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ToggleCom tantos concorrentes no mercado, é preciso se destacar para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Mas, afinal, o que deve ser feito para ter sucesso nesse segmento? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre marketing para construtoras!
Segundo dados do Google, termos como “casa”, “casa para morar”, “imóvel”, “construtoras” e “apartamentos” estão entre os termos mais pesquisados no motor de busca, atraindo milhares de prospectos mensalmente.
Se você é um construtor ou proprietário de uma construtora, está na hora de aprender sobre marketing digital! Esse tipo de marketing é essencial para promover seus produtos e serviços e gerar mais vendas.
O que é marketing para construtoras?
Marketing para construtoras envolve um conjunto de conhecimentos e práticas dedicadas para o desenvolvimento de mercado consumidor, identificação do cliente e posicionamento da empresa no mercado de construção civil.
Para as construtoras, o marketing é uma forma de promover e vender seus produtos ou serviços. Ele pode ajudar a atrair novos clientes potenciais e fidelizar os clientes existentes.
Além disso, o marketing para construtoras também pode incluir ações de branding, relacionamento com o mercado e comunicação.
O marketing tem como objetivo final aumentar as vendas das construtoras, gerando maior lucratividade para elas.
Para atingir esses objetivos, as construtoras devem desenvolver estratégias eficazes de marketing que levem em consideração o público-alvo, o mercado e os concorrentes.
Uma boa estratégia de marketing pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa.
Principais ações de marketing para adotar em sua construtora
A seguir, apresentamos as principais ações de marketing que devem ser inseridas no dia a dia de uma construtora para evitar que ela seja engolida pelo mercado:
1 – Invista em um site institucional
Nos dias de hoje, para ter um marketing para construtoras que funcione, ter um site para sua construtora é de suma importância. Isso porque com a internet é possível alcançar um número muito maior de pessoas do que por meio de outros canais de comunicação.
Além disso, um site institucional permite que você apresente de forma completa e detalhada todos os serviços oferecidos pela sua empresa.
Outra vantagem é a possibilidade de estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes e potenciais clientes, com a ajuda das ferramentas de interação disponíveis no site.
Por tudo isso, é evidente que um site institucional é uma ótima forma de divulgar a sua construtora e aumentar sua visibilidade no mercado.
2 – Trabalhe o branding (marca) da sua construtora
A notoriedade da marca é extremamente importante para uma construtora, afinal, será o que fará com que os clientes escolham por ela em detrimento das outras.
Por isso, investir em um bom branding é essencial!
Uma estratégia bem planejada e executada pode gerar resultados muito bons para a empresa, como aumento nas vendas, melhora da imagem perante o mercado e fidelização de clientes.
Tudo isso contribui para que a construtora se destaque no mercado e conquiste cada vez mais espaço. Então, trabalhar o branding da construtora é uma forma de garantir um futuro promissor para a empresa.
3 – Tenha presença nas redes sociais
Quando o assunto é marketing para construtoras, a boa dica é se fazer presente nas principais redes sociais do momento.
A empresa não precisa estar presente em todas as redes de relacionamento digital, mas investir na geração de presença e de conteúdo no Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, é fundamental.
Ao realizar publicações no Facebook, além de incluir o endereço do site da empresa, procure publicar artigos curtos com palavras-chave, insira imagens e animações em GIF como forma de gerar atratividade para o público.
Já o Instagram permite mostrar o dia a dia da sua empresa, o andamento das obras, a exibição clara de novos lançamentos, ofertas e eventos.
O Pinterest é uma rede social focada em imagens, portanto, é extremamente importante criar placas e pins com seus novos imóveis, isso aumenta o engajamento e melhora a reputação da marca.
O LinkedIn é uma rede social focada em unir empresários, empresas, serviços e produtos em um só lugar. Se você pretende criar uma network e excelentes contatos, invista também no LinkedIn.
4 – Explore os mecanismos de buscas
Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization) nos referimos à possibilidade de investir em conteúdo que atraia o público para o seu site de forma natural, sem a necessidade de pagamento de anúncios.
Claro que investir em anúncios no Google e no Facebook é importante, mas posicionar as postagens do seu blog para as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio é uma excelente forma de aparecer e se destacar na internet.
5 – Invista em um blog para entregar conteúdo de qualidade ao seu público
Um blog pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar você a se conectar com clientes potenciais e atuais. Ele permite que você compartilhe a história da sua empresa, dê insights sobre o seu processo de construção, mostre seu trabalho e responda às perguntas mais comuns dos clientes.
Os blogs também ajudam você a construir relacionamentos com outros negócios e líderes de pensamento em sua indústria. Esses relacionamentos podem levar a joint ventures, ou seja, novas oportunidades de negócios e referências.
Além disso, um blog bem otimizado em SEO, pode fazer maravilhas!
Ao fornecer conteúdo de qualidade que é rico em palavras-chave e informativo, você pode atrair novos visitantes ao seu site e melhorar suas chances de ser encontrado por aqueles que estão procurando por uma construtora.
Em última análise, o blog de uma construtora pode ser um ativo valioso no crescimento do seu negócio.
6 – Invista no e-mail marketing
O segmento de construção civil e de vendas de produtos imobiliários podem ter grande crescimento de público por meio do e-mail marketing.
Quando o envio de newsletters e de e-mail marketing são bem planejados, a empresa poderá alcançar importantes resultados de público e de vendas.
É importante saber usar o e-mail para manter a proximidade com o cliente ou com o lead (público de interesse inicial), oferecer informação sobre o setor, dicas e dados que sejam de interesse desse público.
O público pode ser bastante segmentado, principalmente, quando a construtora trabalha com a oferta de imóveis residenciais em áreas urbanas ou rurais, ou até mesmo unidades para o setor comercial.
O envio de um e-mail oferecendo informações e pré-cadastro pode servir para reativar um cliente potencial que se afastou por causa de algum motivo qualquer.
Em outros momentos, como depois de fechar uma venda com o cliente, a empresa poderá ainda enviar um novo e-mail de agradecimento e oferecer outros tipos de produtos ou serviços.
Conclusão
Em todos os casos, quando falamos em marketing para construtoras, precisamos começar com um bom planejamento dedicado para o setor imobiliário, considerando o produto (apartamento, casa, sala comercial e entre outros) como algo a ser oferecido para um grupo de clientes.
Posteriormente, ao identificar o cliente certo é importante oferecer informações e ofertas que gerarão atratividade por meio de estratégias que possam gerar resultados reais.
Por outro lado, é importante acompanhar as necessidades de cada tipo de cliente visando oferecer o melhor projeto para cada um deles: casados, solteiros, divorciados ou no início de carreira e que pretende abrir um negócio em uma sala própria, por exemplo.
É importante pensar em todas as ações de marketing que possam aumentar o interesse dos clientes potenciais.
Precisa de ajuda nessa jornada? Ou não sabe nem por onde começar? Entre em contato conosco! Vai ser um prazer ajudar a sua construtora a crescer na internet e potencializar resultados!
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