Índice de conteúdo
ToggleMarketing para hotéis é uma ótima forma de atrair novos clientes. Seu hotel está parado há um tempo ou simplesmente não possui o fluxo que tinha em um passado recente? Em períodos de temporada baixa o faturamento diminui demais? Então saiba que existem sim maneiras de otimizar campanhas para melhorar a visibilidade de seu hotel.
Apesar de parecer difícil, é mais fácil do que imagina. Na realidade, todo tipo de marketing possui sua dificuldade, porém, quando entregamos o serviço na mão de alguém experiente e que sabe o que está fazendo, a certeza de que seus resultados irão melhorar existe, principalmente quando falamos de marketing digital.
O marketing tradicional foi, por anos, a principal ferramenta utilizada por esse tipo de estabelecimento: panfletos, carros de som e banners em beiras de estradas marcaram época na história dos hotéis, e na realidade ainda são utilizados. Porém, com o tempo isso diminuiu drasticamente, principalmente com a chegada da internet e todas as suas ferramentas completas.
No conteúdo de hoje, além de explicarmos como fazer o marketing para hotéis, vamos também trazer dicas práticas de como aplicá-lo no cotidiano, através de estratégias que já foram comprovadas como eficazes. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!
Marketing para hotéis: como fazer?
E então, como fazer marketing para hotéis? De diversas maneiras, como poderemos ver nos tópicos um pouco mais a frente. Porém, é importante frisarmos dois pontos principais para que o marketing de seu hotel realmente seja de qualidade, consolidando o nome da marca na web e crescendo sua audiência:
O primeiro ponto diz respeito a estar presente em todos os locais da internet, reforçando para sua persona que a sua marca é de qualidade, possui autoridade e quer aumentar a sua visibilidade. Além disso, a chance de seu faturamento aumentar, mesmo em baixa temporada, é bem maior quando você está em mais do que apenas um local, certo?
Em segundo lugar, é de grande importância que o seu hotel tenha auxílio de verdadeiros profissionais da área de marketing digital. E por que? Porque é mais fácil de crescer quando entregamos a nossa marca nas mãos de quem realmente entende o que está fazendo, e não simplesmente entrar na internet e começar a publicar conteúdo.
Uma assessoria de marketing digital, em primeiro lugar, fará uma reunião com você e lhe perguntará quais são os seus objetivos com marketing, tanto em curto, quanto médio e longo prazo. Assim, cria-se um planejamento de marketing digital, que deve ser acompanhado e mensurado mensalmente, para saber se o caminho tomado é o correto. Continue lendo conosco e conheça as principais estratégias de marketing para hotéis!
11 estratégias de marketing para hotéis
1. Atualize seu Google Meu Negócio
Plataformas como a do Google Meu Negócio são essenciais para todo tipo de negócio, não somente para hotéis. Basicamente, trata-se de uma ferramenta onde você pode inserir todos os dados da sua empresa, como localização, número para contato (preferencialmente de WhatsApp) e também horário de funcionamento.
É de suma importância que você tenha essa plataforma atualizada, pois será a primeira imagem que ficará para clientes que procuram por hotéis através de navegadores, principalmente se a pesquisa ser diretamente com o nome de seu hotel. Neste caso, um pequeno quadrado no canto direito da página de resultados irá aparecer com todos os dados mencionados.
Além do que já mencionamos, também é interessante inserir imagens, várias, não apenas algumas, além de links de redirecionamento para páginas como Booking e TripAdvisor. Dessa forma, você cria um funil de venda que começa com a visualização de suas informações e termina com a contratação de diárias através de plataformas integradas como essas que mencionamos.
2. Tenha um site e um blog
Ter um site e um blog também fazem parte do marketing para hotéis, e estimulam o que chamamos de tráfego orgânico. O tráfego orgânico é aquele em que você recebe novos visitantes diariamente, sem ter que pagar por isso. No tráfego pago, por outro lado, no momento em que você termina de rodar uma campanha, automaticamente o seu meio de atração de clientes cessa, e novas visitas param de aparecer.
O tráfego orgânico, portanto, apesar de ser mais difícil de ser construído, é mais duradouro e apresenta melhores resultados em longo prazo, já que também aumenta a sua credibilidade e visibilidade quando analisamos seu hotel como uma marca.
Para construir uma boa audiência através do tráfego orgânico para seu site, é preciso trabalhar com SEO, acrônimo para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Basicamente, é necessário ter uma aba “Blog” em seu site, onde deve publicar quase que diariamente conteúdos direcionados ao seu nicho, seguindo técnicas e regras impostas pelos navegadores como o Google.
A escolha das palavras-chaves a serem ranqueadas para as primeiras posições de pesquisa também devem ser bem feitas, analisadas e conferidas na prática. Esse é um trabalho complicado e que necessita de muita técnica, por isso é interessante contratar dois profissionais que trabalham juntos: o profissional SEO e o redator SEO.
Enquanto o primeiro faz as análises de SEO onpage e SEO offpage, como escolha das keywords, planejamento de crescimento do seu site, linkbuilding, etc. O segundo produz os conteúdos otimizados que possuem o intuito de aparecerem nos primeiros resultados das pesquisas no Google.
3. Crie um vídeo institucional
Criar um vídeo institucional onde o dono do hotel fala sobre as instalações, cultura, missão, princípios e valores da hospedagem também é essencial. Passa um ar de profissionalismo, autoridade no assunto e aumenta a credibilidade da marca do hotel. Em termos gerais, diferencia o seu hotel da grande maioria que não faz isso.
É preciso rodar uma campanha diariamente com esse vídeo institucional? Depende do que você acha melhor. É sim possível, mas em determinado momento você pode apenas fixá-lo como publicação primária de todas as suas redes sociais. Essa opção já é possível em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, além do site, é claro.
Dessa forma, sempre que algum novo contato ou cliente em potencial visitar as suas plataformas sociais, verão o seu vídeo institucional, explicando mais sobre o hotel e suas hospedagens.
4. Coloque seu hotel em plataformas como Booking, TripAdvisor, Hoteis, etc.
Atualmente, a melhor forma de trabalhar o marketing para hotéis é através de plataformas exclusivas. Como assim? Com certeza você conhece sites como Booking, TripAdvisor e Hoteis. Apesar de também possuírem outros estabelecimentos cadastrados, como por exemplo os restaurantes, o foco é realmente nas acomodações de hotelaria.
Trata-se do canal de compra mais utilizado pela sua persona nos dias atuais. A grande maioria das pessoas, quando decide viajar, escolhe o hotel em que ficará hospedado nessas plataformas. E não existe limite mínimo ou máximo de diária: por lá, você encontra hospedagens para virada do ano que a diária passa dos 15 mil reais por pessoa, enquanto outras não passam dos R$200,00.
Existem também maneiras de “ranquear” o seu hotel nas pesquisas destas plataformas. Novamente, é necessário contratar um profissional especialista na área, para que o trabalho seja bem feito e bons resultados sejam colhidos.
5. Marketing de influenciadores
Como mencionamos no início do conteúdo, estratégias de marketing tradicional sempre foram muito usadas em hotéis, como funciona o marketing de indicação, por exemplo. Hoje, existem outras formas de fazer isso, online, mas ainda com a premissa da indicação. Um bom exemplo disso são os “influencers”.
Não são pessoas famosas como os atores e atrizes da Globo, mas são referência em seu nicho, possuem uma audiência qualificada e engajada. No meio do turismo, existem muitos influenciadores que mostram o seu cotidiano visitando locais, mostrando culinárias e hospedagens e diferentes lugares.
Encontre esses influenciadores e ofereça permutas ou até mesmo cachê, em troca de stories que falem sobre o seu hotel na cidade em que atua. Uma prática que se tornou comum são os cupons: você cria um cupom em plataformas como Booking, com o nome do influencer. Assim, toda pessoa que marcar hospedagem com você pode receber de 10% a 20% de desconto.
6. Tenha um bom atendimento via WhatsApp
Já quando falamos em atendimento, o WhatsApp deve ser a ferramenta que leva todo o crédito, com um atendimento exímio ao cliente. Utilize do WhatsApp Business para programar mensagens automáticas, sempre tenha alguém real para atender em seguida e quase que de imediato, tratando seu cliente da melhor forma possível.
Forneça todas as informações básicas através de uma única mensagem, e após o início da conversa real, sane todas as dúvidas, dores e reclamações da pessoa. Assim, você poderá fidelizar novos clientes através de um bom atendimento.
7. Reservas com antecedência e descontos
Forneça descontos a clientes organizados. Um dos grandes problemas vivenciados pelos donos de hotéis e hospedagens são clientes desorganizados, que não marcam com antecedência, chegam atrasados em horário de check-in e passam do horário do check-out. O pior de tudo: não pagam as diárias adicionais e ainda querem descontos.
Portanto, busque valorizar clientes que possuem organização. Uma das datas mais importantes para quem tem hotel, principalmente em cidades que possuem praias, é a virada do ano. As datas entre 20 de dezembro e 20 de janeiro geralmente enchem com muita antecedência.
O que fazer? Criar condições financeiras que façam seu hotel subir nas pesquisas das plataformas de hotelaria. Forneça descontos para hóspedes que buscam locar um quarto de hotel para a virada do ano, mas que já estão fazendo isso desde maio, junho ou julho.
Naturalmente, o seu faturamento geral diminui do que se fizer com o preço alto. Porém, você recebe a garantia de que não haverão problemas nos dias da hospedagem (sempre acontecem, mas a chance é minimizada).
8. Incentive seus hóspedes a realizar avaliações
Avaliações são ótimas para hotéis, principalmente quando falamos das plataformas de hotelaria e do Google Meu Negócio. O principal fator que faz um hotel crescer nessas plataformas são as avaliações. Portanto, incentive seus hóspedes a realizar essas avaliações, sem forçar, mas quem sabe oferecendo descontos na hospedagem.
Peça para seus clientes falarem sobre as acomodações, café da manhã, almoço e janta se o hotel oferecer, banheiro, cama, etc. Com o tempo, a sua nota nas plataformas irá aumentar, e, consequentemente, a sua posição em relação à concorrência também vai melhorar.
9. Marketing de conteúdo faz a diferença
Marketing de conteúdo é um pilar do Inbound Marketing. Esse último se caracteriza por uma série de técnicas que visam atrair novos clientes para seu negócio, incluindo um hotel. Portanto, use das suas redes sociais para postar conteúdo que engaja e atrai clientes, desde vídeos virais até conteúdos extensos falando sobre benefícios de viajar.
Lembre-se sempre de interagir com seus seguidores: responda e curta comentários, reposte stories de clientes que acabaram de visitar seu hotel, ou seja, fortaleça o relacionamento a ponto de torná-los clientes de seu hotel.
11. Utilize as redes sociais ao seu favor
Por fim, lembre-se de usar todas as redes sociais ao seu favor. É aqui que o marketing de conteúdo deve ser trabalhado. Ter uma rede de plataformas sociais em que sua empresa está presente, sempre com conteúdo atualizado e de qualidade, é de suma importância para passar credibilidade e autoridade para seus clientes.
Afinal, todo lugar que entrarem encontrarão a sua marca. Coloque essa ideia de marketing 360 graus desde o início em seu planejamento de marketing digital e entregue na mão da assessoria. Produza conteúdos de qualidade e interaja com a sua audiência. Você perceberá que, com o tempo, além dos seus seguidores aumentarem, a qualidade dos mesmos também irá com uma quantia maior de clientes em potencial a cada dia que passa.
Este foi o nosso guia sobre marketing para hotéis. Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre uma gama variada de estratégias que possui disponível a sua disposição. Caso ainda tenha perguntas, deixe nos comentários abaixo que vamos lhe responder o mais rápido possível. Até a próxima!
0