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ToggleMarketing para academia se tornou a principal fonte de renda desse tipo de empresa. A cada dia que passa o setor fit e bodybuilder ganha mais espaço na internet, principalmente entre os mais jovens, engajados e com vontade de “botar o shape”. Projeto verão já é algo ultrapassado: hoje as pessoas realmente querem focar em qualidade de vida.
Porém, isso só foi possível com a entrada massiva de profissionais da área da Educação Física na web. Com o alcance de conteúdos como os produzidos pelo Dr. Paulo Muzy (Doutor com especialidade em Medicina Esportiva), Leo Stronda, entre outras figuras marcantes do meio da musculação, a população presente na web não somente notou a necessidade de ter uma boa qualidade de vida, como mudou seus hábitos.
As academias não perderam a vez e também entraram na “brincadeira”. Cada vez mais vemos estabelecimentos desse setor movimentando quase que o tempo inteiro suas redes sociais, postando fotos, reels, repostando stories de clientes, etc. Isso aconteceu porque essas empresas perceberam a grande chance de mercado que possuíam em mãos, desde que fizessem um bom trabalho de marketing.
É para isso que existem as assessorias de marketing digital, mas sobre isso falaremos no final do conteúdo. Agora, o que você precisa saber é que vamos explicar de forma clara o que é marketing para academia, a importância de um plano de marketing e quais são as principais estratégias disponíveis para esse tipo de business. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
O que é marketing para academia?
Afinal, o que é marketing para academia? Assim como é para qualquer outro tipo de negócio, trata-se de um conjunto de técnicas e ações que, quando colocadas em prática, podem trazer bons resultados para o faturamento, engajamento, prospecção de novos clientes, etc.
No caso da academia, estamos falando da principal ferramenta de vendas e visibilidade de marca, sem exceção. No passado, o principal marketing de uma academia era o de indicação, onde uma pessoa indicava para a outra por experiência própria. Isso sempre limitou muito o faturamento e prospecção de novos clientes.
Porém, com o tempo isso mudou drasticamente. Como advento da internet e o avanço das plataformas sociais, incluindo o marketing digital como um todo, nos dias atuais é possível prospectar novos clientes de inúmeras maneiras diferentes. TikTok, Instagram, Facebook, site próprio e ferramentas anúncios são apenas alguns exemplos disso.
Cuidar do corpo, como mencionado anteriormente, deixou de ser algo passageiro como um “projeto verão”, e passou a ser um verdadeiro estilo de vida, seguido por muitas pessoas mundo afora. Na realidade sempre foi assim, a diferença é que atualmente as pessoas estão percebendo mais a importância de cuidar do próprio corpo.
Diariamente, por mais que você não seja uma pessoa que pesquisa sobre academia, mundo fitness ou bodybuilder, com certeza irá cruzar com algum reels ou stories sobre academia ou cortes de podcasts explicando sobre a importância da atividade física. Os “ratos de academia” tomaram conta da web, e são justamente as academias que ganham com isso.
Faça um plano de marketing para sua academia
Para atuar nesse ramo de propaganda, é necessário criar um plano de marketing digital para sua academia. Um plano de marketing digital deve conter todos os objetivos de sua marca em curto, médio e longo prazo, ou seja, tudo aquilo que você deseja realizar em prol dos resultados de sua marca.
Quais são os resultados que você espera em 6 meses? E em um ano? E em 5 anos? Todos esses dados devem ser quantificados. Seu plano de marketing digital deve deixar claro quais são os seus objetivos com as ferramentas que o meio digital pode lhe proporcionar. Você pode inicialmente desejar apenas aumentar a sua audiência nas redes sociais.
Apesar do termo “apenas”, sabemos que o aumento da sua audiência resulta em várias outras boas consequências, principalmente para empresas como academias, como por exemplo, melhora no posicionamento de marca, definição de sua persona, aumento da procura por planos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, impacto positivo direto no faturamento, etc.
Por que o plano de marketing é tão importante? Porque é através dele que você poderá acompanhar o desempenho de sua marca através de métricas fornecidas por ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Dessa forma, pode ser decidido continuar no mesmo caminho ou tomar algum diferente.
Caso esteja com dúvidas sobre a montagem de seu plano de marketing digital ou simplesmente não saiba como fazê-lo, contrate uma assessoria de marketing digital para produzi-lo, pois temos certeza de que o resultado será infinitamente mais satisfatório.
Principais estratégias de marketing para academia
E quais são as principais estratégias de marketing para academia? Podemos resumi-las em 80% digital e 20% em marketing tradicional. Com o tempo, poderíamos reduzir ainda mais a participação do tradicional, aumentando a importância do marketing digital quando falamos em academias. Abaixo separamos 12 das principais estratégias, leia:
1. Crie suas personas
O primeiro passo para bons resultados com o marketing para academia, é a definição de suas personas. No geral, as academias não possuem um foco tão específico em pessoas para atender. Quem faz isso são seus colaboradores autônomos, ou seja, os personais que atuam de forma individual.
Quanto à academia, geralmente costuma atender todo tipo de público. É claro que uma cultura pode ser criada dentro de sua academia, principalmente aquelas que possuem maior foco em rendimento financeiro e máquinas de ponta, como é o caso da SmartFit: pessoas que buscam o Fitness por um preço muito baixo.
Por outro lado, é possível prospectar clientes com maior poder aquisitivo, como é o caso da BodyTech, por exemplo, com planos extremamente altos, academias mais vazias que as de rede com mensalidade baixa, mas ainda sim um fluxo suficiente para manter a empresa de pé e gerar lucro mensalmente.
E então, qual é o seu público-alvo? Quem são as suas personas? Defini-las é de grande importância para o trabalho de direcionamento de seu marketing digital, principalmente quando falamos de campanhas publicitárias pagas. É necessário saber quem é a sua persona, para somente depois disso criar uma campanha Ads direcionada e que vai trazer bons resultados.
2. Invista em marketing de conteúdo para sua academia
Agora que já definiu qual é a sua persona, comece a criar conteúdo para suas redes sociais e plataformas digitais. O marketing de conteúdo é a base do Inbound Marketing. O que muitas pessoas esquecem de fazer quanto a isso é utilizá-lo como principal ferramenta de prospecção de novos clientes e aumento de sua audiência na internet.
Atualmente, estão em alta os vídeos curtos e engraçados, ou então que ensinam algum movimento de determinado exercício. Sempre curtos e diretos, com uma música no fundo, uma piada ou um ensinamento sobre a arte da musculação, por exemplo. Reels, stories e TikTok são as principais ferramentas que devem ser utilizadas pelas academias para criação de conteúdo audiovisual.
Mas, foque também em conteúdo textual de qualidade. Não fique somente no mundo raso do engajamento: faça com que as pessoas que visitam seu perfil por causa dos reels engraçadinhos, também encontrem publicações com longas explicações sobre um exercício ou assunto relacionado a musculação, treinamento funcional ou qualquer outro tipo de trabalho que sua academia forneça.
Dessa forma, além do engajamento, a sua audiência também irá visualizar sua marca como autoridade no assunto, o que melhora o seu posicionamento de marca em longo prazo.
3. Tenha redes sociais ativas
Ter as redes sociais ativas é um ponto essencial para toda academia. O ideal seria atuar em um marketing 360 graus, ou seja, aquele em que sua marca está presente em todas as plataformas digitais disponíveis na web. Mas, acima de tudo, é necessário que elas sejam sempre atualizadas e ativas.
Caso saiba que não irá conseguir gerir um marketing 360 graus, então vale mais a pena focar no engajamento e aumento de audiência em redes sociais selecionadas, como o próprio Instagram. Além disso, considere contratar profissionais de social media para fazerem um trabalho realmente profissional em seus perfis da web.
4. Tenha uma página do Google Meu Negócio da sua academia
Google Meu Negócio, ou em inglês Google My Business, é uma ferramenta de SEO local que deve ser utilizada por todo dono do seu próprio negócio ou profissional que usa seu próprio nome como marca. Trata-se de um resultado rápido que aparece no lado direito do navegador quando pesquisamos o nome exato de um estabelecimento, ou então a lista de business que aparecem quando pesquisamos de forma branda.
Portanto, sempre que alguém pesquisar “Academias em [nome da sua cidade]”, caso o seu Google Meu Negócio esteja otimizado, o nome de sua empresa irá aparecer entre as presentes na lista. Quanto ao informativo, recomendamos que insira fotos da sua academia, preencha dados como horário de atendimento, número de telefone e endereço, além de manter a plataforma constantemente atualizada.
Dessa forma, com o tempo e avaliações chegando, seu posicionamento vai melhorando em relação a sua concorrência que também aparece nessa lista. Lembre-se de responder a todas as avaliações que receber, inclusive as boas.
5. Invista em provas sociais
Uma das maneiras “alteráveis” para ranqueamento no Google Meu Negócio, é solicitar que seus clientes deixem avaliações positivas (5 estrelas) no Google My Business. Não é indicado que você force esse tipo de avaliação, até porque ela poderá sair “ensaiada” demais, e o bot do Google reconhece algo padronizado e algo verdadeiramente real.
Porém, forneça descontos e brindes para assinantes de planos em sua academia que deixarem sua avaliação positiva no Google Meu Negócio. Se a relação nota-quantidade de votos for superior a maioria de seus concorrentes, então naturalmente você irá pegar o primeiro lugar do Google Meu Negócio quando uma pesquisa como a mencionada anteriormente ser realizada.
6. Invista em SEO local
SEO é o acrônimo para o termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca. A plataforma do Google Meu Negócio é apenas uma das maneiras disponíveis para quem deseja posicionar a sua empresa em pesquisas realizadas de forma local.
O SEO local, portanto, trata-se de uma série de técnicas e ações que resultam em um melhor posicionamento de marca em pesquisas realizadas de maneira local, ou seja, na região da sua cidade, ou até mais nichado, para aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de seu bairro.
Ao trabalhar no SEO local, há grandes chances de que a sua marca domine o mercado de academias de sua região, principalmente em relação a sua persona.
7. Trabalhe com marketing de indicações
Marketing de indicação, na realidade, não faz tanto parte do marketing para academia digital, mas sim é algo antigo, melhor encaixado no que conhecemos como “marketing tradicional”. Basicamente, a sua tarefa é estimular seus clientes atuais a indicar novos, em troca de algum benefício.
É possível oferecer descontos na mensalidade, um mês grátis, receber produtos exclusivos da academia, um mês com personal trainer exclusivo e gratuito por pelo menos uma hora por dia, etc. O programa de indicação sempre funcionou muito bem no mundo todo, e também funciona para o setor de academias.
Porém, lembre-se de beneficiar não somente quem indica, mas também quem é indicado. Claro que não na mesma medida, afinal, é necessário fidelizar seus clientes mais antigos, mas também valorizar os que estão chegando. Analise o que é mais viável para o momento de sua empresa e coloque em prática.
8. Invista em anúncios para trazer mais clientes para sua academia
Existem diversas ferramentas do tipo “Advertising”. Google e Facebook Ads são as principais e que dominam o mercado de anúncios publicitários e tráfego pago, mas ainda existem outras, como Taboola, LinkedIn Ads, etc. O que queremos dizer é que você pode sim utilizar essas ferramentas em prol dos resultados de sua academia.
Para prospectar novos clientes, “basta” criar uma campanha segmentada para o seu público-alvo. O basta entre aspas diz bastante sobre o assunto. Não é algo tão simples: é necessário ter conhecimento prévio e experiência no assunto para que sua campanha de tráfego pago traga bons resultados para a sua academia.
É por isso que existe o gestor de tráfego. Trata-se de um profissional responsável por fazer o gerenciamento de suas campanhas Ads, criar novas e manter as antigas que mais dão resultados. Com um trabalho bem feito, há grandes chances da sua marca evoluir muito na cidade em que atua.
9. Crie eventos especiais
O marketing para academia vai muito além do que o tradicional e o digital podem proporcionar. Existem situações interessantes que somente uma academia poderia proporcionar, como por exemplo, a criação de eventos fitness ou bodybuilders, verdadeiras competições do mundo físico.
São apenas alguns exemplos, pois existem vários outros, como os campeonatos mundialmente conhecidos de Crossfit, onde os participantes devem realizar uma quantidade “x” de provas no menor tempo possível. Esse tipo de evento engaja seus seguidores, clientes atuais, além de prospectar novos em um futuro não tão distante.
10. Crie um site e use técnicas de SEO para gerar tráfego orgânico
Já pensou em prospectar clientes através de um site? As técnicas de SEO não se restringem apenas ao marketing local, mas também para o aberto. O seu trabalho, nesse caso, é criar conteúdo de qualidade, focado em palavras-chaves do seu nicho que possuam boas buscas mensais em mecanismos de buscas como o Google.
Dessa forma, você começará a receber visitas orgânicas em seu site, ou seja, aquelas que você não paga para que visitam o site da sua academia. É possível usar isso de diversas formas, mas principalmente para captação de leads para campanhas de e-mail marketing e aumento da sua credibilidade.
11. Responda aos comentários de seus seguidores
Lembre-se de criar uma cultura de interação entre seus perfis e seus seguidores. Crie caixinhas de perguntas nos stories e responda a todas perguntas realizadas, caso possua poucos comentários em publicações responda a todos, etc., ou seja, mostre ao seu público-alvo que a sua empresa responde a tudo que lhe é enviado. Essa é uma forma de estreitar laços com seus seguidores, tornando-os clientes em potencial.
12. Contrate uma empresa de assessoria de marketing digital
Por fim, a nossa última dica de marketing para academia, é que você contrate uma assessoria de marketing digital. Trata-se de uma empresa especializada no gerenciamento e análise de todos os serviços relacionados a sua presença digital, ou seja, uma prestação de serviços que faz tudo o que mencionamos até aqui.
Por que é recomendado? Porque você entrega a construção de sua presença digital e crescimento da sua marca na web na mão de quem realmente entende do assunto. Assim, as suas chances são potencializadas.
Este foi o nosso guia sobre marketing para academia. Como podemos ver, a melhor forma para crescer a sua marca é realmente através do digital. Aproveite todas as ferramentas que possui a seu favor e faça o nome de sua academia ser conhecido. Ficou alguma dúvida? Comente abaixo que vamos ajudar a saná-la com uma resposta clara e direta. Até a próxima!
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