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ToggleO marketing para supermercados pode fazer com que o seu estabelecimento se diferencie até mesmo dos grandes players do mercado. Mas, o que é o marketing para supermercados? Quais estratégias podem ser eficazes? Como aplicá-lo na prática?
Antes de respondermos a essas perguntas, precisamos evidenciar que o marketing para supermercados não é algo que deva ser implementado apenas por quem tem e-commerce ou aplicativos de compra.
Ele é simplesmente fundamental para qualquer tipo e porte de supermercado! Afinal, vivendo em plena transformação digital, os clientes devem ser atraídos antes mesmo de pensarem em sair de casa – e é aí que entre o marketing digital.
Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre o que é marketing para supermercados. Daremos dicas sobre o que você pode fazer para melhorar a imagem do seu negócio e para aplicar na prática estratégias eficazes. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!
O que é marketing para supermercados?
O que é marketing para supermercados? Trata-se de um conjunto de estratégias que, quando combinadas, auxiliam o seu negócio a se destacar dos concorrentes, mesmo que sejam grandes redes. Dessa forma, é essencial que a sua empresa possua um plano de marketing, principalmente digital, muito bem organizado.
Como o objetivo do marketing para supermercados é atrair os clientes antes que eles saiam de casa, uma das estratégias mais eficazes que pode ser utilizada é o Inbound Marketing. Essa estratégia diz respeito à produção constante de conteúdo relevante em mídias sociais e outras plataformas digitais em busca de atração de novos clientes.
Para se destacar no marketing para supermercados, é preciso definir quais são os diferenciais do seu estabelecimento – afinal, mercados já existem muitos.
Então, qual é o seu diferencial? São os preços mais baixos? São os dias da semana em que determinado setor ou departamento oferecem descontos especiais? É algum sistema de acúmulo de pontos por troca de mercadoria? É o cashback?
O marketing para supermercados precisa sim de conteúdo diários sendo postados em plataformas digitais e sociais, principalmente se estamos falando sobre um mercado local, ou seja, não necessariamente pequeno, mas que precisa bater de frente com as redes presentes na mesma cidade.
Dessa forma, ao criar um diferencial, a sua persona pode optar por ir comprar em seu supermercado e não em um concorrente.
Mas, como colocar isso em prática? É o que você vai descobrir a seguir!
6 estratégias eficazes de marketing para supermercados
1. Crie um site para o supermercado
Uma das estratégias mais eficazes de marketing para supermercado, e que contribui inclusive para o aumento da credibilidade do empreendimento, é a criação de um site.
Com um site, os clientes podem obter facilmente as informações de que necessitam, como horário de funcionamento, contato, além de especificações sobre produtos, preços e outros conteúdos relevantes que podem ajudar o cliente.
Para isso, é necessário contar com especialistas em SEO e em desenvolvimento de sites, a fim de garantir que a plataforma seja responsiva, com carregamento rápido e, ao mesmo tempo, que interesse à sua persona.
2. SEO local é fundamental
O SEO local sempre será a principal estratégia para empresas que são fixas e não possuem como renda principal a web. Portanto, os supermercados se encaixam nesse grupo.
Um dos principais pontos positivos do SEO é que ele “democratiza” a visibilidade das empresas, ou seja, grandes redes de supermercado e mercados locais disputam as mesmas posições na web e podem concorrer praticamente de “igual” para “igual”.
O termo SEO é acrônimo para Search Engine Optimization. Em português, significa Otimização para Motores de Busca. Trata-se de organizar a sua presença online de tal forma em mecanismos de busca, que sempre que o termo “supermercado em [nome da cidade]” for pesquisado, a sua empresa apareça entre as primeiras posições.
Existem inúmeras maneiras de se fazer isso: site otimizado, conteúdos para blog posts e um Google Meu Negócio atualizado. Em inglês Google My Business, trata-se da ferramenta que toda empresa local precisa para se diferenciar das demais.
Praticamente todo empreendimento possui um Google Meu Negócio, porém não bem cuidado. Faça o básico: informe seus dados de localização, horário de funcionamento e indique um número para contato que possua WhatsApp Business, para facilitar o atendimento ao cliente. Lembre-se também de adicionar fotos externas e internas do seu supermercado.
Somente ao fazer o básico, você já irá se distanciar da maioria. Assim, sempre que alguém realizar alguma pesquisa semelhante à que mencionamos, a sua empresa irá aparecer entre os primeiros resultados, e ainda ajudará o cliente com informações úteis sobre o estabelecimento.
3. Esteja presente nas redes sociais
Seus clientes estão nas redes sociais e, justamente por esse motivo, seu supermercado também precisa estar! Nas redes sociais você irá compartilhar os seus conteúdos, os quais podem ser textuais, audiovisuais ou em qualquer outro formato, desde que contribua para engajar ainda mais a sua persona.
A presença digital é de suma importância não somente para aumentar a sua clientela, mas também para fortalecer a sua marca, aumentar a sua credibilidade e estreitar o relacionamento entre você e seu cliente final.
Portanto, crie um perfil em cada rede social que achar interessante. Ou seja, esteja presente nas que realmente são importantes para o seu negócio e as mantenha atualizadas, com informações corretas e publicações frequentes.
4. Invista no sistema de compras online
Se você visitar uma cidade com mais de 100 mil habitantes – às vezes até menos do que isso – já irá encontrar algum supermercado que trabalhe com o sistema de vendas online. Como funciona? Basicamente, o cliente pode criar o seu carrinho de compras no site da empresa, criando um cadastro próprio com suas informações pessoais.
Após isso, o cliente escolhe seus produtos, finaliza a compra com pagamento via Pix, cartão de crédito ou débito, e escolhe se deseja retirar as suas compras ou se deseja pagar pela entrega. É o futuro chegando até mesmo às experiências mais antigas.
5. Aposte em uma estratégia omnichannel
A barreira entre o físico e o digital está ficando cada vez mais estreita. Então, que tal usar isso a seu favor? Uma estratégia omnichannel leva a experiência do cliente para diferentes canais de venda e finalização de compra.
Em um supermercado, essa estratégia poderia acontecer, por exemplo, por meio de um sistema de acúmulo de pontos, em que o cliente poderia acompanhar a evolução dos seus pontos por meio de um site ou aplicativo, até que chegasse o momento de fazer a troca por descontos ou mercadorias.
Ainda, de tempos em tempos é possível escolher alguns produtos específicos e realizar uma promoção especial para tem tiver pontos acumulados, instalar o aplicativo do mercado ou realizar uma ação específica no site.
6. Aproveite datas especiais e períodos sazonais
Faça promoções especiais para datas comemorativas, unindo mais uma vez o físico ao digital! Para isso, abuse da criatividade: forneça receitas exclusivas, dobre a quantidade de pontos que podem ser acumulados no período, forneça um ebook sobre o assunto relacionado ao produto, dê dicas para harmonizar pratos com vinhos e cervejas, enfim, as opções são inúmeras… O mesmo vale para os produtos sazonais, aposte em uma promoção e divulgação especial!
O marketing é fundamental para supermercados, pois é o grande responsável por atrair e fidelizar os clientes! Para obter os melhores resultados, considere a contratação de uma assessoria de marketing digital!
Eles irão definir as melhores estratégias para o seu mercado e ficarão responsáveis por executar todas as ações necessárias para ver o seu empreendimento decolar na web e conquistar cada vez mais clientes!
Isso te interessa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e vamos conversar!
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