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ToggleO marketing para pet shop, assim como qualquer outro, possui foco em prospectar novos clientes, nesse caso, novos bichinhos levados pelos seus donos. Mas, como funciona o marketing para estabelecimentos como pet shops? Quais estratégias podem e devem ser utilizadas por essas empresas?
São muitas as dúvidas que surgem sobre esse assunto. No entanto, precisamos ter claro que um dos segmentos que mais pode se beneficiar com o digital é, justamente, o pet shop.
Seja para atrair novos animais para o banho e tosa, para aumentar as vendas da loja, ou então para comercializar produtos por meio de um e-commerce: todas as opções são viáveis e podem ser rentáveis, desde que sejam bem otimizadas e administradas.
Então, caso você seja dono ou dona de um pet shop e queira saber como usar o marketing a seu favor, chegou ao local certo. No conteúdo de hoje, vamos falar sobre o que é marketing para pet shop, além de trazermos boas dicas para você aplicá-las na prática. Vamos lá!
O que é marketing para pet shop?
Afinal, o que é marketing para pet shop? É, basicamente, um conjunto de estratégias e ações que ajudam a aumentar a visibilidade e fortalecer a credibilidade do pet shop, contribuindo, assim, para atrair e fidelizar clientes, bem como aumentar o ticket médio e a recorrência das compras, trazendo ótimos resultados financeiros para o empreendimento.
O Inbound Marketing e suas técnicas costumam ser o principal caminho a ser adotado visando, principalmente, a atração de clientes potenciais e a retenção de clientes reais.
Entre as ferramentas do Inbound Marketing, uma de grande destaque é o “marketing de conteúdo”: trata-se de publicar conteúdo de qualidade buscando atrair o público de interesse.
Dessa forma, essas pessoas atraídas pelo conteúdo de qualidade têm mais chances de confiar em seu pet shop e, assim, podem se tornar clientes e/ou indicar o seu empreendimento para a rede de contato.
Portanto, o marketing para pet shop se resume em uma série de técnicas efetuadas com ferramentas diversas, com o intuito de ampliar a visibilidade da empresa, fortalecer o relacionamento, construir confiança e, assim, atrair e fidelizar mais clientes e aumentar o faturamento.
Qual é a importância do marketing para pet shop?
O marketing é uma parte importante do sucesso de um pet shop, pois ajuda a atrair novos clientes e a fidelizar os existentes, aumentando, assim, as vendas e o lucro da empresa.
Além disso, uma boa estratégia de marketing permite que o pet shop acompanhe movimentações e tendências de mercado, bem como alterações no comportamento do consumidor.
Com base nesses insights, é possível readaptar estratégias de negócio e repensar produtos e serviços, buscando atrair e satisfazer cada vez mais clientes.
Benefícios o marketing para pet shop
O marketing exerce um impacto muito positivo em um pet shop. Entre os principais benefícios que ele pode gerar, destacam-se:
- Aumento da visibilidade: O marketing ajuda a aumentar a visibilidade do seu pet shop, o que pode atrair novos clientes.
- Fortalecimento da marca: A marca do pet shop pode se tornar forte e consistente com uma boa estratégia de marketing, o que ajuda a fidelizar os clientes e a diferenciar o empreendimento da concorrência.
- Geração de leads: O marketing pode ajudar a gerar leads, ou seja, a atrair pessoas que estão interessadas em adquirir produtos ou serviços do seu pet shop.
- Aumento das vendas: Com um marketing bem planejado e executado, é possível aumentar as vendas do seu pet shop e, consequentemente, o lucro obtido.
- Melhoria da experiência do cliente: O marketing pode ajudar a criar uma experiência positiva para os clientes do seu pet shop, mantendo-os engajados com o negócio e estimulando-os a fazerem avaliações e recomendações positivas a conhecidos.
13 dicas de como fazer marketing para pet shop
1. Defina sua persona
O primeiro passo para fazer marketing é definir a sua persona, termo usado para se referir ao seu perfil de cliente ideal. Você precisa entender exatamente quem ele é, o que espera, o que deseja, o que teme, enfim, é preciso fazer uma análise aprofundada para conhecer bem o seu cliente e, assim, conseguir se conectar com ele.
Uma das formas de se definir a persona é com base no cruzamento de informações de quem já é seu cliente e de quem pode vir a ser.
Com esses dados, você conseguirá conhecer mais o seu público, suas necessidades, suas dores, e poderá utilizar essas informações em sua estratégia de marketing.
2. Esteja presente nas redes sociais
Nossa segunda dica de marketing para pet shop é que você esteja presente nas redes sociais. As redes sociais podem se tornar grandes vitrines do seu empreendimento.
Facebook, TikTok e Instagram, por exemplo, são redes sociais que podem ser utilizadas para construir audiência, vender seus produtos, agendar serviços, entre várias outras funcionalidades.
O Instagram é especialmente útil nessa estratégia. Isso ocorre porque a ferramenta se tornou a maior vitrine da web. É possível criar campanhas publicitárias segmentadas, integrar sua loja e-commerce com publicações do feed, fazer stories a cada minuto que desejar, criar botões de ação e links de compartilhamento, enfim, as opções são variadas. De toda forma, essa é a regra: coloque a sua marca nas redes sociais!
3. Organize seu perfil no Google Meu Negócio
Nossa próxima dica de marketing digital para pet shop é que você organize o perfil do seu estabelecimento no Google Meu Negócio. Conhecido também por seu nome em inglês, o Google My Business é uma ferramenta indispensável para todo tipo de negócio, principalmente para aqueles que prestam serviços, como um pet shop.
Entre na plataforma, insira informações de localização, contato e horário de funcionamento, Em seguida, adicione algumas fotos do estabelecimento, além de inserir links de redirecionamento para suas redes sociais, como o próprio Instagram.
Prefira inserir um número de contato que possua conta no WhatsApp Business, assim, o seu cliente em potencial pode optar por clicar sobre o número e já falar diretamente com você através do app.
Lembre-se também de adicionar provas sociais. Quanto mais bem-avaliado for o seu pet shop, mais bem posicionado ele será quando alguém procurar por esse serviço em suas proximidades.
4. Utilize marketing de indicação
Já pensou em trabalhar com o marketing de indicação para pet shop? É algo simples de entender e colocar para funcionar na prática. Basicamente, você concede descontos ou algum benefício aos clientes que indicarem um novo cliente a você.
É uma ótima forma de prospectar novos clientes e, ao mesmo tempo, fidelizar os antigos.
5. Crie um e-commerce
Já pensou em montar um e-commerce? O marketing para pet shop também pode incluir novas formas de faturamento.
Existem inúmeras plataformas que você pode utilizar criar um e-commerce, como o Magento, o WooCommerce, o Shopify ou então o PrestaShop. Independentemente da plataforma que escolher, saiba que é possível aumentar significativamente o seu faturamento por meio das vendas pela internet, principalmente de você souber usar ferramentas de tráfego pago ao seu favor.
6. Trabalhe com técnicas de SEO
Para fazer com que seu e-commerce ou site chegue até as primeiras posições sem gastar com tráfego pago, é necessário investir em uma estratégia de SEO, sigla que significa Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Buscas.
Estamos falando de uma série de técnicas e ações voltadas para navegadores, principalmente para o Google, buscando colocar os seus conteúdos e páginas do site entre as primeiras posições. Naturalmente, quanto maior for a sua posição em uma página de resultados, maior será a quantidade de visitas ao site e, consequentemente, maior será a taxa de conversão.
7. Use o marketing de conteúdo a seu favor
Como dissemos no início do texto, a principal ideia do marketing de conteúdo é contribuir para a atração e fidelização de clientes. Para que realmente funcione, é preciso fazer um trabalho consistente em termos de frequência e relevância.
Publique conteúdos regularmente e atente-se à qualidade. Eles devem possuir ligação com o tipo de trabalho que você exerce no seu pet shop, ao mesmo tempo em que devem agregar valor ao seu público.
Dessa forma, você estreita os laços com a sua audiência, que pode interagir com seu conteúdo, seja com comentários ou compartilhamentos. No primeiro caso, busque sempre respondê-los, assim se cria uma estratégia ainda mais forte de interação e proximidade com clientes em potencial.
8. Trabalhe com uma lista de leads no e-mail marketing
E-mail marketing era e ainda é uma ótima maneira de estreitar laços com os clientes. Busque captar leads segmentados e comece uma nova newsletter, encaminhando e-mails ou semanais para os mesmos, por exemplo.
Sua tarefa aqui é continuar mandando conteúdos novos sobre o mundo pet via e-mail. Quando decidir, pode lançar um produto físico ou um infoproduto para que seus assinantes comprem e aumentem ainda mais o seu faturamento.
9. Aposte em parcerias com influencers e ONGs
Os influencers consumam ser vistos como referência em determinado assunto. Encontre um pet influencer que esteja alinhado à sua persona e proponha algum tipo de parceria, como a divulgação do seu empreendimento ou a realização de uma live, por exemplo.
Parcerias com ONGs também são extremamente válidas, pois reforçam a mensagem de que seu pet shop existe porque realmente se importa com os animais, e não apenas com o retorno financeiro. Assim, além de estar contribuindo para uma boa causa, você ainda está fortalecendo a imagem positiva do seu empreendimento, o que pode ajudar a destacá-lo em meio à concorrência.
10. Crie promoções e descontos especiais
Essa é uma ótima dica de marketing para pet shop, pois contribui muito para a atração de clientes, desde que a ação seja bem divulgada, é claro.
Aqui, pode-se usar datas comemorativas, como Black Friday, Natal ou o próprio aniversário do estabelecimento, por exemplo, para lançar ofertas especiais relacionadas a algum produto ou serviço.
Além disso, outra sugestão é oferecer descontos para clientes que andam um pouco “sumidos” ou, ainda, acompanhar o padrão de consumo de determinado cliente e oferecer a ele um preço reduzido em algum produto ou serviço que adquire com frequência.
Isso fará com que ele se sinta especial e queira continuar fazendo negócios com pet shop, ou seja, aumentam tanto as vendas quanto a fidelização.
11. Estabeleça um serviço de assinatura
O serviço de assinatura incorporaria o marketing para pet shop como uma forma de elevar o nível de fidelização dos clientes, além de permitir certa previsibilidade de faturamento.
Isso porque se trata de uma entrada recorrente de receita, referente a produtos específicos que o pet shop pode, por exemplo, entregar mensalmente na casa do cliente.
Vamos supor que todo mês um consumidor adquira pacotes de ração e biscoitinhos. Ao estabelecer um serviço de assinatura, o cliente fica livre dessa preocupação, pois o recebimento desses produtos estará garantido, e o melhor: no conforto do seu lar!
12. Invista em mídia paga
Investir em mídia paga é uma ótima maneira de se alcançar grandes resultados em um tempo relativamente curto.
Isso porque quando um pet shop faz anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, é possível segmentar o público de uma forma tão exata que as taxas de conversão tendem a ser bem maiores. Em termos práticos, isso significa mais visitas e mais vendas de produtos e serviços.
Além disso, se o pet shop já tem um site, ele também pode fazer anúncios no Google ADS, aparecendo para todos que fizerem uma busca relacionada às especificações fornecidas, o que, por sua vez, significa muito mais tráfego para o site e muito mais oportunidades de negócio!
13. Participe e promova eventos
É importante participar de eventos relacionados ao mundo pet para acompanhar as tendências de mercado, fortalecer o networking, bem como, é claro, expor seu trabalho e construir relacionamento com o público.
Da mesma forma, também é muito interessante promover eventos, sobretudo os que dizem respeito à adoção de animais.
Além de fortalecer a marca e gerar mais credibilidade ao pet shop, esse tipo de evento também reforça ao público que você realmente se preocupa com os bichinhos e quer o melhor para eles!
Seu pet shop não é avião, mas você pode fazê-lo decolar!
Esse foi o nosso guia com 13 dicas sobre marketing para pet shop. Como percebemos, as opções são variadas. Como última recomendação, lembre-se de contratar uma assessoria de marketing digital especializada, assim você não precisa quebrar a cabeça com isso, obtém os melhores resultados e ainda pode focar exclusivamente no que realmente importa para você: o cuidado com os pets!
Se você quer contar com o apoio de uma agência de marketing digital, conte com a Lab Growth! Seu pet shop não é avião, mas nós temos a estratégia certa para fazê-lo decolar!
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