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ToggleÉ difícil conhecer alguém que não tenha pelo menos um perfil em redes sociais.
Independente da idade, classe social ou gênero, praticamente todos estamos inseridos no ambiente de relacionamento virtual.
E onde há grupos de pessoas reunidas, lá existe a oportunidade de negócios. Usar as ferramentas de marketing adequadas permite levar a solução necessária às pessoas onde quer que elas estejam.
Porém, trabalhar com vendas na internet exige uma abordagem diferente da convencional. No ambiente físico as estratégias de marketing seguem um padrão. E isso é ótimo.
Porém nas redes sociais esse padrão é bem diferente. E, hoje, você poderá entender melhor como aumentar suas vendas por meio das mídias sociais, entendendo o que é social selling.
Acompanhe esse artigo até o final e veja como sua empresa pode lucrar ainda mais, adotando ou melhorando essa estratégia.
Entendendo o social selling e sua dinâmica
As redes sociais têm se tornado, cada vez mais,um local de realização de atividades diversas, inclusive compra e venda de produtos e serviços.
O termo social selling significa venda social, ou seja, é quando se utilizam as redes sociais para dar origem a relacionamentos com potenciais clientes.
A premissa básica é que se deve construir um relacionamento sólido em longo prazo. Dessa forma as vendas virão como conseqüência dessa construção entre a marca e o consumidor.
Por exemplo: um vendedor começa a interagir em grupos, curte postagens, entrega bons materiais para construir uma relação de confiança sem ansiedade para vender.
Nesses casos, as marcas costumam ter bastante conhecimento sobre o cliente e evitam uma abordagem pesada ou agressiva.
Nas mídias sociais dois aspectos principais que devem ser considerados na montagem da oferta são a construção de conteúdo e a definição das características do público.
Esses dois pontos estão interligados entre si. A qualidade e modelagem do conteúdo deve se alinhar ao nicho que a marca pretende atingir.
Lembre que o processo de atração do cliente nos meios digitais é mais equilibrado. Ou seja, a pressa é inimiga da perfeição.
Objetivos do social selling
Muitas pessoas pensam, de maneira equivocada, que as redes sociais só servem para se comunicar com parentes e amigos.
Os usuários que têm redes sociais e as utilizam para se relacionar com as marcas, geralmente tem poder aquisitivo melhor do que aqueles que não utilizam.
O principal objetivo do social selling é que os vendedores mantenham contato com os usuários enquanto eles buscam sanar suas dores. Ao fornecer informações para isto, os vendedores elevam as chances de fechar negócio.
O ambiente virtual alterou as ligações de consumo. Desde então, o consumidor busca confiar na marca antes de concretizar qualquer compra.
As redes sociais são locais onde as pessoas prioritariamente não vão para realizar compras. O principal objetivo é o entretenimento e a informação.
Mas ao se formarem os grupos por afinidade, automaticamente um nicho está se desenvolvendo. E nichos são os focos dos segmentos de mercado.
Encontrar pessoas que compactuam dos mesmos pensamentos e valores, e entender suas necessidades, permite que a empresa ofereça uma forma de sanar seus problemas.
Portanto, o social selling foca em desenvolver proximidade e depois ofertar a solução ao problema do consumidor.
Onde atuar com o social selling
Como dito, o foco da estratégia de social selling é chegar aos clientes por meio das redes sociais, e plataformas de comunicação e relacionamento.
As opções mais utilizadas pelas marcas, e que tem trazido resultados positivos têm sido:
- Youtube
- Telegram
- Rumble
Algumas dessas redes sociais possuem mais de um bilhão de usuários. Isso torna o ambiente bastante fértil para o desenvolvimento de ações das marcas junto ao público.
Novidades, lançamentos, informações e outras opções podem ser utilizadas para que o público conheça a empresa.
Ou ainda para que a posição da empresa se enraíze mais ainda por meio da proximidade com seus clientes que se encontram nas plataformas.
Dicas para obter melhores resultados com social selling
Através das estratégias de social selling, é possível se aproximar dos potenciais clientes de maneira eficaz e leve.
Isso ocorre graças à possibilidade de poder detectar o melhor perfil para sua marca.
O passo a passo de social selling compreende a atuação da marca em todas as etapas do funil de vendas. O que a empresa deve fazer para conseguir desenvolver um bom social selling é:
- Defina a persona que a marca irá atender
- Identifique em quais redes sociais ela se sente mais confortável
- Desenvolva o conteúdo com o qual ela se identifique
- Estabeleça as formas de contato e apresentação do conteúdo
- Seja profissional na abordagem final do funil de vendas
- Faça um levantamento das abordagens que deram melhor resultado
Ao seguir esses passos a marca estará trilhando um caminho de aproximação com o cliente.
É preciso falar as diversas linguagens do consumidor, e ir até onde ele se sente à vontade. Isso se torna perceptível no momento que o cliente percebe que a marca entende perfeitamente a sua dor.
E melhor ainda, já lhe traz a solução que ele necessita.
E juntamente com isso, lhe oferece aprendizado e conhecimentos que lhe serão úteis em sua jornada.
Use o social selling a favor da sua marca e seja mais feliz
O social selling definitivamente é uma estratégia que durará por muito, muito tempo.
Enquanto as redes sociais forem um ponto de encontro, diversão e negócios as marcas estarão lá. Oferecendo informação e conteúdo de qualidade.
Isso permite um cenário de aproximação de objetivos e um relacionamento de ganha-ganha entre empresa e usuários das mídias sociais.
Trazer à “presença” do cliente o que ele precisa, encurta o caminho da venda. O ciclo se torna mais curto e o aprendizado, de ambos os lados da relação, cresce exponencialmente.
Esse relacionamento cresce juntamente com a confiança e pode durar por um longo período. Quem sabe não dá em casamento, não é mesmo?
Esperamos poder ter ajudado a você e sua marca a poderem estar mais seguros a trabalhar com o social selling como ferramenta de vendas. Temos alguns conteúdos que podem trazer mais informações úteis para aplicação do marketing digital no seu negócio.
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