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ToggleComo produzir um bom conteúdo de Marketing Digital? Quais são as técnicas que podem ser usadas para que essa estratégia apresente um resultado verdadeiramente bom? Vale a pena investir em marketing de conteúdo ou é dinheiro jogado fora?
Neste conteúdo, vamos trazer uma matéria completa para ajudar você a compreender como produzir um bom conteúdo de Marketing Digital, independentemente do tipo de plataforma que você utilizar. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
O que pode ser considerado um bom conteúdo de marketing digital?
E o que pode ser considerado um bom conteúdo de marketing digital? Todo conteúdo que responde de maneira completa ao que o seu leitor busca saber. É necessário ser coeso e escrever um conteúdo relativamente simples, de fácil compreensão, mas que realmente agregue valor e que, é claro respeite todas as regras da gramática.
Por que é importante produzir um bom conteúdo de marketing digital?
O marketing de conteúdo é importante porque pode atrair milhares de novos clientes, somente pela qualidade do mesmo. Uma pessoa pode se tornar assinante da newsletter da sua empresa, por exemplo, porque gosta das suas campanhas de e-mails. Em algum momento, essa mesma pessoa pode resolver comprar algum produto ou serviço oferecido.
Então, em resumo, é importante produzir um bom conteúdo porque é possível aumentar a conversão de vendas da sua marca.
Principais formatos do marketing de conteúdo
Blog
Um blog é uma parte do seu site destinada a conteúdos que agreguem valor aos seus clientes atuais e potenciais. A ideia aqui é escrever com frequência sobre assuntos relacionados à área em que a empresa atua. Assim, com o tempo, o tráfego orgânico aumenta, e o número de clientes em potencial também.
E-book
Um e-book, na grande maioria das vezes, é entregue gratuitamente em troca da presença de seu cliente. Dessa forma, você pode oferecer um e-book interessante para o seu público, em troca do lead (e-mail ou algum contato do leitor, por exemplo). É também uma forma de o atrair para perto, sendo uma estratégia muito usada antes do lançamento de um curso, por exemplo.
Infográfico
Um infográfico é uma espécie de “resumo” de algum conteúdo longo. Encontrado em diversos modelos, contém imagens, gráficos, palavras e até mesmo vídeos. O objetivo é envolver o leitor entre algo criativo e ao mesmo tempo que contenha a informação que ele deseja receber.
Vídeo
Como produzir um bom conteúdo de marketing digital? Usando vídeos. O vídeo é uma das melhores mídias para envolver possíveis clientes em potencial. Isso porque algumas pessoas podem se sentir mais atraídas por conteúdos audiovisuais do que escritos, por exemplo.
Imagem
Certamente você já ouviu aquele velho ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. E é verdade. Dessa forma, utilizar imagens em seus posts nas redes sociais ou páginas da web em geral ajuda a exemplificar o que você está querendo passar, além de chamar atenção de quem está lendo.
É uma estratégia muito utilizada pelo marketing de conteúdo para blogs: a imagem auxilia a deixar o texto extenso menos denso, diminuindo a taxa de rejeição das páginas do site em questão.
Posts em redes sociais
Como produzir um bom conteúdo de marketing digital? Acima de tudo, esteja nas redes sociais. Atualmente, é o local mais indicado para fortalecer a sua marca e se conectar com seus clientes. As palavras corretas para bons conteúdos nesses espaços são “inovação” e “constância”. Inove com conteúdos envolventes e poste sempre que possível, sempre com constância.
Dicas para produzir um bom conteúdo de marketing digital
Conheça a sua persona
O primeiro passo para saber como produzir um bom conteúdo de marketing digital é conhecer a sua persona. Persona é uma palavra usada para definir o tipo de pessoa que consome seu conteúdo, seus produtos: faixa etária, sexo, principais gostos, dores, sonhos, medos, sentimentos, ações, costumes, etc. Ao defini-la, será mais fácil produzir um conteúdo de alta qualidade.
Utilize técnicas de SEO
Lembre-se sempre de usar técnicas de SEO em seus conteúdos, principalmente aqueles que serão postados em blogs. Estamos falando de Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Basicamente, você organiza seu conteúdo usando técnicas para ranquear o texto para as primeiras posições das SERPs (páginas de resultados).
Existem diferentes tipos de navegadores, é claro, mas o SEO mais utilizado é aquele voltado para o Google, afinal, é o browser mais usado em todo o mundo.
Crie o esqueleto do texto
Uma das formas de escrever um bom conteúdo com mais facilidade é estruturá-lo antes da escrita. Desse modo, você pode inserir todas as informações que precisam fazer parte do conteúdo com antecedência, além de poder usar as keywords semânticas e com bom número de buscas em seus subtítulos.
Seja autêntico
Lembre-se de ser autêntico: um conteúdo de qualidade precisa ser único, não somente pela qualidade em si, mas também porque conteúdos plagiados não são ranqueados em mecanismos de buscas. Você pode sim se basear em conteúdos da concorrência, principalmente se possuírem qualidade, mas escreva com suas próprias mãos.
Foque na experiência do usuário
Como mencionamos anteriormente, devemos escrever o conteúdo usando técnicas de SEO, principalmente quando escrevemos para blogs. Para medir a qualidade do conteúdo, possuímos ferramentas que nos indicam o que deve ser alterado e melhorado no texto.
Porém, não escreva somente para ferramentas, bots e algoritmos: lembre-se de que alguém irá ler seu texto e, dessa forma, você deve focar na experiência do seu usuário, para que ele aproveite a leitura e, quem sabe, até indique seus textos para outras pessoas, aumentando assim o seu tráfego.
Revise
Por fim, revise os conteúdos com o maior cuidado possível. Sempre visualize toda a escrita no final, buscando corrigir erros ortográficos ou de coesão. Dessa forma, além de melhorar a pontuação SEO do conteúdo, você mostra aos seus leitores sua dedicação em entregar um conteúdo com qualidade.
Este foi o nosso guia sobre como produzir um bom conteúdo de marketing digital. Todas as dicas que trouxemos são úteis, e, caso sejam colocadas em prática, com certeza trarão bons resultados.
Se você precisar de ajuda profissional para produzir um bom conteúdo de marketing digital, entre em contato conosco! Nós temos o compromisso de entregar conteúdos de alto impacto e valor agregado!
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