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ToggleO que é marketing para arquitetos? Por que o marketing é tão importante para esses profissionais? Quais são os benefícios de se trabalhar com marketing para essa área? Como aplicar na prática o marketing para arquitetos?
Muitas dúvidas rondam o mundo do marketing digital. Isso acontece principalmente porque se trata de um mundo muito amplo: diversas plataformas online, milhares de ferramentas úteis para aumento de métricas e análises, enfim… existem muitas maneiras de se trabalhar.
Porém, muitos profissionais da área costumam deixar isso de lado, principalmente aqueles que possuem mais anos de profissão, visto que os mais jovens já nasceram inseridos na web, então veem o marketing como essencial para seu trabalho. Na realidade, nos dias de hoje, quem não usa o marketing digital acaba ficando para trás.
Neste conteúdo, vamos ajudar você a compreender um pouco mais sobre o que é o marketing para arquitetos, de que forma funciona, quais são os seus benefícios e como podemos aplicá-lo. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final dessa matéria. Vamos lá!
O que é marketing para arquitetos?
Afinal, o que é marketing para arquitetos? O marketing para arquitetos diz respeito a um conjunto de estratégias e ações voltadas à persona buscada por cada profissional.
Isso porque, dependendo da linha de arquitetura com a qual o arquiteto trabalha, a persona será diferente – e é nela que devem ser centradas todas as estratégias e ações.
Assim, com uma campanha de marketing eficiente, o arquiteto consegue ganhar seguidores, atrair público interessado em seu trabalho, captar novos leads, fortalecer a qualidade do seu trabalho e da sua marca, lançar produtos, serviços e promoções, assim como divulgar seu portfólio e o andamento de projetos.
Por que o marketing é tão importante para os arquitetos?
Por que o marketing é tão importante para os arquitetos? Principalmente no início de carreira, para prospectar novos clientes. No passado, o início de carreira de um arquiteto era muito desafiador: sem fama, sem credibilidade, ninguém conhecia e demorava até sua carreira “engatar” de verdade.
Dessa forma, era necessário ir em busca de projetos para que seu escritório ganhasse mais notoriedade. Com a internet, ficou muito mais fácil vencer esse desafio: você pode compartilhar os seus projetos por meio de campanhas publicitárias produzidas em plataformas como Google e Facebook Ads, atender clientes remotamente, entre várias outras facilidades.
Então, o marketing para arquitetos é importante porque permite que o profissional ganhe visibilidade, credibilidade, mostre seu trabalho para todos, conquiste novos clientes e assuma cada vez mais projetos. Continue lendo conosco para conhecer mais detalhes sobre a aplicação do marketing para arquitetos!
Benefícios do marketing para arquitetos
E quais são os benefícios do marketing para arquitetos? Todos aqueles que atestam a importância de estar presente na web de maneira 360 graus. Sobre este método explicaremos no próximo tópico, sobre como fazer marketing para arquitetos. Agora, logo abaixo, estão os principais benefícios do marketing para arquitetos.
Confira:
- Permite criar uma audiência engajada;
- Possibilita a criação de marketing de conteúdo voltado para funil de vendas;
- Dá mais espaço para divulgação do trabalho do arquiteto;
- A prospecção de novos clientes é mais rápida do que seria de forma tradicional;
- Plataformas Advertising podem e devem ser usadas para aumentar o engajamento;
- A credibilidade da marca do profissional aumenta;
- Aumentam as chances do marketing de indicação (que no passado era o principal meio de crescimento dentro da área) acontecer;
- Entre vários outros benefícios.
Como fazer marketing para arquitetos?
Defina sua persona e produza conteúdo relevante para ela
Definir a sua persona é o primeiro passo para começar no marketing digital. Afinal, para que tipo de público você produz seus projetos? São projetos arquitetônicos com foco em cidade grande? Trabalha com viés residencial ou com construções de grande porte, como prédios, pontes e estruturas públicas?
Tudo isso faz parte da construção da sua persona. É preciso entender qual é o seu público-alvo, e, então, construir uma estratégia de marketing de conteúdo para atração de novos clientes (Inbound Marketing). Criar conteúdo de qualidade é uma das melhores maneiras não somente para atrair novos clientes, mas também para fidelizá-los.
Estabeleça objetivos, ações e indicadores
O próximo passo é criar um plano de marketing digital, talvez com o apoio de uma assessoria de marketing digital, para definir claramente quais são os seus objetivos, as ações que serão tomadas e os indicadores que serão analisados dentro de um período de tempo. Vamos explicar com mais detalhes a seguir:
- Objetivos: Aqui serão levantados os objetivos que você deseja alcançar com o marketing digital: aumentar a quantidade de seguidores, melhorar o engajamento, receber mais pedidos de projetos por mês, ganhar participação em projetos públicos grandiosos, etc.;
- Ações: As ações representam aquilo que você deve fazer para atingir os objetivos definidos, como, por exemplo, criar conteúdo diário para as redes sociais, utilizar ferramentas Advertising para divulgar seu trabalho, criar newsletter para disparar e-mail marketing, etc.;
- Indicadores: por fim, temos os indicadores. Você pode defini-los com antecedência e analisá-los durante o processo. Quantos seguidores você deseja em um ano, 24 mil? Isso dá uma média de 2 mil novos seguidores mensais (bem alto). Dessa forma, você define o indicador e acompanha os resultados. Nesse exemplo, se em algum mês você conseguiu menos do que dois mil novos seguidores, alguma ação nova deve ser tomada para corrigir o crescimento. Por isso os indicadores/métricas são tão importantes dentro do marketing digital!
Utilize técnicas de SEO
O marketing digital é um mundo aberto recheado de técnicas de atração que podem ser utilizadas. Uma das mais eficazes para atrair clientes potenciais é o SEO (Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Buscas), muito relacionado ao marketing de conteúdo e tráfego orgânico, aquele que você não precisa pagar anúncios para aparecer na web.
Basicamente, o seu trabalho é construir um marketing de conteúdo de extrema qualidade em um site na web. Aplique técnicas de SEO onpage e offpage para otimizar seu conteúdo, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados das páginas de busca, aumentando seu tráfego orgânico gradualmente.
O resultado final são páginas diversas entre as primeiras posições da SERP (página de resultados de mecanismos de busca), gerando um alto tráfego de pessoas em seu site, ou seja, clientes em potencial visitando a sua página, que pode conter um portfólio que fale do seu trabalho, aumentando, assim, as chances de conversão.
Esteja presente nas redes sociais
Como mencionamos no início do texto, arquitetos recém-formados já nasceram inseridos na web. Dessa forma, é natural que já conheçam um pouco de cada rede social e estejam presentes nela, mesmo que com suas contas pessoais.
O marketing para arquitetos precisa de uma presença 360 graus: Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest, YouTube, enfim, todas as plataformas possíveis que sejam relevantes para o seu trabalho e ajudem a prospectar novos clientes, a partir do marketing de conteúdo.
A presença nas redes sociais é importante para aumentar a sua credibilidade, passar confiança com um perfil profissional, compartilhar projetos finalizados e idealizados para clientes específicos, usar ferramentas Ads para aumentar seu faturamento, etc.
Crie um portfólio incrível
Lembra-se de quando falamos sobre usar técnicas SEO em seu site? Além de aumentar o seu tráfego de visitas, você aumenta também a visualização do seu portfólio profissional. Nele, insira os principais projetos que você já realizou, para deixar bem claro ao seu potencial cliente o que você é capaz de realizar.
Ou seja, além de divulgar, o portfólio também ajuda a valorizar o seu trabalho. Ele deve ressaltar sua personalidade e sua forma de atuação. Para isso, aposte em elementos visuais, descrições e depoimentos que ajudem o prospect a entender o seu estilo arquitetônico e o valor que você agrega aos projetos.
Invista em fotos profissionais
Vivemos em uma sociedade em que a imagem importa, e isso é indiscutível. Por isso, quanto mais profissionais forem as fotos da sua estratégia de marketing, maiores serão as chances de conversão.
Isso porque as fotos profissionais são tiradas do ângulo certo, com a luz ideal, e outros inúmeros detalhes que ajudam a valorizar o ambiente, despertando o interesse de quem está vendo.
Uma foto tirada de qualquer jeito, com baixa resolução ou de um ângulo inadequado pode passar batida ou não atrair ninguém em um feed repleto de conteúdos interessantes.
Compartilhe o andamento de projetos
As redes sociais servem justamente para mostrar o seu trabalho. Não compartilhe apenas projetos prontos, mas compartilhe também os que estão em andamento. Invista em ferramentas como drones e câmeras fotográficas, para registrar cada passo da obra de forma completa, buscando compartilhar para possíveis clientes em potencial.
Este foi o nosso guia sobre marketing para arquitetos. Como pudemos notar, são muitas as opções de estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar os resultados na web.
Caso precise de ajuda nessa jornada, ou se não souber por onde começar, conte com a Lab Growth!
Converse com um dos nossos especialistas e veja como podemos contribuir para a sua marca de arquitetura crescer cada vez mais no ambiente digital e conquistar cada vez mais clientes e projetos!
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