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ToggleO marketing para loja de roupas pode ser utilizado de inúmeras maneiras diferentes. São muitas as estratégias que podem ser utilizadas no setor do vestuário, principalmente se utilizarmos as redes sociais em prol dos resultados nas plataformas sociais e digitais de uma empresa.
Porém, não são todas as marcas que usam esse “quesito” ao seu favor. Colocamos entre aspas porque o mundo do marketing digital é incrivelmente amplo para ser diminuído. São diversas ferramentas que podem ser usadas para engajar, receber insights, aumentar sua audiência, fortalecer seu branding, estreitar laços com clientes atuais e prospectar novos.
Ainda sim, por mais que a grande maioria de quem trabalhar com vestuário já tenha entendido a importância do marketing digital para seus negócios, algumas marcas ainda estão paradas no tempo, usando apenas do marketing tradicional para realizar prospecções e melhorar taxas como a de conversão.
É necessário mudar, pois o digital não é mais algo do futuro como acreditávamos no início dos anos 2000, já é realidade, já é presente. Neste conteúdo, vamos analisar o conceito de marketing para loja de roupas, qual a sua importância e algumas dicas de como realizá-lo na prática. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
O que é marketing para loja de roupas?
Afinal, o que é marketing para loja de roupas? Assim como para qualquer outro setor, trata-se de um conjunto de técnicas e ações que, quando colocadas em prática, podem melhorar os resultados financeiros de uma empresa, além de criar um posicionamento de marca forte, independente de seu produto e que será permanente, mesmo com as aversões causadas pelo tempo.
Trata-se de estar presente nas redes sociais, inteirar-se do que é novo e levar aos seus clientes, criar campanhas publicitárias para vendas de produtos, trabalhar o SEO de um site de marca, usar do Inbound Marketing e marketing de conteúdo para atrair clientes, ter uma página no Google Meu Negócio, etc.
Como mencionado, é um conjunto de técnicas e ações. Quando são executadas juntas, trazem resultados absurdos para uma marca, principalmente para quem está começando seu negócio de vestuário. Quando falamos de iniciantes, em qualquer profissão ou ramo, é de suma importância que o marketing digital seja utilizado.
Afinal, a sua marca ainda não é conhecida, e é através de estratégias de marketing digital que você pode aumentar a sua visibilidade, passando grandes players com mais tempo de mercado de sua concorrência, desde que o trabalho de social media, SEO e outras técnicas sejam feitos de maneira exímia.
Qual é a importância do marketing para loja de roupas?
Qual a importância do marketing para loja de roupas, afinal? Tudo aquilo que já mencionamos no tópico acima, mas reforçamos agora:
- Conseguir aumentar a sua audiência;
- Brand Awareness com melhores resultados;
- Posicionamento de marca eficaz;
- Possibilidade de avaliar métricas, encontrar erros e otimizá-los;
- Melhorar taxa de rejeição e taxa de conversão;
- Destacar-se da concorrência;
- Faturar de outras formas além do principal (Google Ads, Face Ads, Google Adsense, afiliados, etc.);
- Expandir seus negócios para outros locais;
- Aumentar o alcance de sua marca;
- Entre outros benefícios.
Portanto, as vantagens de utilizar o marketing digital para promover o branding de marca de sua loja de roupas é muito grande. A importância do marketing digital para qualquer negócio nos dias atuais é muito clara: se você não está na web, provavelmente irá falir em algum momento, pelo fato de que sua concorrência será muito desleal. Continue lendo conosco e aprenda a como fazer marketing para loja de roupas!
Como fazer marketing para loja de roupas? Segue abaixo 10 dicas de como fazer marketing para sua loja de roupas!
01 – Defina seu público-alvo
Como fazer marketing para loja de roupas? O primeiro passo é definir o seu público-alvo, também conhecido como persona, e vamos combinar que isso não é nada difícil em um setor como o de vestuário. Encontrar a persona de uma loja de roupas é mais fácil do que a grande maioria de outros negócios.
Para quem sua loja vende roupas? Homens ou mulheres? Você trabalha com linha infantil? Somente uma dessas opções ou todas elas? Existe algum tipo específico de roupa com a qual você trabalha? Social, despojado, streetwear, tendências, roupas de verão, etc? Todos esses dados chegam a um resultado: a sua persona.
Imagine que você vende roupas sociais para homens. Neste caso, a sua persona é representada por homens adultos, que gostam de se vestir bem, possivelmente para eventos, reuniões de trabalho, etc., e que naturalmente possuem mais dinheiro para desembolsar na hora da compra: a escolha da sua persona influencia até mesmo no valor do produto.
Dessa forma, quando você sabe qual é a sua persona, fica muito mais fácil de criar campanhas publicitárias, designar para qual lado seu investimento em Advertising será usado, que tipo de mídia social deve ser utilizada, entre vários outros detalhes do tipo.
02 – Marque presença nas redes sociais
Como vender mais na web? Marcando presença nas redes sociais. Atualmente, é raro encontrar alguma pessoa que não tenha ao menos um perfil em alguma rede social, como Instagram, Twitter ou Facebook. WhatsApp nem se fala: deixou de ser apenas uma rede social para se tornar um meio de comunicação indispensável.
Em relação ao marketing digital para loja de roupas, é ainda mais essencial, pois estamos falando da melhor ferramenta de prospecção de clientes locais. Através de publicações, reels, stories, etc., ou seja, através do marketing de conteúdo, você atrai clientes em potencial e aumenta a conversão de vendas.
Uma das inovações do Instagram, por exemplo, que “bombou” durante a pandemia, foram as lives de venda que lojas de todos os tipos realizaram, inclusive lojas de roupas. Com publicações de antecedência em grupos de Facebook, WhatsApp, etc., era possível avisar pessoas interessadas que a live aconteceria no Instagram, sendo compartilhada no Facebook.
Em meio a baixa de circulação de pessoas em lojas físicas, as lives de vendas salvaram muitas empresas, principalmente as pequenas. Mas, marcar presença nas redes sociais vai muito além do que apenas vendas: mostra credibilidade, passa confiança ao seu cliente e melhora o seu posicionamento de marca. Mostra de certa forma algo como: estou aqui para lhe atender.
03 – Invista em mídia paga
Em seguida, invista em mídia paga. Agora que já está nas redes sociais, possivelmente com um marketing 360 graus (ou seja, presente em todas as redes sociais e plataformas digitais possíveis), provavelmente já visualizou as ferramentas de impulsionamento disponíveis nessas mesmas redes sociais.
Um bom exemplo disso é a ferramenta de impulsão de publicações do Instagram, ou então o próprio Facebook Ads, que também possui integração ao Instagram. Novamente: não é preciso se limitar somente para vendas, mas sim utilizar essas ferramentas para intensificar os resultados do seu planejamento de marketing digital.
O marketing para loja de roupas também consiste em aumentar a sua audiência, fidelizando antigos seguidores, retirando aqueles que não são engajados e dando espaço para os novos. É natural: quanto maior for a quantidade de seguidores e engajamento em publicações do seu Instagram, maior será a confiança passada para um novo cliente.
Através de ferramentas como o impulsionamento do próprio Instagram, é possível criar botões de ação que possibilitam:
- Entrar no perfil da marca;
- Redirecionar para uma página da web (geralmente o site da empresa ou a página de venda do produto mostrado na publicação);
- Abrir o Direct para iniciar uma conversa;
- Ou simplesmente finalizar uma venda de algum produto.
Como podemos ver, as opções são variadas, e cada um delas resulta em um objetivo diferente do marketing para loja de roupas: conversão, prospecção, análise de taxas de rejeição, estreitamento de relações com clientes através da retirada de dúvidas via Direct, etc.
04 – Use e-mail marketing
Falando em estreitar laços, já pensou em investir em e-mail marketing? Apesar de muitas pessoas considerarem como uma técnica ultrapassada, ainda existem muitos profissionais, marcas pessoais ou empresariais, conseguindo realizar o famoso “6 em 7”, equivalente a um lançamento via e-mail com faturamento de pelo menos 6 dígitos (mínimo de R$100.000) em uma semana.
Pode parecer loucura, mas é a realidade: quanto mais segmentado for o seu lead (como é chamado o contato via e-mail), maior é a chance de conversão. Mais uma vez, não se trata de um canal voltado somente para a conversão, mas também para prospecção de novos clientes e fidelização dos que já possui.
Existem inúmeras maneiras que uma loja de roupas pode utilizar para conseguir um lead (e-mail do cliente em potencial): oferecendo um desconto na compra de um produto em troca do consentimento para enviar sua newsletter, oferecendo um e-book sobre como se vestir no verão para o cliente em potencial, em troca do seu e-mail, entre outras técnicas.
O objetivo final é sempre o mesmo:
- Prospectar novos leads;
- Mantê-los nutridos através de uma estratégia de marketing de conteúdo onde e-mails diários, semanais, quinzenais ou mensais são enviados para o lead;
- Usar ferramentas como Mautic para criar campanhas e analisar taxas de abertura, de cliques, de rejeição e de conversão;
- Analisar qual tipo de conteúdo é o que mais interessa seus leads com base nas taxas mencionadas anteriormente;
- Criar conteúdos cada vez mais otimizados;
- Em algum momento, oferecer uma promoção de sua loja para compras online, ou então lançar um produto.
O último ponto citado é opcional. Algumas empresas preferem tratar o lead apenas como um espectador, sem forçá-lo a comprar algo. Esse estreitamento de relação naturalmente fortalece o branding e o posicionamento de marca da empresa, o que a separa do produto. Logo, o lead estará comprando seus produtos não por eles mesmos, mas porque é produzido pela marca.
05 – Faça promoções especiais nas datas comemorativas
Como vender mais através do marketing para loja de roupas? Criando promoções pontuais e especiais em datas comemorativas. O posicionamento de marca é alcançado quando a sua marca alcança um patamar mais importante do que o seu produto. Exemplos disso são Apple, Tesla, Coca-Cola e Nike.
Como fazer isso em um setor tão competitivo? Fazendo diferente. Em datas comemorativas, naturalmente o fluxo de vendas aumenta, tanto é verdade que muitas freelancers são contratadas para trabalhar em lojas de roupas físicas nos natais, Black Friday, Páscoa, dia dos pais e dia das mães.
Busque fornecer sim os descontos naturais dessas datas, mas entregue algo diferente, como um programa de indicação ou descontos maiores em compras maiores. Assim, seu fluxo de vendas aumenta e a fidelização de clientes também.
06 – Forneça cupons de desconto
Conhecida como omnichannel, a venda que integra mais de um canal de acompanhamento e que não acaba no momento do pagamento do produto, mas se inicia, cria um relacionamento com um cliente que estará em sua loja quase sempre. Ofereça um sistema de cupons de descontos que podem ser acompanhados por meio de aplicativos.
Dessa forma, a cada produto comprado a quantidade de cupons aumenta. O cliente acompanha esse aumento, e em determinado momento pode trocar seus cupons por produtos ou descontos. Essa relação nunca termina, afinal, a cada produto novo são adicionados novos cupons à carteira digital.
07 – Distribua brindes
Distribuir brindes é uma forma de valorizar o seu cliente. O marketing para loja de roupas consiste basicamente em oferecer mais do que a sua concorrência, e podemos fazer isso de diversas formas, como por exemplo, colocar preços mais baixos, ou aumentá-los em troca de produtos com maior qualidade. Tudo depende do plano empresarial de sua marca.
Porém, algumas coisas são simples e marcantes, que agradam e fidelizam clientes, por menores que sejam. Um exemplo disso são os brindes. Trabalhe na ideia de brinde que acompanha seu produto em uma embalagem personalizada.
08 – Tenha uma embalagem bonita e de qualidade
Ter uma embalagem bonita e de qualidade é de suma importância nesse setor. Estamos falando de consolidar a sua marca com uma imagem, ou seja, focar no visual. Procure dar qualidade ao seu produto como você dá ao seu dinheiro. Invista em embalagens únicas, foque em um tipo e distribua a cada compra realizada.
Faça que a imagem de sua marca seja repetida diversas vezes na mente de seu cliente, até que fique gravada: redes sociais, mensagens, cupons, incluindo as embalagens. É uma forma de marketing tradicional, que foge do digital, mas que é de suma importância para distribuir a imagem de marca por outros locais.
Um exemplo de empresa que conseguiu executar essa técnica com exímia qualidade é a Starbucks: quantas pessoas você já viu publicando fotos do copo com o nome? Já notou que nunca o nome é escrito em alguma parte totalmente em branco da embalagem? Sempre aparece junto da imagem a marca.
Essa é a ideia, e deu muito certo. Uma empresa que vendia apenas café se tornou líder em um mercado diversificado, graças às suas técnicas de marketing que incluem uma embalagem com sua imagem, que todas as pessoas que adquirem desejam postar. Pode ter certeza: se alguém comprar dois Starbucks em uma semana, serão dois stories publicados com o copo, um marketing gratuito e muito eficaz.
09 – Mantenha a integração entre online e offline
Apesar do marketing digital ser uma grande revolução em termos de vendas por causa de suas ferramentas, o marketing tradicional e seus meios offline também são úteis. Uma forma de fazer isso é oferecer descontos para clientes que não pagam pelo frete, mas desejam retirar o produto na loja.
Essa é uma clara integração entre online e offline: você usou o digital para vender, onde seu cliente já visualizou sua marca, valores, missão e objetivos (isso se o seu site ou plataforma social estiver bem organizada), e agora resolveu retirar o produto na loja física, conhecendo suas instalações de perto e estreitando ainda mais as relações.
No passado dizíamos que o futuro era digital, e hoje esse futuro já é presente: o digital tomou conta de nossas vidas e com certeza é o carro-chefe das vendas de qualquer empresa, mas, o marketing offline ainda é necessário para potencializar essas métricas, casando muito bem com estratégias de marketing para loja de roupas bem estruturadas.
10 – Crie um e-commerce
A nossa última dica de marketing para loja de roupas é que você crie um e-commerce para sua marca. Não precisa ser necessariamente um e-commerce 100%, com página de checkout e vendas online, mas ao menos uma vitrine sempre atualizada do que sua loja possui em estoque e pode ser vendido de imediato.
Usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em porguês Otimização para Mecanismos de Buscas), você pode colocar a sua loja na primeira colocação para diversas buscas relacionadas ao produto que comercializa. Dessa forma, o tráfego orgânico (visitas que não são advindas de meios pagos) de seu site aumenta, sua credibilidade, visibilidade e posicionamento de marca aumentam, ganhando por todos os lados.
Com o tempo, é possível migrar somente para o digital, não sendo mais necessária a loja em sua versão física. Muitas lojas de roupas já fizeram isso, pois com o tempo o seu faturamento online se sobrepõe ao físico, compensando dar maior atenção para o digital do que para o atendimento presencial.
Este foi o nosso guia sobre marketing para loja de roupas. Como podemos notar, existe uma infinidade de estratégias que podem e devem ser colocadas em prática. Na dúvida, consulte e contrate uma assessoria de marketing digital, que realizará um trabalho eficaz e com maior propriedade no assunto. Até a próxima!
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