Índice de conteúdo
ToggleO que é ROI e como calcular? Muitas vezes, quando você quer lançar uma startup/empresa ou já está trabalhando nela, ou quer investir dinheiro para isso em uma atividade financeira, de marketing, por exemplo, uma das perguntas que surge imediatamente é: “mas no final, quanto eu ganho?”.
Para medir o sucesso de um investimento basta partir de uma fórmula: ROI, um dos cálculos mais simples e ao mesmo tempo eficazes. Neste conteúdo, não somente vamos lhe explicar o que é, mas também vamos ensiná-lo a aplicar a fórmula e explicar para que serve. Leia conosco e descubra o que é ROI e como calcular, vamos lá!
O que é ROI?
Afinal, o que é ROI? O ROI (Return On Investment) indica a taxa de retorno sobre o total de investimentos de uma empresa. É a taxa de retorno que, portanto, nos permite avaliar o sucesso de um investimento desde o início. Ele nos permite descobrir quantas vezes as receitas de uma empresa cobrem seus custos.
Em economia empresarial é um dos índices de demonstração financeira mais utilizados na análise da rentabilidade empresarial. Obtém-se fazendo a relação entre o resultado operacional – dado pela diferença entre receitas (core business) e custos (custos de produção) – e o total de capital operacional líquido empregado – ou o total de investimentos para produzir aquela operação.
O ROI também pode ser usado para avaliar o desempenho de outros setores, como marketing para campanhas digitais ou patrocínios em mídias sociais. Somente com essas informações “simples” já conseguimos entender o que é ROI. Continue lendo conosco para compreender mais sobre o assunto.
Para que serve o Retorno sobre Investimento?
O retorno sobre o investimento é útil para calcular, orientar e depois escolher a estratégia certa a ser utilizada em um investimento, ou em qual tipo de operação é conveniente utilizar o investimento. Em suma, serve para avaliar e escolher qual é a melhor ação para prevenir riscos.
O ROI dentre os índices de lucratividade é aquele que foca no negócio da empresa, para entender se a atividade empresarial é realizada de forma eficaz, trazendo receita acima de tudo para lógica de longo prazo e para dar continuidade ao negócio – simplesmente dito, para não falhar.
Quais são os índices de rentabilidade?
Os índices de rentabilidade são utilizados principalmente na Análise do Balanço Patrimonial. A rentabilidade se refere à capacidade das receitas de cobrir custos e remunerar o capital de risco.
Os índices de rentabilidade fazem parte da classe dos índices de balanço e medem a capacidade de uma empresa de gerar valor e gerar receita. Sua principal função é fornecer indicadores sintéticos que facilitem a comparação entre demonstrações financeiras de diferentes anos ou mesmo de empresas diferentes.
Existem inúmeros índices de rentabilidade, também chamados de indicadores econômicos. Obviamente, a sua utilização depende do tipo de empresa (forma jurídica, objeto social, etc.) ou do tipo de negócio.
Como você pode ver, os índices de rentabilidade podem ter nomes diferentes, devido à influência das siglas em inglês nas disciplinas de negócios.
ROI
Retorno do investimento, retorno do capital investido. Conforme analisamos, o ROI é útil para verificar se os investimentos realizados são capazes de gerar renda. É calculado comparando dois valores: resultado operacional e ativo total do balanço.
ROE
Retorno sobre o patrimônio líquido, rentabilidade do capital próprio da empresa (do patrimônio investido pelo investidor) É um índice utilizado, sobretudo, para a análise das empresas cotadas.
A diferença entre estas últimas em relação às PME é que já possuem um valor de mercado. O ROE se torna importante no caso de uma aquisição de negócios. Na verdade, pode ajudar a entender até que ponto investir em tal empresa é lucrativo.
A diferença entre ROI e ROE está no fato de que no primeiro caso indica quanto o próprio investimento rende. Na segunda, quanto o investimento retorna ao investidor. Os dois valores podem, portanto, também coincidir ou ser diferentes.
É calculado comparando o resultado operacional (lucro líquido) e o patrimônio líquido. É expresso na seguinte fórmula: (lucro/patrimônio líquido) X 100. O resultado é em forma de porcentagem (%).
Assim, se o ROE obtido a partir dos dados de uma empresa for de 10%, significa que o capital investido diretamente pelos acionistas rende 10 reais por cada 100 reais investidos.
ROAS
Retorno do investimento em publicidade. Ele difere do ROI porque é simplesmente a diferença entre a receita da campanha de marketing e as despesas incorridas com a própria campanha.
Ao calcular o ROI, no entanto, você deve levar em conta os custos: por exemplo, no caso de um e-commerce, você terá que subtrair os custos relacionados aos custos de envio e custos de armazém dos ganhos.
A diferença entre ROI e ROAS é que o ROAS é o indicador específico para publicidade e mais simples de calcular, mas não tão específico quanto o ROI, que mede a rentabilidade de uma campanha e em cujo cálculo todos os custos devem ser considerados.
ROS
Retorno sobre as vendas, lucratividade das vendas. O ROS permite calcular quanto a empresa ganha diretamente com as vendas. De alguma forma, representa uma média das margens de vendas. O ROS é obtido pela comparação de dois valores de balanço: resultado operacional; receitas de vendas e serviços. Ao fazer isso, a fórmula é esta: (receita operacional/receita de vendas) X 100.
Um ROS mínimo deve ser superior aos encargos financeiros sobre o valor da produção, ou seja, a receita operacional deve ser capaz de reembolsar pelo menos a despesa de juros. Por estar intimamente ligado ao ciclo produtivo e comercial da empresa, deve ser monitorado trimestralmente.
Qual é a fórmula para calcular o ROI?
Na realidade, deve-se ter em mente que na maioria das vezes para ROI, especialmente em economia empresarial, não devemos significar o Lucro (relação entre Custos e Receitas), mas a Receita Operacional, ou o numerador será dado pelo resultado da gestão característica (core business da empresa), excluindo receitas e encargos relativos a gestão extraordinária (por exemplo, impostos ou empréstimos).
O denominador, por sua vez, será a soma utilizada apenas nos investimentos típicos do negócio, líquido das respectivas depreciações acumuladas e eventuais provisões: ou seja, o que está sendo decidido investir no core business.
Agora que já sabe o que é ROI e como calculá-lo (soma utilizada nos investimentos típicos do negócio, líquido das respectivas depreciações acumuladas e eventuais provisões), deixe seu comentário abaixo caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto. Até a próxima!
0