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ToggleO mundo é vasto e muitas são as pessoas que precisam de ajuda. A sociedade é composta por pessoas que conseguiram chegar a bons patamares.
Mas há aqueles que, por diversos motivos, não tiveram oportunidades de melhorar sua qualidade de vida.
Nesse cenário entra o Marketing Social, uma ferramenta que serve para promover causas que envolvem o bem social, melhoria de comportamentos da sociedade como um todo.
Além disso, incentiva atitudes que possam propagar benefícios aos que necessitam de alguma forma.
Descubra o que é marketing social, e por meio do ato de promover bem estar social, ajude sua empresa a crescer e ter mais benefícios.
Entendendo o Marketing Social
Na década de 70, muitos anos atrás, Philip Kotler e Gerald Zaltman, cunharam o termo marketing social.
Isso se deu no momento em que esses estudiosos perceberam que o marketing, como ferramenta de vendas, não estava mais satisfazendo os clientes.
Os consumidores queriam algo mais. Então se deram conta que as estratégias empresariais também poderiam abranger a realização de causas benéficas para a sociedade.
Trabalhar causas relacionadas a conscientização e mudança de atitudes, poderia gerar mais envolvimento entre a marca e a população em geral.
A imagem da empresa poderia ser mais associada a boas causas e bons comportamentos. Não se limita apenas a vendas e lucro.
Por esse motivo, criou-se o marketing social. Uma nova forma de criar empatia entre o público e as empresas.
Ao mesmo tempo em que, de fato, promove melhorias efetivas na sociedade. Torna-se, portanto, um casamento perfeito.
A implementação do marketing social em seu negócio
Como você pôde entender, o marketing social se trata de uma ferramenta que traz benefícios a um grande grupo de pessoas.
Não necessariamente apenas ao nicho que a empresa atende. Mas é importante que a atividade social seja realizada em um ponto de consonância com o público alvo.
A empresa deve evitar ações que sejam mal vistas pelos clientes. Isso coloca a imagem da marca em jogo ante o consumidor.
Implementar o marketing social exige que algumas etapas sejam percorridas. Elas são:
- Entender o contexto da empresa
- Avaliar o mercado e os concorrentes
- Conhecer a fundo os valores e preferências do público consumidor
- Elaborar um bom plano de ação focado em etapas
- Executar uma boa comunicação da ação realizada
- Ouvir o feedback do público sobre a ação (reações)
Realizando esse passo a passo, a empresa poderá desenvolver um bom plano estratégico.
Poderá proporcionar boas impressões junto aos clientes, ao mesmo tempo que trará benefícios à sociedade.
Tipos de marketing social
Mesmo que o propósito seja simples e um só, existem formas diferentes de fazê-lo. As ações mais comuns são:
- Filantropia
- Campanhas sociais
- Patrocínio de projetos
- Promoção de produtos com fins sociais
Entenda um pouco melhor cada uma delas abaixo.
Filantropia
Consiste em ações altruístas da empresa, ou seja, doações em dinheiro, sem nada em troca.
É muito comum em casos de organizações que revertem uma parte dos seus lucros para uma cota de bolsas de estudos.
Normalmente são fornecidas a pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas dos estudos. Mas podem ser doações de dinheiro para outras causas, em áreas diferentes.
Campanhas sociais
Muito usada por meio de divulgação de mensagens de apoio impressas em rótulos de embalagens, à campanhas específicas, próprias ou do governo.
Também podem ser realizadas em conjunto com publicidades em mídias de propaganda.
Patrocínio de projetos
Esse tipo de marketing social consiste em uma empresa patrocinar um projeto social que levará a sua marca como nome do projeto.
Muito comum, principalmente nas causas ambientais. Onde determinadas empresas pagam por melhorias nas instalações do local. Em troca, os parques ambientais recebem o nome da empresa como retribuição.
No estado da Bahia, por exemplo, há um parque de mata atlântica com o nome da Michelin, empresa francesa de pneus, totalmente patrocinado pela marca.
Promoção de marcas ou produtos com fins sociais
Consiste em campanhas onde parte do valor de determinado produto é revertido para uma causa social específica. Ou ainda durante um determinado período específico, toda a receita ou lucro da empresa será revertido para um fim social pré-determinado.
Um caso bem evidente é o Mc Dia Feliz, onde um percentual dos lanches, especificamente o Big Mac, vendidos naquele dia específico são destinados para instituições de educação infantil e para hospitais e pesquisas relacionadas à cura do câncer infantil.
Essa ação ocorre em todo último sábado de agosto desde 1988.
Exemplos de marketing social
Agora que você conseguiu entender do que se trata o marketing social, vamos a alguns exemplos para relacionar o conceito e a prática, e fica mais claro na sua mente.
Criança esperança/Teleton
Em ambos os casos duas emissoras, Globo e SBT, dedicam várias horas de sua programação para arrecadar fundos para instituições de caridade.
Em ambos os casos o foco é voltado para crianças em situação de vulnerabilidade ou com problemas graves de saúde.
Além da participação e organização das próprias emissoras, todas as empresas que doam praticam ações de marketing social.
O nome de todas estará sendo associado a uma campanha social tradicional e de grande impacto. O que trará benefícios às instituições de caridade e às marcas envolvidas.
Petrobrás (Projeto Tamar)
A maior empresa de exploração de petróleo brasileira, há anos promove um projeto onde o foco é a preservação da vida marinha.
Como a maior parte das extrações de petróleo ocorrem em plataformas estabelecidas no mar, o ecossistema é afetado diretamente.
Fora isso, são mundialmente conhecidas, as cenas propagadas por instituições em defesa dos direitos dos animais, de tartarugas totalmente impregnadas de óleo.
Esses casos remetem a casos de vazamentos que ocorreram em outros locais, mas que foram responsabilidade de empresas do ramo de exploração, semelhantes à Petrobrás.
Para dissociar a imagem negativa, e trazer um ganho social, o Projeto Tamar foca especialmente na criação e preservação de tubarões, golfinhos e, majoritariamente, tartarugas marinhas.
Existem pontos de observação abertos ao público, geridos pela empresa em Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.
Natura (Programa Amazônia)
Desde o ano 2000, a Natura criou um processo de reflorestamento sob sua responsabilidade.
O projeto garante uma extração sustentável que é utilizada na confecção das embalagens de papel da marca.
A ação ao mesmo tempo é benéfica no aspecto sócio ambiental, e traz ganhos de imagem para a empresa frente às suas concorrentes.
E ao fazer isso a empresa incentiva indiretamente a não exploração ilegal de madeira na maior floresta do mundo, a amazônica.
Foco em responsabilidade social, porém diferente
Existe uma tendência entre os consumidores a dar preferência às empresas que praticam ações de responsabilidade social.
Dessa forma o próprio marketing social se torna um diferencial competitivo. Uma vez que as empresas também podem ser divididas entre as que são e as que não são responsáveis socialmente.
Isso possibilita uma maior identificação com a marca. Uma das principais consequências é a criação de relacionamentos duradouros entre cliente e empresa.
Para grandes empresas principalmente, o foco social tem se tornado praticamente uma obrigação.
Partindo desse pensamento, por exemplo, uma grande indústria que se instala em uma região pobre, teria o dever de fazer algo pela população local.
Trazer alguma melhoria por iniciativa própria, ou em parceria com o poder público local, como uma praça com playground, ou um local para os locais praticarem atividades esportivas.
Diferenças
Por mais que sejam parecidos, os conceitos de responsabilidade e marketing social são diferentes.
Na verdade o marketing social remete a ações localizadas e específicas. Normalmente de curta duração. A responsabilidade, por sua vez, é algo mais duradouro.
Engloba o conceito de empresa cidadã. Envolve os poderes públicos e projetos que perdurarão por muitos anos.
É possível afirmar que as ações de marketing social estão dentro de um projeto de responsabilidade social da empresa.
Portanto estão relacionados e se envolvem, mas são diferentes.
Crie um plano de sucesso com marketing social
Recomendamos que você crie um plano de marketing social para o seu negócio.
Claro que as devidas proporções devem ser resguardadas. Mas uma ação de marketing social não necessariamente precisa ser de grandes proporções.
Em primeiro lugar, defina uma causa com a qual queira associar a sua marca. Estabeleça o alcance que é capaz de atingir com a ação. Se possível se associe a outras marcas ou a representantes do poder público local.
Outra alternativa seria firmar parceria com organizações não governamentais que operem na sociedade em que a empresa está inserida.
Após a idealização e execução, trate de fazer todo o acompanhamento da ação, registrando os momentos e situações.
De maneira coerente, divulgue o projeto em mídias e redes sociais da empresa. Isso levará a mensagem que a ação social quer passar ao maior número de pessoas.
Procure ser criativo e efetivo, em ações que de fato tragam benefícios à população ou ao meio ambiente, ou a alguma área correlata.
Traga bem estar a todos, e sua empresa desfrutará dessa situação de bem estar também.
Caso você precise de ajuda para planejar de maneira eficaz o marketing social da sua empresa, conte conosco, podemos ajudá-lo. Entre em contato por aqui.
Esperamos ter ajudado a entender o que é marketing social, e como você pode implementá-lo.
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