Índice de conteúdo
ToggleÉ possível usar o marketing digital em prol dos resultados de uma confeitaria? Quais são os benefícios que podem ser obtidos ao se utilizar o marketing digital como ferramenta de atração de clientes em uma confeitaria?
Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é marketing digital, principalmente se você é iniciante no assunto. E foi justamente por esse motivo, pensando em ajudar você a fazer a sua confeitaria se destacar, que criamos este texto especial sobre o assunto.
Confeitarias costumam ser bem movimentas, especialmente devido a festas e ocasiões especiais. No entanto, é possível vender mais diariamente com a ajuda do marketing digital.
No conteúdo de hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais no marketing para confeitaria. Explicaremos o que é necessário para colocá-lo em prática, as melhores estratégias e dicas para colocar seu plano de marketing em prática. Portanto, acompanhe a leitura até o final e fique por dentro de cada detalhe. Vamos lá!
O que é necessário para realizar o marketing para confeitaria?
O que é necessário para realizar o marketing para confeitaria? Um dos principais pontos a serem considerados é o estreitamento do relacionamento com clientes atuais e potenciais.
Para isso, é preciso investir em redes sociais, anúncios, e na criação de um site otimizado para SEO, por exemplo.
Esses canais precisam ser alimentados com conteúdos frequentes e relevantes, além de promoções imperdíveis ou produtos “deliciosamente tentadores”, no caso dos anúncios.
Assim, é necessário que seja feito um levantamento do tempo necessário para esse trabalho e do valor disponível para investimento.
Em muitos casos, acaba sendo mais vantajoso contratar uma agência de marketing, para que seja elaborado um planejamento bem estruturado e para que as ações necessárias não fiquem sob a responsabilidade da confeitaria, que precisa se dedicar ao seu core business, e sim sob a responsabilidade da agência, que é especializada no assunto e capaz de entregar um trabalho com muito mais qualidade, efetividade e, é claro, resultados.
As MELHORES estratégias de marketing para confeitaria
E quais são as melhores estratégias de marketing para confeitaria? São muitas as ferramentas de marketing digital que podem ajudar a sua confeitaria a crescer na web. Porém, algumas podem ser mais eficazes do que outras, principalmente se você está começando a sua presença no digital.
As melhores estratégias de marketing para confeitaria são:
- Definir sua persona;
- Marcar presença no Google Meu Negócio;
- Investir em provas sociais;
- Criar um site e investir em SEO;
- Focar em marketing de conteúdo e em boas imagens;
- Repostar stories e publicações de seus clientes nas plataformas sociais;
- Criar uma lista de leads e investir em e-mail marketing.
7 dicas de marketing para confeitaria
Defina a sua persona
A primeira dica que podemos trazer é: defina a sua persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal, aquele que mais consumiria os seus produtos e serviços.
A sua confeitaria é especializada em doces para eventos grandes? Prefere trabalhar somente com festas de aniversário? Ou fica aberta em horário comercial atendendo quem desejar visitar o seu estabelecimento? Cada caso possui uma persona diferente (ou até mais do que apenas uma persona).
Saber quem é a sua persona facilitará o trabalho da assessoria de marketing digital em direcionar os seus esforços e investimentos no caminho certo, prospectando uma audiência mais engajada e que possa se tornar sua clientela.
Esteja no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (em inglês, Google My Business), é uma ferramenta essencial para qualquer estabelecimento que trabalhe diretamente com o público. Trata-se de um pequeno resumo que o cliente encontra na web quando procura pelo nome da sua confeitaria, ou então pesquisa por confeitarias na cidade em que você atua.
É de grande importância que o Google Meu Negócio esteja otimizado, contendo todas as informações necessárias, como endereço, número para atendimento e horário de funcionamento. Na pesquisa direta, o seu Google Meu Negócio já irá aparecer ao lado direito da página de resultados; assim, seu cliente pode entrar em contato mais rapidamente.
Invista em provas sociais
O marketing para confeitaria deve conter provas sociais, afinal, estamos falando de um tipo de produto que muitas vezes é consumido por influência de pessoas que já foram clientes. Provas sociais são todos os comentários e insights que seus clientes antigos deixaram para sua empresa nas publicações das redes sociais ou no próprio Google Meu Negócio, ou seja, são as avaliações que eles fazem a respeito da sua confeitaria.
Lembre-se também de responder a essas avaliações, aumentando assim a proximidade com a sua clientela, que provavelmente voltará a comprar com você.
Crie um site e invista em SEO
A sua empresa tem um site? No ramo da confeitaria as opções são muito amplas, já que é possível unir um bom portfólio com um blog que pode lhe render ótimos frutos. Quer entender como? Imagine que a sua confeitaria possui um site que é atualizado diariamente com pelo menos um post sobre receitas de bolos, tortas, etc.
Com o tempo e um trabalho técnico de SEO bem feito, é possível vender e-books dentro da sua plataforma, de autoria própria. Dessa forma, além de receber um tráfego orgânico de pessoas que visitam seu site mensalmente, também obterá uma renda extra com a venda dos e-books de sua autoria.
Porém, é preciso fazer um bom trabalho de SEO técnico, focando em palavras-chave que possuam correlação com seu nicho, que tenham um bom número de buscas mensais e que possuam chances de serem “ranqueadas” para as primeiras posições da SERP (página de resultados de uma busca feita no navegador).
Foque em marketing de conteúdo e em boas imagens
O setor de confeitaria instiga seus clientes de qual forma? Principalmente por meio de imagens. Dessa forma, caso esteja buscando aumentar o tráfego em seu site, a audiência nas redes sociais e, é claro, atrair clientes, utilize o Inbound Marketing a seu favor, produzindo marketing de conteúdo somado a muitas imagens.
Busque publicar ao menos uma ou duas fotos diárias em seus feeds do Instagram e Pinterest, além dos stories que as redes sociais já proporcionam.
Reposte stories e publicações de seus clientes
A melhor forma de gerar um fluxo de caixa maior com a ajuda do marketing digital é fidelizar os clientes que você já possui. Como fazer isso? Dando visibilidade aos mesmos e valorizando o que eles dizem.
Como aplicar isso na prática? Sempre que um cliente seu postar algum conteúdo sobre o produto que comprou de você, reposte em seus stories ou no próprio feed.
Essa é uma maneira diferente de, além de fidelizar seus clientes, principalmente os novos, também divulgar o seu trabalho, afinal, você está repostando algo que vendeu recentemente.
Capture leads e aposte em e-mail marketing
Já pensou em criar um produto e lançá-lo por e-mail marketing? Ou simplesmente criar uma newsletter atualizada semanalmente? Apesar de muitos pensarem que o e-mail marketing é uma forma antiga de se fazer marketing, ele continua ativo e dando resultados realmente incríveis.
Para realizar o disparo do e-mail marketing é preciso, primeiramente, criar uma lista de leads. Trata-se de uma maneira de estreitar relações: você pode oferecer descontos em troca de um e-mail, ou então entregar um e-book para um leitor do seu site em troca do e-mail dele. Ao enviar e-mails semanais, é possível verificar taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, entendendo então qual o nível de aceitação e rejeição de seus leads.
Quanto maiores forem as taxas positivas, maior é a chance daqueles leads se tornarem clientes em um futuro próximo, e manterem uma relação de confiança e fidelidade com a sua confeitaria.
Este foi o nosso guia sobre marketing para confeitaria. Esperamos que tenha compreendido a importância das ferramentas digitais para o aumento do faturamento, credibilidade e consolidação da sua confeitaria. Caso precise de ajuda nessa jornada, ou se não souber por onde começar, conte com a Lab Growth!
Converse com um dos nossos especialistas e veja como podemos contribuir para que a sua confeitaria cresça no ambiente digital e conquiste cada vez mais clientes!
Resumo em Vídeo
Caso prefira temos um resumo desse conteúdo em vídeo:
0