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ToggleBoa parte do comércio atual é realizado entre empresas.
Onde algumas delas compram e vendem entre si para, ao final, o produto ou serviço acabar chegando ao consumidor final.
Como quase a totalidade da população brasileira utiliza a internet para se informar e fazer buscas sobre termos que têm dúvidas, estar presente na rede tornou-se uma obrigação.
As empresas, mesmo aquelas que vendem para outras empresas, precisam estar bem posicionadas nas páginas de pesquisa.
Hoje você entenderá melhor o que é SEO para B2B e como funciona.
Acompanhe esse artigo até o final e veja como o seu negócio pode dar um salto de qualidade e ganhos com o uso adequado de algumas estratégias.
A definição de B2B
B2B se trata de um termo que significa Busines to Busines. Traduzindo significa “de negócio para negócio”.
Serve para caracterizar as relações comerciais praticadas entre empresas.
Onde uma delas fornece produtos ou serviços que outra empresa necessita para funcionar, ou simplesmente atender os seus clientes finais.
Entenda que os clientes finais das empresas que praticam B2B são outras empresas. Elas são seu público alvo.
Logo, toda a forma de trabalho e posicionamento de mercado é diferente das empresas que procuram atender diretamente o consumidor final.
Empresas B2B lidam com equipes e gerentes de outras organizações. O seu foco de ação está em lidar com suas demandas e necessidades.
SEO, o que é?
SEO é a sigla para Search Enginer Optimization, que significa “otimização do motores de busca”.
Motores de busca são as ferramentas que utilizamos para realizar pesquisas sobre termos os quais temos dúvidas do significado. Ou quando queremos aprender mais sobre um determinado assunto.
Os buscadores mais utilizados na atualidade são:
- Yahoo
- Bing
- DuckDuckGo
- Ask
- Dentre outros
Por meio dessas ferramentas podemos acessar resultados. E nessas páginas escolhemos uma opção, ou mais de uma, onde o objetivo será sanar a dúvida ou complementar o aprendizado.
E essas opções que estão nas páginas são definidas em ordem de acordo com o tráfego e relevância que possuem.
E o SEO é o conjunto de estratégias que possibilita esses sites estarem bem localizados nas buscas da internet.
Assim como seu site estará em breve.
Características de SEO para B2B
Por se tratar de um modelo de negócio diferente, as características de SEO para B2B também são diferentes.
Alguns dos fatores que devem ser destacados nesse processo para as empresas que vendem para outras empresas são:
- O processo de venda é mais demorado
- As taxas de conversão são menores
- O volume de vendas é maior por cliente conseguido
- O fluxo de dinheiro é mais intenso
- Utiliza-se palavras chaves com volume menor
- O foco é se tornar referência em uma quantidade menor de termos
Diferente das operações que focam na venda para o consumidor final, o B2B trabalha com estratégias que visam fechar contratos de vendas mais volumosos.
Por esse motivo a dinâmica é diferente e os processos ocorrem mais lentamente.
SEO na prática para empresas B2B
Os passos para realizar a utilização das estratégias de SEO para empresas B2B são:
- Criação de personas mais detalhada possível
- Defina as palavras chaves adequadas
- Trabalhe um conteúdo direcionado
- Estude o funil de vendas detalhadamente
- Utilize landing pages para atingir os compradores
- Distribua o conteúdo
Entenda melhor cada etapa do processo abaixo
Criação de personas mais detalhada possível
Por se tratar de vendas entre empresas, é muito provável que a decisão de compra do cliente passe pelo crivo de mais de uma pessoa.
Exatamente por esse motivo, por vezes uma persona não será suficiente.
Talvez haja a necessidade de se criar duas personas, ou até mais. Uma focada no profissional, que será o usuário final do produto. Outra, ou outras, nos responsáveis finais pela decisão de compra: gerentes ou presidente da empresa.
Isso ajudará melhor à empresa vendedora entender a dinâmica de cada participante no processo.
Defina as palavras chaves adequadas
Outro ponto importante a se considerar é o fato de que as palavras chaves são diferentes do padrão do SEO para vendas convencionais.
As keywords mais utilizadas serão as de menor volume de procura. Devem ser escolhidas de acordo com as necessidades específicas da persona, ou personas.
Isso torna a escolha mais especializada. Mas ao mesmo tempo também torna a palavra mais qualificada e com maior possibilidade de atingir o nicho de mercado desejado.
Trabalhe um conteúdo direcionado
Como as palavras chaves são bem mais específicas, o conteúdo também será.
Deverá ser direcionado para o público específico e altamente qualificado. Lembre que você estará lidando com profissionais do outro lado.
Consumidores assim tendem a ser mais exigentes e terem mais dúvidas a serem sanadas. Por esse motivo o conteúdo deverá ser, muitas vezes, mais extenso e completo.
Estude o funil de vendas detalhadamente
Por se tratar de vendas com maior volume de dinheiro, o processo é mais lento. O funil de vendas é trabalhado de maneira diferenciada.
Os processos de conscientização, interesse e avaliação, desejo e ação deverão ser mais bem trabalhados e qualificados.
A persona passará mais lentamente de uma fase do funil para outra. Da mesma forma, a quantidade de conversões de vendas também será menor.
Porém isso é natural se tratando de B2B.
Utilize landing pages para atingir os compradores
Todo o planejamento existe e é aplicado visando algo principalmente: efetuar a venda.
Landing pages são páginas de vendas. Por se tratar de vendas de alto valor, essas páginas devem ser mais consistentes e conter um conteúdo mais denso.
Elas devem ser apresentadas sempre ao final do funil de vendas.
Distribua o conteúdo
Espalhe o conteúdo criado pelos mais diferentes tipos de canais. O site, as redes sociais, especialmente o Linkedin, são locais propícios para a atração de leads qualificados.
Outro fator que essa ação promove é criar autoridade para a empresa e o site.
Isso permite que o seu conteúdo possa se tornar referência e ser utilizado como backlinks em sites de terceiros.
Isso é de grande relevância para a qualificação nas páginas dos buscadores de resultados.
Considerações finais
Por possuir uma dinâmica diferente, as relações B2B exigem estratégias diferentes.
O SEO é muito útil para obter uma melhor qualificação dos motores de busca, porém deve ser planejado antes de executado.
Recomendamos que você trabalhe de maneira estratégica e não coloque em risco o seu planejamento de marketing digital.
Caso não tenha uma equipe específica na empresa responsável pelo processo, procure auxílio com agências especializadas.
Acredite, não será um gasto, mas um investimento, que com certeza trará retorno ao seu empreendimento.
Estamos à disposição para te facilitar esse processo caso precise dessa orientação. Clique aqui e descubra como podemos ajudá-lo.
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