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ToggleMarketing digital LinkedIn é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para aproveitar todo o potencial dessa rede social tão importante para o mundo dos negócios, em especial para empresas B2B que procuram fortalecer a marca, estreitar a comunicação e o relacionamento com os consumidores, além, é claro, de prospectar novos clientes.
O LinkedIn foi a primeira plataforma de negócios criada no mundo, e segue sendo a principal. Já são pelo menos 700 milhões de usuários e esse número não para de crescer.
Além das organizações terem uma presença forte nessa rede social, os tomadores de decisão também estão em cheio por lá: cerca de 63 milhões do total de usuários.
Apesar disso, muitas empresas ainda subestimam a capacidade que a plataforma possui de ajudar a prospectar novos clientes, aumentar a credibilidade da marca e ampliar o networking.
Dessa forma, é de suma importância que você possua um planejamento de marketing digital LinkedIn, para que sua empresa possa aproveitar esses benefícios e aumentar suas métricas e resultados com a ajuda da plataforma. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos nessa leitura até o final. Vamos lá!
O que é LinkedIn?
Afinal, o que é LinkedIn? Se você não sabe, então há grandes chances da sua empresa estar perdendo muitas chances de prospectar novos clientes e aumentar a taxa de conversão. Como mencionado logo na introdução, trata-se da maior plataforma business de todo o mundo.
O LinkedIn foi idealizado ainda em 2002, saindo da fase de testes e se tornando 100% online no ano seguinte, em 2003. Desde então, tem reunido milhões de usuários por todo o mundo. O Brasil se encontra na quarta colocação entre os países com maior número de usuários do mundo, cerca de 51 milhões, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia, respectivamente.
O LinkedIn está consolidando sua relevância para o mundo corporativo por permitir que as empresas fortaleçam sua conexão com o público por meio de conteúdos extremamente relevantes, que agregam valor ao usuário ao mesmo tempo em que posicionam a marca como autoridade no assunto. Além disso, é uma rede social extremamente eficiente para geração de leads, sobretudo para empresas B2B.
LinkedIn Advertising
Um recurso interessante que foi implementado há alguns anos é o LinkedIn Ads. Assim como o Facebook e Instagram, agora a plataforma business possui a possibilidade de criar anúncios personalizados de diferentes formas, buscando atingir sua persona, ou seja, o público-alvo que consome o seu produto ou serviço.
Como usar o LinkedIn na sua estratégia de marketing?
Como um funil de vendas: a sua estratégia de marketing precisa pensar no LinkedIn como um grande espaço de propaganda, uma grande vitrine do serviço prestado.
Dessa forma, seus seguidores acompanham seus conteúdos e vão construindo uma relação de confiança com a sua marca. Assim, quando eles precisarem do serviço prestado pela sua empresa, terão a sua marca em mente e isso aumentará muito as chances de fechar negócio.
Além disso, é possível desenvolver ações para atrair leads e, com essas informações, prospectar novos clientes e oportunidades.
Ferramentas de marketing do LinkedIn
A principal ferramenta de marketing do LinkedIn é a sua plataforma de anúncios. É claro, ainda existem outras maneiras de atrair seguidores e clientes em potencial, como veremos no próximo tópico. Porém, a maneira mais direta de atrair visualizações e leads é por meio dos anúncios.
Atualmente, existem 7 formas de criar um anúncio dentro do LinkedIn: anúncio com imagem única, anúncio com imagem em carrossel, anúncio em vídeo, anúncio em texto, anúncio em destaque, anúncios para seguidores e anúncios em conversa, sendo que este último ainda está em sua versão beta. Logo abaixo explicamos como podemos utilizar cada um desses anúncios do LinkedIn Ads em nossa estratégia de marketing digital LinkedIn. Leia:
- Anúncio com imagem única: como o próprio nome indica, apenas uma imagem é utilizada no anúncio, ideal para chamar atenção a um único ponto do serviço prestado.
- Anúncio com imagem em carrossel: não uma, mas pelo menos 10 imagens podem ser adicionadas ao seu anúncio, com uma descrição para cada imagem ou uma para todas. Ideal para destacar os pontos positivos e resultados que o seu serviço pode gerar para as empresas.
- Anúncio em vídeo: uma opção interessante para quem busca destacar algum serviço com mais interação com seu público.
- Anúncio em texto: aqui usa-se apenas uma imagem em miniatura e um breve texto, geralmente conduzindo para outra página, como o próprio perfil do LinkedIn, site ou landing page.
- Anúncio em destaque: o anúncio em destaque é um tipo de anúncio individualizado, no qual são exibidas informações do perfil do usuário no anúncio, de forma personalizada, é claro. Então, cada usuário vê as suas próprias informações em conjunto com as informações da empresa que está fazendo o anúncio. Ideal para atrair a atenção e conquistar novos seguidores e clientes, divulgar marca e conteúdo ou, ainda, para gerar tráfego.
- Anúncio para seguidores: os anúncios para seguidores têm o objetivo de fazer com que os usuários do LinkedIn sigam o perfil da sua empresa nas redes sociais e, assim, recebam seus posts diretamente no feed.
- Anúncio em conversa (Beta): ainda em fase de testes, o anúncio em conversa é uma espécie de chat patrocinado que aparece para seu público segmentado, a sua persona. Quem clica sobre o mesmo possui a oportunidade de entrar em uma conversa em tempo real com um especialista da empresa.
Como fazer marketing no LinkedIn?
Como fazer marketing no LinkedIn, afinal? Separamos abaixo algumas dicas importantes para sua empresa apostar em marketing nessa rede social. Confira!
Divulgue o perfil em outras redes sociais
Nada mais fácil do que divulgar o perfil da sua empresa em outras redes sociais. O marketing 360 graus é aquele em que a marca está presente em todos os locais, fortalecendo sua presença digital diariamente na vida da sua persona.
Podemos fazer isso de forma simples, copiando o código de incorporação do LinkedIn para colocar em rodapés de sites, citando em uma publicação no Facebook ou Instagram, ou criando um anúncio em alguma outra plataforma Advertising, usando o link do perfil da empresa no LinkedIn como ponto final de visita.
Marketing de conteúdo
Assim como outras plataformas, o LinkedIn permite a criação de conteúdo. Dessa forma, podemos criar um ótimo funil de vendas, transformando seguidores em verdadeiros leads. Nutri-los com conteúdo de qualidade sobre assuntos da área de atuação da empresa, sobre o serviço que presta e a maneira que o faz é a melhor forma de fidelizá-los, mantendo-os sempre por perto.
SEO no LinkedIn: funciona?
O LinkedIn também pode ser considerado um motor de buscas. Assim, você pode otimizar o perfil da sua empresa e conteúdos criados levando em consideração as palavras-chave que sua audiência mais pesquisa.
Assim, quando seu público fizer a busca, o perfil da sua empresa aparecerá como resultado, e isso pode gerar novos seguidores, leads ou clientes!
Análise de dados e métricas
Por fim, o marketing digital LinkedIn deve ser analisado a partir de métricas que ajudem a entender se o caminho tomado está correto. É possível analisar:
- Alcance;
- Taxa de cliques;
- Comentários e compartilhamentos realizados de seus conteúdos;
- Curtidas como método direto de interação;
- Dados demográficos: qual persona está visualizando seu perfil?;
- Dados geográficos: de qual local do país (ou de fora dele) vem seu público?;
- Taxa de crescimento de seguidores: qual o prospecto para daqui 1 ano?;
- Conteúdos que mais engajam: qual caminho deve ser tomado?;
- Entre outras.
Este foi o nosso guia sobre marketing digital LinkedIn. Como pudemos notar, são muitas as ações que podem ser tomadas e são inúmeros os benefícios e vantagens que a sua empresa pode conquistar!
Precisa de ajuda para fazer o perfil da sua empresa se destacar no LinkedIn? Então, entre em contato conosco agora mesmo que teremos o maior prazer de te ajudar nessa jornada!
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