Índice de conteúdo
ToggleMarketing para imobiliária pode e deve ser usado para crescimento de marca, principalmente nesse setor que precisa de giro de caixa para continuar na ativa, seja vendendo ou alugando imóveis. São diversas as estratégias que podem ser usadas para o posicionamento de marca de uma imobiliária.
Estamos falando de um dos setores mais antigos de toda a sociedade. O homem vende e “arrenda” imóveis desde muito antes do início do século passado. Dessa forma, o marketing tradicional, aquele que a marca é propagada por indicações, rádio, televisão, panfletos, etc., sempre foi muito usado para aumentar a visibilidade de uma marca.
Porém, com o avanço da tecnologia e as ferramentas de análise e aumento de métricas que surgiram junto com a mesma, hoje já podemos usar a web para potencializar os ganhos de uma imobiliária. Como bem sabemos, não é uma tarefa fácil, demanda dedicação e trabalho, mas ainda sim traz bons resultados quando feito da maneira certa.
No conteúdo de hoje, vamos explicar para você de forma clara e direta o que é marketing para imobiliária, quais os motivos que levam você a investir nesse conjunto de ferramentas, quais são os seus benefícios e algumas dicas de como realizá-lo na prática. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!
O que é marketing para imobiliária?
Afinal, o que é marketing para imobiliária? Assim como para qualquer outro setor de atuação, trata-se de um conjunto de técnicas e ações que resultam em métricas melhores ao longo do tempo. O principal intuito do marketing para imobiliária é fazer com que a marca fique conhecida no local em que atua.
A partir disso, todas as métricas começam a melhorar. É de suma importância que o gestor da imobiliária dê atenção a todas as formas de marketing, não somente o tradicional, mas essencialmente o digital. Estar na internet nos dias de hoje é quase que uma obrigação para toda pessoa que quer vender algo. Não estar é um problema.
Caso você não trabalhe com o marketing digital, há grandes chances de que sua concorrência o ultrapasse em algum momento. Lembre-se de que não basta estar na internet, é preciso trabalhar com constância, atualizar as redes sociais quase que diariamente, e, acima de tudo, focar em um plano de marketing digital para imobiliário muito bem estruturado.
Quanto a isso, o mais recomendado é que a sua empresa contrate uma assessoria de marketing digital. Trata-se de uma empresa feita para a terceirização de serviços relacionados a visibilidade de sua marca na internet. A empresa fica responsável por movimentar suas redes sociais e criar campanhas publicitárias em plataformas anúncios.
Claro que tudo passa por autorização prévia do gestor, mas as campanhas ficam mais segmentadas e com maior alcance quando são feitas por alguém especialista no assunto. Portanto, considere contratar esse serviço terceirizado para ter a certeza de que o marketing de sua empresa está em boas mãos. Continue lendo conosco para saber mais sobre o marketing para imobiliária.
Benefícios do marketing para imobiliária
Muitos benefícios podem ser usufruídos através do marketing para imobiliária, principalmente quando falamos de marketing digital. Em suma, todos os setores de uma empresa como essa podem ser afetados de maneira positiva se um trabalho de qualidade for feito. Entre os principais benefícios e vantagens do marketing para imobiliária, podemos citar:
- Aumento da visibilidade de marca;
- Credibilidade melhorada por meio de propagação de marca;
- Maior audiência na web;
- Número maior de clientes em potencial em relação a empresas do setor que não investem em marketing;
- Melhor posicionamento;
- Maior alcance de compradores que querem investir em imóveis de outras regiões.
Como fazer marketing para imobiliária?
Como fazer marketing para imobiliária? Quais são as estratégias que podemos utilizar? Muitas, é claro. Fazendo uma análise geral, a melhor forma de receber insights positivos, boas avaliações e melhorar taxas de conversão no mundo dos imóveis, é apostar no marketing digital. Porém, o marketing tradicional ainda está presente através de algumas estratégias. Leia e aplique:
1. Otimize seu site para conversão
Sua imobiliária tem um site? Não? Então saiba que você está perdendo muito, mas muito dinheiro mesmo. Ter um site não serve somente para uma vitrine de seus produtos, mas também pode ser encarado como um grande canal de comunicação, funil de vendas e, acima de tudo, para construir um tráfego orgânico que aumente a sua visibilidade.
Quer saber como? Basicamente, se você aplicar técnicas de SEO em seu site, o tráfego orgânico pode aumentar muito. Explicando:
- SEO é um acrônimo usado para “Search Engine Optimization”, que em português significa Otimização para Mecanismos de Buscas;
- Tráfego orgânico são todas as visitas que você recebe sem ter que pagar por elas. No tráfego pago, por exemplo, assim que você para de pagar por uma campanha publicitária, as visitas somem. No tráfego orgânico as visitas continuam até o período em que sua marca conseguir manter sua posição nas pesquisas.
Portanto, ao investir em SEO para seu site através de um blog, por exemplo, o número de visitas e interesses em suas páginas aumentará consideravelmente. Em paralelo, você pode – e deve – otimizar o seu site para conversão, colocando meios de contato direto, como um balão do WhatsApp que redireciona para a conversa com um de seus atendentes.
O mesmo pode ser feito com Instagram, Telegram, etc., ou seja, é possível criar um canal de venda em paralelo, onde você atende seu cliente a qualquer momento, seja com mensagens automáticas ou direto com um vendedor que já pode converter aquela conversa em uma venda ou aluguel concretizado.
2. Tenha redes sociais ativas
Manter suas redes sociais ativas irá trazer ainda mais visibilidade para sua marca imobiliária. Isso porque é possível manter uma audiência engajada, que talvez não queira alugar ou adquirir nenhum imóvel nesse momento, mas quando desejar vai saber de onde comprar, ou seja, da página imobiliária que ela já segue.
Escolha sempre por um marketing 360 graus, onde sua marca está presente em todos os locais que sua persona visitar. Facebook, Instagram, Twitter, etc. Obviamente, nem sempre a sua persona irá frequentar algum tipo de rede social, por isso é possível dar mais atenção para uma do que para outra rede social.
Mas, lembre-se de apostar sim no marketing 360 graus, mesmo que em frequência de postagem diferente. Por que dizemos isso? Porque mecanismos de buscas como o Google ou as próprias redes sociais passam maior autoridade para empresas e marcas que possuem presença digital em diversos locais.
O mais indicado é que você contrate uma empresa que trabalhe com assessoria de marketing digital, como já mencionamos. Você tem coisas mais importantes com o que se preocupar, sendo a melhor opção deixar todo o trabalho de social media na mão de profissionais que podem trazer os melhores resultados.
3. Produza conteúdo de alto impacto
Quando começar a produzir marketing de conteúdo, lembre-se de não fazer simplesmente por fazer. Você precisa sim de conteúdos audiovisuais irreverentes, que viralizam e chamem atenção para a sua marca, mas, também necessita de conteúdos de alto impacto, ou seja, com muita qualidade inserida.
Fale sobre assuntos voltados à regularização de imóveis, importância de comprar com uma imobiliária, o passo a passo da compra até a finalização da venda, etc. Busque informar sua audiência com tudo que é realmente necessário, para que todos entendam a mensagem que você busca passar.
4. Apresente os imóveis por meio de vídeos
Quando falamos em marketing para imobiliária, é preciso lembrar de que tudo é muito visual. Por mais que seja um terreno totalmente vazio, é de suma importância que haja não somente fotos, mas vários vídeos do imóvel. Isso aumenta ainda mais quando falamos de casas de apartamentos.
Busque fazer imagens e vídeos profissionais tanto da parte interna quanto da parte externa das casas e apartamentos. Se preferir, faça gravações externas com o auxílio de um drone, para chamar atenção de sua audiência com vídeos interativos e diferentes do que a grande maioria já faz.
Por que fazer vídeos profissionais? Porque passa credibilidade ao trabalho que você está exercendo. Portanto, contrate um profissional da área de edição de vídeos e também alguém que entenda sobre o assunto para realizar as gravações. Insira músicas de fundo, explicações sobre tamanho, localização e valores do imóvel.
Temos a certeza de que em pouco tempo a sua audiência irá aumentar, pois são vídeos que chamam atenção, como por exemplo, os vídeos feitos por corretores mostrando imóveis de luxo: você já viu o alcance que esses vídeos tomam? Sua audiência pode não só aumentar, como se tornar sua clientela em breve.
5. Crie um programa de indicações
Um programa de indicação é uma técnica muito usada há décadas, fazendo parte do marketing tradicional. Basicamente, quando um cliente indica seu produto para outra pessoa, e esse novo cliente chega até a sua loja dizendo que foi por indicação, o primeiro recebe benefícios para as próximas compras.
Esse tipo de marketing é mais fácil de ser realizado em lojas com ticket baixo, onde o fluxo de vendas é maior. Porém, apesar de ser difícil de imaginar isso na prática com um imóvel, é bem possível de ser realizado. E como? Quando seu cliente tem interesse na compra ou no aluguel de um imóvel, ofereça descontos se o mesmo encontrar mais um cliente interessado também em uma compra.
São valores mais altos, e, consequentemente, os descontos e benefícios também serão maiores. Porém, vamos combinar que é melhor vender dois imóveis por um valor menor do que apenas um que não chega nem a metade do valor das duas vendas juntas, não é mesmo? Analise o que é possível e estruture uma estratégia de marketing de indicação: temos certeza de que irá gerar bons frutos!
6. Tenha uma página no Google Meu Negócio
Google Meu Negócio é uma plataforma incrível da empresa que leva o mesmo nome. Conhecida em inglês como Google My Business, trata-se da página pública de sua empresa no maior browser de todo o mundo. Somente no Brasil, 95,58% com acesso à internet usam o Google como seu principal navegador.
Apesar disso, muitas empresas ainda estão por fora da plataforma. Mas, o que exatamente faz o Google Meu Negócio? Quando alguém pesquisar pelo nome de sua imobiliária, uma pequena caixa na lateral direita da página irá aparecer, contendo dados como endereço físico da empresa, número para contato e horário de funcionamento.
Por que a página é importante? Porque é uma vitrine, ou seja, o primeiro contato que seu cliente tem ao pesquisar por imobiliárias na sua cidade. Lembre-se de apostar nas provas sociais do Google Meu Negócio: peça para que conhecidos, amigos, familiares e principalmente clientes deixem seu comentário na plataforma.
Um comentário positivo e 5 estrelas fazem uma diferença enorme, pois se trata de uma estratégia de SEO local, ou seja, sua empresa se posiciona melhor nas buscas sobre imobiliárias na cidade em questão, somente por causa das boas avaliações realizadas por clientes.
7. Aposte no e-mail marketing
Apesar de muitos pensarem que o e-mail marketing está ultrapassado, a realidade na prática é outra totalmente diferente. Mas como assim? Bem, basicamente, é possível criar uma boa campanha de newsletter para manter sua audiência nutrida, além de captar novos leads diariamente através de estratégias de Inbound Marketing.
Uma estratégia de captação de leads muito utilizada é o e-book gratuito. Funciona da seguinte forma:
- Você cria uma campanha publicitária oferecendo um e-book gratuito, como por exemplo, “10 dicas para escolher o apartamento perfeito”;
- Segmente e campanha para que atinja somente a sua persona;
- Logo após se interessar, a persona clica em um botão de ação, como um “Obter e-book agora”;
- Ela será direcionada para uma landing page, onde será possível visualizar todos os detalhes do e-book: é interessante que a sua marca apareça várias vezes nessa landing page, reforçando que é ela quem está fornecendo o conteúdo;
- Ainda na landing page, para receber o e-book, a pessoa deve fazer um breve cadastro, informando nome completo, idade, etc., além de um e-mail para o e-book ser enviado;
- Pronto, você acaba de ganhar um lead.
Agora, é sua tarefa nutrir esse lead através de uma boa campanha de e-mail marketing, com newsletter baseadas em conteúdos de alto valor. Leve em conta utilizar ferramentas como MailChimp, que analisam métricas essenciais, como taxa de abertura, cliques, descadastramento e rejeição.
Assim, será possível analisar suas campanhas já realizadas, segmentar ainda mais a sua persona, analisar todos os pontos positivos, excluindo os negativos, e, por fim, criar novas campanhas ainda mais segmentadas e eficazes.
8. Invista em campanhas geolocalizadas
Você vende ou aluga imóveis somente na região Sul do estado do Paraná? Então porque está anunciando para todo o Brasil? É claro, existem muitas pessoas de outras regiões do país que desejam investir em imóveis em outros locais, seja para morar ou somente para ter um investimento de qualidade em longo prazo.
Porém, o seu mercado principal está na cidade em que você atua. O que fazer em relação a isso, então? Criar campanhas geolocalizadas, é claro. Para isso, existem os profissionais conhecidos como gestores de tráfego, que são responsáveis por analisar a sua persona e criar campanhas geolocalizadas, voltadas para a região, cidade ou até mesmo bairro em que você atua.
As campanhas geolocalizadas para bairros são mais comuns em cidades grandes como São Paulo, onde apenas um bairro é quase do tamanho de uma cidade com pouca quantia de moradores. Está achando forçado? De acordo com a Guia de Bairros fornecida pelo jornal Estadão, o bairro mais populoso do Brasil é Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, com incríveis 336 mil habitantes, o equivalente a toda população de muitas cidades Brasil afora.
9. Analise os resultados
Após todas as campanhas realizadas usando ferramentas diferentes, analise os resultados. Entenda qual foi a reação da sua persona em relação às campanhas realizadas e quantifique tudo no papel, pois essas informações serão valiosas para o que vamos explicar no próximo tópico, sobre revisar as suas estratégias.
10. Revise as estratégias
Com todos os resultados em mãos, agora compare com seu plano de marketing para imobiliária criado com antecedência. Os resultados são satisfatórios? Caso sim, então sabemos que o caminho tomado foi o correto. Porém, caso a resposta seja negativa, talvez seja necessário mudar o caminho, criar ainda mais conteúdo, mudar a ênfase dos mesmos, ou seja, melhorar suas estratégias para que os resultados sejam de acordo com o que você realmente espera.
Este foi o nosso guia sobre marketing para imobiliária. Como podemos perceber, o marketing tradicional e o marketing digital se unem para criar um sistema muito forte de prospecção de novos clientes, além do posicionamento de marca que é potencializado. De toda forma, o marketing digital ainda é o carro-chefe para quem quer se destacar no mercado de imóveis.
Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Tem alguma outra ideia de estratégia de marketing para imobiliária que não citamos? Comente abaixo que vamos lhe responder o quanto antes suas dúvidas, assim como também as suas opiniões e ideias sobre o assunto. Até a próxima!
0