Índice de conteúdo
ToggleEm seu livro “De Bello Gallico” (Gerra das Gálias) Júlio César usou pela primeira vez um conceito conhecido há muitos séculos, já em sua época, onde se afirma que para conquistar e necessário dividir.
O princípio consistia basicamente em realizar a divisão daqueles a quem pretendiam conquistar, para vencer suas batalhas e, consequentemente, a guerra.
E, foi de fato o que aconteceu…
Interessante como esse mesmo método pode, e deve, ser aplicado em diversas áreas de atuação. Com o mercado de consumo, de modo geral, não é diferente.
A habilidade de focar na divisão de nicho no marketing digital é uma ação da maior importância. Ela gera as empresas os melhores resultados no quesito de ampliação de atuação e maximização das vendas.
Nesse artigo, você poderá entender melhor a importância da aplicação prática desse conceito, como ele funciona e, o melhor de tudo, como praticar ele amanhã mesmo se quiser, no seu negócio. Bons ventos do conhecimento te acompanhem e boa leitura.
Entendendo o que é como funciona o nicho no marketing digital
O mercado consumidor é repartido em diferentes tipos de segmentos. Os critérios destas divisões podem ser os mais diversificados como você verá.
Há divisões que levam em consideração aspectos demográficos, como idade, gênero e idade.
Também há os que são definidos por questões geográficas como a região, estado, cidade ou até mesmo bairro em que reside o consumidor.
Para que fique claro tenha em mente que nichos, nada mais são do que recortes do público consumidor aos quais a empresas pretende atender.
E esses segmentos são extremamente variados, e tem diversificado mais a cada dia que se passa.
O entendimento desse aspecto é importante. E deve fazer parte, primeiro, do nível estratégico. Depois deverá ser direcionado para o nível tático, e o operacional na sequência.
E para que isso ocorra adequadamente, a marca deve demandar seus esforços na intenção de entender as necessidades do segmento que opta por atender. O objetivo é satisfazer os clientes, por meio de produtos e serviços desenvolvidos exclusivamente para esse fim.
Como se formam os nichos afinal?
Cada ser humano é um sistema fechado único. Com preferências, gostos e valores bem específicos. Mas quando alguns descobrem que possuem algumas dessas preferências em comum existe a tendência de agrupamento.
E isso tem refletido bastante nas redes sociais. Lá grupos com características semelhantes se unem para compartilhar esses pontos em comum.
Pode-se dizer que ali está formado um grupo de consumo em potencial.
Nesse caso temos agora um sistema fechado maior, o nicho. Ele é formado por sistemas fechados menores, que são as pessoas.
Basicamente essa é a dinâmica do mercado. E o marketing digital atua diretamente nesse padrão de trabalho intenso e adaptável.
Mas eles não são imutáveis. Pelo contrário, podem, e irão, com o passar do tempo mudar suas características. Isso faz as empresas redirecionarem seus esforços para produtos e serviços diferentes.
Existe uma alta volatilidade no desenvolvimento, e até mesmo no fim do ciclo, de determinados nichos. A mudança nos hábitos de consumo tem ocorrido com muita velocidade nos últimos tempos.
Assim como produtos nascem e deixam de existir rapidamente, a empresa precisa lidar com isso de forma natural, mas com velocidade. Estar preparada e aproveitar as oportunidades que as mudanças podem lhe trazer, é fundamental.
Os melhores nichos atualmente no marketing digital
A saúde do negócio está diretamente ligada ao grupo para o qual decide realizar sua campanha e apresentar sua oferta.
A beleza de se trabalhar com nichos em marketing digital é que há incontáveis deles, entre os quais você pode escolher e trabalhar.
Isso é bom porque há opções que poucas pessoas e empresas têm domínio. Isso as torna super especialistas naquele segmento específico.
E ser específico significa ter a liberdade de poder ter margens de lucro mais altas.
Por outro lado há aqueles nichos que são maiores, têm um maior número de consumidores. São um pouco mais expandidos, podemos dizer assim.
Esses nichos abrem brechas para que muitas pessoas possam investir e fazer negócios.
Dentre os segmentos que, de maneira clara, hoje são os mais trabalhados no marketing digital, podemos elencar:
- Saúde e bem estar
- Educação
- Tecnologia
- Relacionamento
- Esportes
- Finanças e investimentos
É importante ressaltar que, dentro de cada um desses segmentos, existem também micro nichos. Essas subsegmentações são caminhos pelos quais o empreendedor pode optar por fazer a prestação de seus serviços.
O lado bom da segmentação no marketing digital
Diante do exposto, há um ponto positivo na atuação de segmentos com o uso do marketing digital.
Esse ponto é o de que não necessariamente você precisará ser um expert para investir em um nicho. Principalmente se for um dos mais procurados no meio digital.
Claro que ter conhecimento e domínio sobre o que se propõe a trabalhar sempre é fundamental. E a especialização pode se desenvolver simultaneamente ao crescimento do negócio.
Deve-se destacar que segmentos assim geram uma concorrência mais elevada. Isso reduz as margens de lucro. A solução para isso são vendas de escala, para se atingir ganhos que compensem.
Há outro ponto a se destacar. A maioria das empresas e pessoas que investem seus recursos em marketing digital segmentado, não escolhem ser orientadas por profissionais esclarecidos.
Em contrapartida, aqueles que optam por terem ajuda especializada, além de não desperdiçarem seus recursos, conseguem ter ganhos muito mais vantajosos.
Inclusive, se você for uma dessas pessoas, nós podemos te ajudar a chegar onde deseja. Para saber mais como isso é possível, clique aqui e descubra.
O que levar em consideração ao escolher um nicho
Nesse ponto, antes de olhar para o próprio público, a própria empresa ou pessoa empreendedora deve focar parte de seus esforços em seu próprio negócio. Existem pontos que primeiro você deve entender em seu negócio para depois passar a definir o nicho em que atuará.
Vamos listar abaixo cada um deles com breves explicações. Eles te farão entender como, antes de qualquer planejamento estratégico focado no cliente ou no produto, a empresa deve saber sobre si mesma e sobre suas áreas relacionadas.
O foco deve ser na:
- Área de interesse: apesar do foco ser sempre em satisfazer o consumidor, a própria empresa deve decidir se aquele produto está alinhado com seus valores e interesses corporativos. Isso é importante
- Tendências do mercado: é importante que se faça uma avaliação para não apresentar um produto ou serviço que chegue obsoleto ao mercado. Esse é mais um trabalho próprio de atualização da empresa
- Custos de produção: o departamento responsável pela elaboração do produto deve realizar uma avaliação de custos do produto que a empresa pretende lançar. Isso é fundamental para avaliar se as margens de lucro, baseado no preço que se pretende praticar, são boas
- Conhecimentos e habilidades: as competências para desenvolver o projeto devem ser garantidas, principalmente se for um produto inovador. Isso poderá ser um processo complexo. Mão de obra qualificada poderá ser necessária
- Demanda: não menos importante, uma pesquisa de mercado deverá ser realizada para de fato constatar a viabilidade de público suficiente que justifique o investimento. Às vezes há consumidores interessados, mas dependendo do valor do ticket médio do produto, não justificará o empreendimento pretendido
- Marketing: essa parte é importantíssima, pois será a responsável pela identificação das melhores formas de se atingir o cliente em suas necessidades. As campanhas desenvolvidas definirão provavelmente os próximos andamentos da empresa no mercado consumidor
Encontre e se encaixe em seu nicho ideal
Diante de tudo isso exposto, às vezes há aquela indecisão de não se saber qual caminho seguir.
E o marketing digital é o meio mais indicado pelo qual pode se detectar essas variações de mercado, e até mesmo indicar como utilizá-las a seu favor.
Devo definir em qual segmento devo investir meu tempo e recursos? Essa é uma pergunta comum entre empreendedores, como você, que podem estar iniciando agora.
Há também aqueles que já estão no mercado há algum tempo. Por vezes trabalha há anos vendendo seus produtos e serviços e agora o faturamento pode ter dado uma diminuída significativa.
Em ambos os casos podemos afirmar que a resposta é “com certeza”.
Caso já atue no mercado recomendamos que vá aos poucos dedicando seus esforços e redirecionando seus recursos para segmentos que você detectou como alternativas mais lucrativas.
Existe um processo, na verdade, que pode ser utilizado para ajudar o planejamento estratégico específico para o trabalho de nicho em marketing digital. Em sequência ele é:
- Definição do público alvo
- Definição do cliente ideal
- Definição da persona
Abaixo você poderá entender melhor cada uma dessas definições que são necessárias para o sucesso do processo.
Definição do público alvo
Essa é uma definição mais vasta do grupo de clientes sobre o qual a marca pretende empreender seus esforços.
Nessa fase, a empresa pode fazer distinções menos específicas, mas que ao mesmo tempo possam destacar em qual grupo ela focará sua dedicação.
Para fazer isso, os critérios escolhidos mais comuns são relacionados a raio de atuação da empresa, especificações sobre renda dos consumidores e necessidades genéricas do grupo em questão.
Feito isso haverá um conjunto pré-definido de possíveis clientes que farão parte de um grande grupo que será mais propenso a adquirir os produtos ou serviços da marca.
Os principais aspectos considerados são questões demográficas, geográficas e psicográficas.
Definição do cliente ideal
Após a definição do público alvo, que corresponde a um grupo específico, porém ainda grande, a empresa deve partir para a definição do cliente ideal.
No marketing digital existe a prática de definição de leads, que são clientes potenciais, com perfil de possível consumidor.
Existe todo um trabalho que é feito para que o grupo grande, após um determinado período de tempo, possa naturalmente ir sendo reduzido para um grupo com menos pessoas, mas que possam concentrar maior interesse no produto.
Para que isso aconteça a empresa define padrões. Para esse processo é comum a utilização de ferramentas como automação de marketing para auxiliar no processo. A análise de dados provenientes das redes sociais dos clientes, também é algo que contribui bastante.
Os principais fatores considerados são renda, escolaridade e patrimônio atual.
Definição de Persona
Essa etapa é ainda mais criteriosa e detalhista.
Trata-se de um processo criativo onde é criado um personagem específico. Para isso, detalhes bem precisos necessitam ser colocados, no momento da criação do personagem.
Muitas vezes detalhes são levados em consideração no momento da montagem dessa figura.
O principal objetivo é facilitar o desenvolvimento das estratégias e planos de marketing a serem utilizados na abordagem ao cliente.
E para isso leva-se em consideração a persona como base central do planejamento.
Isso facilita o entendimento das dores e necessidades do cliente. Também humaniza o consumidor, pois é utilizado um pseudônimo para a persona.
Tudo isso cria um vínculo maior no momento de tratar sobre como o cliente de fato se sente, e como gostaria de ser tratado no momento da oferta.
As características mais consideradas são as comportamentais, como hábitos de alimentação, preferências de estilo de vida, quantidade de filhos e até mesmo possíveis planos futuros.
Considerações finais
Conhecer o mercado é importante. Conhecer a si mesmo, sua estrutura de trabalho e estar ciente de como pretende trabalhar é tão importante quanto.
Dito isso, é importante dividir o mercado em segmentos e especificar os meios para atingir o coração e a mente do consumidor. Esse é o melhor caminho para se trabalhar com nichos no marketing digital.
Por isso podemos afirmar que o mesmo princípio de batalhas citado por Júlio César na época de sua campanha, ainda é utilizado nos dias de hoje. E com muito sucesso, diga-se de passagem.
Assim como nas guerras era necessário o uso de estratégias, hoje no mercado também é.
O campo de batalha pode ter mudado um pouco, os participantes do processo também, mas o objetivo permanece o mesmo: a vitória.
Nossa recomendação é: procure elaborar um plano de ação prático, forte e inteligente. Em cima dele desenvolva as bases de infiltração no público alvo que você escolheu.
Procure profissionais de marketing que estão habituados e que irão te orientar da maneira correta. Isso evitará desperdícios de recursos, tanto financeiro quanto de tempo, e te ajudará a garantir resultados melhores.
Sua performance será otimizada e seus resultados poderão ser atingidos mais rapidamente.
Esperamos que o conhecimento adquirido nessa leitura ajude a caminhada da sua marca e da sua empresa. Suas lutas se tornarão vitórias em breve.
0