4 C’s do marketing: o que é e sua importância

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Verônica Knaut

Head de conteúdo - Equipe Lab Growh

Publicado em: 14 de julho de 2022
Conteúdo atualizado em: 1 de agosto de 2025
4 C's do marketing: o que é e sua importância

Quando falamos dos 4 C’s do marketing é comum também nos lembrarmos dos 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção). Porém, a letra C passou a ganhar boa relevância com o desenvolvimento de novos mercados presenciais e digitais no mundo atual.

Ou seja, a evolução de novos mercados e do marketing digital aprofundou a criação e implementação dos 4 C’s. Por ser um conjunto de ações focadas no cliente, tem sido muito usado para diferenciar a qualidade da entrega de um produto físico ou de um serviço.

Devemos ainda lembrar que o conceito dos 4 C’s foi criado por Robert Lauterborn como forma de aperfeiçoar os conceitos dos 4 P’s.

O que são os 4 C’s do marketing?

Considerando o crescimento da demanda por adaptações de métodos de mercado e de novas abordagens geradas pela popularização das redes sociais e do e-commerce, novos conceitos e estratégias precisaram ser criados.

Nos novos tempos, os clientes atuam como detentores da informação, promotores da marca e indicadores de tendências para outros clientes e até mesmo para as marcas.

Dessa forma, as empresas passaram a dedicar maior foco para o cliente, seja para desenvolver produtos, serviços e melhores canais de atendimento. Os quatro “C’s” se referem ao cliente, custo, conveniência e comunicação.

Para Lauterbom, o cliente deve ser o centro de todas as estratégias a serem adotadas por uma empresa, principalmente nas plataformas digitais de abordagem, atendimento e comunicação.

1 – Cliente

O primeiro “C” se dedica ao centro das atenções, o que demanda por parte das empresas mais atenção para conhecer melhor o público-alvo de determinado produto ou serviço considerando todas as variáveis de informação e de expectativa de cada grupo de clientes.

A marca deve se dedicar para oferecer melhores soluções para cada tipo de demanda de mercado ou para cada problema apresentado pelo potencial cliente.

Nesse caso, a empresa pode começar com a criação de uma persona (cliente fictício idealizado), e com trabalhos de identificação de público-alvo.

2 – Custo

Todos os processos de criação de produtos e serviços geram custos, além dos esforços de comunicação e de abordagem de vendas.

Por outro lado, o custo também é pago pelo cliente que desembolsa determinada quantia para adquirir um produto ou serviço da marca ou empresa.

3 – Conveniência

A conveniência está diretamente relacionada à facilidade de acesso que o público tem em relação à empresa. Pode envolver também outras vertentes, como o prazo e a experiência do consumidor, seja no processo de compra ou na jornada de descoberta. O essencial é que a marca sempre pense e coloque em primeiro lugar a experiência do consumidor.

4 – Comunicação

O último “C” se refere à forma como a empresa se relaciona ou se comunica com o cliente. Nesse ponto, o profissional de marketing e de atendimento deve sempre se posicionar alinhado aos objetivos de qualidade da sua marca.

A comunicação sempre se dedicará à condução de um diálogo de qualidade, que busca gerar atendimento eficiente e encantamento com o seu público-alvo.

Nesse ponto, podemos considerar que a comunicação, no contexto dos 4 C’s do marketing, está relacionada com o nível de interação existente entre a marca e o cliente.

Com isso em mente, a inserção de perfis oficiais da empresa nas redes sociais é fundamental para criar e manter esse diálogo.

Benefícios

Ao implementar projetos e estratégias focadas no cliente, a empresa ganha tempo e gera melhor relacionamento com o seu público-alvo. Além disso, eleva seu padrão de qualidade, aperfeiçoa seu processo de atendimento e cria soluções ideais para seus clientes.

Por meio dos 4 C’s a empresa ou marca poderá definir o seu público, determinar onde e quando os clientes preferem adquirir determinado produto e a relação de custo-benefício que o cliente poderá receber, além de poder criar melhores canais de comunicação com o cliente.

Ao usar esses métodos da forma certa, grandes serão as chances de obter melhores resultados e aumento das vendas.

A origem dos 4C´s

Devemos ressaltar que os 4 C’s do marketing foram criados em 1993, por Roberto Lauterbom, como forma de gerar um novo conceito de marketing para integrar aos tradicionais 4 P’s.

A principal diferença é que, enquanto os 4 P’s se concentram no produto e no desenvolvimento da oferta, os quatro tipos de “C’s” estão focados no cliente. O consumidor está no centro das atenções para a criação e implementação de métodos e geração de melhores soluções.

Em todos os casos, estamos falando de planejamento de marketing orientado que pode ser concebido e adaptado conforme a necessidade do cliente e a visão da empresa.

Conclusão

Portanto, ao abordarmos os 4 C’s do marketing, devemos sempre buscar conhecer e identificar os reais clientes de determinada marca, produto e serviço.

Em todos os casos, é fundamental combinar essa metodologia com outras formas de planejamento de vendas e de posicionamento de ofertas.

Atualmente, o mercado presencial e digital está se tornando cada vez mais competitivo, exigindo melhores abordagens de vendas e de planejamento de empresas de diferentes tipos de segmentos.

Sendo assim, empresas que produzem produtos e serviços devem focar não somente na qualidade das suas entregas, mas na qualificação da sua relação com o cliente, desde o momento da identificação de público e direcionamento de mensagens de vendas.

Que tal usar o conceito dos 4 C´s para fortalecer a marca e alavancar as oportunidades da sua empresa na internet?

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