Índice de conteúdo
ToggleNos primórdios dos tempos, a única forma de se passar uma tradição ou um aprendizado adiante, era por meio de histórias.
As pessoas que possuíam essa habilidade adquiriram proeminência em suas sociedades. Isso porque no fato de se passar lições adiante, também permitia a concentração de aprendizados e sabedoria.
Nos dias atuais, contar histórias ainda consiste em uma arte, que precisa de habilidades para ser executada.
Os textos usados como base para a transmissão de conteúdo para as pessoas, a que se deseja atingir, possuem uma linha de condução bem específica.
Todos têm uma boa história para contar. Nesse artigo te contaremos o que você precisa saber para melhorar a sua própria história, e a da sua empresa, narrando histórias que trarão credibilidade para o seu produto.
Descubra o que é storytelling, e como usá-lo para beneficiar a sua marca.
O que é storytelling
Como você deve ter percebido, desenvolver narrativas envolventes e que atraem o público não é tão simples.
Essa prática é conhecida como storytelling. Mais um termo em inglês que você precisa adicionar ao seu repertório de marketing.
Ao pé da letra, pode tanto ser traduzido como “contar histórias” ou simplesmente “narrativa”.
De fato, é simples assim. Na essência é exatamente isso que é um storytelling. Porém a magia está na forma como isso pode ser feito.
Bons copywriters, que são os responsáveis pela escrita dessa peça de marketing, utilizam técnicas exclusivas de escrita para transformar uma história real em uma máquina de vendas.
É necessário que as cenas possuam uma sequência lógica, que mostre o caminho a quem o escuta: o cliente.
Para tal, diferentes recursos audiovisuais podem, e devem ser combinados, para que a apresentação da narrativa seja atraente. O cliente precisa acompanhar o desfecho do que é narrado.
Lembre que o storytelling não é exclusivo do marketing.
Ele frequentemente é utilizado também em canais de tv e rádio. Porém, mais recentemente foi percebido o seu alto poder de conversão de vendas, nos meios digitais.
A importância de se contar histórias corretamente
A técnica de storytelling tem ganhado cada vez mais importância.
Isso porque a emoção é um fator humano que possui um peso enorme na tomada de decisão das pessoas.
Inclusive com as decisões de compras é assim. A razão fica em segundo plano. O coração determina, na maioria das vezes, se o produto ou serviço será adquirido.
Isso acontece, pois foi desenvolvida uma conexão entre quem escuta e a história escrita que foi apreciada pelo consumidor.
Isso leva o próprio cliente a se inserir na jornada contada. As pessoas têm um alto nível de empatia. Quando a própria história já não reflete a situação que estão passando, elas têm a capacidade de se colocar no lugar do personagem principal.
Isso permite que o conteúdo que quer que se passe, atinja mais profundamente o ouvinte.
Fazendo-o refletir sobre a eventual necessidade de efetuar aquela compra naquele exato momento. Assim atingindo o objetivo internalizar os benefícios.
Além disso, a intenção de obter os mesmos resultados do “herói” em sua jornada, deve ser o foco do storytelling. Internalizar esse pensamento direciona a decisão de compra final.
Esse é o resultado final da identificação com a história, e consequentemente com o produto.
Composição do Storytelling
Um bom storytelling é baseado em três fundamentos. Eles consistem na essência da criação, desenvolvimento e entrega da narrativa que será apresentada às pessoas que irão assistir a apresentação.
Basicamente elas são:
- Técnicas narrativas
- Conteúdo narrativo
- Fluidez
Entenda melhor cada uma delas abaixo.
Técnicas narrativas
Nesse ponto o escritor, ou roteirista, elabora o texto com base em técnicas de persuasão.
Elas consistirão em desenvolver a jornada.Isso se dará de uma forma que ao final, o produto ou serviço, seja inserido de maneira natural.
De forma que a pessoa nem perceba que o objetivo desde o início era esse.
Tem que ser planejado de maneira sutil, mas ao mesmo tempo, que crie uma sensação de necessidade. Enfim, uma arte que gera bons resultados finais.
Conteúdo narrativo
Nesse caso específico, trata-se da jornada de venda. Por vezes inclui pessoas reais e suas histórias. Outras vezes histórias reais, mas com personagens fictícios.
De toda forma a impressão passada tem que ser de verossimilhança.
O cliente precisa perceber que aquilo pode ser real. E de certa forma internalizar a possibilidade de algo similar lhe ocorrer, ou já ter ocorrido.
A escolha do conteúdo deve focar em uma pesquisa. Deve ser focado na apresentação e resolução da dor da persona alvo da campanha.
Fluidez
Como o próprio termo remete, a história deve ter um início, meio e fim. Isso é ser fluido.
A sensação de naturalidade deve ser evidente. Sem interrupções, com a continuidade da história sendo a prioridade. Isso ajuda a manter a atenção de quem está assistindo a história.
Por vezes os vídeos ou áudios podem ser um pouco maiores. Então, manter a atenção por mais tempo exige que a fluidez seja constante.
Isso atrai clientes, e consequentemente traz mais vendas para a empresa.
Benefícios do uso do storytelling
Como qualquer ferramenta de marketing, o objetivo final do storytelling é melhorar os resultados de vendas de quem o utiliza.
Isso é elementar. Porém, outros benefícios agregados podem ser adicionados a esse. Mais do que apenas aumentar os ganhos, essa estratégia pode trazer mais intimidade entre a marca e o seu cliente.
Veja abaixo as principais vantagens e benefícios que se pode obter com essa prática:
- Criar conexões entre cliente e produto
- Fixação da marca na mente do cliente
- Diversificação de canais da empresa que serão visitados
- Transmite informações úteis ao cliente
- Ajuda a criar recorrência nas vendas
- Traz positividade ao cliente
Todos esses benefícios podem ser conseguidos ao se usar storytelling. Claro que, como já ficou claro, isso não pode ser feito de qualquer jeito.
Qualquer empresa pode desenvolver uma narrativa para atrair seus clientes. Mas primeiro deve-se planejar com bastante exatidão o que se pretende com a história.
O momento do planejamento de marketing é algo muito importante. Conte com nossa consultoria de marketing especializada. Ela te ajudará a alcançar resultados incríveis. Clique aqui e saiba mais.
Elementos que não podem faltar em um bom storytelling
Entre todas as coisas no mundo, sempre existirão aquelas que são péssimas, as aceitáveis e aquelas para as quais você sente vontade de bater palmas. Pelo menos ao final.
Vamos agora te mostrar quais elementos você deve considerar para que o seu storytelling se encaixe na última categoria (aquele digno de palmas).
Os pontos que iremos citar aqui dizem respeito à estrutura de dissertação. Mas também se referem aos próprios itens que não podem deixar de ser incluídos na narrativa. Elementos textuais, podemos dizer assim.
Os elementos textuais que não podem faltar em um bom storytelling são:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Já os elementos de conteúdo narrativo fundamentais são:
- Ambiente
- Personagens
- Problemática
- Mensagem
- Resolução
Esses itens devem ser seguidos e desenvolvidos nessa ordem específica.
Isso contribui para que a história seja construída de uma maneira mais coesa. A lógica de atrair e conquistar se torna mais atrativa. Pode portanto trazer mais resultados positivos.
Formas de storytelling mais usadas
Uma vez que saibamos os itens que não podem deixar de estar no storytelling, vamos ver as formas que ele pode ser usado.
Existem diferentes possibilidades de formatos, sobre os quais uma história pode ser contada.
Isso varia de acordo com o motivo para o qual aquela narrativa foi construída. Os objetivos da empresa podem ser desde criação de vínculo, até concretização de uma venda que está pendente.
Os formatos mais utilizados de storytelling são:
- Facilitação
- Informativo
- Entretenimento
- Comunicação
Entenda melhor cada uma delas abaixo.
Facilitação
Esse conteúdo possui um foco direcionado a passar informações para o público. Fazê-los ter um aprendizado, que facilitará suas ações.
Por vezes, trata-se de um guia ou passo a passo para que o cliente, por meio da história, entenda como solucionar determinado problema.
Ou ao adquirir certo produto ou serviço, a solução se tornará acessível. Estará ao seu alcance.
Mas nem sempre os produtos são o foco dessa história. Apenas passar a mensagem com a dica que ajudará o consumidor já será a meta da mensagem.
Informativo
Muito comum em publicidade de instituições financeiras, essa narrativa busca, por meio de exemplos, mostrar uma nova informação.
Aquela nova informação mostra de maneira prática, como alguma adaptação pode ser necessária. Por parte do cliente, alguma preparação para um determinado evento ou ocasião pode ser avisada com antecedência.
Essas peças são totalmente informativas e não focam em ofertas de vendas. Mas ajudam a criar um elo entre produtor do conteúdo e consumidor. Além disso, estimula o gatilho da reciprocidade.
Entretenimento
Foca em apresentar experiências ao público. Muito comum em trends da rede instagram, ela mostra situações reais pela qual a pessoa pode ter passado.
Isso gera uma interação, e leva o usuário da plataforma a se identificar com a história contada.
Também gera o estímulo da substituição. Onde o ouvinte se imagina no lugar da pessoa que conta a história.
Isso proporciona maiores níveis de interação, e agrega valor ao relacionamento entre produtor de conteúdo e consumidores desse mesmo conteúdo.
Alimentar a base de seguidores com esse tipo de material, facilita demais a venda de produtos futuramente.
Comunicação
Essa modalidade está mais voltada para a criação de um senso comum em torno do produto.
Seria quase como se desenvolvesse uma comunidade em prol do que está sendo ofertado. É quando um determinado grupo de pessoas possui um interesse em comum.
A história se torna envolvente, a ponto de que haja uma mobilização em prol da campanha.
É muito comum ser utilizada por entidades sem fins lucrativos ou ong´s que desejam angariar recursos para suas causas.
É um modelo bem interessante e com alta taxa de conversão.
Exemplos de storytelling de empresas
A melhor forma de fixar na mente é sempre por meio de exemplos. Veja alguns casos de storytelling de empresas que deram certo.
Airbnb: pertença a qualquer lugar
Como uma plataforma que intermedia a locação de espaços entre donos e viajantes/hóspedes o Airnbn elaborou um storytelling brilhante.
Por meio de posts feitos pelos anfitriões, a empresa mostrou aos viajantes as belezas dos possíveis destinos que os aguardam. Essa também é uma forma de contar uma história, pois incentivou os proprietários de espaços a contarem as suas.
Isso incentiva os hóspedes a também fazerem o mesmo, formando várias histórias e experiências.
Coca Cola: focando em valores
Desde muito tempo atrás a Coca Cola Company sempre usa seus comerciais para contar histórias.
Alternando entre momentos de amizade, familiares, amor e confraternização. O objetivo é associar boas experiências ao consumo da bebida.
Isso que é trabalhar as emoções dos clientes, por meio de histórias.
Boticário: música e inclusão
Definitivamente a época preferida para empresas lançarem storytellings é o natal.
Em 2018 a Boticário lançou um comercial nessa época contando a historia de um aluno que portador de deficiência auditiva, e como ele participou do coral de natal da sua escola.
Uma linda e comovente história. Trabalhar as emoções é a essência de uma boa história de vendas.
Pantene: sonhos se tornam realidade
A Pantene lançou um storytelling que acompanhou a história de uma pequena garotinha.
Ao ver na televisão as olimpíadas ela se fascinou com a ginástica artística e se esforça até conseguir o reconhecimento.
Após anos de esforço, dedicação e problemas, elas conseguem chegar aonde desejava.
1