar, mas não sabe direito do que se trata? Ou ainda, sabe o que é, mas não faz ideia como começar o seu?
Sem problemas, leia o conteúdo desse artigo até o final e, após isso, você saberá o que é um hotsite, e qual a sua diferença para um site comum. Podendo até entender como utilizar para faturar mais alto em sua empresa.
Entenda o que é o calor de um hotsite
Literalmente hotsite significa “site quente”. Em nossa língua (o português) “quente” significa apenas algo aquecido. Porém no inglês, esse mesmo termo pode ser utilizado com outros significados.
Em muitas circunstâncias ele pode ser usado para se referir a algo, ou alguém, atraente. Sexy, pode-se dizer. Aquilo que desperta calores internos, se é que você me entende.
Sabendo o que “hot” significa nos EUA, onde o termo foi criado, você estará mais apto a captar a mensagem que a ideia da ferramenta quer passar.
De forma prática, os hotsites são pequenos sites, dentro dos sites principais das empresas.
Eles possuem uma finalidade bem específica: fazer os clientes sentirem “calores” internos por meio das ofertas contidas nele.
De praxe, os sites quentes possuem campanhas específicas, voltadas para momentos selecionados e um nicho específico que a marca atende.
Eles procuram induzir o cliente a fazer algo, o chamado call to action,ou CTA.
Tudo isso torna a oferta super específica, altamente atraente e, muitas vezes, praticamente imperdível.
Pelo menos essa é a sensação que o hotsite quer que seu cliente sinta.
Quais as características que um hotsite deve possuir?
Por ser uma ferramenta de uso não prolongado, o hotsite possui características bem únicas.
Afinal, ofertas são peças de marketing de tiro curto. O hotsite busca, na maioria das vezes, gerar contato entre o cliente e a marca, em períodos de tempo curtos.
Para você aprender melhor a desenvolver como será o seu hotsite, tenha em que mente que são imprescindíveis que ele contenha:
- Poucas palavras
- Uma duração determinada (curta)
- Apresentação de algo novo (de verdade)
- Foco em um nicho de mercado
- A utilização de gatilhos mentais adequados
Ao construir seu mini site, como também é chamado, siga esses pontos. Detalhe-os em um planejamento. Após isso procure profissionais, ou caso seja bom na construção de páginas, coloque tudo em um site à parte.
Naturalmente este mini site poderá, e deverá, ser acessado pelo site da empresa.
Não apenas por lá é claro. Podem ser colocados anúncios em espaços online, por meio do uso de mídias programáticas.
Diferenças entre site e hotsite
Dentro de uma mesma área de acesso de um negócio, o cliente pode usufruir de diversos espaços de interação.
Podemos dizer que essas páginas web são como bonecas russas. Principalmente se tratando dos sites empresariais.
Bonecas russas são aquelas peças de artesanato, onde você abre a boneca, e dentro dela há outra boneca.
Dentro dessa segunda boneca, existe uma terceira, quarta, quinta… e assim por diante.
Dentro de um site, pode haver, por exemplo:
- Área do cliente
- Área institucional
- Catálogo de produtos
- Produtos adquiridos (minhas compras)
- Hotsite (chamada e link)
Perceba que em cima colocamos a palavra “pode”. Isso se deve ao fato que não é necessária a existência prévia de um site, para que se crie um hotsite.
Mas isso normalmente é utilizado por pessoas que apenas querem tentar vender esporadicamente na internet. Não tem interesse em desenvolver uma marca.
Não há intenção de continuidade. Pelo menos, não de imediato.
Outra diferença que vale destacar é que o hotsite é feito para ser chamativo. Cores e expressões usadas neste mini site são diferentes do site da empresa.
O design do hotsite busca uma melhor conversação, entre o cliente e o que ele busca na página.
Quando posso (e devo) usar um hotsite
Existem indicações, quase obrigatórias, em que a empresa deve utilizar a ferramenta do hotsite.
Os mais comuns são:
- Promoções (Black Friday)
- Eventos importantes
- Lançamentos (produtos e serviços)
- Gestão de crise (recall)
- Datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados)
Essas situações descritas acima são as mais usuais para criar um hotsite. Olhando para cada uma delas fica óbvio o motivo de ser algo não duradouro.
Usar um hotsite ajudará e muito o tráfego do site da empresa, e uma eventual aproximação com a marca. Gera um vínculo que pode ser amadurecido depois.
Aumente a conversão de vendas com um bom hotsite
Por mais que sempre haja um tempo para começar e encerrar o propósito de um hotsite, há algo nele que pode ser duradouro.
A prática de usar hotsites como uma ferramenta de conversão de vendas, é cada vez mais comum.
Essa sim deve ser uma prática contínua. Afinal, todo ano há Natal, Black Friday e, pode haver, eventos da empresa que ocorrem periodicamente.
Em todas essas circunstâncias a equipe responsável pelo marketing poderá utilizar essa ferramenta.
Converter vendas é algo que toda empresa precisa para continuar existindo.
Use o hotsite como a ferramenta que ele foi criado para ser. Cause aquele calor agradável no cliente. Aquele impulso que o fará se relacionar com a empresa.
Seja por meio de aquisição de produtos em uma oferta, ou participando do evento de aniversário da empresa, ou ainda, entendendo melhor o novo lançamento da marca.
Use os conhecimentos adquiridos com esse material sobre o que é hotsite, e sua diferença para o site comum da empresa e melhore seu desempenho nos negócios.
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