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ToggleO que é CPA, CPM e CPC no marketing digital? De que forma essas métricas podem afetar as estratégias do marketing digital de uma empresa? É fundamental entender melhor todas as métricas de custo de aquisição, ação e cliques que são utilizados no planejamento de mídia.
Dessa forma, é possível melhor gerir possíveis campanhas em busca de resultados esperados, evitando possíveis erros na hora das contas. Portanto, caso você queira saber e entender melhor o que é CPA, CPM e CPC no marketing digital, acompanhe-nos até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
O que é CPA (Custo por Ação)?
Afinal, o que é CPA? O modelo de pagamento “Custo por Ação” (em inglês “Cost per Action”) cobra do anunciante apenas se o usuário realizar determinada ação definida anteriormente (por exemplo, uma compra).
Custo por ação no marketing digital
CPA significa “Custo por Ação” e é uma forma de pagamento segundo a qual o anunciante tem que pagar um determinado valor apenas caso o usuário realize uma determinada ação na página designada. Esta conversão pode dizer respeito, por exemplo, à compra de um produto, à subscrição de uma newsletter ou ao download de um documento.
Custo por Ação x Custo por Aquisição
No caso do “Custo por Aquisição”, abreviado por sua vez em CPA, o pagamento do valor é debitado apenas no momento da compra.
Vantagens do Custo por Ação
A estrutura deste método permanece transparente: cada conversão custa um valor previamente acordado, permitindo ao anunciante limitar os riscos e aumentar a rentabilidade.
Além disso, como apenas as ações relacionadas ao site são pagas, será mais fácil para o anunciante avaliar a campanha. Na verdade, bastará extrapolar os dados de uma ferramenta de análise (como o Google Analytics), sem precisar depender da rede de publicidade.
Desvantagens do Custo por Ação
As campanhas de CPA têm um custo base maior do que aqueles modelos que calculam apenas cliques, o que é compreensível se você acha que é necessário um nível muito maior de engajamento do usuário, que não se limita a clicar em um banner.
CPA no Google AdWords
Na plataforma AdWords, o Google oferece uma estratégia chamada “CPA Target”: não é um cálculo de CPA real, mas uma otimização entre custos de CPC e lucro de conversão.
O papel do custo por ação na otimização de mecanismos de pesquisa
Na interpretação restrita do conceito de SEO, o CPA não desempenha nenhum papel, pois os usuários acessam o site por meio de anúncios, não de resultados orgânicos. O fato de o usuário, ao chegar à página, realizar determinada ação, depende do que esta lhe oferece. A otimização do mecanismo de pesquisa pode, portanto, melhorar o retorno do investimento das campanhas de CPA.
Como o CPA é calculado?
A fórmula básica para calcular o custo por ação é a seguinte:
- CPA = (custo total das conversões ÷ número total de conversões).
O que é CPM (Custo por Mil)?
Afinal, o que é CPM? O modelo “Custo por Mil” (em inglês Cost per Mille), refere-se ao custo de aquisição de mil impressões de anúncios em vendas de publicidade online. Esse modelo de pagamento contrasta com outros modelos populares no setor de marketing de desempenho, como CPC (custo por clique) ou CPI (custo por impressão).
O modelo CPM é geralmente usado em duas áreas:
- Para aquisição de espaços publicitários em vídeo ou em formato de branding;
- Para monetizar espaço publicitário no aplicativo.
Normalmente num contexto de publicidade performática, o modelo CPM é utilizado principalmente para compreender o valor dos espaços adquiridos, mas não como valor de referência.
Por que é importante conhecer o CPM?
O valor monetário das impressões de um posicionamento no aplicativo indica o quão exclusivo ou “Premium” pode ser o tráfego proveniente desse aplicativo.
Conhecer esse valor nos ajuda a entender, durante as atividades de aquisição de desempenho, quanto podem custar os vários posicionamentos no aplicativo escolhidos e, portanto, justificar as várias atividades de otimização com base no custo final de aquisição.
Embora em um contexto de performance, o CPM de um posicionamento não seja tão importante quanto o do CPC ou do CPI, é fundamental entender que se um publisher não dá visibilidade nas impressões, e, portanto, nem mesmo no CPM, há mais risco de estar sujeito a atividades fraudulentas.
Como o CPM é calculado?
A fórmula básica para calcular o custo por mil é a seguinte:
- CPM = (gasto total da campanha ÷ número de impressões de anúncios) x 1.000.
O que é custo por clique (CPC)?
Afinal, o que é CPC? Para esclarecer da melhor maneira possível o que é “Custo por Clique” (em inglês “Cost per Click”), aqui está a definição:
- Custo por clique é o custo que o anunciante gasta por cada clique em sua campanha publicitária.
Quando você busca por palavras-chave, os dados mais importantes são o volume médio de buscas, ou seja, quando a palavra é buscada, os percentuais de facilidade e dificuldade de posicionamento e o CPC, o custo médio por cada clique que você receberá assim que a página estiver posicionada.
Um dos erros mais comuns de quem aborda essa atividade é dar grande importância ao volume de buscas, quando o dado mais importante para um site com objetivos de marketing é o CPC.
Graças a esses dados, você pode entender se aquele setor realmente tem um mercado, se faz sentido investir online e estabelecer o retorno econômico do investimento com uma análise cuidadosa do mercado.
Como o CPC é calculado?
E agora talvez a parte que mais lhe interessa: como é calculado o custo por clique? Dentro de suas campanhas esse valor é facilmente calculado dividindo o custo total pelo número de cliques que você recebeu em sua página. Dessa forma, a fórmula fica dessa maneira:
- CPC: (custo total ÷ número de cliques).
Este foi o nosso guia onde buscamos explicamos o que é CPA, CPM e CPC no marketing digital. Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!
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